sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Volei-Alteração de local

.


O jogo da 8ª jornada de Voleibol feminino A2 que opõe o Belenenses à Académica de Coimbra, previsto para o Pavilhão Gonçalves Zarco em Algés, vai realizar-se no Pavilhão Acácio Rosa, no mesmo dia e hora agendada, segundo informa a secção.

Espera-se um maior apoio da massa associativa a esta modalidade amadora que está a fazer um campeonato brilhante.

Os jogos têm entrada livre e são espectáculos de técnica e estratégia a não perder.

Venham ao Restelo e avaliem.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Pois claro...

.

"O Vitória ainda não perdeu em casa.

Nos cinco jogos no Bonfim, tem quatro vitórias e um empate.

Estes números traduzem as dificuldades que o Belenenses vai ter neste jogo"

Jorge Jesus ao record

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Cromos do Belenenses

.
Lula



Luiz Bonfim Marcos, assim se escreve o nome de um dos melhores defesas-centrais que passou pelo Belenenses nos últimos tempos e que deixou saudades: Lula.

Vindo do Brasil, Lula começou a jogar em Portugal ao serviço do Famalicão, onde cumpriu 4 épocas (1988-1992); voltou ao Brasil durante 18 meses para representar o S.Paulo e o Santos; em Janeiro de 1994 regressou a Portugal como reforço do Sporting, onde nunca se impôs; regressou ao Brasil por alguns meses para jogar no Curitiba; até que assinou pelo U.Leiria na época 1994/1995.

Lula ingressou no Belenenses na época 1995/1996 proveniente do União de Leiria, numa transferência envolta em alguma polémica uma vez que o clube da cidade do Lis garantia ter contrato com o atleta.
Polémicas à parte, o certo é que Lula, aos 29 anos de idade, acabou mesmo por representar o Belenenses.

Este defesa-central que fez parte dos pré-convocados do Brasil para o Mundial 90, destacava-se pelo seu físico impressionante e força brutal, era um daqueles jogadores que impõem respeito só de olhar, e caracterizava-se por ser um central de marcação intransponível, duro como o betão e agressivo como um furacão.
Senhor de uma enorme cultura táctica e de um apurado sentido de colectivo, era imperial no jogo aéreo e sólido a defender junto à relva.
Quem o viu jogar não esquece facilmente a sua forma peculiar de correr: de passada ampla, meias puxadas para baixo até ao limite da caneleira, bochechas alternadamente enchidas e desenchidas de forma aerodinâmica, assemelhava-se a uma locomotiva em contra-relógio.


No Belém, naturalmente logo se assumiu na equipa como titular indiscutível, formando uma poderosa tripla de centrais com Paulo Madeira e Pedro Barny, bem auxiliada nas laterais por Neves na direita e sobretudo por Fernando Mendes na esquerda.
Foi muitas vezes o último homem a defender e através dos seus desarmes e recuperações de bola tornava-se no primeiro homem a lançar o ataque.
Lula foi a voz de comando e líder inquestionável da defesa Azul versão 1995/1996, estatuto que lhe valeu a promoção a capitão de equipa após a deserção de Mauro Airez para o Benfica.

Na sua única época como jogador do Belenenses actuou em 25 jogos completos, 4 jogos incompletos, foi por 13 ocasiões admoestado com a cartolina amarela e por 3 ocasiões admoestado com a cartolina encarnada, tudo num total de 2538 minutos de tempo de utilização no campeonato.

A temporada espectacular que realizou despertou a cobiça do Porto que o contratou, pouco utilizado ao cabo de 2 anos rumou ao Brasil para representar o Vitória da Bahia durante uma época, voltou depois a Portugal para jogar na II Liga ao serviço do Paços de Ferreira.
Experimentou ainda o exótico campeonato chinês antes de regressar ao Brasil, onde já veterano e em equipas secundárias encerrou a sua carreira de futebolista.

Dados pessoais do jogador retirados de zerozero.pt

Novembro com 33 dias

.
Artigo 25º

1 - O exercício económico anual do C.F.B. decorre de um de Janeiro a trinta e um de Dezembro, devendo a Proposta do Orçamento das Receitas e Despesas para o exercício económico anual seguinte, elaborada pela Direcção com o parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar, ser discutida e votada pela Assembleia Geral até ao dia trinta de Novembro.

Ora se não respeita este artigo a AG é extraordinária no mínimo e não cumpre com o estabelecido, pois bem o mês convencionado tem 30 dias ou não?

Sabia que...(VI)

.

O Rugby não tem dotação do clube e tem previsto um resultado positivo de 2 000,00 euros?

Sabia que...(V)

.

O orçamento proposto pela direcção para o ano de 2008 prevê:

O prejuízo previsto para todas as modalidades após as dotações é de 127 000,00 euros do qual o andebol sózinho consegue 120 000,00 euros?


Sabia que... (IV)

.
O orçamento proposto pela direcção para o ano de 2008 prevê:

75 000,00 euros de apoio ao futsal quando esta modalidade profissional espera 50 000,00 euros de lucro e que o valor atríbuido é o triplo do dedicado a TODAS as amadoras por parte do clube?

Sabia que...(III)

.

O orçamento proposto pela direcção para o ano de 2008 prevê:

120 000,00 euros de prejuízo é quanto se espera para o andebol e que este valor ultrapassa mais que o quadruplo do montante desponível para o apoio a todas as modalidades amadoras, 25 000,00 euros, por parte do clube?

Sabia que... (II)

.

O orçamento proposto pela direcção para o ano de 2008 prevê:

O valor atríbuído ao andebol de 200 000,00 euros é oito vezes superior ao dedicado a TODAS as modalidades amadoras em conjunto?

Sabia que... (I)

.

O orçamento proposto pela direcção para o ano de 2008 prevê:

500 000,00 euros de despesa para o andebol e que 500 000,00 euros é também o valor abonado a TODAS as modalidades extra-futebol por parte do clube?

Porque não te calas?

.

"o empate é tão importante como a vitória."

Jorge Jesus antes do jogo com o Estrela da Amadora segundo Miguel Sousa Tavares.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Volei-classificação à 7ª jornada

.

O Belenenses está em 3º lugar em voleibol feminino A2.

Sentindo os reflexos da crise que vive o clube, as nossas voleibolistas vão fazendo das tripas coração para alcançar o topo do volei.

Vê-las no Restelo é quase uma miragem dado que são afastadas sistematicamente do pavilhão para casa de conveniência, ultimamente para uma escola secundária em Algés.

Afastadas do clube mal deixam perceber os problemas que enfrenta a modalidade onde é crítico a quantia de 750 euros para inscrever uma praticante brasileira que seria um reforço de mais valia.

Quando o clube que tem bingo destinado às modalidades não consegue inscrever atletas amadores para as competições em que se inscreve dá que pensar.

E se o Volei apresentasse um orçamento de 500 000 euros?

Podia ser que a direcção desse os tais 750 euros e não se falava mais nisso...

Seria bom que a questão fosse levada à AG que está marcada e desde já aviso que tem o meu apoio.

VIVA os BELENENSES !!!

Merchandising precisa-se

.


O consócio Lino Ramos fez-me chegar estes exemplares de pins alusivos à Taça de Portugal.

A confecção é esmerada e o trabalho é cuidado.

Não sei como estamos de direitos de imagem, de registos, etc, e não é por aí que vou, opto por dizer que os Belenenses não têm um embelema de lapela entre outros produtos do género com uma qualidade mínima, estará aqui uma solução.

É verdade que o modelo de símbolo actualmente em uso não é este, mas não seja por isso.

À consideração de quem de direito,

Do caricato até ao rabo

.

Quando o espectáculo não se faz em campo, algo vai mal no reino do futebol.

Com as arbitragens escolhidas a dedo, com a falta de vontade dos jogadores e a resignação do treinador, não há nada a fazer ou pelo contrário, tudo há a fazer.

Jorge Jesus tomou a rédea da SAD e do clube e garantiu uma continuidade à força que lhe foi oferecida de mão beijada, agora aguentem-no que vai fazendo o que quer e lhe apetece até que o empurrem, naturalmente com a carteira recheada.

Literalmente JJ faz dos sócios gato-sapato, ciente que está num clube simpático, bonacheirão, sem rei nem roque.

O jogo de ontem com o Estrela da Amadora foi infame e até deu para o nosso accionista da SAD, através do realizador realçar a bancada que não abriu, como quem diz o estádio está às moscas.

Ânimo, alegria e fizeram banzé as escolinhas, show deu o regressado Lu e outro espectador que não parou de gritar “Bulem” lá do cimo da central.

Um dos aspectos que tem incomodado e muito os sócios, são as novas regras de acesso e a forma absurda com que os porteiros lidam com o assunto, uma vez que existem lacunas graves na definição das missões de cada um e depois naturalmente, complicar é o mais fácil.

Se bem entendo, as regras a aplicar nos acessos tendem a ser idênticas às da UEFA, ou seja, após a entrada no recinto desportivo o espectador que saia terá de adquirir novo título para voltar a entrar.

Até aqui tudo bem é lógico e aceitável.

Cumprindo este quesito que só não será aplicável aos espectadores de “cartão” e pessoal autorizado e onde por decisão da direcção estão os sócios de quota azul e de época (QSU não sei se foi comercializada), uma vez que entram sem bilhete individual de onde se destaca o bico.

Se estes sócios acedem directamente podem fazê-lo a todo o tempo, como qualquer portador de título e é impossível limitar-lhe a entrada, porque o seu título é incluído no cartão e o clube não lhe faculta um título específico com destacável.

Tal não se aplica em relação aos seus acompanhantes e convidados para os quais dispõem de títulos destacáveis.

Mesmo que os sócios de quota azul tivessem um título específico, nada os impedia que saíssem e voltassem a entrar com outro título, logo é absurdo o bloqueio de saída e reentrada.

Admitindo esta última situação de lhe ser emitido um título para entrarem uma única vez, se um sócio de quota azul tem no seu pacote mais 3 convites incluídos, pode muito bem sair 3 vezes e entrar sempre sem ser incomodado com explicações.

Não se percebe as discussões criadas pelos porteiros que só o fazem com uma secção de polícia de intervenção a fazer barreira e às suas ordens.

Paralelamente existe ainda a questão dos porteiros gerarem conflito sistemático quando alguém da quota azul ou convidado desta quota quer aceder à bancada nascente.

É direito do sócio de quota azul, utilizar qualquer lugar não vendido do estádio com excepção dos camarotes, tal foi aprovado em AG por proposta da direcção.

Nem sempre os convidados dos sócios partilham do mesmo clube que o anfitrião e faz todo o sentido que não se levem adeptos de clubes adversários para a central (cativos), aliás, como a direcção frequentemente pede e chama a atenção.

Seja por esse motivo, seja por facilidade de acesso ou mobilidade, qual é a legitimidade de um porteiro em dificultar ou impedir mesmo o acesso a lugares a que o sócios e seus convidados têm por direito adquirido?

Os porteiros estão a prestar um mau serviço ao clube, será apenas da sua responsabilidade? Não creio, mas que estão a desrespeitar uma decisão da AG e a dar uma péssima imagem do clube, não tenho dúvidas.

Como será evidente este é apenas um dos muitos aspectos que se repercutem em assistências vergonhosas.

domingo, 25 de novembro de 2007

Do assobio não se livraram

.

Quando o Cristo-Rei chama a si a estrela azul, seria caso para respeitar e ser implacável com qualquer estrela que se atravessasse no caminho.

Nada disso, JJ acha que não perder 6 jogos é bom, pensa que ele é que sabe e não papa grupos, diz que está muito frio e nem pode tirar as mãos dos bolsos.

JJ acha que já deu 10 milhões de euros ao Belenenses, bem como somos menos de 10000, quer dizer que já me deu para cima de 1000 euros, pois eu digo que é mentira pela parte que me toca.

Que ele precise de espaço de trabalho, estou de acordo, que embirre com o rugby, acho parvo não impor disciplina e promover o respeito.

Se chateia o Basquetebol contra a vontade do presidente, enfim, percebo-o num certo sentido, mas numa de quem manda sou eu... então é burro no mínimo, porque não manda os seus gaiatos ganhar e é para isso que é pago e o que esperam dele.

Num jogo fraco com espectáculo medíocre, espera ganhar mais adeptos?

Razões de sobra tiveram os que ficaram em casa.

Bem, a história do Alexandre (Chouriço) essa nem vou contar, ele que a conte noutro blog que este não tem comentários ou que a envie para o email que a publico.

Falou-se em lenços brancos e a equipa saíu debaixo de assobio, será caso para pensar ou não?

O melhor reforço de 2007 é Hugo Alcantara

*


Chegou ao fim mais um inquérito do Blog do Futuro Belenenses. Desta vez a questão era "Qual o melhor reforço para a época de 2007/8?". A vitória foi clara e pertenceu a Hugo Alcantara com 33%. Em 2º lugar ficaram empatados Roncatto e Gabriel Gomez com 19%. O grande perdedor é João Paulo Oliveira, que tendo já efectuado alguns desafios não conseguiu arranar um único voto.
De referir ainda a não presença de Mendonça neste inquérito, por esquecimento. Certamente que ficaria entre os primeiros.
Aguardemos a época natalícia para verificar se vão aparecer caras novas.

Vitória com classe-Volei 7ª jornada A2

.

Jogo realizado ontem dia 24 de Novembro no Pavilhão do Ginásio de Stº. Tirso, às 17.00 horas contra o Ginásio Clube de Stº Tirso.

7ª Jornada do Campeonato Nacional Divisão A2

Ginásio Clube Stº Tirso / C. F. "Os Belenenses" 0/3 (13/25; 20/25; 18/25)

Vitória fácil, contra uma equipa muito jovem, que não conseguiu parar o bom jogo das nossas atletas, perante bastante público e num pavilhão muito frio.

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Ana Fernandes, Solange Rodrigues, Lara Fernandes (cap.), Sofia Nascimento, Sandrine Sobrinho e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Marta Godinho, Elisabete Lourenço, Mariana Águas , Ana Carvalho e Rita Fernandes.

O 1º set, as nossas atletas entraram a jogar com muita concentração e decididas a acabar o set muito rápido, por isso foi com facilidade que conseguimos fazer rápidamente 10 pontos contra 1 ponto das adversárias. A partir desse momento foi só gerir o resultado e com facilidade ganhámos o mesmo por 25/13 em 20 minutos.

No 2º set, a equipa do Belenenses não entrou bem, pois as adversárias entraram a ganhar por 5 a 1, mas passado esse momento , o valor das atletas do nosso clube e o seu bom jogo empataram aos 12 pontos e a partir daí nunca mais deixámos de estar à frente e a vitória no set foi normal por 25/20 em 24 minutos.

No 3º set, as nossas jogadoras, queriam acabar depressa o set e o jogo e assim aconteceu. Começámos a jogar bem e com muita vontade o que mais uma vez surpreendeu as adversárias, que não conseguiram contrariar o nosso jogo. Por esse motivo a nossa vitória por 25/18, foi natural em 22 minutos..

Esta vitória era importante, para continuarmos nos lugares cimeiros. O nosso adversário tinha perdido pela margem mínima com o primeiro classificado, por isso era importante ganhar e por uma margem que não deixasse dúvidas do nosso valor.

O nosso próximo jogo respeitante à 8ª jornada do Campeonato realiza-se no dia 2 de Dezembro na Escola Gonçalves Zarco, em Algés, ( pois o Pavilhão Acácio Rosa, não está disponível), às 15.00 horas, contra a Associação Académica de Coimbra.

Gostaríamos de contar com o apoio dos nossos sócios.

Luís Bettencourt

Parabéns Rodrigo Alvim!

.

Fonte: site do Rodrigo Alvim

Rodrigo Alvim, lateral-esquerdo do Belenenses comemora hoje, dia 25 de Novembro de 2007, o seu vigésimo-quarto aniversário.
Ao Rodrigo, um grande atleta e um profissional exemplar, enviamos um abraço de parabéns, desejamos as maiores felicidades e fazemos votos para que este seja um de muitos aniversários celebrados de Cruz de Cristo ao peito.

Aos interessados em congratular o Rodrigo Alvim, sugerimos o seu sítio oficial.

E aqui fica um grande golo apontado pelo Rodrigo Alvim ao serviço do Belém:


Fonte: Sapo

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Belenenses-Estrela da Amadora (antevisão)

.

Andamos como dizia o Pessoa “com aquele sem vontade com que rasguei o ventre de minha mãe”, apáticos, desincentivados, amorfos, acomodados, etc, etc.

Pouco abaixo da equipazita do Scolari, não começamos bem, não conseguimos recuperar e andamos no chove e não molha que faz manter os adeptos em casa porque não vale a pena a deslocação quanto mais a despesa.

Tenho dito e ainda ninguém me justificou o contrário, que o Belenenses com o estatuto que tem e o orçamento que investe, não pode ter menos pontos que metade dos que estão em disputa, por muito mal que ande a arbitragem, por muito azar, muitas mazelas, muitos coxos, por aquilo que lhes vier à cabeça.

O discurso oficial da direcção e do treinador em nada abonam para a alteração da situação, tudo levando a crer que estamos bem ou pelo menos melhor que no ano passado.

É pouco, digo mesmo medíocre.

O meu limite mínimo situava-se nos 15 pontos, temos 13 e nesta época nunca estivemos acima dessa bitola mínima.

JJ em vez de galvanizar limita-se a elevar a equipa adversária para reduzir o trabalho de justificar um empate ou pior, a derrota.

O discurso é estupendo para explicar aos adeptos que o melhor é ficar em casa porque se arriscam a um melão fora de época.

Se as dúvidas já são elevadas e as expectativas de ter um bom espectáculo mínimas, com a determinação e o discurso do treinador, são favas contadas para o fiasco da bilheteira e se isto não é prejudicar o clube, então o que será?

Parece que já estou a ouvir o JJ a dizer na CI que o Estrela é uma equipa forte e vem para ganhar.

Ora se ele dissesse que o Estrela da Amadora está em 11º com nove pontos, não tem o estatuto do Belenenses nem a categoria e no Restelo a vitória é nossa é que eu me admirava.

Como o Estrela da Amadora é uma equipa desequilibrada e luta para não cair no grupo dos despromovíveis, carente de jogadores e valores, tudo leva a crer que só o milagre ou a falta de vontade poderá ditar outro resultado que não seja a vitória.

Na equipa do Belenenses os que prometem aparecer que apareçam finalmente e senão puderem que dêem a ajuda ao Zé Pedro e ao Silas, o mesmo peço para os consócios e adeptos.

Depois da miséria da taça da liga e dos dois períodos de férias suplementares, nada menos se pode exigir que não seja a vitória.

Feito o sorteio, a taça de Portugal vem aí e o primeiro candidato a mexer connosco é o Paços de Ferreira.

Difícil seria lá, mas quis a sorte jogarmos em casa, basta não complicar e querer.

Domingo a horas anti-jantar, 20h30 já estaremos.

Belenenses Vs. Est.Amadora

.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Cromos do Belenenses

.
Jaime


Jaime das Mercês é um daqueles (ex-)jogadores de futebol cujo nome é indissociável do Clube de Futebol “Os Belenenses”.
Proveniente do Amora, actuou ao serviço do Belém durante 9 épocas consecutivas (1983/1984 a 1991/1992), registo de fidelidade raríssimo nos dias que correm neste fenómeno do futebol moderno em que o sentimento de pertença ou identificação com um determinado clube é uma quase-utopia entre jogadores profissionais de futebol.

Como jogador caracterizava-se por ser um extremo-direito à moda antiga, que fazendo uso da sua técnica e velocidade causava grandes dificuldades ao opositor que se lhe apresentasse pela frente.
No Belém sempre se exibiu a um nível superior, pois era um jogador de enorme dignidade em campo, com grande entrega ao jogo e que honrava a azulinha mágica da Cruz de Cristo desafio após desafio.


Ao serviço do Belenenses coleccionou 9 internacionalizações pela Selecção principal de Portugal e venceu a Taça de Portugal na época 1988/1989.
Por outro lado, nunca escondeu a sua mágoa pela derrota na final da Taça de Portugal da época 1985/1986, pela descida à II Divisão de Honra em 1990/1991 e pela sua saída do plantel após a subida de Divisão em 1991/1992 quando era o capitão de equipa.

Consumada a sua saída do Restelo aos 29 anos de idade, ainda espalhou a sua classe pelos campos de futebol até à veterania, através de passagens pelo Vitória de Setúbal, Ovarense, Amora, Desportivo de Beja e Atlético Clube de Portugal.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Voleibol 6ª jornada A2



Escola Gonçalves Zarco (casa)
Domingo dia 18 de Novembro às 16.00 horas.

Num dos melhores jogos de voleibol desta época, defrontaram-se duas equipas candidatas à subida de divisão. Perdeu o Belenenses.

C. F. "Os Belenenses" / Vitória S. C. 2/3 (23/25; 24/26; 25/16; 25/22; 15/17)

Uma grande vontade de ganhar, acabou por nos ditar a nossa segunda derrota do campeonato, contra uma equipa muito bem organizada e candidata à subida de divisão tal como a nossa equipa.

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Ana Fernandes, Andreia Martins, Lara Fernandes (cap.), Elisabete Lourenço, Sandrine Sobrinho e Marta Godinho (Libero). Jogaram também Mariana Águas , Sofia Nascimento, Solange Rodrigues, Ana Carvalho e Joana Guedes.

O 1º set, foi um set onde as nossas jogadoras entraram um pouco ansiosas, e as adversárias aproveitaram muito bem esta situação e rápidamente se distanciaram no marcador até aos 18 / 10, mas houve uma boa reacção das nossas atletas, que começaram a jogar contrariando o jogo adversário e por esse motivo a igualdade aos 23 pontos, foi natural, mas infelizmente dois lances menos bem conseguidos deram a vitória às vitorianas por 25/23 em 25 minutos.

No 2º set, a equipa do Belenenses entrou bem, com vontade de ganhar o mesmo. Ganhámos uma pequena vantagem, mas as adversárias mostraram porque é que até agora não tinham perdido nenhum jogo, e o set foi jogado ponto a ponto, tendo a sorte do jogo pendido para o Vitória por 26/24 em 24 minutos.

No 3º set, as nossa atletas entraram para ganhar e rectificar os 2/0 em sets. O mesmo foi conseguido. As nossa jogadoras demonstraram que também são candidatas à subida de divisão, jogaram bem e com muita concentração, não deixaram as adversárias pôr o seu bom jogo em prática e foi com naturalidade que ganhamos o set por 25/16 em 22 minutos.

No 4º set, o Belenenses entrou motivado para ganhar. As nossas adversárias tudo fizeram para contrariar o nosso ascendente. Por esse motivo o set foi bastante equilibrado, mas no final do set as nossas atletas ganharam uma vantagem de dois pontos que souberam gerir até ao final do mesmo, terminando o mesmo com a nossa vitória por 25/22 em 25 minutos.

No 5º set, as nossas atletas entraram para ganhar. Controlámos o mesmo desde o início, com dois pontos de avanço até à troca de campo aos 8/6 a nosso favor, e quando atingimos os 14/10, todo o público presente no pavilhão, pensou que o set estava ganho, mas a vontade e a ânsia das nossas atletas em ganhar deitou tudo a perder. O Guimarães teve a sorte do seu lado e por isso ganhou o set por 17/15 em 19 minutos.

Esta foi a nossa segunda derrota no campeonato. As nossas aspirações continuam intactas pois o nosso primeiro objectivo é ficar nos quatro primeiros lugares nesta fase, para depois conseguirmos chegar à final.

O nosso próximo jogo é no dia 24 de Novembro em Stº Tirso, contra o Ginásio Clube de Stº Tirso, às 17.00 horas.

Luís Bettencourt

Nova Miróbriga no ar

.

Hoje é o dia D da Nova Miróbriga.

Para abrir recomendamos o programa "Bola ao centro" entre 18 e as 19 horas, moderado pelo Susano, trata-se de um programa semanal dedicado ao desporto rei, com painel fixo e com a presença de três figuras representativas dos maiores clubes portugueses, Benfica, Sporting e Belenenses.

Jacinto Maria do Ó (Belenenses)
Sérgio Valadares (Benfica)
Armando José Guerreiro (Sporting)

Para os ouvintes fora da zona de Santiago do Cacém, poderão sempre ouvir on line a emissão em:

http://www.antenamirobriga.com/emissao.html

Um espaço a acompanhar pelos Belenenses que se interessam por futebol.

Real Conselho

.



Está convocada a AG de Novembro de 2007 como determinam os estatutos.

Que o real conselho não paire muitas vezes no pensamento.


ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

CONVOCATÓRIA

Nos termos conjugados dos Artigos 70º, 71º alinea C e 76º nº 1 alínea a) dos Estatutos do Clube, convoco a Assembleia Geral Ordinária a realizar no dia 3 de Dezembro de 2007 (Segunda-feira), pelas 20.30 horas, no Pavilhão Acácio Rosa, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS

1 – Apresentação, discussão e votação do Orçamento das Receitas e Despesas para o exercício do ano 2008, nos termos conjugados dos Artigos 25º, nº 1 e 83º alinea r) dos Estatutos

2 – Apresentação, discussão e votação de proposta da Direcção para efeitos do disposto no Artigo 101º, nº 1 a 3 dos Estatutos.
3- Assuntos diversos

De acordo com o estipulado no Artº 73º dos Estatutos, se a Assembleia Geral não puder iniciar-se à hora marcada, por falta de número legal de Sócios, realizar-se-á meia hora depois com qualquer número de Sócios.

Lisboa, 12 de Novembro de 2007

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Profº José Manuel Morais Anes

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Miróbriga arranca segunda

.


Nova grelha no ar no dia 19 de Novembro

Miróbriga assume-se como antena do Alentejo Litoral

A Miróbriga põe no ar, a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de Novembro, uma nova grelha de programas, a par de uma nova imagem sonora, assumindo de vez o facto de se ter tornado ao longo dos seus 21 anos de existência, a rádio de maior audiência em todo o litoral alentejano.

Deixando à curiosidade dos milhares de ouvintes a descoberta das novidades, o director de programas, Luís Silva do Ó, adianta ainda assim que “vamos aumentar o número de horas de emissão directa, com o início das manhãs às 6 horas e com o regresso da magia da rádio feita de noite”.

Segundo o responsável, com mais este passo, “a Miróbriga assume o sonho dos seus fundadores e 21 anos depois aposta em transformar-se de vez na rádio que o Alentejo Litoral sempre reclamou”.

A atitude agora assumida pela estação com sede em Santiago do Cacém tem por base um trabalho de preparação que irá resultar, a partir de segunda-feira, em “muitas mais horas de emissão e com gente dentro, apostando-se numa rádio de proximidade, onde o diálogo com o ouvinte será uma constante e onde as notícias do Alentejo Litoral serão uma prioridade”, concretiza Luís Silva do Ó.

“A juntar a tudo isto temos a boa disposição de sempre, a palavra amiga dos nossos excelentes profissionais e de uma música fresca e descontraída escolhida para o bem dispor ao longo do seu dia-a-dia”, conclui o dirigente da estação.

Com uma cobertura já consolidada nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Sines, Odemira e Santiago do Cacém, a Miróbriga convida todos os seus ouvintes a escutarem as novidades e melhorias da nova grelha, assegurando, contudo, que mantém a sua vocação, tal como o slogan que a tem distinguido: “Como sempre contamos consigo. Miróbriga, entre a planície e o mar”.

Autoria da Imagem Sonora:
Nuno Miguel – http://www.myspace.com/djnunomiguel

Director de Programas:
Luís Silva do Ó

Director de Desporto:
Gonçalo Carvalho

Director de Informação:
Ferrer de Carvalho

MIRÓBRIGA – PRESS RELEASE

Tudo para a AG

.


O mais certo é na próxima semana o Dr José Anes, nossa figura mais alta, mandar cá para fora a convocatória para a AG que discutirá o orçamento de 2008.

Senão for antecipado o jogo, prevejo que se realize a 30 de Novembro porque Cabral Ferreira gosta de deixar para o último dia.

O orçamento é um instrumento da política aprovada pelos sócios com a eleição da direcção e traduz as linhas estratégicas pretendidas pela direcção para o ano que se segue.

Vivemos actualmente com duodécimos do orçamento de 2006 que a direcção de então aprovou e assumiu ser impraticável, como o concede o Orçamento Rectificativo que apresentou e foi reprovado.

Em bom rigor, o Orçamento de 2006 foi alvo de contestação e foi dado como aprovado, sem que de facto o tivesse sido de acordo com a legislação em vigor, mas isso são contas de outros tempos.

Nestas AGs existe um tempo antes da ordem do dia que à falta de melhor fórum é onde se discute o Belenenses, como quem diz, o lugar adequado para “se lavar a nossa roupita”.

Curiosamente, é aqui que se deve discutir e aprovar o que se refere ao Belenenses, sendo vinculativo e democrático, o que não acontece com as AGs eleitorais que não respeitam o princípio da universalidade.

Será evidente que o orçamento é para cumprir sob pena de perda do mandato e qualquer desvio significativo tem regras estatutárias que a que direcção deve obedecer.

Haverá decerto lamúrias acerca do andebol e outras modalidades amadoras e aqui só se pode condenar a direcção por não ter dito em tempo “basta ! acabou o andebol !”.

Se a direcção está obrigada a um escrupuloso cumprimento do orçamento sob pena de perder o mandato, como pode ser admitido um orçamento de uma secção fora desse enquadramento?

Ou é possível cumprir o orçamento ou pura e simplesmente nem se deveria ter iniciado a época.

A responsabilidade dificilmente será exclusivamente da direcção, aliás até será a menos envolvida uma vez que não estou a ver Vítor Ferreira a escolher o atleta A ou B, prémios x ou y, provas em que participam e a imiscuir-se nos assuntos internos, mas esses nomes que afundaram o andebol por mais incrível que pareça não dão à costa, como se a secção fosse dirigida por seccionistas fantasmas.

A responsabilidade da apresentação do orçamento à direcção, em observância pelo orçamento aprovado pelos sócios é da secção.


Deitar as culpas para a direcção em nada abona a quem o faz, porque a direcção está condicionada pelos sócios e actua ou deve actuar sob as suas decisões.

Violar uma decisão da AG é desrespeitar os sócios do Belenenses, sejam ou não adeptos do andebol ou noutra perspectiva uma deslealdade para com o clube.

Dentro de dias lá iremos à “roupita” e esperemos que haja coragem de colocar na mesa, andebol sim ou não?

Podem também vir à mesa outras modalidades, seria interessante saber a opinião dos sócios.

Volei do Belenenses em Algés

.



As nossas voleibolistas vão jogar em Algés no Domingo às 16h00.

Um jogo a não perder e onde faz falta o apoio.

Volei de luxo

.



Jornada dupla realizada no Norte contra as equipas do S. C. Arcozelo (sábado dia 10) e Boavista F. C. (domingo dia 11).

Dois jogos muito difíceis pois defrontámos duas equipas que também estão a lutar pelos 4 primeiros lugares para disputar a subida de divisão. As nossas atletas conseguiram uma derrota e uma vitória, continuando na disputa dos quatro primeiros lugares.


S. C. Arcozelo/ C. F. "Os Belenenses" 3/1 (28/26; 25/13; 20/25; 25/21)

Derrota à 4ª jornada contra uma equipa lutadora, aguerrida e bem organizada.

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Ana Fernandes, Solange Rodrigues, Lara Fernandes (cap.), Sofia Nascimento, Sandrine Sobrinho e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Ana Carvalho, Mariana Águas e Rita Fernandes.

Para a disputa deste jogo, não conseguimos levar toda a equipa pois por motivos profissionais não puderam comparecer Andreia Martins, Elisabete Lourenço, Rita Alves e Marta Godinho (por doença).

O 1º set, foi um dos sets mais disputados até ao momento no campeonato. Após uma igualdade até aos 10 pontos, onde o equilíbrio foi constante, a equipa do Arcozelo ganha uma vantagem de 4 pontos, que se manteve até aos 20 pontos. Nessa altura as nossas atletas deram uma boa resposta e com muita concentração conseguem igualar aos 24 pontos. A partir desse momento e até ao final do set o mesmo foi jogado ponto a ponto, com a equipa adversária a vencer o set pot 28/26 em 29 minutos.

No 2º set, a equipa do Belenenses não esteve em campo. Muita desconcentração, muitos serviços falhados, muitas bolas perdidas, juntando a uma boa exibição da equipa adversária e foi com naturalidade que ganharam o set por 25/13 em 20 minutos.

No 3º set, a equipa da casa entrou a jogar como tinha terminado o set anterior, e com facilidade o resultado chegou a 10/5 e a 12/7, mas a nossa equipa resolveu mostrar ao público presente, que também é candidata aos primeiros lugares e resolveu começar a jogar bom voleibol e a ganhar pontos, passando para a frente do marcador por 19/18, e conseguindo assim controlar o jogo até ao final, ganhando o set por 25/20 em 23 minutos.

No 4º set as nossa jogadoras, entraram para ganhar e levar o jogo para o desempate, mas uma boa réplica das adversárias e alguns lances menos bem ajuizados pela equipa de arbitragem, sempre contra a nossa equipa, tirou desconcentração nos momentos finais e assim a derrota no set e no jogo por 25/21 em 24 minutos.

Embora esta derrota não estivesse nos nossos planos, as nossas pretensões continuam as mesmas pois defrontámos uma equipa que também ainda não tinha perdido, tal como as nossas atletas.

Boavista F. C. / C. F. "Os Belenenses" 1/3 (25/23; 23/25; 21/25; 14/25)

Jogo importante depois da derrota do dia anterior, pois não sabíamos como a equipa iria reagir. A nossa equipa já apresentou mais duas atletas que viajaram de Lisboa para se juntar à mesma, ficando assim os nossos treinadores com mais soluções.

No 1º set, as nossa jogadoras não entraram bem no jogo. As atletas do Boavista, começaram muito bem, e como vinham de uma derrota, era importante tentar ganhar vantagem e foi o que sucedeu, levando sempre uma vantagem de dois pontos até ao final do set e ganharam o mesmo por 25/23 em 30 minutos.

O 2º set foi igual ao set anterior, agora com as jogadoras do nosso clube a controlarem o jogo e as adversárias a tentarem não perder o mesmo. Mas uma vantagem de dois pontos a partir dos 18 pontos deram a vitória à nossa equipa por 25/23 em 24 minutos.

No 3º set as equipas entraram as duas para ganhar o set, com as jogadoras do Belenenses a terem uma pequena desvantagem, mas uma boa reacção das axadrezadas levou a equipa a ter uma vantagem aos 19/17. Nesse momento um lance que não foi ajuizado pela equipa de arbitragem, em desfavor do Boavista, levou à desconcentração das mesmas e a uma boa reacção das nossas atletas que nesse momento passaram para a frente do marcador e ganharam o set por 25/21 em 27 minutos.

O 4º set foi diferente dos anteriores. Com as jogadoras do nosso clube a entrarem para ganhar o set e o jogo, e com as adversárias em queda anímica e física, foi com naturalidade que o resultado foi ficando desnivelado e assim a vitória no set e no jogo para as nossas atletas por 25/14 em 20 minutos.

Uma vitória importante, pois demos uma boa resposta à derrota do dia anterior e assim continuamos na corrida para o nosso objectivo, que são os quatro primeiros lugares.


No próximo fim-de-semana, jogamos no Domingo , dia 18 de Novembro às 16.00 horas, na Escola Gonçalves Zarco em Algés, em virtude de não podermos utilizar o Pavilhão Acácio Rosa, contra o Vitória de Guimarães (clube que segue em 1º lugar), num jogo muito importante para o nosso clube.

Gostaríamos de ter o apoio dos nossos associados.

Luís Bettencourt

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Cromos do Belenenses

.
Embé


Nome: Embé

Data de Nascimento: 13/11/1973

Nacionalidade: Camaronesa

Posição: Avançado

Épocas no Belenenses: ½ época o início do ano de 1994 o avançado camaronês David Embé de 20 anos de idade chegou ao Restelo na companhia do seu compatriota Honi Serge para representar o Belenenses.

Quando Embé assinou pelo Belém, apesar de desconhecido em Portugal, era apontado como uma das maiores promessas do futebol africano.

Oriundo do clube dos Camarões, Racing Bafo, onde em 3 épocas como sénior havia apontado 38 golos, o jogador registava ainda presenças no Mundial Sub-20 anos de 1993 na Austrália, onde marcou um golo; no Campeonato Africano das Nações (CAN) Sub-20 anos de 1993, onde se sagrou o melhor marcador da competição com 7 golos; e algumas internacionalizações pela selecção principal do seu país.

Na sua fugaz passagem pelo Belenenses, as suas exibições demonstraram que se tratava essencialmente de um avançado móvel, de técnica apurada e com apetência pelo golo, contudo, a sua inexperiência e irreverência aconselhavam um trabalho aprimorado em tempo consistente de forma a lapidar todo o seu potencial.

O seu estatuto de jovem-prodígio valeu-lhe a presença entre os convocados da selecção dos Camarões para a fase final do Campeonato do Mundo dos Estados Unidos em 1994, certame onde marcou um golo à Suécia em jogo a contar para a fase de grupos.

Talvez deslumbrado por mundos e fundos capazes de iludir um jovem em início de carreira, forçou a sua saída do Belenenses, qual leão indomável, e rumou ao Larissa da Grécia onde em 2 épocas marcou 25 golos.

Toda a sua carreira de futebolista foi construída numa base nómada, através de passagens por diversos campeonatos como o francês ao serviço do Rennes, o mexicano ao serviço do UAG Tecos, o chinês ao serviço do Shanghai Shenhua, o peruano ao serviço do Deportivo Municipal, o russo ao serviço do Chernomorets Novorossiysk e o norte-americano ao serviço do New England Revolution.

Nota: À falta de uma imagem representativa da passagem de Embé pelo Belenenses, fica o cromo ilustrativo da sua presença no Mundial 1994 enquanto era jogador do Belenenses.

nova Miróbriga mais azul

.

O nosso co-editor especialista em lides eleitorais, Luís Silva do Ó, é o novo director de programas da nova rádio do Alentejo Litoral, a nova Miróbriga.

A partir de 2ª feira muita coisa vai mudar na rádio do litoral alentejano e para já revelamos o jingle de Nuno Miguel ( http://www.myspace.com/djnunomiguel
) que em estratégia promocional começa hoje a ser divulgado, sob a voz off de Paulo Rocha.

Desejamos as maiores felicidades para este novo projecto do Luís e enviamos os parabéns para toda a equipa.

Nota: a rádio Miróbriga emite em 102.7 FM e pode ser escutada online em http://www.antenamirobriga.com/emissao.html
.


sábado, 10 de novembro de 2007

Jogaram 4 minutos

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Cromos do Belenenses

.
Pacheco



Pacheco assinou pelo Belenenses no mercado de inverno relativo à época 1995/1996, após um breve período de inactividade depois de ter cessado o vínculo contratual que o ligava ao Sporting.
Quando ingressou no Belém, era, aos 31 anos de idade, um jogador categorizado a nível nacional por ter já representado em bom nível o Benfica durante 6 épocas, o Sporting durante 2 épocas e por registar 6 internacionalizações ao serviço da Selecção Nacional AA.

Pacheco caracterizava-se por apresentar atributos raros do comum futebolista português, já que alinhava como um puro extremo-esquerdo.
O seu pé esquerdo emprestava técnica ao jogo, a sua velocidade dinâmica, os seus dribles imprevisibilidade e as suas movimentações repentismo a um futebol tipicamente desequilibrador.
Marcava frequentemente os seus golos, mas, era sobretudo, um especialista a produzir assistências para golo.


Porém, no escasso tempo que habitou no Restelo, talvez fustigado por carregar algumas lesões arreliadoras, nunca conseguiu impor-se como titular de um conjunto Azul recheado de bons jogadores e exemplarmente orientado por João Alves, denotando atravessar já o declínio das capacidades que o notabilizaram como um jogador extremamente perigoso para as balizas adversárias.
Em meia-época no Belenenses alinhou apenas em 6 jogos incompletos num total de 143 minutos de tempo de utilização no Campeonato.


Dados pessoais e histórico do jogador retirados de zerozero.pt

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Rescaldo da Batalha do Dragão

*



No rescaldo da Batalha do Dragão, muitos se questionam dos motivos de não reclamarmos após termos sido escandalosamente roubados. De facto, muitos se lembram dos dirigentes e técnicos reclamarem publicamente após derrotas com o Sporting ou o Benfica, mas com o Porto toda a gente estranha de ficarmos calados.

A situação é de facto estranha e penso que poderá ter que ver com questões de rivalidades locais. Se é normal ou aceitável perder com o Porto (nem acredito que disse isto), o mesmo não se passa com o Sporting ou com o Benfica. Ora, se vivermos na Grande Lisboa, como vivem a maior parte dos adeptos do Belenenses e existem muitos adeptos vermelhos e verdes que nos "enchem o juízo", é perfeitamente natural que mais nos custem as derrotas com estes dois.

Em relação ao Porto, de facto parece ser estranho perdermos 2 pontos e ficarmos todos contentes. Como dizia o outro, "Porque Será?"

sábado, 3 de novembro de 2007

Rescaldo do Volei-3ª jornada

.



O Belenenses venceu por 3-1 a Juventude Pacence esta tarde no Restelo com os parciais de 25-15, 22-25, 25-20 e 25-18.

Deixamos momentos desse jogo.




Volei-Belenenses 3 Juventude Pacence 1

.



Com pouco mais de três dezenas de espectadores, sem bilhetes à venda e sem Polícia, o Belenenses levou de vencida a Juventude Pacence em Volei por 3-1.

O Belenenses que já comandava a classificação se séniores femininos em A2 o escalão mais alto da modalidade, descolou dos adversários directos que jogam amanhã para completar a 3ª jornada do campeonato nacional.

As meninas bem mereciam um pouco mais de atenção por parte da massa associativa até porque são verdadeiramente amadoras.


A rendição dos jornaleiros

.
E até concedem que fomos roubados em dois pontos.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Excelente Jogo do Belenenses

*




Após o empate desta noite no Dragão, entre a equipa do F.C.Porto e o Belenenses a 1 golo, ficou de facto a imagem de que o Belenenses voltou a mostrar que de facto é uma das melhores equipas do campeonato. As palavras não são minhas, mas do reporter Rui Orlando da Sport TV. Não podia estar mais de acordo com ele, pois de facto dá gosto ver esta equipa a jogar, perdendo hoje a hipótese de golear o Porto no Dragão, tal a quantidade de oportunidades perdidas.

Belenenses travou esta época à 9ª jornada, pela pimeira vez uma sequência de vitórias de um FC Porto super-moralizado.

Destaco essencialmente a atitude da nossa equipa, que desde o início mostrou que queria sair da Invicta com um resultado positivo.


Contrariamente a outros jogos da época passada, vimos hoje um Belenenses atrevido e irreverente, mandão e habil na arte de bem jogar futebol, mostrando que em nada fica a perder em relação ao Porto.


Quando o desafio estava equilibrado e muito bom de se ver, o Porto marcou. Hélder Postiga, aos 21 minutos, remata cruzado para inaugurar o marcador no Dragão com Costinha a não ficar muito bem na fotografia. Refira-se que, no entanto, o avançado portista está em fora-de-jogo quando recebe a bola de Paulo Assunção.Depois do golo, o jogo manteve-se igual. Tanto o Porto como o Belém atacavam, proporcionando um bom espectáculo, pelo que, ao chegar ao intervalo, seria um empate o resultado mais justo.

Aos quatro minutos da etapa complementar, o Belenenses desenhou uma bela jogada, culminada com uma boa finalização de José Pedro após jogada exímia e passe de Roncatto. Após o golo, a equipa de Jorge Jesus ganhou mais confiança e jogou com mais à vontade no terreno dos “dragões”. Contudo, os campeões nacionais respondiam com alguns lances de perigo também, podendo surgir um golo a qualquer altura em qualquer uma das balizas.

Até ao fim do jogo, a verdade é que mais nenhum golo acabou por surgir, com o FC Porto a não conseguir materializar a sua supremacia dentro do campo e o Belém a ser recompensado pela tranquilidade com que defendeu a sua igualdade. De facto nos últimos 20 minutos o Belenenses abdicou de atacar, perdendo o ensejo de poder saborear a vitória.

As equipas:FC Porto - Helton; Fucile, Stepanov, Bruno Alves e Cech; Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho González; Lisandro López, Hélder Postiga e Ricardo QuaresmaSuplentes - Nuno, Pedro Emanuel, Lino, Bolatti, Leandro Lima, Adriano e Tarik

Belenenses - Costinha; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Ruben Amorim, Gabriel Gómez, Zé Pedro e Silas; Weldon e RoncattoS

Jogaram ainda: Rafael Bastos, Evandro e João Paulo

Volei é no Restelo

.



Aí está a 3ª jornada do campeonato A2 feminino de voleibol.

As pupilas de Afonso Seixas não deixam os créditos por mãos alheias e recusam-se determinantemente a sair do primeiro lugar da tabela classificativa.

Amanhã pelas 18 h 00 é no Pavilhão Acácio Rosa e as meninas vão defrontar a Juventude Pacence, óptima oportunidade para ver as imbatíveis no seu melhor.