sábado, 30 de dezembro de 2006

Saddam Hussein foi executado

.


Executaram o homem e alguns colaboradores, será que o mundo vai ser mais feliz pelo facto?

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

2007 que trará

.



Entrando, rodando, dançando, nadando ou simplesmente passando, desejamos boas entradas azuis e no restelo de preferência, têm muito por onde escolher.

Até 2007

Da vedeta a Cabral Ferreira

.




Dedido este artigo à vedeta, um empregado da manutenção de quem nem sei o nome e hoje teve o desplante de me perguntar se estava autorizado a tirar fotografias.

Ora bem, nos espaços desportivos regem as regras dos espaços públicos, salvo se indicações em contrários impedirem a captação de imagens, como elas não se vislumbram e os regulamentos nada dizem, fazia melhor a dita vedeta calar-se e não se armar, em chico esperto de algibeira por conta própria.

Sendo assim, vai de publicar uma foto ilustrativa da inerência da vedeta, ou seja dois duches sem qualquer manípulo, será que tão zelozo funcionário já informou o seu chefe por escrito em triplicado, porque o homem é de compreensão lenta, que aquilo assim não funciona?

N.B. A foto foi tirada antes e nem sequer era para esta função.

Deixando parvoíces para lá, que a seu tempo lá voltaremos, decidi desejar os votos de bom ano ao nosso presidente e por ele a todos os Belenenses.

Lá fui eu, pedir uma audiência de 2 minutos para o efeito. Fui recebido cordialmente, mas sob reserva, apesar da cordialidade e simpatia do empregado de serviço.

Em breves segundos depois do contacto, eis que o empregado me manda subir de imediato, ano novo abre portas...

Duas horas de conversa com Cabral Ferreira, aquilo foi resumo do ano, talvez do semestre, claro que as concordâncias foram poucas, mas pronto, confronto não houve nem tinha que haver, mera cortesia ou conversa entre consócios, se esperam que revele o que foi dito... apenas conversas sobre belenenses, apenas isso, afinal o homem é belenenses e gosta de falar, por sinal sem tabus...

Valia a pena falar na vedeta?

O meu pedido ficou, a desforra do último desaire e sucesso desportivo, venha ele.



quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Receitas de Sucesso

*



Aproxima-se o mês de Janeiro, de importância fundamental para o Belenenses. É normalmente o mês das loucuras em que se contratam jogadores às dúzias, que se vêm a revelar de utilidade duvidosa, com representação nula em termos de valor para a SAD e sem conduzirem a resultados práticos desportivos. É o mês de todas as asneiras, razão pela qual a nossa direcção deveria reflectir muito bem nas eventuais contratações a fazer, uma vez que não estão em causa os objectivos traçados. Quanto a mim a equipa actual tem mais do que condições para atingir os objectivos definidos e de preferência tentava colocar os jogadores com menos utilização em equipas que garantissem a sua rodagem e pelo menos o pagamento parcial dos seus salários. Alguém vai ter que saír para entrar o Marco Aurélio e o eventual avançado.

Tenho também pensado sobre a idéia de criar neste blog uma espaço de "braimstorming" relativamente a sugestões para angariação de novas receitas para o nosso Belenenses e eventualmente colocar um inquérito para verificar até que ponto os sócios concordariam com elas.

Todos sabemos que é difícil haver idéias novas e o mais normal é adaptar-se algo que tenha sido utilizado noutro lado. Há 3 semanas falámos na possibilidade de criação do cartão de crédito do Belenenses e no Kit Azul. Esta semana, vamos lançar mais duas:

- alteração do nome do estádio;

- colocação de publicidade paga na pala (virada para o céu).


Em relação à primeira, as comparações são óbvias com o que aconteceu no recente mundial da Alemanha em que todos os estádios mudaram de nome, surgindo aí uma fonte de receitas enorme. Afinal até já lhe mudámos o nome uma vez, pelo que não seria nada de especial mudar outra, desde que a receita o justificasse.

Em relação à segunda, corresponde a um espaço publicitário de 10.000 m2, que é observado por todos os passageiros de aviões (pelo menos das filas exteriores) à entrada de Lisboa. Fazendo umas contas simples de 1 avião por minuto durante 16 horas e 50 pessoas com visibilidade para o exterior, temos um alvo de 48.000 pessoas/dia, sendo que essa publicidade também apareceria em todas as fotografias satélite, ou de avião de Lisboa, utilizadas em várias empresas de serviços nos seus sistemas de informação. Parece-me que seria uma alvo muito apetecível, por exemplo para as operadores de telemóvel ou rent-a-car.

Completo este post com um artigo publicado pelo consócio Luis Oliveira no http://actosirreflectidos.blogspot.com, por sinal de muito boa qualidade, mas que começou a ficar meio abandonado, um pouco à semelhança do Canto Azul, o que é pena.

Na sequência do primeiro dia pós meio século do Estádo do Restelo, convém aqui deixar registado que o nosso Complexo Desportvo é um autêntico bilhete postal da Cidade de Lisboa nas chegadas ao aeroprto da Portela, e na parte que me toca algumas das chegadas de avião à Portela, muitas vezes existe o contorno pelo sul de Lisboa, via Setúbal ou Serra da Arrábida, prosseguindo para Norte e entrando-se em Lisboa deparando-me algumas vezes com a imagem do Estádio do Restelo quando as condições atmosféricas são favoráveis.Ainda este ano tal me aconteceu, daí que quando saímos, o lado da janela é da minha esposa à partida de Lisboa e na chegada é para mim na esperança de sobrevoar o Restelo.A sequência de fotos exibe precisamente tal visão do nosso complexo despotivo visto de avião.Acreditem que também a Torre de Belém sabe bem a gente ver lá de cima.São os meus dois marcos da chegada a Lisboa.
Apenas me desgosta ver aquele mamararcho que custou 50 milhões de contos e corta a linha de vista Jerónimos e Torre de Belém
."

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Pão e Circo

.




«Panis et Circencis» era a forma de César calar o descontentamento dos romanos.

Seguindo a receita, amanhã há circo para os Belenenses, mas cuidado que o circo é só para os mais pequenos que sejam sócios, se têm filho ou neto que não seja sócio, é melhor nem pensar nisso.

Ave César!

segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Inquéritos de Dezembro

.

Esteve disponível durante duas semanas um inquérito que visava analisar a popularidade de algumas figuras proeminentes do Belenenses, em termos de angariação de votantes para uma eventual lista a apresentar. Destaca-se a votação de "nenhum destes" com 26% abrindo a possibilidade de uma outra figura se apresentar a sufrágio. Em relação aos nomes apresentados, Fernando Gouveia da Veiga esteve em evidência ao recolher 20% dos votos, seguido de perto por Cabral Ferreira com 17%. Nos lugares seguintes ficaram João Pela em 3º com 12%, Barros Rodrigues em 4ºcom 11%, Mendes Palitos em 5º com 8% e finalmente João Barbosa em último sem qualquer voto. Vamos voltar a colocar outro inquérito, mas gora relativo aos 3 primeiro nomes, substituindo no entanto João Pela por Barros Rodrigues, dado que o primeiro já disse não ter condições para avançar.




Por curiosidade questionámos os nossos visitantes relativamente à sua situação de sócio/ não sócio. Conclui-se que 77% são sócios, valorizando por isso mesmo os inquéritos aqui feitos em termos de popularidade. Curiosamente observa-se que existe uma tendência de entrada de sócios, contrariando a tendência dos últimos tempos. Assim, se 3% estão descontentes e vão sair, temos 11% que vão entrar, sendo destes alguns ex-sócios que vão regressar (ou pelo menos têm vontade disso). O mês de Janeiro é fértil em jogos grandes no Restelo, a equipa de futebol está a apresentar uma boa qualidade de jogo, a equipa de andebol está em alta, tal como a de rugby e até a de futsal acaba o ano muito bem. A concorrência a Cabral Ferreira vai ter que suar para se impôr e muito certamente que não vão deixar escapar nenhuma falha.




Um dos grandes problemas do Belenenses é a dificuldade na obtenção de receitas. Sabendo que a época natalícia é óptima para o negócio, pegámos em duas idéias de clubes nossos concorrentes de forma a verificarmos se teriam adesão em termos do Belenenses. As conclusões são claras: o kit Belenenses é apoiado por 93% e o cartão de crédito por 56 a 74%. Penso que especialmente a idéia do cartão de crédito poderia ter mais valias desde que a sua utilização fosse efectiva, o que permitiria obter uma receita dependente das compras efectuadas pelos respectivos proprietários, inclusivamente estrangeiros. Obviamente que a maior ou menor adesão a este produto estaria dependente das condições de acesso, tal como a anuidade, seguros contratados, etc, pelo que teria que se encontrar um pacote minimanmente concorrencial. No entanto, se a palavra de ordem é "encontrar receitas", aqui ficam duas propostas que, de acordo com os presentes inquéritos têm o apoio dos sócios. É pena é ter-se perdido a ocasião do Natal.





domingo, 24 de dezembro de 2006

Ano Azul escuro

.



Ano azul escuro do vale tudo, bom estamos em época de balanço.

Janeiro de 2006, foi o mês da contratação de Rui Jorge, derrota com o Gil Vicente pela mão do Couceiro, ordenados em atraso e a desforra de 5-0 ao Penafiel sob neve no Restelo.

Em Fevereiro, o sai e não sai de Meyong, Couceiro continuava a fazer das suas, melhor dizendo, não fazer, a deixar andar.

Março é o mês de Meyong se fazer a um dos três estarolas e o de aviar convites ao kilo como política para encher o estádio.

Foi em Abril que Anaïz Moniz se sagra campeã mundial de Juniores em Triatlo e Bruno Pais campeão nacional de seniores. A celebre AG que chumbou as contas de 2005 e que a mesa as deu como aprovadas e ainda Couceiro a deixar andar.

O balde de água fria é em Maio, o impossível aconteceu, os Belenenses desciam e estavam dependentes do caso “Mateus” para se manterem na 1ª liga. A última derrota com o famigerado Gil Vicente e pela mão de Couceiro adivinhava obra para as férias. Começam movimentações em torno do caso. O mundial está na ordem do dia. Jorge Jesus é contratado.

Junho, a cantareira de perdedores pede medidas à direcção, ultrapassando as suas competências e usurpando poderes que não tem. Continua o mundial e o caso “Mateus” prossegue de prazo em prazo com centenas de artigos a encher jornais e blogues.

É em Julho que Pelé e Meyong se transferem. Jiga jogas e brincadeiras do CD da Liga envergonham a justiça desportiva. Os Belenenses dispensam as férias para acompanhar as manobras e estarem atentos à chafurdice que se passava nos bastidores. O recém criado Blog Futuro Belenenses resolve juntar-se ao barulho e vai “pró moche”.

Na sequência do mês anterior, Agosto mostrou a força da blogosfera azul, transformando os jornais em papéis perfeitamente obsoletos, tal o volume de informação em cima da hora, 24 horas por dia. Qualquer acontecimento, nota ou comentário, foi tratado à exaustão e divulgado com eficácia. Artigos de opinião, crónicas, comentários eram um festival permanente. A equipa na incerteza do desfecho do caso, evoluía na pré-época em jogos contra equipas de 2º plano. Rui Jorge pede a reforma, como desculpa de ter uma cláusula que o libertava em caso de descida de divisão.

Setembro, o final do caso Mateus e a razão ao Belenenses. AGE chumba orçamento rectificativo. Andava tudo à procura do PAI que fora prometido e estava perdido.

Outubro foi o mês de corrida das Salésias, o evento mais participado do ano, se bem que não vi o PAI nem o SN. 50º aniversário do Estádio do Restelo e 87º do clube. Não houve Casino para ninguém.

Em Novembro foi o lançamento do livro de Fernando Correia, Matateu-8ª maravilha, mas foi também mês de a AG chumbar o orçamento de 2007. A equipa vai ziguezagueando pelo meio da tabela e Zé Pedro é o homem golo.

Pois é em Dezembro que se rasga a 2ª cobertura das piscinas, agora a olímpica, mas o problema é contornado com uma reparação. A direcção e apesar do orçamento de 2007 chumbado decide não se demitir, certo é que Ester Monteiro ficou pelo caminho. Com o FCP acabaram as resmas de convites distribuídos para o pessoal. Meyong já não sonha com os 3 estarolas e já ambiciona o Belenenses após um estágio no Levante. Ordenados em atraso já é sina.

Os factos estão aí, que ano!

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Boas Festas

.





A todos os leitores do Blog Futuro Belenenses e suas famílias desejo um Bom Natal.

Bom Natal

.

Para meio entendedor,,,

.

Falta de Categoria

*




O Benfica derrotou esta noite o Belenenses por 4-0, num jogo em que o árbitro, Bruno Paixão revelou mais uma vez a sua inaptidão para a arbitragem, ajudando claramento a tese de que todos os árbitros indiciados no processo Apito Dourado não deveriam estar a apitar jogos profissionais.

De acordo com o Público, "os árbitros internacionais Lucílio Baptista, Paulo Paraty e Bruno Paixão foram constituídos arguidos neste caso, a par de outros 10 árbitros da primeira categoria."

Ainda de acordo com o Público, "Esta situação "permitia-lhes encetar os contactos com antecedência", afirma o diário, dando como exemplo as escutas interceptadas antes do jogo Belenenses-Boavista, arbitrado por Bruno Paixão. Numa conversa entre João Loureiro e Ezequiel Feijão, ex-árbitro e observador da Liga, o presidente do Boavista pede que a equipa de arbitragem seja abordada e dá as instruções: "Ele [Bruno Paixão] chegou onde pediu (...), se quer umas viagenzinhas para o ano e tal... temos... temos... de atalhar caminho, pá! Tu pediste... foi-te concedido", revela o jornal."

Luis Filipe Vieira está a tirar dividendos de se ter constituido como "interessado" no processo e o Belenenses foi claramente prejudicado no jogo desta noite.

Tudo começou com um lance inofensivo em que por deficiência técnica de um avançado do Benfica, remata a bola para uma direcção sem sentido, apanhando Gaspar de lado. Este, tal como mandam as regras coloca os braços para trás das costas e roda o tronco na direcção da bola, sendo que esta lhe toca no ombro. Gaspar tem os braços em baixo e tenta claramente desviá-los da direcção da bola da forma como a FIFA recomenda. Bruno Paixão mostrou clara incompetência ao assinalar a grande penalidade que Simão converteu no 1-0. Como se isso não bastasse fez vista grossa a uma carga de Luisão sobre Zé Pedro (?) na grande área do Benfica, em que o defesa da casa coloca ambos os braços sobre o nosso jogador, impedindo-o de saltar.

Durante o resto do jogo viu-se a marcação de faltas contra o Belenenses por motivos bastante discutíveis e a contínua "vista grossa" relativamente a faltas à entrada da grande área benfiquista, como naquela em que é preso o pé do Zé Pedro a meio metro da grande área.

Destaco na nossa equipa a determinação revelada até final do jogo, bem como a manutenção da "cabeça fria" face a asneiras tão graves da equipa de arbitragem.

Costinha esteve numa noite particularmente infeliz, bem como Nivaldo ao deixar fugir o Kikin mesmo nas suas barbas. Dady está a melhorar e já se consegue sair bem no 1-1 com os defesas benfiquistas. Quim do Benfica esteve verdadeiramente fora-de-série.

O meio campo do Benfica esteve regra geral muito bem, sabendo explorar devidamente os erros da nossa defensiva e da arbitragem.

Parabéns aos Jorge Jesus pela atitude ofensiva e a todos os jogadores por manterem a cabeça fria e que devem ser devidamente louvados por isso. Quanto ao árbitro, apelo aos nossos dirigente para que façam sentir a nossa indignação face ao que ocorreu na Luz.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Estranha sensação

.




Sinto o cheiro a vitória, Oxalá não me engane, o meu cheiro dos Orixás raramente me engana, estou longe e estou perto, não mexo com a desgraça, com o mau olhado, com nada, espero, deixo a turbe avançar ao terreiro, no horizonte vejo relampagos azuis por cima do Colombo, vejo a noite apesar de ainda ser dia, vejo festa pequenina e sonho que essa festa seja azul.

O que adivinho, mistura-se com o sonho, a visão e o querer, não sei dintinguir onde começa o futuro e acaba o desejo, mas sinto e vejo a vitória!

Futsal Travou Série Negra

*


O futsal acabou por ser a nossa melhor modalidade deste fim-de-semana, se bem que todas as outras modalidades importantes tenham estado razoavelmente bem.

Assim, temos

A Subir após uma série negra de 3 derrotas seguidas está a equipa de Futsal que conseguir reocupar o 7º posto (em 14 equipas) com 16 pontos em 11 jogos (a reduzir a distância para 12 do novo lider, Benfica), após a vitória forasteira por 3-2 sobre o Modicus- Sandim;

Estável em 1º lugar ao 14º jogo está a nossa equipa de Andebol, que mantém o 1º lugar isolado (em 13 equipas) com 37 pontos. No entanto o Benfica que segue em 2º lugar a 2 pontos de distância, mas tem menos um jogo. Esta semana perdemos com o Águas Santas fora por 24-20 e vencemos o Ginásio Clube do Sul por 30-20 no Restelo.

A manter após duas semanas consecutivas de subida, está a equipa de Futebol , que está em 9º lugar (em 16 equipas), com 20 pontos em 13 jornadas e continua a 17 do lider (Porto), mas tem menos um jogo. Esta semana teve uma vitória brilhante sobre o Maritimo, em vésperas de uma jornada tripla muito complicada (Sporting em casa e Benfica duas vezes);

A manter está a equipa Basket que continua num sofrível 7º lugar (em 9 equipas) com apenas 4 vitórias em 12 jogos. Nos últimos 2 jogos tevem uma vitória por 86-82 sobre o Barreirense e uma derrota forasteira ante o líder, Ovarense, por 89-79.

Em relação às restantes modalidades tivemos uma vitória no rugby (Cascais 11 Belenenses-25) e derrotas no volei feminino (Povoa-3 Belenenses-2) e polo aquático (Bel-10, CDUP-13). Curiosamente não há qualquer classificação actualizada do rugby e polo na internet. Em relação ao volei descemos abruptamente para o 4º lugar e estamos a 3 pontos do Braga, que é 1º.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Ninguem se balda

.






Jorge Jesus convocou o plantel todo, incluindo aleijados, Marco Aurélio (não inscrito) e o Faísca.

Os que não servem para jogar vão apoiar e o autocarro chega para todos.

Pelo que vou lendo, até que enfim que o JJ afinou pelo discurso correcto, só a vitória interessa.

As armas vão lá estar todas, até as muletas, gostei do grito, à carga!!!

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Troféu Cruz de Cristo

.





O Troféu Cruz de Cristo 2006, atribuido pelo Blog Futuro Belenenses à personalidade azul que mais se destacou no ano, é atribuido a:

Oposição à Direcção

A fuga para Espanha

*



(por cortesia do amigo João Castro)
«do livro de Carolina»

"No início do livro, Carolina revela que conheceu o presidente do FC Porto, com a mediação de Reinaldo Teles, um dos homens da SAD portista que frequentava o Calor da Noite, bar de alterne, onde a autora trabalhava madrugada dentro.

Joaquim Oliveira, empresário dos media, também frequentava o local assiduamente, e quando surgia era "sinónimo de festa de arromba".

"As minhas pernas começaram a tremer, senti um frio no estômago e tive que sair da pista de dança", lembra quando viu Pinto da Costa pela primeira vez.

"Previ que estava a nascer um grande amor e não me enganei. Dançámos três músicas seguidas e a sensação que tinha era que apenas existíamos nós, não havia ninguém em volta. Fez-me sentir uma verdadeira princesa", confessa.

Certa noite, ao despedir-se de mim, não me deu um beijo na cara, como era usual, mas um beijo na boca [...] estava completamente apaixonada [...]

Demorei uma eternidade na casa de banho a tentar evitar o inevitável [...] Ele já me esperava, pacientemente, na cama [...] E vivi uma linda e inesquecível noite de amor.

Depois, o início das revelações que comprometem Pinto da Costa: "Sempre que, durante um jogo, o Jorge Nuno achava que o árbitro tinha prejudicado o FC Porto, ligava ao senhor José António Pinto de Sousa, presidente do Conselho de Arbitragem, que lhe atendia o telefone, começando por manifestar a sua indignação perante a incompetência do árbitro, mas acabando sempre por marcar um jantar para fazer as pazes

Pinto da Costa festejou vitória da Grécia

Uma das confissões mais relevantes da ex-mulher de Pinto da Costa reside no facto de o presidente do FC Porto ter festejado o triunfo da Grécia no Euro 2004.

"O Jorge Nuno alterou-se com o senhor Scolari quando percebeu que este não cederia às suas vontades. O que incomodava Jorge Nuno era o facto de toda a gente ter percebido que o presidente do FC Porto perdera o poder que gostava de ostentar sobre todos os aspectos do futebol português, incluindo a equipa de todos nós. Conheço casas onde o desaire [refere-se à derrota de Portugal na final do Euro 2004 com a Grécia] foi festejado com a abertura de uma garrafa de champanhe. A minha, por exemplo.

Apito de alerta do amigo Lourenço Pinto...

"Foi o doutor Lourenço Pinto quem, às sete da manhã, nos telefonou para casa avisando que o major, o doutor Pinto de Sousa e alguns funcionários da Câmara de Gondomar tinham recebido a visita da PJ. O Jorge Nuno ficou deveras perturbado com o que estava a acontecer ao major. Receava que o major ou Pinto de Sousa falassem de mais. Esta era a sua preocupação",
relata.

Na véspera da sua detenção, que nunca chegou a acontecer, Pinto da Costa contou com uma preciosa ajuda, nada mais nada menos que Lourenço Pinto, advogado do major Valentim Loureiro.

Tendo em conta o acontecimento, o conhecido advogado, segundo Carolina Salgado, marcou um almoço no restaurante Boucinha, em Vila Nova de Gaia.

"À mesa fomos informados com pormenor da situação. Na manhã do dia seguinte, uma brigada da PJ iria entrar na nossa casa e na casa de Reinaldo Teles com mandados de busca e de detenção (...) Foi muito acentuado que os agentes eram de Lisboa, como se por isso o perigo triplicasse, o que não me pareceu uma análise correcta. (...) Quer o Jorge Nuno, quer o Reinaldo Teles ficaram petrificados com as informações. O Reinaldo ficou branco, quanto ao Jorge Nuno, o que ouviu, da boca do dr. Lourenço Pinto, deu-lhe positivamente a volta à barriga. Não havia tempo a perder. O Jorge Nuno tinha de sair do país", diz.

António Araújo não foi avisado, segundo Carolina Salgado, por ser "o elo mais fraco" e para que a estratégia montada "funcionasse na perfeição".

A mãe de Carolina estava incumbida de atender os agentes da PJ, tendo de dizer a frase previamente combinada: "O senhor Jorge Nuno e a esposa aproveitaram o feriado para dar um passeio." Isto numa altura em que o casal se encontrava na Galiza.

Como curiosidade, a mulher de Reinaldo Teles recebeu os agentes da PJ com uma frase elucidativa da sua seriedade: "Não dormiu cá. De certeza que passou a noite com alguma amante!"

Reinaldo Teles pernoitou num hotel do Porto.

Carolina Salgado lembra que ela e Pinto da Costa resolveram deixar o cofre da casa aberto, "numa atitude de descaramento e provocação".

Já em Espanha, "Jorge Nuno acusava o Major de ter falado de mais e não ter cuidado".

Confraternização com árbitros

Para sustentar a sua tese, Carolina faz uma confissão bastante perniciosa para o líder portista: "Os árbitros Martins dos Santos e Augusto Duarte eram visitas de nossa casa, sempre trazidos pelo António Araújo. Por ser muito cuidadoso, Jorge Nuno nunca falou com um árbitro ao telefone, nem precisava de o fazer, visto que eles iam lá a casa para confraternizar.
Eram levados pelo empresário António Araújo, bebiam café e comiam chocolatinhos. O Araújo funcionava como uma ponte entre o Jorge Nuno, o Reinaldo e os árbitros, disponibilizando-lhes simpatias, tais como raparigas e outros bens."

No dia do encontro, em casa, com o Beira-Mar, a contar para a Liga, Pinto da Costa combinou ir depor. Mas se ficasse detido havia uma estratégia bem montada: "Se, por acaso, Jorge Nuno ficasse detido por ordem da juíza, tal como aconteceu com o major, os Super Dragões invadiriam o Tribunal, destruindo tudo à sua passagem, e libertariam o presidente. Cá fora, eu estaria à sua espera num local previamente combinado e fugiríamos para Espanha, de onde só regressaríamos sabe-se lá quando."


Entretanto, Carolina recorda que teve o "desprazer de ouvir Joaquim Pinheiro [irmão de Reinaldo Teles] dizer em voz bem alta que se não fosse ele o presidente estava engavetado, devido a uma informação de um amigo seu da PJ do Porto".

A "coça" a Ricardo Bexiga

"Há que limpá-lo", disse Pinto da Costa relativamente a Ricardo Bexiga, vereador socialista da Câmara Municipal de Gondomar e alegado delator das irregularidades naquela edilidade.

Carolina conta que se prestou ao serviço "mais desgraçado e degradante" da sua vida.

Então, alegadamente, Pinto da Costa, "com as suas ligações ao submundo", disse a Carolina quem é que ela deveria contratar para bater no vereador.

"Explicou-me como deveria actuar, pagando metade do preço à entrada e outra metade à saída, ou seja, antes e depois da agressão. O serviço custava 10 mil euros, dinheiro que me entregou sempre em notas e que retirou de uma grande gaveta da cómoda do nosso quarto, na Madalena, gaveta que, para meu espanto, estava sempre a abarrotar de dinheiro vivo", lembra.

Depois de Ricardo Bexiga ter sido agredido, Carolina Salgado teve um rebate de consciência, tendo desabafado o seu arrependimento com Lourenço Pinto, que teve uma tirada deliciosa.

"Oh, minha querida, mas ele ficou a falar!", ao que Carolina respondeu:
"Mas eles partiram-no todo." Lourenço Pinto não modificou o discurso: "Sim, mas ficou a falar."

Carolina revela ainda que pediu desculpa a Ricardo Bexiga e que esse episódio "foi o princípio do fim" da sua relação com Pinto da Costa.

Os arrependimentos de Carolina

Carolina Salgado não se coíbe de mostrar arrependimento de muitas das atitudes que tomou.

Por exemplo, o facto de não ter apertado a mão a Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica.

Na época 2003/2004, aquando da visita do FC Porto ao Estádio da Luz ficou decidido que Pinto da Costa sentava-se no banco e Carolina na tribuna.

"Ali chegada (...) primei pela educação, numa atitude provocatória. Recusei cumprimentar o senhor Luís Filipe Vieira deixando-o de mão estendida.Depois fui para a casa de banho retocar a maquilhagem, perante o horror das senhoras do Benfica que nem conseguiam olhar para mim a direito. Pelo telemóvel, ir contando estes meus passos que rejubilava. És um espectáculo, Carolina', dizia, pedindo-me que lhe contasse todos os pormenores", sublinha.

Na temporada seguinte, Luís Filipe Vieira tinha decidido não deixar Carolina entrar na tribuna. Então, a companheira de Pinto da Costa decidiu ir para a bancada, na companhia dos Super Dragões, acompanhada de uma tarja direccionada ao líder encarnado.

Pinto da Costa quando viu a tarja, que dizia "Ó orelhas, estou aqui", ficou radiante. "O Jorge Nuno, hiper-feliz, mandava-me mensagens apaixonadas:
'Ouve lá, estás em grande' e 'Espectáculo'", refere.

No final do encontro José Veiga e Luís Filipe Vieira insultaram Carolina "de todas as maneiras e feitios, com alusões ao Calor da Noite", o que desagradou a cônjuge de Pinto da Costa.

"Fiquei triste não pelo que eles disseram, mas pela apatia do Jorge Nuno que vi, pela televisão, encostado a um canto da sala de imprensa, sem a menor disponibilidade para reagir ao achincalho que, para todos os efeitos, eu, a sua mulher, estava ali a sofrer", destaca.

José Mourinho rasgou a camisola de Rui Jorge Não se percebe no livro se Carolina Salgado viu, mas a sua frase não deixa dúvidas a ninguém.

"José Mourinho rasgou a camisola do jogador do Sporting, Rui Jorge", diz a antiga companheira de Pinto da Costa, reportando-se ao empate entre leões e dragões, a 1 de Fevereiro de 2004.

"Este acto do Mourinho provocou a fúria dos adeptos do Sporting, que me insultaram, quando me dirigia para o parque de estacionamento (a que não deveriam ter acesso...), e foi o próprio Rui Jorge que, saindo do seu carro, acorreu em minha defesa, dizendo que eu não tinha nada a ver com o acontecido", conta, numa revelação surpreendente.

Tendo problemas de flatulência [...] de vez em quando descuidava-se [...] em cerimónias oficiais, levando-me a acender, de imediato, um cigarro para disfarçar o odor.

Cortava-lhe as unhas dos pés e aparava-lhes os pêlos das orelhas."

Bons banhos, mesmo antes do natal,

*



Cabral Ferreira tem-se desfeito em amabilidades para os nadadores, tentando criar as condições mínimas que como seria de esperar considera sempre óptimas.

Já lhe foi reconhecido o esforço e espera-se que seja para continuar, mas com verdade e controlo sério.

Ontem mesmo, reabriu a piscina olímpica, ainda sem as «cordas» delimitadoras das faixas e como estava previsto com a temperatura abaixo do praticável. Abaixo é favor, ao primeiro mergulho a saída da água foi imediata... era o 3º herói a experimentar.

Hoje, já uns cinco experimentavam umas braçadas, com uma temperatura 4º abaixo dos mínimos e a temperatura do ar pouco convidativa.

Antes no caminho, uma passagem por uma loja de desporto, onde fui encontrar duas ex-nadadoras do complexo. Nadam agora por outras paragens, bem as tentei dissuadir e trazê-las de novo, sentindo-me um cigano a vender contrafacção numa feira, tal o volume de queixas formuladas. Lá prometeram aparecer mais para o verão e se as coisas melhorarem, talvez para a próxima época voltem.

As grandes queixas das senhoras, para além da temperatura e qualidade da água, prende-se com os balneários e por essa razão quando cheguei ao Restelo fui verificar no caso dos homens quais os duches operacionais e eis o resultado:

Balneários de boxes individuais

A - 14 boxes - duches operacionais 0

Balneários colectivos

B - 9 duches - 5 operacionais

C - 9 duches - 4 operacionais

Os duches A e B são de temporizador e com benevolência consideram-se operacionais os que dispõem de água fria e a quente temporizada a 20 segundos, se bem que considerámos até os de 8 segundos como bons, regeitando apenas os que não ultrapassam os 2 segundos.

Damos como inoperacionais os que não temporizam a água quente, os que faltam os manípulos de água quente ou fria.

Duches prévios mistos 2 - operacionais 1 (tipo desenrasca com jeito e manípulo na mão)

Sanitários a funcionar, ai, ai, fluxómetros de urinóis, nem um operacional.

O rebuçado é que não tem faltado o papel das mãos nos lavatórios.

Portanto sr. Presidente, espreite lá isto e a propósito da sua missiva que dá título ao artigo, é nos duches que se toma banho, na piscina nada-se ou treina-se.

Bom Natal.

Xandala

Dupla Maravilha

*





As estatísticas são um assunto interessante e nas vésperas de um clássico ainda se tornam mais aliciantes.

O Belenenses esta época está a fazer uma carreira mediana, sendo que o plantel apresentado tem uma característica interessante: sempre que na equipa titular se juntam Costinha e Zé Pedro, a equipa não perde. Quando um deles não está presente, a derrota foi sempre uma certeza.

Assim, podemos estabelecer a seguinte comparação com a média da equipa.

Média da equipa em 13 jogos (20 pontos, 15 golos marcados e 10 sofridos).
...Pontos por jogo: 1.5
...Golos marcados por jogo: 1.2
...Golos sofridos por jogo: 0.8

Média da dupla maravilha nos 8 jogos em que entraram (20 pontos, 14 golos marcados e 3 sofridos):
...Pontos por jogo: 2.5;
...Golos marcados por jogo: 1.8
...Golos sofridos por jogo: 0.4

Chega-se assim à impressionante conclusão que basta um deles faltar para que a equipa perca. Ora isso aconteceu nos jogos com o Boavista e Nacional, em que Zé Pedro esteve castigado e nos jogos com a União de Leiria, Estrela da Amadora e Porto, em que o Costinha esteve lesionado.

Estes 2 jogadores são pois o centro da espinha dorsal do Belenenses, em que a sua influência é determinante na organização da equipa. Com algum deles de fora, perdemos sempre e com os 2 juntos pontuamos sempre e praticamente não sofremos golos.

Quando se destaca o Zé Pedro na equipa não podemos deixar de falar no Costinha, pelo que a tarefa de Marco Aurélio não vai ser fácil para recuperar o lugar na baliza. O jogo com o Benfica vai ser determinante para se tirarem conclusões.

No entanto o melhor jogador de todos na equipa não é nenhum destes dois, mas sim, pasme-se: Dady. Dady é o jogador que consegue uma melhor média a nível pessoal, de entre todos os que entraram a titulares na equipa. Nos 7 jogos em que foi titular, ganhámos 5, empatámos 1 e apenas perdemos 1.
Médias de Dady:
...Pontos por jogo: 2.3
...Golos marcados por jogo: 1.6
...Golos sofridos por jogo: 0.4

Dady quando é titular garante-nos não só muitos pontos, como dá garantias de uma boa defesa, provavelmente por segurar bem os defesas lá à frente!!!

Um destaque final para Fernando, que fez apenas 4 jogos a titular, mas nunca perdeu qualquer deles.

A lista dos jogadores mais influentes no Beleneneses, contabilizando os pontos que a equipa alcançou quando eles foram titulares, fica assim ordenada:
1. Dady: 2.3 pontos/ jogo
2. Costinha e Fernando: 2.0 pontos/ jogo
4. Rolando: 1.9 pontos/ jogo
5. Zé Pedro e Candido Costa: 1.8 pontos/ jogo
7. Ruben Amorim e Nivaldo: 1.7 pontos/ jogo



Receita para o milhafreiro

Pedimos ao Jorge Jesus uma receita exclusiva para o milhafreiro, claro com a respectiva dedicatória. Aí está ela.



É já na quinta-feira, palmilhando para lá ou via tv, assistam ao cozinhado.

Pasquim e pasquim 10






Este sábado dava-nos o pasquim a notícia que o Beira-mar iria ter uma AG para discutir o clube. Grande Beira-mar, apesar de os sócios votantes apontados serem em maior número que os nossos e nas AGs não estarem mais que 50. Viva a democracia!

Já o pasquim 10 que tem vindo a piorar a qualidade de número para número, trás uma sondagem encomendada à Aximagem, raio de nome, parece pessoal do haxe a ter visões, que nos dá a saber que perguntou a 550 pessoas, das quais 293 mulheres, com telefone fixo, eleitores e espalhados como o costume, se a liga devia parar no natal quase um mês?

Milagre, a maioria acha que sim, são todos dos 3 clubes e com um pouco de jeito nem sabem se uma bola para além das que vendem nas padarias, são quadradas.

Admitem eles que a sondagem on-line da Liga em que 70% contrariam aquela sondagem.

Cá para mim é o lobby dos pastéis que quer bola no natal, não bolas de natal, não as bolas que os tipos trazem, futebol mesmo...

domingo, 17 de dezembro de 2006

Reforma

*






Está na hora da reforma.

Da ideia inicial de diagnosticar e procurar um rumo para os Belenenses, não há muito mais a fazer.

A vontade era honesta e o contributo de pouco ou nada valeu.

Paralelamente e com relutância às novelas, demos uma mão no caso «Mateus» e em outros assuntos que interessam a todos os Belenenses, fez-se o que se pôde.

A publicação média superior a dois artigos/dia ultrapassa a nossa disponibilidade e por outro lado, não tem a audiência mínima esperada.

Quer isto dizer que o tema proposto pelo blog não tem interesse generalizado para a maioria dos sócios e adeptos.

O palco da discussão vai transitar para as candidaturas e não fará sentido a intromissão sem um alinhamento que naturalmente não temos.

Não é o fim do blog para já, mas é o fim da «categoria» diária que mantínhamos.

Ano Novo, vida nova e seguiremos para o esporádico, o caminho dos reformados.

Aos muitos leitores que nos visitaram, o nosso obrigado e aos amigos que se fizeram, vemo-nos pelo Restelo.

A todos os editores que por aqui passaram, um agradecimento especial e em particular ao Pedro Martins.

Saudações Azuis

Natal na piscina






Noutros tempos seria pouco realista pensar que um acidente como o ocorrido com a cobertura das piscinas, fosse resolvido em tão pouco espaço de tempo.

A capacidade de resposta e a eficácia são estranhas a uma direcção resistente à mudança, felizmente as coisas mudam e o que deveria ser normal é tido como extraordinário.

Apesar de se poder considerar normal, uma semana está acima do que se possa exigir, revela um grande esforço e empenhamento pessoal do presidente.

Amanhã abre a piscina olímpica e espera-se que estejam em condições, mas não como o comunicado de 12 do corrente que diz, «... para que possa novamente ser utilizada com a qualidade habitual e desejada, por todos os frequentadores do nosso Complexo de Piscinas.». porque a qualidade habitual deixa muito a desejar, com esporádicos lapsos de tempo.

Aguardemos e desde já agradecemos o esforço desenvolvido.

sábado, 16 de dezembro de 2006

Os simpáticos alternam?

*



Atrasados, lá vamos nós ao lampionário, não me estou a ver a tratar o presidente deles como eles o tratam, mas pronto ficamos por presidente por uma questão de respeito.

Mas aproveito para mandar um recado para o nosso Presidente, nem pense em alternar no lampionário, bem vistas as coisas, até é anti-estatutário utilizar equipamento diferente de camisola azul e calção branco, salvo se fôr imposto o alternativo, não somos alternadeiros baratos.

O que eu gozei com o fardamento do porto, tipo galp, saíu-me na rifa no marítimo...

Haja decoro porque o alternativo deve ser neutro, um dia destes falamos.

Nota para lampiões: Sei que os pontos no lampionário são pesados, contenham-se que levo grua.

Nota para os Belenenses: Quantos pés tem o Zé Pedro? Quantos zés pedros têm os lampiões? Entenderam?

Nota para JJ: Abre a pestana, confiamos em ti.

Nota para os jogadores: Se querem ter BOAS FESTAS e os sócios a encher o Restelo, eis o momento de dizer presente!

Nota para as claques: E que tal gritar bem alto os cânticos do Belem? Que tal criar cânticos especiais para jogadores? De tantos cânticos de Belem não há nenhum para dedicar ao Zé Pedro?


A minha prenda de natal

*



Já pedi a minha prenda de natal ao presidente, quero recebê-la na quinta-feira!

Quero ainda outra prenda que lhe disse, mas que não é para aqui badalar, é surpresa.

Se eu tiver as minhas prendinhas vou ter um Natal Azul e Feliz.

E se mas der pode deixar que eu encarrego-me de as dividir com esses milhões de azuis beléns por este Portugal e por esse mundo fora.

Presidente, veja se anotou tudo direitinho!




sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Os Deuses Devem Estar Loucos...

*



Mas o que é isto? Golear na Madeira? Mas que Belenenses é este, que quando se diz que luta pela Europa, perde e quando se diz que vamos sofrer muitas derrotas e sofrer muito, desata a ganhar? Ainda por cima num dia em que a equipa de Basquetebol também ganhou por 86-82 ao Barreirense (Cameron Echols-30 pontos!!!).

Então a malta leva uma semana a mentalizar-se para o sofrimento e leva uma prenda destas? Os Deuses devem estar loucos, ou então a equipa finalmente conseguiu adquirir os automatismos e entrosamento adequados. O contra-ataque parece também que finalmente passou a funcionar, com Silas muito mais perigoso nas situações de 1-1 na grande-área.

O Belenenses destacou-se em termos organizacionais, na defesa, na utilização de poucos passes na construção das jogadas e no perigo iminente que causava sempre que se aproximava da balisa.

Silas aos 9 minutos, José Pedro aos 45, Eliseu aos 58 e José Pedro novamente de penalty aos 64' fizeram os golos pelos laranjas (côr com que jogámos hoje) e Lipatin reduziu aos 68'.

Em destaque estiveram Costinha, com intervenções importantes e Eliseu com influência directa em 2 golos.


Parabéns a toda a equipa, extensíveis aos rapazes do Basket.
O Belenenses hoje foi GIGANTE!!!



quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

As personagens que se perfilem 2


Na análise dos elegíveis cabe hoje a vez de Cabral Ferreira, o potencial candidato surge nas sondagens inevitavelmente e ocupa um espaço tímido fruto dos desempenhos condicionados e do pontapé na bola.

Como membro natural da I divisão que com Gouveia da Veiga e se fecha com Barros Rodrigues, enfrentam a II divisão que é resultado das sondagens e intenções dos bloguistas, onde pontua Mendes Palitos, o último adversário eleitoral, João Barbosa o homem do futsal e Vice actual e João Pela, o tal das piscinas e das Ags (deste nem que me matem vou falar, quem o meteu aqui que o ature e fale dele a esta hora 20 piscineiros(as) devem estar de serviço ao blog para ver se conseguem votar 2 vezes nele).

Voltando à questão, não foi até à data assumida qualquer candidatura, apenas as figuras potenciais e escrutinadas em sondagens constam desta apreciação.

Retrato temos, mas se vai embelema para um, vai para todos, aqui é gente séria, não é como os pasquins.

Cabral Ferreira, o actual presidente da direcção, não porque o tenha assumido tecnicamente, mas porque a sua condição lho impõe à partida é apontado como potencial candidato na defesa do título que ostenta.

Nos seus méritos pode-se apontar a escolha do actual treinador, J.Jesus que soube suportar vendas importantes sem contestação e dar cartas com uma equipa mal estruturada pelas razões conhecidas.

A opção pela acumulação com a SAD à falta de figura interventiva e competente.

O valor do combate no «caso Mateus» é inegável e não pode ser ofuscado por eventuais culpas na siruação a que o clube chegou, pode ter errado com Couceiro, mas assumiu e resolveu.

A resolução de assuntos específicos que em boa verdade deveriam ser assunto de outros, como o caso das piscinas, leva ao conceito de bombeiro de serviço que deixou escapar anteriormente, mas se o vice nem está em Portugal, que fazer (haveria que fazer, mas…) senão deitar mãos à obra.

O molho de vices que se diz terem-lhe sido impostos por Sequeira Nunes, acredito que nem todos, desertaram nos momentos críticos e nisso a 2ª parte do mandato é pródiga em exemplos de intervenção.

Pois tem sabido Cabral Ferreira, ficar no meio da praça enfrentando o desafio, coragem e responsabilidade não falta.

De fácil trato e bom ouvinte, é difícil não se simpatizar com a pessoa, que vacila entre a humildade e o todo poderoso que usurpa poderes que não tem, mas quando se vê que senão for ele não é ninguém, de que acusar?

Pela negativa a falta de organização, o buraco financeiro, os resultados desportivos da época transacta, a relação com os sócios em especial nas Ags e a não alteração dos estatutos.

Cabral Ferreira já o disse, caso se volte a candidatar não apostará na continuidade, mas sim na ruptura, o que é que isso quererá dizer?

Decerto com outra equipa e com outra estrutura Cabral Ferreira seria um outro presidente, será que o vai tentar?

Se assim fôr terá que ter horizontes credíveis e explicar bem porque falhou em tantos campos, nem que tenha que pôr no cadafalso as cabeças de ex-colegas.

Que avançe Cabral Ferreira!

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Pombal nas piscinas

*



O complexo das piscinas de origem tinha previsto um restaurante ou bar com esplanada, uma vista magnífica sobre o tejo, na cobertura do edifício de entrada.

Com o tempo e a dança das capelinhas, o espaço panorâmico foi ocupado pelos serviços de contabilidade e a esplanada desprezada a favor dos pombos. Dá Deus nozes a quem não tem dentes.

O tal espaço nobre de lazer, ocupado com os ditos serviços serve apenas de restaurante a pombos vadios, fraco investimento.

Do muito errado que isto seria, esquecem os zelosos empregados que é proíbido alimentar pombos vadios em Lisboa, tal como na maioria das urbes, sendo uma contra-ordenação às posturas municipais.

Como agravante isto passa-se junto a piscinas, mais, que estas no verão ficam a descoberto e manter pombos perto de piscinas é um atentado à saúde dos utentes.

Recordo o artigo de pesquisa do Pedro Martins «É importante salientar ao leitor a importância de manter a higiene adequada de suas piscinas em relação a diversas doenças que podem acometer humanos e animais. As doenças podem ser consideradas zoonoses (acometem animais e são transmissíveis ao homem - e vice-versa) e antropozoonoses (acometem o humano e são transmissíveis aos animais).

Uma recomendação é não permitir o acesso de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (principalmente roedores) às piscinas. Mesmo que estes sejam pertencentes à família - no caso dos animais domésticos - pois, sendo irracionais, eles não tem comportamento higiénico adequado.(…)

Micoses (doenças transmitidas por fungos): Candidíase (Candida albicans), que causa dermatites (problemas de pele) e vaginites (mulher), assim como a Malassesia pachidermatis e Malassesia restricta. Estes fungos são resistentes à ação do cloro. A criptococose (causada pelo fungo Criptococcus) é outro fungo, encontrado nas fezes de pombos, de onde podem contaminar o homem, dando horigem a infecção pulmonar e meningite.»

Não admira pois a contaminação da água e os problemas que infelizmente atingem os nadadores em determinadas ocasiões.

Junto às notícias dos banhos caninos nas piscinas em que nada foi feito, vem mais esta vergonha.

Será que ninguem pensa naquela casa?

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Maré Cheia no Andebol

*



O andebol foi sem sombra de dúvida a nossa melhor modalidade deste fim-de-semana, se bem que a equipa de futebol tenha estado muito bem.

Assim, temos
Estável em 1º LUGAR ao 12º jogo está a nossa equipa de Andebol, que mantém o 1º lugar isolado (em 13 equipas) com 33 pontos, fechando a 1ª volta na frente, tal como prometido após a vitória sobre o ABC. Este fim-de-semana foi a Aveiro bater o São Bernardo e garantiu uma presença directa nas meias-finais da Taça da Liga, troféu do qual somos detentores.

Realce no último jogo para Bruno Moreira e para Pedro Spínola com 7 golos cada um, que foram os nossos melhores marcadores. Esta equipa tem sido sistematicamente elogiada não só no próprio site da Liga de Andebol, como em todos os jornais desportivos. O grande atributo é o espírito de equipa.

A SUBIR pela 2ª semana consecutiva, está a equipa de Futebol capitaneada pelo Silas, que ascendeu ao 9º lugar (em 16 equipas), com 17 pontos em 13 jornadas e continua a 17 do lider (Porto), mas tem menos um jogo. Esta semana teve uma vitória brilhante sobre o 3º classificado, em vésperas de uma jornada tripla muito complicada (Maritimo fora e Benfica duas vezes);

Estável: Volei feminino mantém-se no 2º lugar (em 10 equipas) com 17 pontos em 10 jogos e está agora a 2 pontos do lider (o Braga), após a derrota caseira com esta mesma equipa.

Estável: Polo aquático não houve jogo, pelo que mantém o 6º lugar (em 10 equipas) com 10 pontos em 8 jogos (a 12 do lider, Amadora).

A DESCER: Basket desceu para o 7º lugar (em 9 equipas) com 9 pontos em 10 jogos e mantem-se a 15 do lider (a Ovarense, que tem menos um jogo). Cameron Echols voltou a destacar-se no último jogo, sendo considerado um dos jogadores da jornada pela Liga de Basket.

A DESCER pela 2ª semana consecutiva (3 derrotas seguidas) está o Futsal que já caiu para o 8º lugar (em 14 equipas) com 13 pontos em 10 jogos (a manter a distância de 14 do lider, Sporting, que tem menos um jogo), após a derrota por 2-3 com o Olivais no Restelo. Espera-se agora que comece a inverter essa tendência;

Rock and roll

*
Da direcção solidária como mandam os estatutos à unanimidade na continuidade de funções, por não existirem razões para demissão em bloco, nem mesmo que as ilações «assembélicas» não foram mais que uma miragem, levaram a bons serviços de Cabral Ferreira como monarca eleito.

Esqueceu-se e mandou um comunicado em tempo em seu nome pessoal, depois veio outro já «rubricado» pela direcção.

Que o homem tem sido o bate, escova e aspira, já sabiamos, mas onde anda o vice das piscina que ninguém lhe põe as vistas em cima?

Adivinhem?

Será que votou na célebre reunião de 2ª feira por video-conferência? E já agora em que língua?

Já perguntei e apetece-me perguntar de novo, e o Ruas votou nessa unanimidade? A Ester demissionária também votou a continuidade com declaração de voto que a direcção não tem condições para continuar?

O Barbosa apareceu ou foi por telefone?

Será que dúzia e meia reunidos democraticamente à porta fechada, têm mais legitimidade que o dobro em AG com a porta aberta?

Continuo a não perceber se em vez de se demitirem se piraram ou passaram procuração ao Cabral Ferreira.

domingo, 10 de dezembro de 2006

Aplauso a Cabral Ferreira

*




COMPLEXO DE PISCINAS
Informação aos Sócios e Utilizadores
10-12-2006 18:30


Como é do conhecimento geral, o temporal que se abateu sobre a região de Lisboa na noite de Quinta para Sexta-feira, destruiu a cobertura da Piscina Olímpica, deixando-a inoperacional por algum tempo.

Devido a esse problema, toda a actividade do nosso Complexo de Piscinas, irá nos próximos dias, ser concentrada na Piscina Média, pelo que, antecipadamente pedimos desculpa pelos naturais inconvenientes que esta situação poderá trazer a alguns utilizadores.

Somos a adiantar que, ainda em relação ao rompimento da cobertura da Piscina Olímpica, logo na Sexta-feira, após ter acontecido essa situação, foram deslocados para a Piscina todo o pessoal afecto às nossas Instalações, de forma a minorar os prejuízos. A sua disponibilidade e motivação evitaram que os estragos fossem maiores.

Ainda na Sexta-feira deslocaram-se ao Restelo, técnicos da empresa Pistelli, fornecedora da cobertura da Piscina Média, que avaliando os danos ocorridos, consideraram os mesmos como recuperáveis a curto prazo, sobretudo, devido à intervenção imediata do nosso pessoal, que impediu a continuação dos estragos na cobertura.

Assim, a Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses» informa que, na próxima Segunda-feira, iniciar-se-ão as reparações da cobertura, de forma que o tempo de fecho seja o menor possível.

Caso não haja contratempos, de que daremos informação atempada, prevê-se que no próximo fim-de-semana todo o Complexo de Piscinas do Restelo já esteja a funcionar na normalidade, nomeadamente com a cobertura da Piscina Olímpica reparada e operacional.

Em relação às nossas Equipas de Competição, que ainda este fim-de-semana estão a brilhar e a honrar o nome do nosso Clube nos Campeonatos Nacionais Absolutos, disputados em Felgueiras, somos a informar que o Clube de Natação da Amadora e o Sport Lisboa e Benfica, já disponibilizaram, gratuitamente, as suas instalações para os nossos atletas poderem treinar, minorando dessa forma, eventuais percalços na sua preparação.

Lisboa, 10 de Dezembro de 2006

A Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses»

Nota do Blog: Isto sim é trabalho Sr Presidente Cabral Ferreira, os nadadores agradecem.

sábado, 9 de dezembro de 2006

Curiosidades da Noite

*

3 flashes na noite de ontem:





- O Restelo às moscas. Em noite de vitória, revela-se mais uma vez um dos grandes falhanços eleitorais de Cabral Ferreira, que afinal apenas não conseguiu fazer melhor que muitos outros antes dele. Não há maneira de encher este estádio! É preciso agitar a consciência dos adeptos e despertar o amor azul que ainda por aí há. É um problema de mística e de imagem, para além do fenómeno televisão e das horas dos jogos. O jogo foi espectacular e o Belenenses jogou muito bem e teve uma vitória inteiramente merecida. Para a imagem ser perfeita só faltou de facto a moldura.





- A figura de quem se fala (Veiga), uma das figuras que mais têm contestado a actuação do actual presidente é presença regular nos jogos do Belenenses. As vitórias do clube interessam a todas as partes e apesar da contrariedade com a cobertura da piscina, ontém foi dia para enterrar os machados de guerra.




- A despedida. Quando se ganha é difícil sair do Estádio. Quando se fica em casa, acaba o jogo, vê-se as entrevistas e a seguir vem a publicidade. No Estádio, continua-se a discutir o jogo, bebe-se mais uns "refrescos", cumprimentam-se uns adeptos e alguns jogadores que estão nas bancadas e pode-se aplaudir uma vez mais os jogadores à saída do Estádio. Olhar para trás é sempre uma tentação à saída. Até à próxima vitória.

Resultado do Inquérito

*



Na sequência do Jantar do Ferro de Engomar II, resolvemos fazer um teste de popularidade entre algumas figuras do clube, com o intuito de analisar o interesse dos visitantes deste blog em que algum viesse a formar lista.

Dado que algumas das figuras não ficaram incluídas neste painel, como por exemplo Barros Rodrigues, Cabral Ferreira ou Gouveia da Veiga, as conclusões apenas podem ser parciais.

A grande conclusão é que nenhum destes candidatos deve formar lista (32%). Em termos de popularidade destacaram-se João Pela (21%), João Barbosa (10%) e Mendes Palitos (10%), sendo que tanto o 1º como o terceiro já revelaram não estar disponíveis (ou não ter condições) para encabeçar qualquer lista. Resta pois saber quem irão apoiar.

A Vitória Que Veio do Frio

*

*

Foi tarde, mas começaram a chegar...

Finalmente Jorge Jesus e seu rapazes começaram a distribuir as prendas de Natal pelos adeptos de Belém. Depois de 3 jornadas terríveis em que os preciosos pontinhos foram para outras bandas, JJ acertou a estratégia e juntamente com uma estrelinha de sorte conseguiu somar 6 precisos pontos em 2 difíceis jogos.

Estava um frio de rachar, a claque Fúria Azul estava mais entusiasta e alegre que nunca e o nosso Capitão já fazia as delícias dos adeptos logo aos 3 minutos. Houve muito bom sócio que não chegou a tempo de ver este golo, mas era o claro prenúncio de uma noite em cheio.

O jogo foi todo ele um regalo, com as duas equipas a optarem por um futebol aberto e vistoso e o golo muito próximo de acontecer em qualquer das balizas. A sorte que noutras ocasiões nos virou as costas, desta vez não nos deixou e conseguimos atingir o final da primeira metade na frente do marcador.

Tal como noutras ocasiões, o Belenenses entrou melhor na 2ª parte. A equipa não se remeteu à defesa e as oportunidades de golo iam acontecendo sistematicamente junto à baliza do Braga.

Costinha com 5 gigantes à sua frente, esteve muito bem, com reflexos muito apurados e muita atenção. Sandro Gaúcho é o trinco que nos faltava, com muito poder de antecipação (aliás toda a equipa esteve bem a recuperar bolas) e a efectuar passes longos com precisão, enquanto os defesas se iam compensando com um espírito de equipa fantástico.

Esta defesa tem algumas particularidades curiosas que deve baralhar os avançados adversários e a mim também um pouco. Funciona tipo carrocel: Cândido Costa recua frequentemente para lateral direito, Gaspar chega-se ao centro e Alvim avança um pouco. Quando Candido Costa avança, Gaspar tem sempre muito cuidado em reocupar a posição, o que trás maior estabilidade à defesa, pois Sousa apresentava maior dificuldade de entendimento das movimentações do colega. Fica um problema nas movimentações atacantes, pois Candido Costa parece estar sistematicamente atrasado.

Destaque para Ruben Amorim que esta noite se apresentou em plano mais razoável do que ultimamente, aparentando estar mais confiante e a fazer diversas posições no terreno de jogo e para Silas, em plano muito elevado e sempre pronto a iniciar uma jogada de perigo. As saídas para o contra-ataque foram mais uma vez feitas quase sempre com preceito, a equipa está a trocar bem a bola e por diversas vezes vimos situações de 3 x 3 no nosso ataque. Na 2ª parte parecia que o Braga estava a jogar com menos um. Azar de João Pinto que tinha Sandro Gaúcho sempre na sua zona de acção.

Dady está bem colocado na nossa frente de ataque, mas precisa de melhorar alguns aspectos técnicos. É bom a receber a bola e segurá-la, mas quando precisa de organizar jogo é um pouco fraco e toda a equipa fica a perder. Por exemplo, em duas situações de igualdade numérica no nosso ataque, a bola é-lhe endossada, ele está de costas para a baliza e recebe-a bem, mas tendo um defesa por trás, não sabe o que lhe há-de fazer. Note-se que na altura havia vários companheiros a desmarcarem-se. Talvez um simples toque de calcanhar pelo meio das pernas do adversário fosse suficiente, mas creio que o JJ também viu e há-de tentar melhorar essa situação nos treinos.

Voltaram assim os bons velhos tempos dos Belenenses, com bons jogos e boas vitórias. Os cardíacos podem voltar ao Restelo.

Em dia de grandes prejuizos, nada melhor do que uma boa vitória para compensar o azar da noite (o problema da piscina).

Obrigado JJ, Silas, Ruben e companhia.

Nota: na fotografia o primeiro remate à baliza estava a ser feito, a recarga de Rúben veio logo 2 segundos depois. O resultado ficou só em 2-0.

Grande Silas

*



Hoje Silas foi grande, tão grande que nem me deixou entrar em campo, deu a alegria de ouvir o bruar do estádio e o passo acelarado, dar para ir ao rugby ver a repetição… bolas, o homem estava com pressa, entar no estádio a ganhar aos 4 minutos, foi uma alegria que nunca imaginei, benditos sejam os atrasos.

Mas Silas foi um pouco mais e vi jogar Silas, talvez galvanizado, sentindo a sua concretização, o seu potencial.

O Tribuno José Pedro, bem tentou e estava escrito que a sua missão não era marcar, bem sei que ponderou na 2ª parte se era ou não, um remate em arco tão ao seu jeito, pena que não estivesse atento, a estratégia foi alterada e a bola devia estar a 3 ou 4 metros mais à frente e com os descontos, mais dois ou três e já dava para o pontapé canhão. Desatenção? Enfim não se pode ter todas as leituras.

Rubem Amorim matou o jogo aos 77 minutos, no entretanto viu-se um controlo de bola e passes acertados como há muito não se via, pena o querer fazer tudo bem, depois foi a gestão .

Costinha deu confiança, o Grande Silas e Tribuno José Pedro saíram antes do final para receber o justo aplauso e Roma… ficou aquecido, sei que a esposa e o rebento veêm aí, recordo o empenho e a crença nas vésperas do Porto, força miúdo, acredito em ti e estás a dever-me uma (um golo).

Pedro Martins e Miguel Silva (restelo) de Santarém estiveram nos cativos junto aos bloguistas e o bicho pega, estar com os mais azuis, conhecer as personagens sobre quem se escreve, ver ao vivo essas figuras de que se vai falando é um fascínio para eles que muitas vezes apenas conhecem o pensamento e as críticas.

A busca da personagem que falta limar, o Lu que depois surgiu na bancada dos sócios, conhecer logo ali o Chouriço que tinha sido identificado para pagar uma multa de uma pipa de massa por ter lançado fumos, o bar do rugby, enfim para uma visita guiada presumo que não foi mau.

Ao intervalo chegou Gouveia da Veiga, cumprimentou e logo foi para um canto ao telemóvel, disse aos meus convidados quem era, acabou a conversa, depressa as atenções tentaram penetrar na carapaça e perceber o candidato, Pedro Martins tentou fotogradar com o seu telélé e só ficava o tubo de esgoto que passava junto ao pilar, estava fulo…

Mas o sorriso estampado no rosto no final, uma jornada 5 estrelas, um dia a não esquecer…

Que bom ser Belenenses!

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Cobertura da olímpica veio abaixo

*
Uma desgraça quando vem nunca vem só. Poucos meses depois da piscina média ver o balão rasgado e a sua substituição ter condicionado o arranque da época, agora com o temporal da noite passada, foi a vez da cobertura da piscina olímpica não resistir ao temporal.

Cabral Ferreira avançou de imediato para o terreno e ao fim da manhã já tinha tomado medidas no sentido da eventual reparação ou da sua substituição se o pior dos cenários se constactar.

Ainda de manhã estabeleceu contacto com Carmona Rodrigues no sentido da edilidade apoiar financeiramente os estragos.

Com a iminência das competições é um contratempo para nadadores e praticantes que utilizam o espaço.

Saúdam-se os esforços atempados do presidente Cabral Ferreira, desta vez esteve bem. O seu a seu dono.

AGENDA

*




O blog do Futuro Belenenses apresenta-lhe a agenda das modalidades colectivas séniores do corrente fim-de-semana.

Andebol

A 13ª jornada é decisiva no apuramento directo do vencedor da 1ª volta para a meia-final da taça da Liga, que se realiza de 26 a 28 de Janeiro de 2007.

No sábado em Aveiro, 9/12, defrontam-se Liberty São Bernardo e Os Belenenses para decidirem o vencedor da 1ª fase, uma vez que temos a vantagem de 1 ponto (30 pontos) sobre Benfica e ABC.

Em disputa, 1 lugar para 3 clubes!! Só um pode ser 1º!!- Temos que ser nós: Bruno e João Pinto, já sabem o que fazer- agora é só pôr em prática.

A não perder:
8 Novembro (6ª feira) 19h00 - SL BENFICA X ABC DE BRAGA
9 Novembro (Sábado) 18h30 - LIBERTY SÃOBERNARDO X CF OS BELENENSES
Resultado final: São Bernardo 32, Belenenses-35 e consequente apuramento directo para a meia final da Taça da Liga.


Futebol

Grande jogo em perspectiva, principalmente para os Belenenses. O Braga a equipa sensação dos últimos anos, um modelo a seguir por nós, vem a nossa casa e temos uma ocasião importantíssima para mostrarmos a nossa mais valia e apagar a má imagem dos últimos 2 jogos em casa.

É já hoje- 6ª feira às 20:30. Já sabe- sócio não paga.
Resultado final: Belenenses-2, Braga-0.

Futsal

No Sábado vamos receber os Olivais às 18:00. Depois das surpreendentes goleadas sofridas com o Freixieiro e Benfica, em que não marcámos qualquer golo, temos uma brilhante oportunidade de melhorar um pouco a imagem da equipa.

Resultado final: Belenenses-2, Olivais-3.

Basket

Após termos derrotado a Lusitânia por 107-88 na passada 4ª feira, interrompendo uma série enorme de derrotas, vamos defrontar no dia 10 (Domingo) às 17:00 o Benfica na Luz.

Resultado final: derrota por 81-74.


Volei Feminino (A2)

Domingo dia 10, às 15:00 recebemos as meninas do Braga. Vamos dar um apoio às meninas, de forma a que recuperem rapidamente o 1º lugar perdido no passado fim-de-semana.
Resultado final: derrota por 1-3.

Rugby e polo aquático

Os rapazes do rugby adiaram as duas primeiras jornadas, em virtude de 5 elementos estarem a representar a selecção nacional. No polo a próxima jornada é só no fim-de-semana de 16/17 de Dezembro.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

As personagens que se perfilem



Cumpre aqui estabelecer um retrato das principais figuras do Belenenses, potenciais candidatos a encabeçar listas para os orgãos sociais.

Por razão nenhuma em especial, escolhemos Fernando Gouveia da Veiga, apenas porque as sondagens o dão como o mais indicado.

Corremos o risco de que não seja candidato, mas o tempo histórico em que nos situamos, a distância das eleições programadas e as vozes que se levantam, trarão este como outros a estas páginas, para que se conheça um pouco do perfil, o percurso e as ideias.

A falta de foto por culpa do blog, obriga ao símbolo do Belenenses a ilustrar.


Fernando Gouveia da Veiga, vem de uma família azul, advogado, neto de presidente e faz-se acompanhar de Elísio Gouveia, seu tio.

Sócio atento participa em estruturas extra-clube do futebol e é um orador habitual nas AGs, onde pontifica entre meia dúzia de consócios que lutam pela evolução do clube, pelo fim do imobilismo e da continuidade.

Pela convergência de discursos da chamada oposição, não lhe será difícil estabelecer apoios para uma candidatura sólida, sendo o grau de dificuldade aferido pelas presenças ou adesões dessa oposição a outras candidaturas hipotéticas.

De Elísio Gouveia surgem reservas do ponto de vista técnico, é acusado de estar fora de tempo, ultrapassado e mais um chorrilho de afirmações desprovidas de fundamento. Interessado e com um discurso essencialmente técnico, vai tentando marcar posição e tenta fazer valer os seus conhecimentos desportivos e académicos.

Sabemos que qualquer nome que surge no Belenenses e não seja conhecido pela mole das más línguas, tem logo à partida o cognome de paraquedista e oportunista, como conhecemos a tendência de colocar defeitos a pessoas de quem só viram a cara ou conhecem o nome. No caso em apreço respondem pela segunda com alguma à vontade.

Voltando a Gouveia da Veiga, apesar da idade, consegue a proeza de ter o consenso ou pelo menos a maioria do universo azul, numa primeira análise suportada por conversas de café, pelos comentários de blog e pelas sondagens que valem o valor que se atribui.

As ideias são públicas, a sua exposição em AGs e fóruns estão na vanguarda, a primeira linha dos que querem modernizar o Belenenses.

Defende a modernização, uma estrutura empresarial para o futuro, um olhar para a formação e uma revisão estatutária moderna.

Pessoalmente não posso confirmar, mesmo que soubesse sob sigilo nada diria, não é o caso, mas faltam informações sobre a solidez da candidatura.

Prematura a divulgação e apresentação? Reserva de desgaste? Consolidação da estrutura concorrente?

São questões atendíveis.

Resta-nos então o programa, a estratégia e a equipa.

Para já resta-nos uma figura de consenso, conotada com o passado sem a ele ter pertencido, uma personagem a incentivar, assim esteja disponível e queira reunir em torno de um projecto e uma equipa adequada.

Aguardemos pelo momento oportuno.

CLUBE: Esclarecimento aos associados(anotado)

*

06-12-2006 21:45

As reprovações sistemáticas das medidas apresentadas, nas últimas Assembleias Gerais, pela Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses», nomeadamente na última reunião formal de associados realizada no passado dia 30 de Novembro, ...


... onde se registaram, mais uma vez e de forma agravada, algumas afirmações que, além de demagógicas, chegaram mesmo a colocar em causa valores, como a dignidade pessoal e a honorabilidade dos elementos que compõem a Direcção, os Órgãos Sociais e, em especial, e de forma inqualificável, do Presidente do Clube de Futebol «Os Belenenses», em detrimento de um debate construtivo, esclarecedor e frutuoso para o futuro da Instituição, devem ser objecto de uma analise aprofundada por parte da massa associativa, pelo que se emite este esclarecimento.

NB: Exceptuando os impropérios de três ou quatro sócios conhecidos, dirigidos à direcção e a consócios que nada têm a ver com ela e que os incompetentes órgãos da mesa e disciplinar, nada promoveram, a demagogia foi exclusiva da direcção.


Na realidade, pouco ou nada se discutiu própriamente quanto aos fundamentos e às políticas associadas ao orçamento e quotização apresentados, poucas oportunidades ou condições existiram para prestar alguns esclarecimentos em relação às poucas dúvidas suscitadas em qualquer um dos pontos em agenda, pelo que entendeu o Presidente da Direcção convocar para o dia 4 de Dezembro, segunda-feira, uma reunião alargada a todos os membros dos Orgãos Sociais, eleitos em Abril de 2005, bem como aos elementos do Conselho Geral que o integram por força da votação obtida por cada uma das listas concorrentes a que estavam associados nesse mesmo acto eleitoral.

NB: Se não houve mais discussão, de tal só pode ser responsabilizada a direcção que de entre documentos não distribuídos (a AG esteve interrompida para distribuição), e inflexibilidade, mais a intransigência democrática que apregoa não souberam acatar.


Importa esclarecer de forma prévia, e porque muitas vezes a imprecisão ou a não verdade quando repetida reiteradamente se transforma quase em verdade, convém esclarecer alguns pontos veiculados quer em alguns meios de Comunicação Social, quer através de intervenções de alguns associados na citada e recente Assembleia Geral:


1. Encontram-se aprovados, em A.G.´s realizadas para o efeito, quer o Relatório e Contas referentes a 2005, quer o Orçamento para o exercício de 2006;
NB: Pretendem dizer, dados como aprovados os documentos… Uma mentira repetidamente dita não passa a verdade ou é só para os outros?


2. Sobre o orçamento para o exercício de 2006, aprovado em Novembro de 2005, entendeu a Direcção, em tempo oportuno, apresentar uma proposta de orçamento rectificativo (sem que a isso fosse estatutáriamente obrigada) no objectivo claro de uma maior informação e transparência junto da massa associativa face aos imprevistos conhecidos que alteraram a projecção inicial quer no que refere a custos, quer a proveitos. Á data de elaboração do citado orçamento rectificativo eram conhecidos os elementos contabilisticos do primeiro semestre, procurando-se assim e com as medidas preconizadas atingir o reequilibrio económico-financeiro do ano de 2006, informando simultaneamente os associados daquela que é a projecção mais recente do resultado final no exercício de 2006. Tratava-se somente de uma medida de boa, e transparente, gestão do Clube de modo a que a credibilidade financeira se mantenha.
NB: Traduzindo em míudos gastaram o que quiserem e lhe apeteceu, estoiraram com o clube e a SAD e para se limparem depois com umas contas catitas, vai de orçamento rectificativo, com desculpas esfarrapadas.


3. Jamais foi feita, por qualquer elemento da Direcção alusão ou justificação da presença ou ausência de qualquer membro do Conselho Geral (CG). Antes sim, foram justificadas, por uma questão de princípio e respeito pelos presentes na Assembleia Geral (reunião magna, formal e solene do Clube) e aos sócios em geral, as ausências de membros da Direcção e do Conselho Fiscal e Disciplinar (CF) que se encontravam no estrangeiro, quer por motivos profissionais empresariais, quer por estarem ao serviço do país.

NB: Quando esses ditos membros se ausentam não seria correcto suspenderem a actividade no clube? Não serve de justificação os compromissos profissionais ou ausências no estrangeiro, faltou tem obrigação de estar para isso se candidatou, não pode demita-se. A justificação por doença ou força maior é excepção e justifica-se.


4. No que se refere à oportunidade (ou oportunismo) de calendarização e horário da última Assembleia Geral Ordinária imposta estatutáriamente para apresentação, discussão e votação do orçamento de Receitas e Despesas para o ano seguinte (e simultaneamente deliberação sobre a quotização) foram utilizados os seguintes princípios que determinaram a data e hora de realização da mesma:
NB: Nem havia mais fins de semana em Novembro, nem se admitiu o chumbo e uma 2ª convocatória com o orçamento rectificado. Seguem-se alíneas para adormecer…



a) até final do mês de Novembro;


b) véspera de feriado, não sendo portanto o dia seguinte «um normal dia de trabalho» na sequência aliás de várias solicitações de associados em assembleias anteriores;


c) nas instalações do Clube de Futebol «Os Belenenses», também por solicitação expressa de inúmeros associados em outras sessões anteriores;


d) condicionalismo de realização durante o fim-de-semana própriamente dito, dadas as inúmeras actividades competitivas que se desenrolam no Pavilhão Acácio Rosa (único espaço com características para albergar uma Assembleia Geral), nas mais diversas actividades e nos mais diversos escalões, facto só desconhecido a quem, porventura, nunca tenha estado presente no Complexo Desportivo do Belenenses durante um destes referidos dias, nesta época do ano. A opção pela transferência das actividades desportivas para outros espaços fora do Restelo seriam causadoras de elevados impactos a nível logístico, desportivo e financeiro

5. Foram atribuídas na Comunicação Social declarações ao Presidente da Direcção quanto ao número de associados que haviam elegido a actual direcção, referindo concretamente «10.000» em contraponto aos cerca de 100 sócios presentes na pretérita Assembleia Geral, quando na realidade foi afirmado que a Direcção eleita havia sido escolhida, por maioria, num universo de cerca de 10.000 votos expressos nas urnas. Como é sabido, o sistema eleitoral de «Os Belenenses» prevê, de acordo com os seus Estatutos, a atribuíção de um número de votos por associado correspondentes a cada 5 anos filiação, facto e proporcionalidade que não se verifica nas restantes Assembleias Gerais, pelo que é até nosso entendimento que fará, porventura, sentido que tal situação seja objecto de análise aprofundada e revisão estatutária, independentemente do método que for seguido.
NB:Para falácias e desculpas de mau pagador já chega, comparar algo nominal com valorizações absurdas, não lembra ao mais pintado.


Apresentados estes pontos de esclarecimento prévio, que se impunham, informa-se que no plenário dos Órgãos Sociais eleitos, realizado no dia 4 de Dezembro de 2006, foi analisada toda a problemática e controvérsia gerada de há uns tempos a esta parte no seio da familia azul, agravada com os acontecimentos mais recentes já referidos, que dificultando a gestão financeira do Clube mais não conduzem senão para atingir para a sua própria credibilidade.

Importa, aliás, neste aspecto referir que as medidas tomadas pela Direcção têm, de forma muito evidente, contribuído para uma situação financeira mais equilibrada, a qual permita dar passos seguros para atingir outro tipo de objectivos já assumidos.
NB: A controvérsia agravada no dizer da direcção não têm razão de ser, são tontos…


Foram aprofundadamente dissecados pelo Presidente da Direcção, da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal e Disciplinar, bem como por todos os restantes membros dos Órgãos Sociais eleitos, todos os cenários possíveis e respectivas consequências para o futuro da vida institucional do nosso Clube com a serenidade e a responsabilidade que a história e a grandeza do nosso Clube impõem.
Assim, tendo em consideração que:


1. O requerimento colocado à Mesa da Assembleia Geral para a convocação de eleições antecipadas, independentemente da oportunidade da sua apresentação, ou mesmo da sua validade e legitimidade, não foi aprovado pelos associados presentes na sessão;
NB: Só os actos dos órgãos não eleitos democraticamente, como a direcção e outros se revestem de validade e legitimidade, entenda-se, o plenário da AG presume-se um molho de tipos que só servem para denegrir a direcção.


2. Os superiores interesses da instituição e do colectivo devem ser colocados em primeira linha face aos interesses individuais ou particulares;
NB: Se assim fosse tinham-se demitido, houve mais votos a favor que contra, seguindo o mesmo critério da aprovação do orçamento e das contas de 2005.


3. Os elementos dos Órgão Sociais eleitos defendem intransigentemente os princípios da cultura democrática e do normal funcionamento das instituições, salvo factos cuja gravidade justifiquem diferente posição, como aliás, está previsto nos próprios Estatutos do Clube de Futebol «Os Belenenses»;
NB: Faltava esta dos estatutos cuja revisão foi prometida, toda a gente a quer e os órgãos não deixam, servem estes estatutos para limpar as bordas do ânus, pois ninguém dos órgãos os cumpre, depois também prevêm eleições antecipadas.


Concluiu-se unanimemente que, a bem da estabilidade e credibilidade da Instituição, a bem dos princípios democráticos que defendem o normal funcionamento e cumprimentos dos mandatos e funções para que os Órgãos são eleitos, sem que existissem motivos objectivos para uma diferente posição, todos os Orgãos Sociais se deveriam se manter na plenitude das suas funções, para que foram mandatados até Abril de 2007, momento em que estatutáriamente se realizarão eleições gerais.
NB: Estes democráticos deviam perceber que também é democrático um governo cair quando governa mal e não desempenha notoriamente a missão para que foi mandatado e a que se propôs. Resumidamente, estão a dizer que querem ir recolher as democráticas procurações com uma porrada de votos, para levar à próxima eleição.

Viva o Clube de Futebol «Os Belenenses» !
NB:Viva!

( A Mesa da Assembleia Geral )
( O Conselho Fiscal e Disciplinar )
( A Direcção )
NB:Notas do Blog


Comentários/questão final: Será que o Ruas, aquele que se demitiu, mas não demitiu e só vai ver a bola e dar entrevistas para a bola, mais a Ester que se tinha demitido na AG, também fazem parte da unanimidade ou estavam ausentes no estrangeiro por motivos profissionais?