sábado, 30 de setembro de 2006

Temos Equipa

Disputou-se hoje no Estádio do Restelo, o jogo entre o Belenenses e o Boavista para a Liga Bwin, que resultou numa derrota para as nossas cores por 0-2.
Num jogo em que quase tudo correu mal, o país teve oportunidade de pela primeira vez poder ver no pequeno écran a equipa do Belenenses.
.
O Belenenses que começou a perder logo aos 3' na sequência de um mau alívio de Sousa (falhou a cabeçada) em que Nivaldo não consegue interceptar (devia estar a marcar o avançado boavisteiro), sendo antecipado por Lintz. Então começou esforçada empreitada desta equipa, que resultou em 66% de posse de bola e um domínio quase absoluto do jogo.
.
O segundo golo resulta de um contra-ataque do Boavista, em que os defesas do Belenenses não quiseram fazer falta e o Zé Manel conseguiu colocar a bola no buraco da agulha, frente a Costinha.
.
O Belenenses teve quase sempre a posse de bola, mas as oportunidades foram pouquíssimas, porque o Boavista teve sempre muitos elementos na parte frontal da área e o Belenenses anda "manco" de alas (o Fernando está lesionado). O Boavista fez imensas faltas e todos os processos serviam para parar, quer os atacantes, quer os defesas nas saídas para o ataque.
.
Na 2ª parte o Costinha não chegou a tocar na bola com as mãos.
.
Destacaram-se na equipa o Rodrigo Alvim, que jogou por 2, com uma excelente capacidade física e uma técnica muito apurada e o Sousa pelas inúmeras iniciativas atacantes.
.
Quando uma equipa perde, é fácil apontar defeitos. Não gostaria de seguir essa linha, mas não posso deixar de assinalar 3 aspectos que penso que deverão ser melhorados:
- o ataque não consegue segurar bolas e não revela capacidade de antecipação;
- o flanco esquerdo do ataque não cria oportunidades;
- não temos um marcador de bolas paradas em condições, para substituir o Zé Pedro.
.
Penso que é impressionante ver a marcação de livre e cantos nesta equipa, que não consegue meter uma bola na área com perigo. Temos uma dupla de defesas centrais goleadores e que não conseguem ser servidos. Tivemos imensos livres e cantos neste jogo. Sinceramente penso que neste capítulo falta treino à equipa e foi aqui a nossa grande falha hoje.
.
Uma palavra de apreço ao espírito de sacrifício dos jogadores, que durante mais de 90' nunca deixaram de acreditar e até ao fim sempre foram sempre encostando cada vez mais o Boavista às cordas. Creio que a jogar desta maneira, o Boavista só tem mesmo hipóteses em Portugal, porque em qualquer outro país teria muitas expulsões.

E Jesus disse...

*
Jorge Jesus escolheu para o Jogo Belenenses-Boavista de hoje:
Guarda-redes: Costinha e Marco Gonçalves.
Defesas: Sousa, Rolando, Nivaldo, Gaspar, Rodrigo Alvim e Gonçalo Brandão.
Médios: Rúben Amorim, Mancuso, Cândido Costa, Pinheiro, Silas e Fábio Januário.
Avançados: Manoel, Roma, Dady e Eliseu.
O árbitro é o arguido Olegário Benquerença da AF Leiria.
Protestamos pelo facto de não existir sorteio entre árbitros não arguidos.
Protestamos porque os nomeadores e dirigentes da Liga, são arguídos e consta à saciedade na imprensa que infuênciam os resultados, para vergonha do futebol português.
Protestamos porque a verdade dentro das quatro linhas é adulterada com a nomeação e a suspeição existente.

Blue

N.B.
E Jesus disse:
“Penso que será um jogo difícil, entre equipas com objectivos diferentes. O Boavista assumiu que vai lutar por um lugar na Europa, enquanto nós temos como meta a permanência na Liga. No entanto, o Belenenses iniciou bem o campeonato e isso leva-me a acreditar que temos capacidade para vencer o Boavista.”

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Cantareira de perdedores

*
No rescaldo da AG Ordinária ou não, ressaltou em quase tudo quanto é sítio a queda do sócio ou espectador, como ponto alto da jornada.
.
Em 2º lugar Barros Rodrigues, dado o seu silêncio de meses. As queixas de corno por ser o último a saber, levam a uma reflexão simples, o mediatismo de determidadas figuras de topo, são ou não essenciais? Podem até nem ser, mas aqui vale um informação completa e rigorosa aos interessados. A timidez não desculpa as obrigações de quem se deve justificar e informar. Depois, quando não se tem condições, exige-se ou caso não sejam concedidas e seja inviavél a gestão, apenas há um caminho, o pedido de exoneração fundamentado nesse mesmo facto.
.
Quanto aos estatutos, pedi a sua revisão imediata, dei voz ao inquérito em curso no Blog e à vontade de muitos sócios e adeptos. Cabral Ferreira disse estarem criadas as condições para se avançar. Bom, mas já o tinha dito há um ano e nada parece ter sido feito. Em que ficamos?
.
Outro assunto que gerou polémica foi a acusação da postura e vestimenta de Cabral Ferreira. É certo que o presidente é averso às gravatas e adepto da ganga, se fosse artista entendia-se o rasgar de chavões, a interpelação e o romper com formalidades, fora isso exige-se pelo menos bom gosto, porque como a figura com mais visibilidade do clube, reflete a sua própria imagem no clube. Nesse particular, até acho que ele tem estado bem, traduz a bandalheira que é a Direcção e o que vai no clube, portanto, nada a dizer.
.
Mas ainda no que se refere ao assunto da vestimenta e porque outro artigo no blog se intitulava "de tanda na tanga", sugiro uma fateota análoga à de cima, dispensa gravata e outros líderes já posaram assim para a imprensa, ex. Soares Franco e Filipe Vieira (este em áfrica).
.
Voltando à aplicação dos estatutos, as lacunas são tantas e de tantos artigos que nem vale a pena entrar em detalhes. Chega-se agora à conclusão que a aprovação de contas, foi feita irregularmente, ou seja o resultado da votação não as aprovava.
.
Quer dizer, a mesa não conhece os estatutos, a direcção ignora-os, o conselho fiscal e disciplinar borrifa-se para eles e a Cantareira de Perdedores(mais conhecida por CG) faz deles gato sapato e interfere na gestão em vez de ser um simples orgão consultivo.
.
Entre muitas outras questões, só deixo esta, as AGs são democráticas na aplicação de um homem um voto (claro considerando homem ou mulher), mas as eleições são avestruzas quando são na realidade AGs e fazem distinção nº de votos dos eleitores, como por norma existem 5 AGs ordinárias por mandato, ficamos pelos 80% de democraticidade.
.
Ao sair do Restelo cruzei-me com o presidente Cabral Ferreira, homem que para além do respeito devido, nutro grande simpatia, reconheço a dedicação e o esforço que desenvolve, como o contacto foi de carro para carro, na via pública, foi rápido e telegráfico. Cabral Ferreira manifestou-se com um "nem um elogio..." e mereceu um "quase não me deixaram falar...".
.
Vem esta conversa particular e pública também, porque parámos o trânsito, para explicar que do que tenho dito de bem sobre o presidente Cabral Ferreira, quer pessoalmente, quer no blog é curto e gostaria de dizer muito mais, mas como já disse não concordo com essa equipa, não concordo com a estrutura e acima de tudo não concordo com os estatutos (estes pelos vistos é toda a gente).
.
Não quero ser como Sequeira Nunes que dizia em caixa record, já no fim do mandato, "não votei neles...", não é isso que me importa, o que me importa é o Belenenses.
.
Xandala

(João Pela)

AGE foi fórum

*
O desafio era esperado e a resposta acima do habitual crescendo de participação era certa.
Cerca de 200 sócios e adeptos estiveram presentes até decidirem a reprovação do Orçamento Rectificativo. Quando digo adeptos, refiro espectadores (público) que não acederam ao recinto, por qualquer razão, de onde ouve interrupções, notas consentidas e até quedas por força do equilíbrio.
Dos 150 potênciais votantes, votaram contra 22, abstiveram-se 32 e votaram a favor 34, não se manifestando os restantes pressupostamente por razões estatutárias.
Como conclusão o OR não foi aprovado por não ter obtido a maioria qualificada de 50%, decisão anunciada já após o encerramento dos trabalhos.
Já anteriormente o presidente da AG tinha colocado à aprovação o saneamento da irregularidade da convocatória, porque foi convocada como ordinária, enquanto o deveria ter sido como Extraordinária e tal foi divulgado na missiva do presidente da Direcção e no site oficial.
A falta de profissionalismo é notória e nem se respeita a figura mais alta do clube, ndependentemente de ter tido um lapso, não se corrige de forma livre.
Quanto aos lugares para os sócios, foram insuficientes, conduzindo a que existisse por trás da última fila de recurso a fila em pé. Resta-nos a consolação de saber que em 3 AG passámos dos 12 sócios na Casa Pia, para não caber no pavilhão.
Barros Rodrigues justificou-se como pode e receia que os filhos sejam ostracizados por serem belenenses, disse ainda que não vê utilidade da pista pista de atletismo no estádio. É como eu. De resto quanto àquelas questões que eu gostava de saber, nada disse, mas fartou-se de responder a pessoal dos blogs... raio, não lê este.
O ex-presidente Pires, acertou 2 em 3, boa média mas não querem o homem no CG.
Das diversas intervenções, numa conversa de surdos, ressaltou que a Direcção não presta, já sabiamos. Foi pedido que formulasse um voto de confiança... tá bem, vai lá, vai... Machado Rodrigues apelou à discussão dos problemas do clube, enfim isso é o que fazemos todos os dias, mas quem ouve?
Ricardo "o financeiro" ficou danado porque só tinha uma ou duas questões, na realidade não tinha nenhuma, nem ele quis saber das que foram feitas noutras AGs, como tal os sócios divorciaram-se e pediram a separação. As explicações não convencem, os dados não estão em formato de leigos nem entendidos.
Resumindo, nova AG, a ordinária lá para Novembro, entretanto, vão treinando e continuando a fazer campanha pela continuidade, porque adeptos viram muito poucos.
Os senhores que se seguem?
Xandala
P.S.
Os blogs estiveram representados por alguns bloguistas, informalmente, mas para quem os conhece, já vai dizer que estavam de conluio.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Arrepiante

*
Simplesmente arrepiante.
Acabei de ver o vídeo do cinquentenário do Estádio do Restelo, trata-se de um video que se vê com orgulho de ser Belenenses, a não perder.
Claro, que infelizmente tudo o que passa pelas mãos de determinadas pessoas, deixa muito a desejar.
A imagem podia ter sido tratada e ser apresentado como um vídeo e não como "imagens da inauguração", se bem que um vídeo são imagens, não é correcto tal designação. Também podiam ter serigrafado algo na face do DVD e não era mau de todo, se tivessem colocado fotografias, notícias e reportagens dá época e um historial.
Estamos habituados com a falta de profissionalismo, mas só a ideia de pôr o video cá fora, já justificou o preço.

Enfim...

Xandala

De tanga na tanga

*
A Direcção do clube vai apresentar-se de tanga na AGE de hoje, nada mais fará que dar tanga aos sócios, todavia, resta-lhe um rasgo de clarividência para lançar bases e mexidas nos estatutos imediatas, como é vontade dos sócios e adeptos.

Cremos que vai procurar evidênciar a limpeza que fez naquilo que sujou, é curto.

O Engº Cabral Ferreira não tem capacidade, moralidade e estrutura para pedir aos sócios qualquer crédito para 2 ou 3 anos, como já ensaiou na entrevista de 4 páginas ao record.

Já abriu a pré-campanha, com um vazio total de ideias, mas que dificilmente os sócios receberão depois de uma mentira completa que foi o seu último programa, face aos resultados.

Tenho a maior das penas, lamento bastante, porque entendo que Cabral Ferreira é um elemento válido, devidamente enquadrado e noutra estrutura que nunca seria possível com os actuais estatutos.

Mas como vou para a AGE com o espírito aberto, espero que me mude a opinião.

Logo veremos.

Xandala

A saga vai continuar


Depois de ter colocado o lugar à disposição, para conseguir mais uns flashes e o diz que não diz, eis que sai a tão esperada decisão do TAF de Lisboa que julgou improcedente a providência cautelar apresentada pelo Gil Vicente no âmbito do "Caso Mateus".
Ou seja o habilidoso, levou pau do CD, do CJ, dos tribunais de Braga, Porto e Lisboa. Convencido não estará porque certamente inventará um recurso, num estertor de morte, mais parecido com o empurrar a tampa da urna com os gazes que se libertam do féretro.
14 jogadores pediram a rescisão a um clube que se diz amigo da justiça e a exige, mas se esconde de receber as ditas cartas. Num plantel de 22 e segundo a informação bwin sobram 8 o que equivale a dizer, a equipa está morta.
Não contentes a sorte bafeja os audazes e vai daí, a Liga não tem CD e não pode decidir sobre a suspensão do Gil e descida para a 2ªb por recurso aos tribunais, que se encontrava suspensa em virtude da providência em curso. De que serve isso? meramente para adiar o que já se sabe, jogos de faz de conta numa competição profissional.
Assim anda a Liga, agora mais liberta que nunca, porque não há autorização para promover escutas foi cancelada. Os amigos até mandaram para a imprensa tal facto, num estejam à vontade.
Venham mais casos da máfia do norte. SFF.
Xandala

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Musica

*

- Quais os objectivos do Blog Futuro Belenenses?
- Será que o nome Futuro Belenenses é um projecto ou é só música?

Procura-se

*
Os treinos para a corrida das Salésias, adivinhem de quem se trata e onde está?

Speedy_50 alerta Assembleia Geral

Speedy_50 que como todos sabem já anda nestas andanças do futebol há muitos anos, e tem muitos informadores là para os lados de Barcelos , vem por este meio alertar a Assembleia Geral, os adeptos azuis, o Xandala e o Blue que ................

Fiuza,
esse grande homem, que

- depois de ter colocado o Belenenses na Liga BWIN,
- de ter posto o seu lugar de Presidente do Gil à disposição de quem o queira,

- preparasse para uma nova ofensiva.

Fiuza vem aí!!!!!

e adivinhem para onde?

Speedy_50 no Belenenses Naval - Segunda parte

Antes de mais obrigada pelos vossos simpáticos comentários ás fotos.
Pena é que seja tão lento inserir fotos no Blog e que não possam ser inseridas um pouco maiores.

Aqui vai a segunda parte do jogo:

Os intervenientes sobem ao relvado, os fotografos preparam as camaras:



A bola pertence à Naval que como podem observar, põem 2 jogadores e o àrbitro (o homem da camisola vermelha) á volta da bola:




Nada digo ou publico sobre os tristes eventos que se passaram após os 90 minutos. Por vezes os homens da camisola vermelha (não confundir com jogadores do Benfica)já cansados de tanto correr têm atitudes estranhas que só o cansaço pode explicar.

Autocarro

*
Afinal sempre há autocarros para levar o pessoal do Restelo para as Salésias.

Os "mentideros" falharam ou abriram os olhos à organização, pouco importa, mas confirma-se o transporte.

Xandala

O preço da evolução

*
Algumas notas e sugestões têm chegado por diversas vias, pessoalmente, nos comentários, chat e e-mail, agradecemos a atenção e é sinal de vitalidade.
Temos consciência que o logo tem que ser alterado e uma série de modificações vêm a caminho.
Os problemas técnicos com o editor que come letras e espaços e o alinhamento tem que ser revisto e estamos a trabalhar nisso.
As últimas queixas e comentários têm a ver com a retirada de vários links azuis, neste capítulo importa antes do mais referir que a intenção era lançar uma lista mais completa da blogosfera azul e ela chegou a ser lançada, todavia concluímos que havia links avariados, blogs desactivados e outros esquecidos. Preferimos então, suspender temporariamente a relação.
Outra das questões prende-se com a relação dos sites ou blogs que tendo informação histórica, merecem referência em local próprio, ora como pretendemos criar uma coluna no lado esquerdo, será este o local onde figurará essa informação.
A menção aos blogs ouro sobre azul vem apenas marcar um reconhecimento público por serviços prestados e colaboração na construção deste blog, apenas isso e não tem mais qualquer significado.
Para além da equipa residente, contamos com colaboração a nível de desenho e em programação de html, neste campo a colaboração do Pedro Martins tem sido essencial, mas não sido fácil arranjar alguém que nos ajude a concretizar alguns pontos e ideias.
Também não tem sido conseguido obter colaboração ao nível das modalidades, análise de futebol e história do clube para completar uma grelha de programação. Dentro da especificidade e disponibilidade dos membros da equipa fazemos o que podemos.
As colaborações são benvindas, na escrita, no comentário, na imagem, na programação ou simplesmente na leitura, afinal o blog é para os belenenses em primeira linha e só faz sentido se for lido e for útil.
Saudações azuis
Xandala

terça-feira, 26 de setembro de 2006

A bravura do Fiuza

Depois de saber que 1/3 dos jogadores enviaram cartas a pedir a demissão e do recado de João Magalhães, ex-presidente, António Fiúza colocou o lugar de presidente da Direcção do Gil Vicente à disposição do presidente da mesa da Assembleia Geral.

Depois de tanta crença, cambalhota, mortal e pirueta, o homem desarma antes de cair o pano.


Já o aplaudimos por ter mostrado os podres do sistema e agora pateamos pela fuga da frente.

Depois de Domingos Gomes e Cunha Leal, o célebre asterisco ou soquetes baqueou. RIP

Blue

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Mentideros do Restelo

Os Mentideros do Restelo falam.

Mas será que é mentira que:


I- A nossa co-bloguista deu uma banhada no presidente na distribuição de prémios no intervalo do Belenenses-Naval?

II- Que o presidente não fazia a mínima ideia dos galardoados que estavam a competir, designadamente, Bruno Pais que estava em Pequim onde conseguiu o 13º lugar na Taça do Mundo.

III- Que os DVD e medalhas que eram para estar disponíveis no aniversário, ninguém lhes pôs a vista em cima. (Bom talvez os convidados das filiais, atletas e outros que não público)

IV- Que o SACO AZUL que o presidente levava para os balneários continham alguns dos famigerados DVD´s.

V- Que o Marques da Silva da Loja Azul andava aflito para que lhe conseguissem um DVD e uma medalha?

VI- Que o Xandala foi uma hora mais cedo para arranjar o DVD (aqui para o blog por causa das fotos e dados históricos) e levou sopa.

VII- Que o Xandala anda aflito para arranjar boleia para as Salésia, porque admite ser o 1º a chegar ao Restelo, ou melhor, nem de lá chega a sair?

VIII- Que a equipa de andebol do Belenenses aviou o Isave por 32-28 com medo do atraso nos salários.

Diga quem souber.

Blue

Sexo não conta, tem dias...

*
Tâtiana e Slava Poliakova, treinadores de competição de natação do Belenenses, adquiriram a nacionalidade portuguesa. Benvindos os cidadãos. Ao requerem o legítimo BI, depararam-se com um pequeno problema, na Rússia não mencionam o sexo, os cidadãos apenas são tratados por cidadãos ou cidadãs!!!, logo a burocracia portuguesa, levantou dificuldades e têm que requerer prova do sexo ( não é trocadilho, mas não sei escrever de outra maneira). Slava contava a história e bem dizia, senão estivesse tanta gente eu mostrava... Que querem o homem já ganhou o espírito português.
.
O Blog ganhou a figura feminina e em força, esperamos que algumas expressões pouco aceites socialmente sejam banidas, tal como esperamos apoio na fase inicial como é apanágio e comum na blogosfera.
.
Com a próxima colaboradora e blogista cumprimos as quotas a 50%, apesar de não fazermos distinção por cá, pena é que em sócias do clube elas já estejam em verdadeira maioria.
.
Se deste Blog sair a 1ª presidenta do Belenenses, já nem me preocupa ser campeão.
.
Somos racistas declarados no que se refere à raça ser AZUL BELEM, aqui exigimos raça e as meninas têm e são.
.
Benvindas e parabéns.
.
Xandala

Engº Cabral Ferreira condecorado

*
Caras Sócias e Sócios belenenses, Caras Adeptas e Adeptos belenenses, Caras e Caros Simpatizantes do belenenses, Srªs e Srs Jornalistas:

1- Ouvido o Ilustre Presidente deste Blog e não tendo este, nada a opor.

2- Aconselhado pelos meus amigos pessoais afectos ao belenenses.

3- Por atribuição da medalha de mérito ao Sequeira Nunes e após a recusa de condecoração superior pelo Conselho Geral do Belenenses e após clara manifestação contra, porque não se podiam pronúnciar estatutariamente deram sinal do seu desagrado, em sede própria e em AG, julga-se facto determinante no nosso grande assobio e manifesta repulsa.

4- Por não ter sabido respeitar os Sócios e a sua sensibilidade, procurando malabarismos para os quais não está mandatada a Direcção, porque a eles deve contas.

Concedo a medalha de LATA ao Sr Engº António Cabral Ferreira.

Lisboa, 25 de Setembro de 2006

Blue

Speedy_50 no Belenenses Naval

No Sábado fui ver o Belenenses com a Naval.
No intervalo foram apresentados vários atletas do Belenenses assim como as filiais.

Tirei algumas fotos que queria publicar mas .......como fazer?
Enfim ....depois de chatear o Xandala e de ler os comentários anónimos mas muito uteis lá descobri como isto se faz.
Nada de complicado!!!

Então cá ficam algumas fotos do nosso belenenses com a Naval.

Um canto que a Naval obviamente falhou.....
Há quem diga que o avançado da Naval se baixou porque a bola não valia.
Mas Speedy_50, que já anda nestas andanças do futebol há muitos anos...e estava situada no angulo da bola....e não ouviu nenhum apito do árbitro......sabe bem, que o avançado da Naval se baixou porque ......os avançados da Naval não têm espirito goleador.





A policia cerca o local assegurando aos adeptos que o guarda redes da naval não pode fugir:


E ao intervalo vieram as filiais.....




E claro o convite dos nossos atletas que querem partilhar a prática desportiva com os adeptos


e ainda falta a segunda parte......
embora sem golos mas com muitas emoções.

Assembleia Geral

.

O espaço adequado para debater e analisar os problemas do clube é a AG, particularmente neste momento importa estar presente, é nesta quinta-feira.


CONVOCATÓRIA

Nos termos conjugados dos Artigos 70, 71 alínea c) e 76, nº1, alínea a) dos Estatutos do Clube, convoco a Assembleia Geral Extraordinária a reunir no dia 28 de Setembro de 2006 (quinta-feira), pelas 20:30 horas, no Pavilhão Acácio Rosa, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS

PONTO ÚNICO - Análise da situação do Clube e apresentação, discussão e votação do Orçamento Rectificativo das receitas e despesas para o exercício do segundo semestre de 2006.
De acordo com o estipulado no Art.º 73 dos Estatutos, se a Assembleia Geral não puder iniciar-se à hora marcada, por falta de número legal de Sócios, realizar-se-á meia hora depois com qualquer número de Sócios.

Lisboa, 22 de Agosto de 2006

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

António Machado Rodrigues

domingo, 24 de setembro de 2006

Das Salésias ao Restelo

*
Já está feita a inscrição, dia 1 de Outubro pelas 10h30, lá estarei na linha de partida.
.
Garantem-me fontes da organização que a corrida já é um sucesso. Pois, vai ser ainda maior do que pensam.
.
Dificilmente concluirei a corrida, aliás, posso até nem dar um único passo de corrida, mas lá estarei e tentarei fazê-la a pé e se os ossos não deixarem, tenho cativo no carro vassoura.
.
Venham daí e juntem-se a nós, inscrevam-se na secretaria e vamos mostrar porque é que os Belenenses são grandes.
.
Xandala

É o que temos...

*
O compadrio e a triste imagem, ganha foros neste clube de quintinhas e interesses parvos que a ninguém servem.
Quando vemos transmissões televisivas ou visitamos outros estádios, não vemos este espectáculo de mau gosto. Sobre os autocarros, fatiotas, ecrans informativos e loja azul falarei outro dia.
Um clube moderno, para além de muitas outras coisas, trata a imagem, a operacionalidade e o conforto como factor de diferença, no Belenenses não.
No atendimento é uma miséria, telefones que tocam até cansar, as esperas absurdas e os esclarecimentos que nada dizem, quando não dão informação deficiente. Nos balcões é o que se vê, velhos já desmotivados à espera de reforma, que não sabem nem querem saber, salvo as horas de saída.
O contraponto são os jovens devidamente uniformizados, sorridentes, atenciosos, a quem é perdoada qualquer falha pela juventude. Faz-me lembrar um clube que não digo, onde fui para levantar ingresso da primeira jornada, a menina simpática, com um decote generoso, misturou tudo, agradeceu a atenção, desculpou-se não sei quantas vezes e obrigou-se a voltar feliz da vida...
Estou como o outro, quando é a velha a servir o café, sai sempre um carioca frio, mas quando é a míuda, o café sai sempre bem, nem que seja precisamente o inverso. Diz o povo português que os olhos também comem.
Enquanto nos outros clubes e estou a falar da 1ª liga, vemos operacionais, socorristas, devidamente fardados, dos Bombeiros, Cruz Vermelha, INEM ou outros, preparados para intervir a pé ou de maca, gente físicamente preparada, nos Belenenses assistimos com tristeza a uma dúzia de elementos qual tropa fandanga a quem nem quero ver as credenciais, que mais parece que para se deslocar necessitam de transporte. As suas "curvas do bem estar" ultrapassam qualquer conceito operacional que só pode assemelhar-se à operacionalidade do sargento Garcia, imortalizada por Zorro.
Os painéis publicitários e as coberturas dos bancos, estão exageradamente em cima do relvado, retirando e limitando a vista. Quanto mais baixos estão os lugares, o ângulo de visão diminui progressivamente, conduzindo ao disparate de os espectadores não verem meio recinto jogo. Estamos a falar de pagantes e mesmo que não o fossem. Talvez e ainda mais importante o risco da integridade física dos jogadores pela proximidade de obstáculos de zona de disputa de bola ou da sua recuperação.
O cromo que se vê na fotografia em tronco nu, tem dias que se vê mais um pouco, arrisca uma queda desnecessária por força da visão inexistente, que não é só fruto das faixas das claques.
Vai daí, mais três questões laterais, onde estão os apanha-bolas ou como estão distribuídos, que levam à interrupção de jogo e tem que ser o treinador a gritar "bola" e a pedi-la? E de caminho o escesso de pessoal em pista, próximo do relvado, ninguém vai ao estádio para ver polícias, fotógrafos às mãos cheias e outros transeuntes que não deixam ver o jogo. A terceira questão é sobre o "speaker", o que faz ele na pista? não há melhor local? e quando leva a barraca, dá para esquecer.
Blue

Pares Nunes - 4ª jornada

* Semana fraca em palpites, onde o clubismo não deixa ver outro resultado que não a Vitória, é o preço de acreditar no belenenses, antes assim.

O ouro vai para Diniz Silva e a prata para Carlos Silva, curiosamente dois outsiders, como a direcção gosta de chamar, "paraquedistas", claro que aqui não tem qualquer conotação e apenas quer significar que chegaram, jogaram e venceram, o que mais adequado seria "Vini Vidi Vinci" de César. O bronze vai para o bloguista-mor Luciano Rodrigues que só falhou por 1 a estimativa de espectadores, quem mandou dar o 4999? mas ainda bem, para que não fosse o júri a intervir com uma decisão do tipo, ganha o 1º palpite a entrar.

Parabens aos contemplados.

A tabela classificativa, comandada por José Madureira, fica assim ordenada:



Contamos lançar na quarta-feira a 5ª jornada, entre Belenenses-Boavista.

Entretanto, saboreiem as vossas medalhas e mostrem-nas aos amigos.


Blue

sábado, 23 de setembro de 2006

Assim "nã vale"

*
Belenenses 0 Naval 0

Em dia do 87º aniversário, um jogo mormo não soube fazer juz aos festejos.
Antes do jogo, a inscrição para a corrida das Salésias, o cumprimento amigo ao "mordomo-mor", Luciano, dois dedos de conversa, enfim que fazer de uma hora de jogo que não agrada nem a gregos nem a troianos, nem ao meu estômago.
Um ponto é curto, a expulsão de Zé Pedro e o amarelo de Silas foram os pontos negros de uma arbitragem desequilibrada, mas a vontade de de fazer mais também não abundou. Lá no fundo o resultado até esteve certo, as consequências é que são desastrosas.
O árbitro, chamava-se Paulo Pereira (Viana do Castelo) e os nossos titulares Costinha, Sousa, Gaspar, Nivaldo, Rodrigo Alvim, Rúben Amorim, Roma, Zé Pedro, Silas, Dady e Fernando, no banco, Marco Gonçalves, Mancuso, Rolando, Pinheiro e também os que de lá saíram para o relvado, Manoel, Eliseu e Fábio Januário, sob a batuta de Jorge Jesus.
Há que fazer mais porque assim não vale.
Xandala

87 anos

*
23 de Setembrode 2006, dia do 87º aniversário do Clube de Futebol os Belenenses e o 50º aniversário do Estádio do Restelo.
.
É um rol de histórias para contar de venturas e desventuras, uma história que começa muito antes com momentos conturbados de cisões e mudanças de rumo.
.
É a história de um banco de pedra, é a história de homens e a história da vontade férrea de estar de modo diferente, são os Belenenses.
.
O estádio, foi escavado na rocha, mostrando a vontade de muitos perante a adversidade. De Estádio Municipal, Estádio Almirante Américo Tomaz a Estádio do Restelo, foi um pedaço bem grande de história.
.
Recordo com saudade, os chapéus cónicos de cartão, as grades de cerveja em madeiras cobertas de pedaços de gelo, os "rájas" as almofadas que terminavam no relvado, as bandeiras a esvoaçar e os pregões que antecediam os jogos. O sol brilhante que reavivava o azul que se espalhava e fundia com o Tejo e com céu, o branco da pedra que irradiava, o som do apito. dos "ohh" da desilusão e do aplauso que enchia o estádio.
.
Parabens Belenenses.
.
Para além de recordar, amanhã é dia de recomeçar.

.

Xandala

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Acredito em ti Jesus

* foto do arquivo, provavelmente roubada, mas de proveniência desconhecida.
.
Para o confronto com a Naval, já é conhecida a Lista de convocados, assim:
.
Guarda-redes: Costinha e Marco Gonçalves.
Defesas: Sousa, Rolando, Nivaldo, Rodrigo Alvim e Gaspar.
Médios: Rúben Amorim, José Pedro, Mancuso, Pinheiro, Fábio Januário e Fernando
Avançados: Silas, Roma, Manoel, Dady e Eliseu
.
Novidade é Eliseu que tem estado ausente por ter acusado doping, enquanto emprestado.
De realçar que o meu Jesus, tem o bom senso que nem convocar aquele "craque" que nada faz no plantel do belenenses, o Faísca.
.
É certo que toda a gente sabe que não gosto do homem e aqui no blog também não. Quem o contratou devia estar cego ou existiram outros interesses. Foi preciso Jesus chegar para o por no sítio ou seja, fora do relvado e do banco.
.
Grande Jesus.
.
Blue

Levanta-te e ri

*
Varrendo os olhos pelas notícias de 21/9/06, ontem, fico sem reacção, capacidade de espanto.
Record, para alem de colocar o nosso blog algures no 35 000 e mais uns trocos, passando um autêntico atestado, vem a lume com uma anedota mais interessante.
.
O fabricante de soquetes queixou-se ao sargento das batatas, reclamando que "A CD da LPFP está a funcionar fora do quadro estabelecido e previsto", garante o clube minhoto, que em carta enviada a Valentim Loureiro se insurge pelo facto desta ter instaurado um processo ao Gil Vicente por não ter comparecido ao jogo com o Feirense, da segunda jornada da Liga de Honra, por esperar por uma decisão dos tribunais comuns no âmbito do "caso Mateus".
.
Anda o homem a fazer das tripas coração para que o amigo possa fazer umas coroas com jogos inúteis e o ingrato, ainda não entendeu o favor, é despautério.
.
Continua ainda, "Na base desta polémica está o facto do Gil Vicente ter recorrido para os tribunais comuns (violando as regras da Federação, UEFA e FIFA) para resolver o problema com a inscrição do internacional angolano. O Belenenses, que desceu de divisão, participou dos minhotos, que foram relegados para a Liga de Honra, onde ainda não competiram, pois esperam que novo recurso aos tribunais comuns anule esta decisão.", ou seja, o homem das toalhas continua a não perceber que está fora das regras, fora da lei...
.
Acabando com um pedido hilariante, "solicitam uma resposta "com a máxima brevidade possível, em nome da transparência, seriedade e credibilidade dos órgãos da LPFP"", exactamente, aqueles que tentaram adiar a justiça até ao limite para prejudicar outrem, fazem agora queixinhas ao seu amo da falta de resposta atempada, será que a querem ouvir?
.
O riso é amarelo, mas levanta-te e ri, ri de tristeza pelo compasso que leva a procissão da confraria do norte. Compasso que não quer ouvir o moribundo, onde os tambores e clarins se associam a marcar ritmo, qual prenúncio extêmporâneo da morte anunciada.
.
Blue

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

E o meu amigo escreveu-me...

*
Ao fim de 17 meses das eleições, o meu amigo e presidente escreveu-me, para dizer no essencial o que deveria ter feito na altura, unir os belenenses. Vale mais tarde que nunca.

Para eu não dizer coisas, mandou a cópia para todos os sócios, mas esqueceu os adeptos, daí aproveitar para divulgar, antes que pensem que é uma cabala, tipo soquetes.

Antes que as más-línguas se soltem, vou dizendo que estive com ele, hoje no Restelo, num encontro casual e trocámos impressões.

Como será de imaginar, o conteúdo do encontro versou alguns motivos da missiva que me enviou e lateralmente outros que não vou obviamente especificar. São opiniões entre amigos.

Do documento ressalta que o meu amigo presidente Cabral Ferreira, considera os sócios como o activo mais importante, incluindo os 33% de jovens que não podem votar e os que têm menos de um ano, mais os que vierem e não são votantes, o que prefaz um número significativo de sócios sem voto na matéria.

É claro que discordo de várias questões relacionadas com o assunto, será justo?

Ninguém admite um bébé a votar, nem aos 10 anos, mas o sistema está obsoleto.

Discordo porém a passagem em que me pede o apoio nos bons e maus momentos sem regatear o apoio aos atletas.

Será que ele espera que apoie e elogie atletas que não cumprem com o seu dever, não honram o clube, nem a sua profissão e façam da sua equipa um mero emprego com ordenado ao fim do mês? Não, não e não o meu aplauso distingue os que se dedicam e esforçam, eleva os que dão tudo em prol do belenenses.

O meu aplauso é caro, caro presidente, o meu aplauso distingue os que o merecem de acordo com o meu coração.



Medalhas, condecorações, também por aqui vão existindo, temos armários cheios para dar, agora o apoio e o aplauso, não é para todos, é para os que o merecem.

Como homem de missão e projecto que sempre fui, só conheço a expressão, "Missão cumprida" as dificuldades e os obstáculos são pedras do caminho, nunca desculpas.

Usar azul, não é ser azul.

Belém, mais alem.

Xandala

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Mentideros do Restelo

Os mentideros do Restelo falam.

Mas será mentira que:

I- O jogo de júniores entre Belenenses-Benfica não se realizou porque o árbitro deu o campo como impraticável?

II- A Vice-presidente com o pelouro da imagem se demitiu na sequência do cartaz que publicitava os 50º aniversário do Belenenses.

III- O citado cartaz sofreu emendas onde se dá importância ao estádio e se ignora o CLUBE?

IV- Ninguém sabe nada da célebre churrascada anunciada para depois da corrida das Salésias no dia 1 de Outubro, não existem preços, dando a entender que é oferta aos participantes (5 euros com direito a t-shirt, dorsal e seguro).

Diga quem souber.

Blue

Anaïs Verguet Moniz

*
Anaïs Moniz, belenenses de coração é presença assídua do complexo das piscinas do belenenses.

Aluna do 12º ano da Escola Secundária do Restelo, divide o estudo com o treino intenso de uma atleta de alta competição.

Num palmarés impressionante, em Junho de 2004 foi Campeã nacional de clubes, em 2005 Câmpeã nacional de triatlo júnior e em Setembro de 2005 sagrou-se Campeã do mundo em Gamagori, no Japão.

Em Junho de 2006 é Campeã da Europa de triatlo júnior, contando ainda deslocar-se a Espanha e ao México.

Como objectivo a médio prazo estão os jogos olímpicos de Pequim onde se encontra no 67º lugar do ranking.

Dado o esforço financeiro que é necessário à prática do desporto a nível internacional, a Anais Moniz necessita de patrocínios, vamos tentar colaborar na obtenção desses apoios, para que não percamos mais esta atleta de nível mundial. Para tal qualquer porta que se possa abrir podem contactar aliciamoniz@portugalmail.pt .

De caminho, Anais aceitou integrar a nossa equipa do Blog Futuro Belenenses, esperamos ter notícias da modalidade e as suas notas dos quatro cantos do mundo.

Benvinda Anaïs.

Belém mais alem.

Xandala

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Inquérito Sobre a Qualidade da Equipa


Em relação à pergunta "como compara a equipa deste ano com a do ano passado", os leitores dividiram-se entre "a equipa está igual" e "está um pouco melhor", de acordo com o gráfico abaixo. Ou seja, a equipa está sensivelmente igual à do ano passado, com melhorias quase imperceptíveis.




Sector a sector, temos que a nível de guarda-redes titular estamos piores, mas em termos gerais ficámos iguais, pois qualquer dos novos guarda-redes é inferior ao Marco Aurélio, mas superior ao Pedro Alves. Na 2ª fase da época com a inscrição mais que provável e justa do Marco, então este sector ficará melhorado.

Em termos de defesa, as opiniões dividem-se. Se no final da época tivemos Rui Jorge e Pelé em grande estilo, esta época temos Nivaldo e Rodrigo Alvim que globalmente são um pouco inferiores. No entanto, para compensar temos o Rolando mais maduro e o regresso de Gonçalo Brandão também mais experiente. Assim, temos em termos de equipa titular uma defesa ligeiramente inferior à do final da época passada, mas superior à do início da época, em que Faísca jogou a lateral esquerdo. Em termos globais a defesa melhorou ligeiramente, com muitos bons segundos planos. Por exemplo veja-se a defesa que se pode construir sem os titulares, quase dá para jogar para a Uefa: Sousa, Gaspar, Faísca e Gonçalo Brandão.

O sector do meio-campo é o que não oferece dúvidas a ninguém: está muito melhor. De saída apenas Rui Ferreira, que esteve muito apagado na época passada. E quem entrou: Cândido Costa (ala direito), Fernando (ala esquerdo ou avançado) e Mancuso (médio centro)- todos com experiência de 1ª Liga e com provas dadas nos respectivos clubes. A respectiva idade média é também baixa, o que significa que temos equipa para mais anos. Mas os grandes reforços da equipa não vieram de fora, mas sim de dentro: Ruben Amorim e Zé Pedro, em excelente forma e super-motivados. Quando comparados com o início da época passada, estão muito melhores. Em termos de banco vejamos a nossa 2ª linha: Djurdjevic, Fábio Januário, Hugo Pinheiro e Mancuso. O meio-campo defensivo está bem recheado, criatividade também, mas ficam a faltar médios-ala no banco. Aqui, tal como no ano passado o recurso passará certamente pela adaptação de avançados.

Em relação ao ataque, muito dificilmente alguma equipa poderia ser melhorada, quando sai o melhor marcador da época. Este sector está certamente um pouco pior do que o da época passada, dada a saída de Meyong. Este jogador fazia sózinho a frente de ataque: recebia bem e chutava de primeira, com uma eficácia bastante boa. A saída de Meyong da equipa titular só parcialmente pode ser compensada com a entrada do Manoel, se bem que muitos dos golos daquele, tenham sido marcados de penalty. A entrada de Roma supera claramente a saída de Ahmada, sem espaço para se impor na equipa principal e Fernando talvez não seja inferior a Paulo Sérgio, que era muito determinado, mas fisicamente perdia muito. Em conclusão há um ligeiro decréscimo neste sector. No entanto não podemos esquecer, que na fase em que o Meyong esteve na selecção dos Camarões, a equipa deu boa conta de si. Em termos globais, incluindo o banco, o ataque está ligeiramente melhor.

Finalmente resta analisar o treinador. Jorge Jesus parece ser um homem de consenso no interior da equipa, respeitador, trabalhador e determinado, contrariando o menino de coro conflituoso e vaidoso do Carlos Carvalhal, ou o professor catedrático Couceiro. Poderá perder em termos de planeamento de trabalho, mas ganha muito em termos de treino de campo e motivação dos jogadores.

Em conclusão: a equipa titular está ligeiramente pior, mas muito mais equilibrada, sendo que o banco está muito melhor. O treinador faz a diferença e o Roma é a cereja no bolo, em que o Meyong continua a fazer sombra.


Os adeptos acreditam que a equipa não vai andar aflita, mas terá dificuldades em ficar a meio da tabela. Como a equipa é sensivelmente igual, daqui tiro as conclusões de que a diferença está no treinador e no equilíbrio. Pessoalmente, acredito que se não houver segundos factores a desestabilizar a equipa, poderemos perfeitamente ficar um pouco acima do meio da tabela, principalmente porque temos um banco de suplentes muitissimo bom e a disputa por um lugar no 11 vai ser fogo.

Belenenses para o Mundo

*
Quando este blog começou, tinha objectivos e frequências previstas, baseava-se na opinião e julgava eu que metia um artigo (post) mensal ou nem isso e ia indo em paz, visse que quisesse e mais ou menos, uma voz que diz de sua justiça nos confins do anonimato longínquo do simples sócio e adepto que quer partilhar a sua opinião.

Erro mais absurdo, do incentivo à desistência imediata, passados 15 dias foi um passo. O pior foi a batalha que envolvia os belenenses, nessa por dever de consciência importava dar opinião, juntar a voz, mas a intenção não era suportar folhetins de cordel. Outro erro, vimo-nos enrredados e empenhados no meio de outros blogs numa luta sem quartel.

Vieram colaboradores de bom nível, aumentaram as páginas lidas de forma exponencial, visitas constantes e a pressão do reconhecimento do nosso trabalho, veio de amíude, que fazer?

Quando vemos estatísticas de blogs equivalentes de outros clubes, ficamos arrepiados, somos assim tão bons? Nada disso, porque quando olhamos a blogosfera do Belenenses, somos ínfimos, logo concluímos, somos gente numa nação maior e tal é motivo de orgulho.

Constactamos que 20% dos nossos leitores se encontram no estrangeiro, 35% fora da grande Lisboa, tal dá-nos força para continuar, se bem que procurando uma linha mais adequada.

Pediremos a vossa participação para a definição dos vossos interesses e de modo a adequar a notícia aos adeptos. O "feed back" é importante nestas coisas.

A equipa vai crescer, esperamos novos membros para a equipa, estaremos também redireccionados para desportos aquáticos, onde os Belenenses dão cartas por esse mundo fora e à laia de confidência, pretendemos lançar artigos bi-lingues, ambiciosos?

Sabemos que o número de "post" é exagerado para o número de visitantes, vamos tentar adequa-los e criar uma grelha semanal, enquanto não for possível outra máscara temática, até onde iremos? depende daqueles que nos quiserem distinguir com as suas visitas.

Para já, Portugal não chega, Belenenses vai pró mundo.

Até sempre.

Xandala

domingo, 17 de setembro de 2006

Académica-Belenenses

*Directo

Segundo jogo do Belenenses e 3ª jornada da 1ª Liga (O 1º jogo com o Benfica está em atraso).


Equipa Titular:

Costinha;
Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim;
Ruben Amorim, José Pedro e Silas;
Cândido Costa, Roma e Fernando

Jorge Jesus de fato e gravata.

16h00 - Início do Jogo

12 - Gelson marca para a Académica em falha da defesa belenenses.

26 - Amaral lesionado cede o lugar a Manoel

39 - Nivaldo marca para o Belenenses, após uma subida de nível exibicional do Belenenses.

Intervalo 1-1


47 - Cândido Costa é expulso por acumulação de cartões amarelos.

50- Belenenses com 10 jogadores mostra dificuldades em controlar o jogo.

52 - Sai Fernando entra Gaspar na equipa do Belenenses.

63 - Susbtituição de Roma por DJURDJEVIC.

64- Gelson o marcador do 1º golo da Académica e depois de várias simulações, é expulso por acumulação de amarelos, ficando em jogo, 10 contra 10.

72 - Silas vê o amarelo denotando alguma ansiedade.

90+ 4 - Resultado final 1-1, Belenenses consegue 4 pontos em dois jogos.

Melhor em campo - José Pedro ***** Destaques Roma e R. Amorim

Xandala

Apitos de merda

*
Já gritámos bem alto, sorteio puro já, o dono da liga diria " grita, grita..".

Como é evidente, os árbitros e os envolvidos no "apito dourado" deviam ser suspensos preventivamente, até à conclusão de toda a trapalhada.

Se os tribunais portugueses não são capazes de resolver as questões em tempo útil e o governo nem é capaz de legislar eficazmente, que a justiça desportiva funcione.

Haver corruptores e currompidos à mistura com gente séria, não augura nada de bom para a verdade desportiva, que no limite é uma questão particular entre entidades particulares, mas que têm utilidade pública.

E como demorava, entenderam nomear um árbitro, desses que deviam estar suspensos, para um jogo com o SCP, o resultado está à vista, claro que não é só ele que está em campo, mas é o factor determinante.

Foi um aquecimento para o Portugal-Israel em basquete, qual mão de Deus, qual mão do Vata, foi golo porque o árbitro disse que sim e mais nada, tal como não foram penaltys as rasteiras na área.

Claro que se o Sporting, não tivesse assobiado para o ar e exigisse a aplicação da lei quando a Liga aceitou a inscrição de Mateus, a suspensão dos envolvidos no apito dourado, se exigisse o sorteio puro e não alinhasse com o sistema, tinha agora autoridade para impor rigorosas medidas, assim o Paços de Ferreira ganhou legitimamente em campo, dentro das quatro linhas e se foi beneficiado, outras vezes foi muito prejudicado.
Reciclar toca a todos!

E é assim, lá vamos cantando e rindo...

Dentro em pouco o Belenenses entra em campo, sob o signo da influência do Gil Vicente, não espero nada de bom, mas que ganhe o Belenenses, já que tem que ser contra 15, seja.

Xandala

Já fui ao Brasil

*


O homem assim vai longe e hoje é notícia.

Gil Vicente não joga a Segunda Divisão
Revoltado, clube afirma que seu lugar é na elite do futebol português

LISBOA - O Gil Vicente, que impugnou o rebaixamento à Segunda Divisão do futebol de Portugal, anunciou, neste sábado, que não jogará contra o Estoril Praia, neste sábado, em jogo válido pela terceira rodada da competição.
O clube diz que seu lugar é na Primeira Divisão e que está disposto a levar o caso aos tribunais europeus.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, pediu, na sexta-feira, que o Gil Vicente imite o exemplo do Juventus de Turim, que está disputando a Série B italiana nesta temporada.

(in Globo esporte)

Gil Vicente abandona segundona portuguesa
Lisboa (Portugal) - A bagunça está armada no Campeonato Português. Na manhã deste sábado, o Gil Vicente divulgou um comunicado oficial à imprensa anunciando que não entrará em campo para enfrentar o Estoril Praia, naquela que seria a sua estréia na Série B de Portugal.

No documento, o Gil Vicente alega que seu rebaixamento não "pode ser considerado" válido e que seu lugar é na primeira divisão. O clube também promete ir aos tribunais europeus para jogar a Série A.

O Gil Vicente foi rebaixado pela Federação Portuguesa de Futebol às vésperas do início do campeonato. O clube havia utilizado irregularmente o volante angolano Mateus, que veio diretamente da Liga Amadora e foi inscrito através de liminar na Justiça Comum, o que é terminantemente proibido pelo regulamento.

Tanto Fifa como Uefa já alertaram sobre o trisco de uma disputa acirrada nos tribunais portugueses e prometeram banir a seleção do país e seus clubes de competições internacionais. Na última sexta, por exemplo, Joseph Blatter, presidente da entidade máxima do futebol, pediu que o Gil Vicente siga o exemplo da Juventus e dispute a segunda divisão.

(in Gazeta Esportiva)
Assim vai o mundo.
Blue

sábado, 16 de setembro de 2006

Hélio e o Sol


O V. Setúbal despediu o seu treinador Hélio, na mais completa frieza, após 21 anos, 16 deles como sénior, a jogar e a treinar no Bonfim.

"Depois de se despedir dos jogadores que orientava desde Dezembro de 2005, Hélio Sousa refugiou-se em casa. Desolado e magoado pela forma fria como foi dispensado, o agora ex-técnico dos sadinos chegou mesmo a verter algumas lágrimas."




Se na vertente humana o Vitória falhou redondamente, então em termos de gestão errou ainda mais. Como é possível planear e projectar toda uma época e após 2 desaires perfeitamente compreensíveis, em que o factor azar não andou arredio, se ponha em causa tudo. O Setúbal teima em não acertar e continua a escolher os maus exemplos. Em vez de deitar o olho essencialmente às boas equipas do Norte, que planeiam as épocas e seguram os treinadores o maior tempo possível, numa perspectiva de continuidade, conseguindo de ano para ano alguma sustentabilidade de resultados, preferiram o imediatismo do despedimento. Custou-me imenso ver o que aconteceu neste último ano no Beleneneses, com despedimentos atrás uns dos outros e poucas explicações e agora ver os nossos vizinhos do Sul a irem pelo mesmo caminho.




Por outro lado saúdo o aparecimento de um novo jornal no panorama português: o Sol. Não o conseguir comprar, dado que esgotou antes de chegar às bancas (as reservas superaram a tiragem). Creio que a nova moda vai ser andar com 2 sacos ao fim-de-semana: um com o Expresso e outro com o Sol. Na edição web aproveitei para ver que o António Fiúza finalmente se apercebeu que pode mesmo ficar na Liga de Honra e resolveu juntar-se com os jogadores para acordar uma revisão d salários. 3 meses depois, parece que começa a tomar consciência do que fez ao clube. Ver link associado à imagem.

Gostaria ainda de desejar uma tarde de muita claridade em Coimbra, com muito Sol, sem decisões estranhas por parte da equipa de arbitragem, ou do 4º árbitro, por ventura associado do Gil Vicente. E já agora- que ganhe o Belenenses.


Lista de convocados para Coimbra

* Jesus é amigo, ontem deu a dica que devia utilizar a mesma equipa e hoje dá a lista de convocados.

Guarda-redes: Costinha e Marco Gonçalves.
Defesas: Amaral, Rolando, Nivaldo, Gaspar, Rodrigo Alvim e Djurdjevic.
Médios: Rúben Amorim, Mancuso, Pinheiro, José Pedro, Cândido Costa, Fábio Januario e Fernando.
Avançados: Manoel, Silas, Roma e Dady.
Já pode participar no Pares Nunes com segurança.
Quem tem amigos?...
Blue

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Pensamentos de prestígio

* Aqui divulgamos os prémios prestígio do Blog do Belenenses do amigo Luciano & cia, claro que as imagens foram roubadas e os pensamentos (audio) também. Sou quase como o Soquetes.

Blue

Descubra

* Descubra o que está errado neste cartaz e diga-nos.

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Para onde vamos Cabral?

Cabral Ferreira tem andado bem, está em alta. O sucesso do “caso Mateus”, a escolha do treinador que é pacífica, aquisições que se mostram dentro da realidade do clube, a vitória em casa com o Setúbal, enfim para o adepto comum que reage apenas ao lado meramente futebolístico do clube, Cabral Ferreira estará limpo. Pena é que esses mesmos adeptos o vão crucificar quando perder 3 pontos, que não se preocupem com a situação financeira ou com.outros aspectos da vida do clube, é a paixão versus golo.

Por aqui não é bem assim, Cabral Ferreira é muito mais que isso é um homem que apesar das suas fragilidades dá a cara e apesar de não o dizer, reconhece o seu erro, discretamente dá a mão à palmatória e emenda. Não é exuberante nem mostra uma vontade férrea, mas vai levando a água ao seu moinho.

Lealdade, espírito de sacrifício e empenho são valores que sobressaiem. Certo é que a equipa que o acompanha na direcção não seja solidária e não valha um caracol, nem seguem o exemplo.

Quando escrevo estas linhas, não tenho em vista um balanço, nem tem qualquer intuito de aplaudir desmedidamente o líder, faço-o da mesma forma que o critico forte e feio quando vejo asneira ou que as decisões são desacertadas, a meu ver.

Mas como para além de adepto e sócio, sou belenenses por convicção, reconheço ainda que esteve bem na limpeza das cadeiras do estádio e na mobilização em torno do jogo Belenenses-V.Setúbal, se bem que este do ponto de vista de receita até doa.

Esteve bem na dotação de condições mínimas das piscinas, ao que acrescento que a actual limpeza dos balneários, acessos e piscinas merecem um muito bom. A temperatura da água e a redefinição das classes, também merece nota positiva. O seu a seu dono.

O controlo e a recuperação financeira parece ter-se iniciado e isso agrada bastante.

Veio a público que se prepara um orçamento rectificativo a apresentar em AG a 28 deste mês, Cabral Ferreira (senão houver precalços) tem condições para dar um murro na mesa e começar a limpar a casa, leia-se estrutura, mostrando claros sinais de modernização. Porém tem que aceitar e desta vez ouvir, aqueles que contestaram o orçamento, pelas razões que infelizmente se confirmaram. Esses também têm legitimidade e razões para estar em alta, porque avisaram e foram ignorados.

Como não houve uma AGE para resolver os graves problemas do clube, nem para o dito PAI-Plano de Acção Imediata, prevejo uma AG concorrida e se o bom senso imperar, poderá ser um marco importante e o lançamento da primeira pedra de um belenenses moderno.

Vamos ver o que dali sairá.

Haja esperança.


Xandala