quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Somos ou não somos grandes?

.


Ainda não temos notícias de Costinha, mas sabemos do regresso antecipado de Ivan, durante a manhã, com papeira conforme noticiou o 1919.

O 1919 passou a distribuir gratuitamente notícias por SMS para sócios e adeptos, dando continuidade ao sistema testado pelo presidente Cabral Ferreira, para um núcleo mais restrito de sócios.

O serviço pode ser solicitado enviando uma SMS para o nº 961570350.

O jogo de Bragança terminou com sururu havendo inclusivé adeptos que chegaram a vias de facto, pouco tempo depois do jogo uma multidão esperava a Fúria no exterior do estádio, aguardemos por notícias.

O relato para todo o mundo via net, fruto da parceria do Belenenses com a Rádio Sesimbra FM, em 103,9 FM e após um período experimental, ganhou corpo e melhorou a olhos vistos a qualidade. Carlos Ribeiro deu voz ao espectáculo, muito acima das transmissões iniciais. Parabéns!

As eleições já estarão marcadas pelo presidente da AG, Machado Rodrigues, devendo ser divulgada a convocatória assim que o presidente Cabral Ferreira chegue a Lisboa.

Custou mas foi

.


Dady e Nivaldo castigaram o atrevimento do Bragança.

Não sem algum desconforto, a voz inflamada de Carlos Ribeiro da Sesimbra FM, foi transmitindo serenidade.

Críticas pontuais ao trabalho do árbitro e incomodidade face à ausência de Costinha.

Bem, estamos nas meias finais. Mais um passo para o caneco.

Cedências às mudanças

.


E Javier muda, mexe e as coisas andam...

Ao chegar ao complexo das piscinas, fui logo chamado à atenção que estava uma empregada da secretaria, em horário de trabalho a ler uma revista. Era verdade, se bem que não seja a pessoa indicada para receber as reclamações.

O Belenenses tem 3 torniquetes nas piscinas, um deles depara-se com este estado, serão também as novidades do Javier?

A porta giratória de interligação entre os dois balões não gira e faltam-lhe duas folhas, até quando?

Hoje, havia registo de presenças e horas de frequência e lá andava o Nelson, nadador-salvador a perguntar a toda a gente o número e nome. Presumo que para dar resposta a muitas questões já afloradas e necessárias para uma correcta exploração do complexo.

Bem, se são os efeitos visíveis do trabalho do Javier, já é alguma coisa...

Costinha Lesionado segue para o hospital



Costinha titular em bragança segue de ambulância para o Hospital, após choque na área à meia hora de jogo.

Aguarda-se com serenidade notícias do estado de saúde no jogador.

Brincando

.


Transmissão da Sezimbra FM, 103, 9 com Carlos Ribeiro a fazer um bom trabalho, falta o empenho do Belenenses, aos 27 minutos, Toni marca e o bragança adianta-se, onde estás Belenenses...

Cromos do Belenenses

.

Pedro Espinha



Nome: Pedro Espinha
Data de Nascimento: 25-09-1965
Nacionalidade: Portuguesa
Posição: Guarda-Redes
Épocas no Belenenses: 5

Pedro Espinha chegou ao Belenenses na temporada 1989/1990, proveniente do Sacavenense, era então na época conhecido apenas por Pedro.

No Verão em que Pedro chegou ao Restelo, o Belenenses tinha acabado de conquistar a Taça de Portugal, Jorge Martins, o guarda-redes titular, partira para Setúbal para representar o Vitória local, e chegava também ao Belenenses o guarda-redes internacional búlgaro Mihailov (o Gato).

Mihailov, que mais tarde foi ao Mundial dos EUA em 1994, com o seu famoso capachinho a tapar-lhe a careca, foi naturalmente o guarda-redes escolhido para defender a baliza do Belenenses na época em que Pedro reforçou o Belenenses.

No segundo ano de Pedro à Belém (1990/1991), o Belenenses fez um péssimo campeonato, acabando mesmo por baixar à II Divisão de Honra, situação que precipitou a saída de Mihailov no final dessa mesma época.

Com a porta da titularidade completamente escancarada, Pedro não se fez rogado e agarrou a baliza do Belenenses com as duas luvas.

Na época 1991/1992 foi um dos baluartes, que cimentou o regresso à I Divisão do Belém.

O Belenenses, treinado por Abel Braga (treinador que é o actual campeão do mundo de clubes), regressado ao escalão principal do futebol português na temporada 1992/1993, contratou o guarda-redes Figueiredo, com quem Pedro partilhou a titularidade.

(Figueiredo é actualmente o treinador de guarda-redes do Belenenses, e será brevemente um dos próximos aqui a ser “cromado”).

Na época seguinte, 1993/1994, o guarda-redes mafrense, continuou a alternar a baliza com Figueiredo.

Foi a última temporada de Pedro vestido à Belém, e causou alguma estranheza a sua saída do Belenenses, que optou por contratar ao Vitória de Setúbal o guarda-redes croata Ivkovic ex-Estoril e ex-Sporting.




Pedro, rumou então para Norte para representar o Salgueiros, onde esteve 3 épocas ao seu melhor nível, passando então a ser conhecido por Pedro Espinha, em virtude de o saudoso Clube de Paranhos ter já no seu plantel um outro Pedro.

Mais tarde, o Vitória de Guimarães, atento às suas exibições no Estádio Vidal Pinheiro, não duvidou das suas capacidades e contratou-o.

Na Cidade-Berço, embalou para mais 3 temporadas de grande nível, titular indiscutível na equipa vitoriana, chegou finalmente e justamente a Internacional AA em 1998, 4 anos depois de abandonar o Belenenses.

Por norma, os guarda-redes atingem o auge das suas capacidades por volta dos 30 anos de idade, algum tempo mais tarde que os jogadores de campo, e são capazes de manter-se no topo até cerca dos 35 anos de idade.

Pedro Espinha não foi excepção e acabou mesmo por ser chamado por Humberto Coelho para representar a Selecção Portuguesa na fase final do Euro-2000, competição onde ainda actuou alguns minutos no jogo da célebre goleada por 3-0 à Alemanha, em que Sérgio Conceição, jogador lançado por Jorge Jesus na I Divisão ao serviço do Felgueiras, apontou um hat-trick.




Com a cotação em alta, muda-se para o Porto na temporada 2000/2001, e por lá permaneceu durante 2 épocas em que alternou entre baliza, banco, e bancada...vencendo ainda uma Taça de Portugal na última época como Dragão.

Em 2002/2003 faz a sua última época como jogador profissional ao serviço do Vitória de Setúbal.

Enquanto representou o Belenenses, e ao longo de toda a sua carreira desportiva, Pedro Espinha, foi um guarda-redes sóbrio e seguro, e sempre que chamado à baliza, demonstrou desempenhos excelentes.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

A secreta

.


A convocatória das eleições está feita e não sei se a esta hora já foi divulgada.

Pois tudo indica que teremos uns dias de desassossego com as movimentações e retoques de última hora, mal sabem muitos consócios que nem é no Restelo que se decide o futuro do Belenenses, seja no estrangeiro, ou entre Lisboa e Bragança, com pinceladas alentejanas, o Belenenses está a construír-se e a trabalhar o futuro.

A equipa e o presidente estão em Bragança, de manhã uma visita à Câmara Municipal, para cumprimentos, entrevistas, almoço e homenagens, enquanto isso a maioria dos jogadores resguarda-se da viagem e das maleitas que enfermam.

Amanhã, de Bragança esperamos as meias finais e deixar alguns amigos, tragam lá a alegria.

Antes pela manhã, os interessados podem ir ao Restelo "bater chapa" (fotográfica entenda-se), vai andar por lá Duarte Ferreira e a sua escolta, por mim a única coisa que não podem é dar-me beijos!

Lembrando as frases soltas e as respostas de pré-candidaturas, alguém se lembra do artigo 2º?

Artigo 2º

1 - O Clube de Futebol “Os Belenenses”, tem por objectivos o desenvolvimento e a prática da Educação Física, a promoção e fomento de todos os desportos em geral e do futebol em especial, bem como de outras actividades de cultura e recreio.
2 - O Clube de Futebol “Os Belenenses” poderá acessoriamente exercer também actividades lucrativas, nomeadamente a participação em sociedades legalmente autorizadas.

Tem quem se esqueça...

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Gosto, mas não gosto

.


Pois gosto quando me mostram estas coisas, gosto porque são do Belenenses, mas não gosto porque me dá logo vontade de perguntar, quantos votos tem? quanto é que paga? não deveria pagar tantas quotas de contribuinte quantos os votos que tem? Se à tantos anos anda por cá, é este clube que quer entregar aos vindouros? O que é que andou a fazer?

Eu sei que não há paciência para me aturarem, mas o mal é esse, não há paciência para aturar 95% dos sócios por parte dos detentores destas coisas.

Devo dizer que injustamente usei este embelema, porque o proprietário até partilha destas idéias.
De inveja não me podem acusar, porque sendo adepto de um homem um voto, sou também em relação à redução drástica do tempo necessário à votação e à possibilidade de ser eleito, que como sabem podia ter a posição cómoda de "aos costumes disse nada".

Eu assino essa merda...

.


Queria fotografar o raio do catus e duas personagens teimavam e discutir à frente dele.

Durante 45 minutos discutiam quem assinava o papel, lá disse desviem-se que eu assino essa merda...

E assinei, parece que aquilo era um pedido de autorização para fotografar, mas desde quando tem que se pedir para fotografar um cactus?

Avisaram-me logo que não autorizam que as fotos aparecessem no blog, mas bolas, se não autorizam e discutem uma autorização, existe um contra-senso ou referiam-se ao catus?

Por mim fotografei os catus e o resto é paisagem.

Lindos cactus...
imaginem que quem os cultivou e ofereceu ao belenenses até fui eu... Era o que faltava senão pudesse fotografar os meus catus.

domingo, 25 de fevereiro de 2007

A gravata

.


Nesta coisa de eleições, todos os candidatos trazem gravata, objecto de indumentária que marca uma antiga distinção.

É a imagem que está em causa e nesse capítulo, levou pau o actual presidente, que desleixou a imagem do clube, com isso a da figura mais visível.

Remediou a tempo, não sem que RA (nestas coisas dos blogues, as duas letras dão um jeitão) lhe tenha dito em plena AG que parecia mal que o presidente falasse com as mãos nos bolsos.

Coisas da antiga guarda, quando as mulheres usavam saias e só os artistas tinham o exclusivo das excentricidades.

Que um artista use uma gravata berrante, que não use gravata nenhuma, que deixe a barba por fazer, que pinte a manta, é o que se espera de um artista, porque se quer um criador e tem por missão fazer diferente, inovar e falo dos artistas das artes, melhor das belas artes, não constitui admiração, agora se de engºs falamos... não é bem aceite pelos puristas sociais.

Ficam bem os candidatos de gravata, lamenta-se que não distribuam meia dúzia de fotos para os bloguistas publicarem, sabem que tem blog que previligia a imagem.

Mas a imagem não deve ser só desiderato de presidente, deve sê-lo de todos os membros da direcção, com especial atenção nas senhoras, se bem que elas pelas contingências sociais tenham que diversificar mais.

Sabemos que vão caprichar, mas seria bom que lembrassem durante o mandato.

A propósito de gravatas, umas quantas à venda da Loja azul não seria obstáculo para as ofertas a belenenses. Com elas toalhas de praia, tocas, fatos de banho, lenços de cabeça, enfim , algo que o Javier se teria lembrado já, mas não pôs em prática, afinal o que é que o homem anda a fazer? Se ganha ao nível do JJ e cerca de "6 vezes mais que eu" já devia ter produzido algo que eu faria em 15 dias.

O BUSÍLIS...

Parece que estou a meter-me com o homem, nada disso, com a questão administrativa e os funcionários, decerto teremos eficácia, meninas de mini-saia a atender, cartões de novos sócios nos prazos em casa, pagamentos por multi-banco e novos cartões antes das eleições.

De momento a minha dúvida é se o meu cartão funcionará nos novos torniquetes do estádio, em que lugar me devo sentar para ver melhor o ecran gigante ou se terei de mudar de balneário nas piscinas porque os duches em diversas áreas não temporizam.

De Javier não espero, com gravata ou sem ela, a revisão dos estatutos no que se refere à profissionalização, na valorização um homem, um voto, a revisão da condição de sócio, etc, etc, isso espero que os candidatos me digam e com juramento, porque não quero ouvir outra vez CF ou outro no início do mandato dizer que vai alterar e até convida o Dr Mendes Palitos para o efeito em plena AG e após dois anos, nada. Afinal Javier é o braço direito.

Gostava de ouvir os candidatos sobre o centro de estágios, tal como sobre questões estapafúrdias do imobiliário, porque parece-me que não sabem do que estão a falar.

Sonhava que o Volei fosse devidamente apoiado, tanto como qualquer outra modalidade à excepção do futebol, e nenhuma tivesse mais apoios que o Volei (salvaguardo os projectos individuais de atletas de alta competição a nível nacional, europeu e mundial).

Queria acreditar que os praticantes de ginástica e natação tinham as melhores condições do país.

Imaginava que o Belenenses era um clube de elite e qualquer sócio era atendido de imediato, fosse por internet, por telefone ou presencialmente, vendo satisfeitas as suas pretensões na hora.

Queria o belenenses a dizer no início de época, somos candidatos a todos os troféus.

Como sou sonhador ou como sou pequeno a pedir.

Senhores candidatos, sem precisar de pôr a gravata, façam o favor de me encher as medidas!

Caro Duarte Ferreira, como parece que o diálogo é só nosso, e tudo indica que quer falar comigo, faça o favor, aceite o repto. Como é evidente, as respostas não serão só para mim, serão para os nossos sócios/leitores e votantes nas nossas sondagens, participantes nos debates, enfim, nos que connosco querm discutir o Belenenses.

Aos outros candidatos ou "pré" estão à vontade e sintam-se em casa, podendo remeter a vossa opinião sobre os temas.

Os sinceros votos de boa campanha, honesta, esclarecedora e limpa a favor do nosso belenenses.




Vale tudo

.


Eles vêm aí!

Na próxima semana, as candidaturas estão no terreno, desembaraçado Duarte Ferreira anunciou que lançará o programa, sendo que para já é o único que mexe com visibilidade, liderando o tridente Duarte Ferreira, João Areias e Rui Almeida.

Cabral Ferreira que prometer Março, não mostra ainda sinais, o que leva a crer que opta pelo secretismo, se bem que vai sendo criticado por medidas populistas nesta fase do mandato. Não há rostos à vista.

Gouveia da Veiga, dará notícias na próxima semana, afigura-se evidente que com a dissidência dos apoiantes, tenha reformulado a estratégia, vamos ver. Gouveia da Veiga, Pedro Patrão e Rui Nabeiro são as personagens de peso.

A busca de informação é grande e o rodopio é visível no restelo, querem saber quem está com A ou B, quem mexe com o basquete, com o JJ, enfim com uma massa de temas.

Aguardemos.

Mais Rápido Que a Própria Sombra

*




Aí está ele: a nova contratação do Belenenses: Lucky Nivaldo é o atleta mais rápido que a própria sombra, adquirido numa operação relâmpago pelo recentemente criado Departamento de Operações Secretas dirigido Por Javier Murragen.

Ainda a bola não estava no centro de jogo segundo a Rádio Sesimbra (edição Internet), já a televisão acusava o resultado em 0-1 e os jogadores belenenses se abraçavam com o 1º golo.

Nivaldo com o seu golo aos 45 segundos é o marcador mais rápido da época, tendo grande destaque no jornal de A Bola de hoje, com direito a quase uma página inteira.

Parabéns Lucky Nivaldo, parabéns Javier. O Belenenses está lançado.

As: Produções fictícias do BFB

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Belém Bate Naval por 3-2

*



O Belenenses apresentou-se esta noite na Figueira da Foz sem Silas nos convocados. O habital capitão ficou de fora, sem se saber o motivo.

Com a Costinha; Amaral, Nivaldo, Rolando e Rodrigo Alvim; Zé Pedro, Mancuso, Eliseu e Candido Costa; Dady e Garcés o Belenenses entrou praticamente a ganhar com um golo de Nivaldo na sequência de um canto apontado por Zé Pedro.

1' Nival marca na sequência de um canto;
8' Dady falha escandalosamente na cara do guarda-redes
11' Dady marca na sequência de assistência de Eliseu

Aos 15' a Naval controlava e o Belenenses jogava muito bem em contra-ataque.

No entanto até aos 25' houve vários cruzamentos para o interior da grande área do Belenenses.

25' Mancuso falha escandalosamente na cara do guarda-redes

29' dady em excelente posição faz um passe a um defesa contrário.

30' O Belenenses está a dominar o jogo, situação que se mantém até aos 37'

37' Jogada de envolvimento da Naval, com Lito na pequena área a ganhar a Nivaldo de cabeça e a apontar o 1-2-

Até aos 48' foi uma altura de autêntivo sofrimento, com muita pressão da Naval e bons remates, com Costinha a efectuar defesas de elevado grau de dificuldade.

Final da 1ª parte: resultado 1-2
Nº remates: 9-9
Posse de bola: 52%-48%.

No início da 2ª parte a Naval empatou por Gaúcho: 2-2

Com a Naval a controlar completamente a partida até aos 70', sem que o Belenenses tivesse conseguido ir à grande área adversária.

71': Zé Pedro colocou a nossa equipa de novo na frente: 3-2, na sequência de um lançamento lateral longo por Alvim.





Com as alterações operadas por Jorge Jesus, a nossa equipa conseguiu rectificar os problemas e controla o jogo até aos 90'. Carlitos e depois Gaspar entraram para o lugar de Amaral e Ruben Amorim para o de Mancuso.

Terminou o jogo: a vitória é nossa.

O PAI JÁ VAI

.


Duarte Ferreira, aproveitando umas perguntas colocadas em comentários, abriu a sua rúbrica de respostas a questões.

Para quem começou mal, deve ter ouvido alguma cabeça avisada e resolveu passar cartão aos bloguistas. Muito Bem!

Registamos, vimos com apreço e agradecemos.

Bem que vou avisando que em breve serão colocadas questões a todos os candidatos, versando diversas áreas e temas relacionados com as políticas preconizadas pelas candidaturas. Responderá quem quiser e o entender.

As questões e respostas, foram:

Caros Amigos,

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer todas as vossas visitas e comentários. Tal como prometido, iremos responder a todas as questões que nos foram colocadas:

De que forma pretende aumentar as receitas do Belenenses para as próximas épocas? Pedro Martins (in http://futurobelenenses.blogspot.com)

Neste momento, encontramo-nos a ultimar a preparação do nosso programa, que será divulgado na íntegra no decorrer da próxima semana. Contudo, podemos desde já afirmar que o nosso principal objectivo para a área financeira é termos um Belenenses cada vez maior, mas com um crescimento sustentado e equilibrado. Este passa por um aumento das receitas a curto prazo e pela diminuição dos custos fixos da estrutura.

Para aumentarmos as receitas, iremos propor diversas acções relacionadas com o marketing do clube (que, a nosso ver, não tem sido explorado de forma conveniente). Teremos uma série de iniciativas que irão colocar o nosso Belém na ordem do dia, o que irá atrair a atenção dos meios de comunicação social. Consequentemente, iremos angariar mais e melhores patrocínios, que nos irão permitir aumentar as receitas de forma significativa.

Outro pilar do nosso programa assenta na exploração da marca registada "Belém". O nosso clube encontra-se localizado numa extraordinária zona, com enormes potencialidades para o turismo. Queremos incluir o Belenenses na rota turística e explorar todas essas possibilidades. Ao registarmos a marca e investirmos nela, iremos também divulgar o nosso clube além-fronteiras.

Durante a próxima semana, iremos divulgar mais pormenorizadamente as nossas propostas para aumentarmos as receitas do nosso Belenenses.

Sei que para aumentar as receitas pode-se publicar um livro de culinária, mas a minha pergunta é outra, que pretende fazer às piscinas? Xandala (in http://futurobelenenses.blogspot.com)

As piscinas do Belenenses necessitam de uma remodelação urgente dos balneários. Após essa remodelação, iremos publicitar as piscinas junto da população e das escolas locais. Através do desenvolvimento de parcerias e protocolos, iremos dinamizar o espaço. Temos argumentos muito fortes para que escolham as piscinas do nosso clube, sendo que um dos mais importantes é o facto de termos a água com melhor qualidade do país. Para nós, as piscinas são uma importante fonte de receitas e também de angariação de novos sócios, pelo que devem ser dinamizadas da melhor forma possível.

Eu também tenho uma pergunta extensível a todos os candidatos: Sabendo-se da situação delicada que atravessam as finanças do Belenenses, será possível fazer uma gestão financeira rigorosa e dotar a equipa de futebol de valias que permitam a luta por posições no campeonato mais condignas com os pergaminhos do Belenenses? Miguel (in http://futurobelenenses.blogspot.com)

Uma das nossas bandeiras é, precisamente, a gestão rigorosa das finanças do clube, que não pode viver acima das suas possibilidades. No nosso programa de candidatura iremos propor diversas iniciativas, que visam aumentar as receitas do nosso Belenenses. E parte dessas iniciativas estão relacionadas com a necessidade de enchermos o estádio todas as semanas. Ora, é sabido que não existe melhor vitamina para encher o Restelo do que termos uma equipa de futebol competitiva. Assim, com uma gestão cuidada da área financeira (onde iremos reduzir muitos custos fixos) e com a angariação de novas formas de rentabilização (que passam, entre outras, pela exploração da marca registada "Belém" e pela angariação de novas formas de patrocínio) teremos todas as possibilidades de rechear a equipa de futebol profissional com valores que nos permitam lutar pelos lugares cimeiros da classificação.


Voltamos a convidar todos os Belenenses a colocarem-nos as questões que considerem pertinentes.

Um abraço,

A Comissão Executiva


Para já fico com a nítida sensação que Duarte Ferreira não sabe nadar, não tem mal e ainda está a tempo de aprender, mas aquela da "água com a melhor qualidade do país...", mentiroso sou eu e não minto tanto.

4º Candidato?



Tido como um coroné com jagunços e tudo, já é chamado coroné Chouriço.

Está em todas, até na presença das autoridades.

É vê-lo nos estádios, nas festas dos blogues, em tudo quanto é local de concentração belenense.

Não há fuminho azul que seja lançado que não tenha mão do coroné Chouriço ou pelo menos o seu consentimento.

Pudessem votar os seus jagunços e o coroné estava eleito.

Em aquecimento...

.


Os cabeças de listas estão em compasso de espera.

Após a manifestação da presença, fecharam-se no seu casulo, laborando de forma intensiva e resguardando-se de um desgaste extemporâneo.

As pressões e alinhamentos já começaram e algum desnorte parece fluir entre as hostes.

Desde Matias que não existem 3 candidatos e sabe-se que pode avançar uma quarta candidatura, um sinal de força e vitalidade dos Belenenses que é ímpar na história, caso venha a acontecer.

Cabral Ferreira que começou o mandato muito mal, arrogante e distante, fez uma aprendizadem, um tirocínio e abriu os olhos a tempo do Caso Mateus, a partir daí tem estado bem na função, se bem que ao sabor da maré.

O pontapé na bola até correu de feição e a posição frágil na tabela é um conforto para os martirizados sócios e adeptos. Nem me posso queixar de Javier porque tenho reclamado esta personagem, faz tempo.

Gouveia da Veiga que os detratores embirram em chamar de Gomes e dizem desistente, está "vivo e recomenda-se", estando prevista a grande aparição para a próxima semana e início das "hostilidades" para a seguinte.

Rui Nabeiro que eu não conheço pessoalmente, mas vou conhecer não tarda nada, está com esta candidatura. Desta vez sem "parece".

As piscinas poderão ser o grande calcanhar de Aquiles e Gouveia da Veiga terá que pôr o branco no preto neste assunto.

Duarte Ferreira, que não conheço de parte nenhuma, concedo-lhe uma referência e atenção que não merece, porque faz questão de ignorar o Blog Futuro Belenenses, logo, também não se pode queixar, como não lê...

Resumindo a primeira semana de Março ameaça o rubro, quando dizem "Março é juventude", bem que podem dizer que em anos alternados, "Março é Belenenses".

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Futuro Candidato?

*



Será que vamos ter um bloguezinho de candidatura? Será que é melhor esperar mais 3 aninhos?

Blog Parado há 2 Anos

*



Este blog Lista B está parado há 2 anos. Como é? É para fechar ou reactivar? Vamos esperar por Março não é?

Boa sorte Duarte Ferreira

*




Ele aí está. Denotando uma coragem superior, acaba de se apresentar o primeiro candidato. Antes de mais gostaria de lhe desejar boa sorte e os votos de que apresente uma candidatura elevada, evitando entrar em tricas pessoais. Apresenta um blog onde se dispõe a responder a todas as questões. Infelizmente a janela de comentários é muito lenta e desisti de a abrir, pelo que aproveito aqui para lhe lançar a primeira questão. De que forma pretende aumentar as receitas do Belenenses para as próximas épocas?

O blog da candidatura é: http://belemcomfuturo.blogspot.com

Melhorar a Imagem? Bem vindo Javier

*



É isso mesmo Javier: estás a ver o que te espera.




Durante sensívelmente 15 dias esteve publicado um inquérito (14/11/2006) em que se questionava os visitantes deste blog sobre quais as razões que levavam os adeptos a não assistir ao vivo e em directo aos jogos da equipa de futebol.

Este inquérito era tão mais interessante na medida em que o actual presidente do Belenenses, no início do seu mandato elegeu como uma das prioridade a assistência no Restelo.

Recorde a seguinte frase:"tentar fidelizar os sócios, quer através de campanhas que facilitem a vinda ao estádio quer em termos financeiros."

Cabral Ferreira bateu no ponto chave, tal como a maioria dos nossos visitantes. O grande problema do Belenenses é de imagem. O clube deveria saber passar uma mensagem de amor clubístico que catequisasse os adeptos e lhes conquistasse o coração. É preciso que o presidente saiba comunicar, ou se rodeia das pessoas certas para o fazer e tenha a coragem necessária de fazer os investimentos requeridos à promoção da imagem do clube. É preciso investir em imagem de uma forma continuada para se conseguir angariar sócios, mas também avaliar o impacto em paralelo para se fazerem as devidas adaptações para que a mensagem se mantenha actual e publicitada nos locais certos.

Outros factores importantes para que o público ande arredio, são por ordem decrescente;
- equipa fraca e com falta de nomes sonantes;
- horários e dias dos jogos mal escolhidos;
- forma de jogar pouco apelativa;
- forma de mostrar desacordo com a direcção.

Olhando para os 2 factores mais importantes, uma ilacção pode-se facilmente tirar: qualquer contratação ou renovação deve ser amplamente publicitada, de forma a disfarçar as lacunas da equipa.

As outras questões já foram amplamente abordadas na crónicas relacionadas com este tema.



Resultado


Desta forma gostaria de dar os meus parabéns ao presidente por esta iniciativa, que vai de encontro às reais necessidades do clube.

Curiosamente o Logroñes em 3/2/2006 tinha adoptado a mesma estratégia, contratando precisamente a assessoria deste senhor, com o objectivo preciso de aumentar o número de sócios, o que seria algo bem mais adequado (tal como trazer mais assistência ao estádio) do que motivar atletas e funcionários, conforme foi dito: "El club incorpora al asesor Javier Murugarren
Dentro de la intención del Logroñés Club de Fútbol de llegar al máximo número posible de aficionados, la directiva del club rojiblanco ha contratado a un asesor externo que aporte sus conocimientos en el campo deportivo a quienes están trabajando en el día a día por el club."


Seria interessante perceber se a assessoria chegou a ter resultados. Estou em crer que sim. Tenho no entanto algumas dúvidas relativamente ao problema do Basket. O prejuizo acumulado de ano para ano é imenso e os resultados desportivos são péssimos. Mais vale apostar em menos modalidades, mas que dêem frutos reais, como por exemplo: o andebol, que actualmente nos enche de orgulho.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Descubra as diferenças

.

O Blog Futuro Belenenses, continua a ter acesso exclusivo a ficheiros secretos.

Desta vez, descobrimos mais um par de gémeos separados à nascença.

São eles José Gaspar, jogador do Belenenses, e António Banderas, actor espanhol.

Quis o destino que ambos seguissem caminhos diferentes.

Gaspar perdeu a glamourosa oportunidade de ser um afamado galã de Hollywood, enquanto que Banderas, falhou a oportunidade única de ser jogador do Belenenses.





Qual deles ficou a perder?

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Problemas de surdez

.



As reacções e pressões vão-se fazendo sentir um pouco de todo o lado. As candidaturas querem a sua divulgação, o que é natural, mas querem fazer "caixinha" e só dizer o que lhes convém e quando querem. Se os comentários, críticas e opiniões não agradam e são 100% favoráveis, teimam em rotular-nos de adversários.

Não fomos nós que fizemos os estatutos, nem dirigimos o processo eleitoral, temo-nos limitado a transmitir a nossa leitura do pulsar da vida do clube, através da crítica, da opinião e da crónica.

Não temos qualquer alinhamento ou defendemos qualquer lista, estamos à margem, por enquanto.

Para nós as candidaturas são oficiais depois de confirmadas pelos serviços e aceites pelo presidente da AG, altura em que lhe é atribuída uma letra. Não vale a pena dizer que são candidaturas oficiais ou servirem-se disso como arma de arremesso, porque mais não são que pré-candidaturas.

Uma pré-candidatura "inteligente", faz o seu anúncio com a indicação da equipa e os traços gerais programáticos, à laia de quem somos e ao que vimos. Quando a tarefa é bem feita, permite que a reacção dos associados, ajude a limar arestas ao texto do programa e a adequá-lo às aspirações dos potenciais eleitores.

O que faz falta aos pré-candidatos é saberem ouvir os sócios, em lugar de se ouvirem a si próprios e arranjarem umas coisas para dizerem.

Com o actual duplo sistema e com o maior empenho dos sócios mais novos, as candidaturas deviam ter em conta as experiências recentes, porque pode muito bem acontecer e tem todos os ingredientes para isso, que uma lista vencedora mesmo por maioria, pode ver chumbadas as contas na semana seguinte, pior, podem ter que fazer todo o mandato com duodécimos do orçamento não revisto de 2005.

O peso eleitoral de uma meia dúzia que controla as eleições é muito diverso da massa associativa real e essa está representada nas AGs que aprovam as contas e orçamentos.

Portanto, meus caros, ouvir os sócios não é só ouvir o barulho dos votos a caírem no fundo da urna.

À consideração dos interessados,

Cromos do Belenenses

.

Luiz Gustavo



Nome: Luiz Gustavo.
Nacionalidade: Brasileira.
Data de Nascimento: 23-02-1972.
Épocas no Belenenses: 4 completas.
Posição: Avançado.

Luiz Gustavo chegou ao Belenenses proveniente do Cruzeiro de Belo Horizonte ainda muito jovem, com apenas 19 anos de idade, para jogar na II Divisão de Honra.

Naquele que terá sido um dos mais brilhantes actos de prospecção por parte do Belenenses, Luiz Gustavo aterrou no Restelo na temporada de 91/92 na companhia de Mauro Airez e de Emerson.

Avançado móvel, hábil e astuto, desenvolveu um papel importante na ascensão do Belenenses à I Divisão nessa mesma época.

Tinha por hábito movimentar-se melhor na lateral-direita, e costumava partir com a bola controlada desde o seu meio-campo, para se plantar na área adversária.




Fazia, com desempenhos regulares, 4 posições no ataque, tendo por isso sido um jogador de grande utilidade durante as 4 épocas da década de 90 em que envergou a Cruz de Cristo ao peito.

Depois de brilhar com a camisola do Belenenses durante esse período, transferiu-se para o Benfica na época 95/96.

Nunca se conseguiu impor de encarnado vestido, eclipsando-se durante as 2 épocas em que representou o Benfica.

Tal como Mauro Airez, assim que assinou pelo clube lampião, nunca mais se endireitou para o futebol.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Vamos lá a falar a sério

.


1- Belenenses - Académica
Habitualmente não "papo grupos", não faz o meu género ir em contos da carochinha e em desculpas esfarrapadas.

A derrota tem nomes, a saber a Direcção que está mais preocupada com as eleições sem que o assuma, descurando as obrigações mais elementares. O treinador, Jorge Jesus que anda na lua e embirra em apostar num Costinha que protege contra as evidências e insiste em tardar com as substituições, deixando uma hora a equipa ao Deus dará. Por fim, Costinha e a defesa que parece um passador, longe do início da época.

Pela positiva, Carlitos que tardiamente entra e dá tudo por tudo, este sim vindo de uma gripe e em fase final, mas num empenhamento digno de nota, aliás, como Silas que foi um mouro de trabalho.

Equipa que joga para entreter uma hora, deixa-se colocar em desvantagem, mas mostra garra para fazer a reviravolta, não está tão mal como querem fazer crer, o que mata o jogo é claramente o frango e isso tem responsáveis.

Quando estamos quase a alcançar um lugar decente, tem que haver qualquer coisa.

2- Ao almoço, na segunda-feira, um estimado consócio, dito com mais de 50 anos de sócio, insiste em meter-se na minha conversa com outro consócio, enquanto eu confirmava o que tinha sido divulgado na imprensa sobre Duarte Ferreira. Apesar de me limitar a confirmar o conteúdo, interrompia o dito consócio explicando que não era bem assim e que o que tinha sido dito, não queria dizer exactamente o que estava escrito. A defesa denotava a tendência e a linha de pensamento, que se respeita e apenas se pode discordar da forma com que é feita a intromissão noutra conversa.

Ao referido consócio que apenas conheço de vista, apenas perguntei se conhecia e o que achava de Rui Almeida para o futebol, respondeu-me que sim que o conhecia, que para mandar no futebol não, mas que pode muito bem fazer um lugar como o Tuck, por exemplo.

Despedi-me e vim embora, assim não vale, alguém que tem mais votos que todos os sócios atletas e menores; mais que todos os sócios com menos de um ano; mais que todos os que não têm as quotas em dia e tantos como 10 sócios com menos de 5 anos, não sabe claramente para que serve uma direcção.

É a um grupo destes sócios que não são poucos que os Belenenses estão entregues? basta! Um homem um voto!

3- Entretanto Cabral Ferreira diz que só é candidato em Março, já está melhor, em Janeiro dizia que só decidia daí a quatro meses, ou seja Maio, bem que já antecipou 2 meses, quer ele dizer que não vai dar troco a pré-candidatos para já. Compreendi, para meio entendedor, meia palavra basta, como dizia o nosso amigo soquetes.

4- Gouveia da Veiga, gere o silêncio como quem diz, "deixa-os pousar". Pedro Patrão garante que quando fôr divulgado o programa e a lista, os bloguistas e a imprensa saberão em simultâneo, tanto mais que reconhece a importância dos blogues azuis na divulgação dos temas dos Belenenses, assim está bem.


Depois disto tudo, acho bem que voltemos ao banco para discutir o que queremos dos Belenenses.

Curiosidades

*



Enquanto esperamos pelo relatório de contas de 2006, aproveito para apresentar algumas curiosidades relativamente ao último documento disponível, o de 2005.

Modalidades com mais proveitos:
1º Rugby.....138 K€
2º Basket ...128 K€
3º Andebol...121K€
4º Futsal........74 K€

Modalidades com maiores custos:
1º Basket ......716 k€
2º Andebol ...636 k€
3º Futsal....... 146 k€
4º Natação ...122 k€


Modalidades com piores resultados financeiros:
1º Basket .....-588 k€
2º Andebol ..-514 k€
3º Natação ....-91 k€
4º Futsal........ -71 k€

Modalidades com melhores resultados financeiros:
1º Rugby......................49 k€
2º Pentatlo moderno...1.9 k€
3º Basket (escolas) ....-0.4 k€
4º Polo aquático..........-1.5 k€


Instalações- Piscinas:
Proveitos: 505 k€
Custos: 786 k€ (inclui 268 k€ de amortizações)
Resultado: -281 k€

Últimos resultados desportivos:

Andebol (Taça de Portugal): Belenenses-29, ABC- 31

Basket: Porto- 97, Belenenses-71

Futebol Sénior: Belenenses-1, Académica-2

Futebol juniores: Estrela-1, Belenenses-2

Volei Séniores: Belenenses-3, CI Volei Lisboa-0



O interesse da publicação destas curiosidades é fornecer alguma informação financeira de auxílio às respostas às sondagens em curso, nomeadamente o basket profissional e as piscinas.

Descubra as diferenças

.

O Blog Futuro Belenenses descobriu o motivo pelo qual o guarda-redes do Belenenses, Costinha, tem andado tão desconcentrado e a facilitar nos jogos.

Costinha, antes de enveredar pela carreira de futebolísta profissional, era o humano por detrás da personagem "Poupas" da série televisiva infantil "Rua Sésamo".

Segundo nos foi confidenciado, Costinha, tem andado algo saudosista.

Costinha, nunca conseguiu superar a mágoa de o programa ter acabado, daí, quando aparece na televisão, o guarda-redes tenta em campo, encarnar a sua antiga pesonagem.



Paulo Costinha, guarda-redes do Belenenses.



Poupas, personagem da Rua Sésamo.

Bostinha ao minuto 86

.



A análise ao jogo está feita pelo Pedro Martins ( é aí que os interessados devem comentar).

Vou-me limitar ao que penso ser relevante.

O Belenenses jogou o que a Académica deixou jogar, no entanto, julgo que este resultado é fruto de demérito do Belenenses, não de mérito da Académica.

O Belenenses só despertou para o jogo depois de sofrer o primeiro golo.

O Guarda-Redes Costinha, não está isento de culpas no segundo golo, não foi um frango...foi um aviário montruoso.

Costinha fez algumas boas intervenções no jogo, mas ele é (bem) pago é para isso.
Costinha vem acumulando erros após erros, jogo após jogo.
Em alta-competição os erros pagam-se caro.

Para mim basta!

Que regresse o Imperador já no próximo jogo!

Muitas vezes, a Bancada tem razão, e neste jogo, a Bancada apelou em uníssono:

Marco Aurélio! Marco Aurélio! Marco Aurélio!



O Belenenses tem falhado sempre nos momentos cruciais, não é só de agora, é de há anos para cá.

Será sina? Será fado?

Como nota final, gostaria de mencionar a pouca afluência de público ao Estádio do Restelo.

Uma vez mais, as bancadas estiveram desertas!

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Mérito à Académica

*

O Belenenses voltou a perder em casa, desta vez com a Académica, num jogo disputado sempre debaixo de chuva. A perspectiva dos lugares cimeiros da classificação parece ter ofuscado a equipa e a Académica acaba por sair justamente vencedora do confronto desta noite. A primeira parte foi uma completa desilusão: o Costinha estava a ser o melhor em campo e fora ele, só Silas, Dady e Candido Costa saíam da mediania. Eliseu, muito conflituoso e Mancuso muito trapalhão não ajudavam em nada e a inexperiência de Mano fez-se sentir. As bolas rondavam muitas vezes perigosamente a nossa área, sendo que o meio campo não era capaz de distribuir jogo em condições. A Académica foi sempre mais perigosa.

O início da 2ª parte voltou a dar só Académica e a nossa equipa apresentava uma confrangedora falta de capacidade de controlo de jogo. As entradas de Djurdjevic e Carlitos vieram ajudar ao equilíbrio da contenda e nos minutos seguintes o Belenenses finalmente conseguiu encostar os estudantes às cordas. No entanto, e aqui saliento o mérito da Académica, nunca fez anti-jogo e apresentou na parte final 3 homens bem lá na frente.

Os meus parabéns à Académica, que sem dúvida com esta equipa poderá ainda fazer umas flores neste campeonato.

VOU LÁ ESTAR

*




Segunda feira é dia de trabalho. Estar às 19:45 no Restelo é difícil, mas eu vou lá estar.

No ano passado, o jogo com a Académica foi o único que eu vi ao vivo e foi a mais profunda desilusão. Estava tudo preparado para a festa. Se ganhássemos garantiamos a manutenção, se perdessemos adiávamos tudo para o último jogo e ficávamos à espera de uma de várias combinações possíveis de resultados para nem termos que nos esforçar muito. Essa era a forma de estar de José Couceiro, que resolveu não arriscar nada na 2ª parte do jogo com a Académica: resultado final:0-0, assumindo uma perspectiva de "antes vále um pássaro na mão...".

Em diversos momentos da época passada e estou em crer de outras atrás, tivemos por diversas vezes a possibilidade de galgar várias posições na tabela classificativa e aproximarmo-nos dos lugares europeus. Sempre que isso aconteceu, o resultado foi o mesmo: "desilusão".

Jorge Jesus já provou que não pensa assim, senão vejamos o reduzido número de empates que já alcançámos. Com a excepção do jogo caseiro contra o Porto, o Belenenses tem jogado sempre para ganhar e apenas nesse único jogo mostrou inferioridade. Frente ao Braga, Boavista, Sporting e Benfica fizemos bons jogos e tivemos sempre na disputa do resultado, pelo que é ilógica a posição que ocupamos na tabela. Jorge Jesus não vai querer o empate e eu também não. A bancada azul já demonstrou que não se importa de ver a equipa perder, desde que venda cara a derrota. O empate actualmente, mais não é do que uma derrota dissimulada. Por mim Jorge, estás à vontade: arrisca tudo, porque este é o JOGO da VIRAGEM. Neste jogo se vai decidir se o Belenenses merece disputar os primeiros lugares ou apenas andar no "ram-ram" do desce-não desce.

Boa sorte. Vou lá estar e espero gritar várias vezes "golo". Se lutarem para ganhar, lá estarei para aplaudir no fim, independentemente do resultado

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Cromos do Belenenses

.



O Blog Futuro Belenenses tem o prazer de anunciar que a Crónica "Cromos do Belenenses" vai continuar a ser publicada de forma semanal.

Deste modo, todas as quarta-feiras será apresentado um novo "Cromo".

O baú de recordações foi aberto, o pó foi limpo, as cadernetas descobertas.

Vai ser tempo de recordar alguns dos jogadores que tiveram o privilégio de vestir a nossa camisola mágica num passado recente.

As surpresas vão ser mais que muitas, ou não fossem alguns "Cromos", verdadeiros cromos.

Outros há que deixaram saudades no Restelo, pois eram verdadeiras vedetas, capazes de deixar os adeptos do Belenenses com água na boca.
Fiquem atentos!



Entretanto, já foi publicado na passada quarta-feira o primeiro "Cromo do Belenenses".

Mauro Airez, avançado argentino, que representou o Belenenses durante 4 épocas e meia, pode continuar a ser visitado:


http://futurobelenenses.blogspot.com/2007/02/cromos-do-belenenses.html

sábado, 17 de fevereiro de 2007

Da legitimidade à brincadeira

.


É legítimo que qualquer sócio que reuna as condições estatutárias para o efeito, ambicione qualquer cargo de liderança e para tal apresente aos consócios as suas idéias.

Conhecemos táticas e métodos de fazer passar a informação, alcançar objectivos e fazer vingar pontos de vista.

Acredita quem quer e como em todas as situações deste género, os votantes escolhem muitas vezes o mal menor, porque não seria possível concordar em todas as questões apresentadas, nem optar por um conjunto de soluções de cada candidato.

Que os Belenenses têm que mudar, sabemos à saciedade, que tem de se modernizar, que tem de ocupar o seu lugar no futebol, que tem que resolver o passivo, estamos fartos de saber.

Então, o que se espera dos candidatos e das suas listas, independentemente das propostas é um mínimo de verdade e transparência.

Falar em 20 000 euros, 6 000 contos do ordenado de Jorge Jesus, não traduz rigor, referir passivo de 100 milhões não parece sensato, nem encontro local onde se possa ter obtido essa informação. Parece que se tenta lançar o barro à parece de forma pouco consistente e espera-se que caia.

Mexer na idéia do imobiliário, como se o clube fosse um empreiteiro e estivesse ali a panaceia de todos os males, parece pouco credível.

Um candidato com curso de treinador que entra a contestar o actual treinador, das duas uma, ou tem algum amigo, tipo Couceiro, Peseiro ou Carvalhal ou quer mexer e condicionar o que não deve e para pior, já basta assim.

A esta hora Cabral Ferreira até pode escolher uma equipa competente e de forma tranquila, porque está na cara ...

Artigo 81º

.

SECÇÃO TERCEIRA – DIRECÇÃO

Artigo 80º

A Direcção é o Órgão Social ao qual compete a administração do C.F.B. em todos os domínios da sua actividade.

Artigo 81º

1 - A Direcção é composta por um Presidente e entre quatro a dez Vice-Presidentes.

2 - Um dos Vice-Presidentes deve, obrigatoriamente, ter a seu cargo, o pelouro da Juventude nele ficando incluídos os agrupamentos organizados em “claques” de apoio às equipas desportivas do Clube.

3 - O Presidente da Direcção nomeará, sob proposta dos Vice-Presidentes, até ao máximo de vinte Directores, bem como o número de Seccionistas e Assessores que entender necessários para a gestão das actividades do C.F.B.

4 - Os pelouros e secções serão distribuídos pelo Presidente aos Vice-Presidentes após a tomada de posse e poderão ser objecto de modificação, desde que haja acordo entre os interessados directos, ao longo do mandato.

5 - Ao Presidente da Direcção, como primeiro responsável pelo Executivo, compete a promoção e a coordenação geral das actividades directivas.

6 - O Presidente da Direcção será substituído, nas suas ausências e impedimentos, por um dos Vice-Presidentes por si designado.

Artigo 82º

1 - A Direcção é solidariamente responsável pelos actos da sua administração.

2 - Para obrigar o C.F.B. são necessárias e bastantes as assinaturas de dois membros da Direcção, sendo obrigatória a do Presidente, ou na sua falta quem o substitui ou do Vice-Presidente com o pelouro financeiro.

3 - Os actos de mero expediente poderão ser assinados por qualquer membro da Direcção, Seccionista, Assessor ou colaborador remunerado do C.F.B., a quem a Direcção atribua poderes para tanto.

20 000 visitas 38 900 páginas

.


São 20 000 visitas, excluindo naturalmente os que visitam mais que uma vez por dia.

Não há muito a dizer quando os "rivais" rondam o meio milhão ou vão a caminho.

Os números:
Publicação do Blog 25/6/2006
Introdução de imagem 22/7/2006
Introdução do sitemeter 13/8/2006
10 000 visitas 10/11/2006
Total de visitas (desde 13/8) 20 000
Total de Page views (desde 13/8) 38 900
Artigos publicados 413

Se alguma conclusão se pode tirar, será o facto de os Belenenses estarem vivos e interessados no seu clube.

Obrigado a todos os que nos dão a distinção de nos visitar e em particular ao painel de colaboradores.

Vivam os Belenenses

Pré-candidaturas

.


Depois de Gouveia da Veiga, vem à praça Duarte Ferreira para disputar o lugar de Cabral Ferreira.

Duarte Ferreira é o homem da Unicer e foi a escolha dos barões dissidentes de Gouveia da Veiga.

Dado como bom gestor, entra a matar, a mexer com o ordenado do treinador e a voltar à carga com o imobiliário, dois pontos negativos que podem custar muito caro.

Entre os apoiantes, parece constar o economista Rui Nabeiro, neto do magnata dos cafés Delta, família de antigas tradições azuis, Rui Almeida, João Areias entre outros.

Caso Cabral Ferreira avance a candidatura de Gouveia da Veiga sofre um forte revés.

Cabral Ferreira a Subir

*




Chega ao fim mais um dos inquéritos de popularidade do Blog do Futuro Belenenses, desta vez relacionado com a selecção do melhor cabeça de lista para dirigir o nosso amado clube.

Na lista de candidatos a candidatos resolvemos não só incluir os nomes mais badalados na blogosfera, mas também dar asas à nossa criatividade e seleccionámos para além do ex-árbitro Jorge Coroado, o melhor vice presidente da actual direcção: Vitor Ferreira. Enquanto para o primeiro pareceu haver alguma receptividade, o mesmo não se passou com o segundo, que teve contudo o dobro dos "votos" de Barros Rodrigues.

O actual presidente conseguiu vencer pela 2ª vez (não consecutiva) este tipo de inquéritos, ultrapassando desta vez Gouveia da Veiga por uma escassa margem.

Cabral ganhou com 32%, contra 31% de Gouveia da Veiga e 27% de Jorge Coroado, tendo este último perdido uma grande parte da popularidade alcançada no anterior inquérito (foi 42%). Curiosamente nos últimos 4 inquéritos as posições relativas de CF e GV têm trocado: ora fica um à frente, ora fica o outro.

A ligeira vantagem de CF poderia ser um pouco maior, caso não tivessemos aqui incluído Vitor Ferreira no conjunto de nomes apresentados, uma vez que se poderá argumentar que tirou alguns votos e que certamente irá fazer parte da mesma lista no futuro. O que é certo é que não se revelou fraccionamento significativo na lista da actual direcção, mesmo quando se seleccionou o vice presidente mais relevante (de acordo com inquérito oportunamente apresentado), que bem contas tem dado na área do andebol.

Muito relevante é a queda a pique de Barros Rodrigues, que atinge a sua cota de popularidade mínima. A sequência dos últimos inquéritos foi a seguinte: 11% a 25/12, 8% a 25/1 e agora apenas 2%. Aparenta ser o mais fraco dos candidatos a candidatos.

Relativamente a estes dados é necessário dar um desconto a estes valores, dado que nas eleições reais não existe ainda a relação uma pessoa - um voto; a votação na internet não é inteiramente segura e existe uma percentagem de não sócios de cerca de 20% que participam. No entanto, penso que fazendo uma´observação de forma contínua, se conseguem avaliar tendências e essencialmente testar candidatos.

Uma coisa me parece certa: Cabral Ferreira está em alta e não está disposto a avançar para perder.
Precisam-se candidatos fortes, com espírito de liderança, dinâmicos, empreendedores, com idéias, muita vontade de trabalhar e acima de tudo capacidade para motivar dirigentes, simpatizantes, sócios e atletas. Será preciso meter um anúncio no jornal?

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Venha a festa

.



Ainda antes de passar à categoria de gaiato, já era Belenenses contra o “statuo quo” familiar e tendo arrelias e dissabores por tal motivo.

Quando insistiam e me perguntavam então o que seria se o Belenenses não existisse, respondia da Académica.

Era a afronta final, recusar o benfica como hipótese clubística, pior, nas conversas para encher chouriços entre benfica e Sporting, Belenenses era a resposta.

O gaiato é do contra, diziam agastados.

E se não fosse o Belenenses, era a Académica ou o Guimarães, sendo estes últimos recursos pesados, mas neutros, quase como quem diz, se não fôr azul, seja preto ou branco, mas vermelho ou verde, nem pensar.

Hoje, com uns anitos em cima, se alguma identidade social assumo é o Belenenses, arriscando mesmo a preferir o Belenenses em detrimento da selecção portuguesa.

Não que não me sinta português, mas numa convicção “bairrista”, neste caso clubística a que admito uma adesão doentia.

Claro que a Académica perde para Portugal, mas não deixo de ter a sensação única de não gostar de os ver perder por muitos, 1-0 chega e fico chateado se a diferença for mais dilatada, mas se a Académica ganhar, fico com uma azia que não é tão frustrante como se for com outro clube.

Não fosse sócio dos “leões das furnas” onde já fui dirigente e da Academia Grandela, o meu “2º clube” seria a Académica.

Espremendo esta sensação e para evitar que digam “o que é que temos a ver com isso?” resulta que espero um bom jogo, que ganhe o Belenenses e 1-0 chega.

Tenho pena e aqui lanço o mais enérgico protesto pela não despenalização do Zé Pedro Salazar, face a esta injustiça, podem querer que a justiça da liga se tornou parte numa contenda comigo.

Esperem pelo troco.

Finalizando, espero que a Académica estenda o convite que fez ao garrafão, também ao pessoal da Fúria Azul, os rapazes andam sequiosos.

Xandala

Descubra as diferenças

.

O ataque dos clones continua.
Desengane-se quem pensar que a ovelha
Dolly foi o primeiro ser-vivo a ser clonado.





Pedro Pinheiro, jogador do Belenenses.




Armando Teixeira, petit caceteiro de uma equipa foleira.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Justiça??? !!!

.


Tenho as mais sérias dúvidas sobre a Justiça neste país. Que o seu poder emane do Povo, que o faça em nome do Povo, são chavões de retórica para "inglês ver" e acredita nisso quem quer.

A maior parte dos cidadãos afasta-se para não pagar os custos, optando pelo prejuízo, abicando de demandas porque não existe Justiça.

Pessoalmente, entrei em tribunal duas vezes, uma como réu e outra como autor e em nenhuma delas fui "justiçado", se bem que enquanto réu se referia a uma multa de trânsito, em que o polícia mentiu com todos os dentes e próteses que tinha na boca, para mim sobrando a multa e as custas e mais uma advogada obrigatória desconhecida que disse "peço justiça" e para isto dispendi, 20 contos. A acção de autor, foi tida contra o estado e logo, dispensados de "taxas" ou como lhe chamam... e com isso a inversão do ónus da prova em determinadas questões que reputo de tendenciosas, mas enfim, chegou para já.

Relatada a minha experiência directa, vem o caso do apito dourado, apreciado pela justiça dourada.

Neste país, a justiça vale o que vale, não digo que os juízes são maus, mas a lei é mal conseguida, desleixada e ao sabor de legisladores mente captos, que não regulam a tempo e horas e prevêem garantias que não são mais que fugas à justiça, com o beneplácito dos juízes.

Os tribunais de juri, são uma excepção, enquanto deviam ser a regra para o sistema, etc, etc.

Aqui entra o apito dourado. Porque raio não se cria um tribunal de juri para tantas questiúnculas? Porque razão, são eliminadas provas de escutas e outras documentais, mais que evidentes por razões que nada têm a ver com a verdade, mas por regras processuais da treta. A verdade é a verdade, se fulano disse "x" para promover "y", verificado o "y" e o "x", porque razão se dá como nulo a prova de "x" porque não entrou a tempo, etc, etc... o que interessa é se foi verdade, ou até para cometer crimes "temos" que meter requerimento?

Transposto para a "justiça" da Liga, vemos o desmando total, apreciações que não fossem feitas por juízes, diria o terem sido por malfeitores, mais usando meticulosamente os seus tempos e prazos, vemos o que foi feito por um juíz presidente que se demitiu para conseguir uma janela a contento.

Tudo tem limites, juíz não deve ser períto em determinadas questões, aí vejo o caso Zé Pedro, versus Nuno Gomes, versus Quaresma, versus Garçês e fico estupefacto.

Quem analisa os relatórios e o contraditório, quem escolhe os "observadores" e por aí fora, tem muitas culpas no cartório.

Que se aceite o contraditório e se puna os observadores que "não sabem observar", mas limpe-se de uma vez o futebol português, já que a justiça anda lenta neste país.

Artigo 42º

.

Artigo 42º

Os Sócios efectivos e correspondentes, por cada período de cinco anos de filiação ininterrupta, disporão de mais um voto nas Assembleias Gerais para eleição dos Órgãos Sociais.

Artigo 43º

O Sócio considerar-se-á na plenitude dos seus direitos associativos quando tiver pago a quota do mês anterior àquele que estiver decorrendo, excepto para o acesso às instalações desportivas, a partir do dia quinze do mês que estiver em curso, quando nelas se realizem competições com entradas pagas.