quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Cabral Ferreira - O Presidente

.


No 1º aniversário do seu falecimento recordo, Armando José Cabral Ferreira, sócio nº 7039 do C.F. os Belenenses, Presidente e amigo.

3 Set 1949 – 26 Fev 2008

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Corruptos, incompetentes, artolas e jornalistas

.
Não chega o chove não molha da urgente "justiça" que desclassifica o Belenenses contra o célebre "goal average" da taça da liga, transformando em decisão não decidida por erro na direcção, senão vermo-nos com o despudor tendêncioso de nos quererem à força meter a lanterna vermelha na mão só não nos enterrando vivos ou metendo na vitalis em andamento por pouco ou se calhar por falta de jeito.

Reza o regulamento das competições aplicado à liga Sagres na a) do nº6 do artº 8 que na classificação dos clubes em caso de empate pontual, vale o "número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que realizarem entre si".

De memória recordo-me que a 11 de Janeiro o Belenenses derrotou o Rio Ave por 0-1 o que nos concedeu 3 pontos. Face a este jogo estaremos "à maior" perante o Rio Ave em igualdade pontual. Não que nos conceda mais pontos ou conforte de forma extraordinária, mas certo é que não estaremos no último lugar da tabela classificativa como a LIGA mais uma vez faz questão de impunemente nos colocar.

Não chega as arbitragens, não falta a corrupção "não provada" senão a LIGA a fazer fretes pré-anunciados à laia de "goal average" de conveniência anti-belém.

Será que empurrar o Belenenses para a Vitalis também é senso comum?

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Quero ser Campeão !!!


E para que não fique no esquecimento que é possível, contra todas as agruras e sem Conselho Geral deixo a memória:

Campeonato Nacional da I Divisão de 1945/46, que o consagrou como o quarto grande clube português.

Após a disputa do Campeonato de Lisboa, que ganhou pela 6ª vez, o Os Belenenses iniciou o campeonato que disputou renhidamente com o Benfica.

Vejamos então a carreira dos azuis de Belém:
9 Dez (Lumiar) Sporting-CFB, 1-1
16 Dez (Salésias) CFB-Académica, 7-0
23 Dez (Salésias) CFB-Boavista, 6-1
30 Dez (Mário Duarte) Oliveirense-CFB, 0-1
6 Jan (Salésias) CFB-V. Guimarães, 5-1
13 Jan (Arcos) V. Setúbal-CFB, 1-4
20 Jan (Salésias) CFB-Atlético, 2-2
27 Jan (C. Grande) Benfica-CFB, 2-0
3 Fev (Salésias) CFB-FC Porto, 3-2
10 Fev (Padinha) Olhanense-CFB, 2-0
24 Fev (Salésias) CFB-SL Elvas, 5-2
3 Mar (Salésias) CFB-Sporting, 2-1
10 Mar (C. Ferrão) Académica-CFB, 1-3
17 Mar (Lima) Boavista-CFB, 1-4
31 Mar (Salésias) CFB-Oliveirense, 10-0
7 Abr (Amorosa) V. Guimarães-CFB, 2-4
21 Abr (Salésias) CFB-V. Setúbal, 3-2
28 Abr (Tapadinha) Atlético-CFB, 2-4
5 Mai (Salésias) CFB-Benfica, 1-0
O Belenenses ultrapassa o Benfica, e fica com um ponto de avanço!
12 Mai (Lima) FC Porto-CFB, 0-1
19 Mai (Salésias) CFB-Olhanense, 6-0
26 Mai (Municipal) SL Elvas-CFB, 1-2

E o Belenenses, é campeão!!!

Mas para o conseguir bem sofreu. Aos 66 minutos da última jornada, o Benfica era campeão!
Lembramos o desenrolar dos resultados do SL Elvas-Belenenses, 1-2 e do Benfica-V. Guimarães, 4-1:

2 m. Demétrio marca para o Elvas
17 m. Julinho marca para o Benfica
38 m. Julinho, bisa
53 m. Teixeira faz 3-0 para o Benfica, e o Belenenses continua a perder !
55 m. Arlindo, reduz para o Guimarães
63 m. Mário Rui consolida o resultado, se os rádios estavam sintonizados dariam já o Benfica campeão!, mas aos
66 m Andrade faz renascer a esperança dos azuis
77 m. Rafael, põe o Belenenses a ganhar! o jogo e o campeonato!

Os heróis de Elvas:
CAPELA; VASCO e FELICIANO; AMARO, GOMES e SERAFIM; ARMANDO, QUARESMA, ANDRADE, JOSÉ PEDRO e RAFAEL.
A equipa jogou em
W : Armando (Ed), Quaresma (Id), Andrade (Ac), José Pedro (Ie) e Rafael (Ee)
M: Vasco (Dd), Feliciano (Md), Amaro (Mc), Gomes (Me) e Serafim (De)

Os campeões:


Augusto Silva (Treinador) e uma das lendas do CFB, como jogador.
G - Manuel Capela (24 anos) 19 jogos
G - José Sério (24) 3 jogos
De – Serafim das Neves (25) 22 jogos
Dd - Vasco de Oliveira (24) 22 jogos
Md – António Feliciano (24) 20 jogos e 2 golos
Mc – Mariano Amaro (31) 22 jogos
Me – Francisco Gomes 20 jogos
M – Francisco Martins (26) 2 jogos
M – Mário Sério (26) 2 jogos
Ed – Armando Correia (23) 21 jogos e 14 golos
Id – Artur Quaresma (29) 22 jogos e 14 golos
Ac – Manuel Andrade (19) 14 jogos e 19 golos
Ie – José Pedro (26) 13 jogos e 6 golos
Ee – Rafael Correia (31) 20 jogos e 12 golos
A - António Eloi (25) 10 jogos e 1 golo
A – Mário Coelho (26) 9 jogos e 4 golos
A – António Martinho (23) 1 jogo e 1 golo

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Recordar Belenenses-Barcelona

.

Quinta-Feira, 19 às 22h00 no Grande Lance do canal RTP memória, programa com especial destaque para o Belenenses, teremos a oportunidade de lembrar o jogo Belenenses - Barcelona.

Nostalgia ou o que nos sobra de outros tempos.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Mamaram-no

.


Mamaram-no e o resto é conversa...


Se tem dúvidas imprima e prolongue a linha da cabeceira, prolongue também a linha da pequena área, quando se cruzares traçe uma linha desse ponto até Marcelo e veja o fora de jogo (????).

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Conselho Geral só tem um caminho

.
Os argumentos dos defensores do Conselho Geral (CG) baseiam-se no interesse do clube em blindá-lo contra “oportunistas” e “pára-quedistas” que possam causar danos ao clube quer nos resultados desportivos, quer patrimoniais.

Argumentos que não colhem dado a recente experiência que mostra precisamente que é pela mão deste orgão que eles podem entrar.

Com a intromissão e ingerência nos outros orgãos e o bloqueio da vida do clube, o CG tem vindo ao longo de dois anos a intervir em clara infracção estatutária grave os seus deveres, com uma impunidade evidente que dará ampla razão à sua extinção pura e simples. Em argumento de última hora vale a desculpa que por causa de 3 ou 4 fazerem asneira não é razão para acabar com o orgão. Errado, porque não será só por esse facto, mas também pela falta de capacidade de auto-regulação e submissão aos estatutos que juraram obedecer.

É indesejável que um orgão tenha membros vitalícios, muito mais sem que o facto derive de uma prática virtuosa em prol do clube. Como se pretende que um orgão consultivo tenha o discernimento de saber aconselhar e apontar caminhos ao consultante quando este os requer. Ora nada disto pratica o dito CG, usando a sua figura como um poder supra-executivo de ditar orientações, como foi o caso do PAI, na subversão e desrespeito pela Assembleia Geral quando vota contas ilegítimamente e uma vez que a missão de dar parecer é da competência do Conselho Fiscal e Disciplinar, na intervenção das candidaturas a outros orgãos impedindo que os sócios actuem de modo próprio e criando a suas próprias listas de candidatos com resultados claramente prejudiciais ao clube.

Na sua senda de orgão abjecto, “obriga” a criar Comissões de Gestão, cancelar eleições marcadas, suspender apresentações de contas em clara infração estatutária e contra os interesses do clube.

Um dos casos emblemáticos que fazem perder o mandato ao presidente do CG e ao presidente do CFD de forma imediata será o de Duarte Ferreira, uma vez que foi candidato à direcção, logo nunca poderia ser membro do CG enquanto durasse esse mandato por clara infracção estatutária que expressamente proíbe o concurso por mais que uma lista e orgão. Aqui Gouveia da Veiga, actual presidente da Comissão de Revisão de Estatutos (CRE), também alegadamente convidado declinou desconhecendo se este motivo terá estado na base da recusa.

As normas estatutárias que regem o assunto são:

Artigo 44º
São deveres dos Sócios:

a)prestigiar o C.F.B., honrando-o em todas as circunstâncias e designadamente, quando em sua representação ou no exercício de funções para que tenham sido indigitados pelo C.F.B;
c)cumprir as disposições dos Estatutos e Regulamentos do C.F.B.;

Artigo 46º

1 - As infracções disciplinares, que consistam na violação dos preceitos estatutários e regulamentares, podem ser punidas, conforme a sua gravidade, com as seguintes sanções :

a) repreensão;
b) suspensão até um ano;
c) expulsão.

2 - As sanções devem ser especialmente agravadas quando as infracções forem praticadas por membros dos Órgãos Sociais em exercício e implicam perda imediata do mandato.

Artigo 64º

1 - São eleitos pela Assembleia Geral, para um mandato de dois anos, com excepção das hipóteses previstas nos números seis e nove deste Artigo, o Presidente e o Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral, o Presidente e os Vice-Presidentes da Direcção e o Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.

2 - A eleição processa-se através de listas, que terão de ser apresentadas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral até trinta dias antes da data que for marcada para a realização do acto eleitoral, devendo tais listas ser subscritas por um mínimo de cinquenta Sócios efectivos, maiores de dezoito anos de idade e com mais de três anos consecutivos de filiação no C.F.B.

4 - Os candidatos a eleger deverão ser Sócios efectivos ou correspondentes, com um mínimo de três anos consecutivos de associado, maiores de dezoito anos de idade e nenhum deles poderá pertencer ou subscrever mais de uma lista de candidatura.

5 - Nenhum Sócio poderá candidatar-se, simultaneamente, a mais de um cargo nos Órgãos Sociais.

Artigo 89º

Compete ao Conselho Fiscal e Disciplinar, designadamente:

a)fiscalizar o cumprimento das disposições estatutárias;


Artigo 90º

4 - Os Membros do Conselho Fiscal e Disciplinar são, pessoal e solidariamente, responsáveis com o infractor pelas irregularidades por este cometidas de que tenham tomado conhecimento, sem terem actuado atempada e adequadamente.


Artigo 93º

1 - O Conselho Geral é constituído por Membros Natos e Membros Designados.

2 - São Membros Natos os Sócios que tenham desempenhado as funções de Presidente e Vice-Presidente da Assembleia Geral, de Presidente da Direcção e de Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar ou equivalente a estes cargos, desde que tenham terminado os respectivos mandatos a que se propuseram.

3 - Os Membros Natos designarão, para um período de dois anos, coincidente com o mandato da Direcção, vinte Sócios para fazerem parte do Conselho Geral.

4 - Serão designados para o Conselho Geral mais cinco membros, por proposta de listas concorrentes às eleições conforme o número dois do artigo sexagésimo quarto, de acordo com a percentagem de votos válidos obtida por cada uma das mesmas listas, com aplicação do método de Hondt.

5 - Os membros designados para o Conselho Geral, de acordo com os números três e quatro deste artigo, deverão ter, pelo menos, dez anos ininterruptos de filiação no C.F.B.

Esperava-se que a CRE desse ouvidos à maioria dos sócios que quer a extinção do orgão e mesmo que não o fizesse que regulamentasse a actividade, limitando-a e criando mecanismos de regulação, protegendo a função consagrada, mas não o fez e ampliou os poderes do orgão com um autismo prepotente.

Sequeira Nunes demitiu-se de presidente do CG e de elemento do CG em AG, perante acusações graves que não recusou. Face à perda de mandato e ao que está consagrado nos estatutos, falta saber se a expulsão de sócio é aplicável. Interessa também saber quem são os outros envolvidos, os tais 3 ou 4 que os defensores do CG alegam e admitem como conspurcadores do orgão. O video da demissão está publicado no Blog O Outro lugar do consócio Luís Silva do Ó.

Vale ainda dizer que com a queda de uma direcção, os membros não natos terminam imediatamente funções, pelo que será de questionar o que lá fazem ainda os representantes de Cabral Ferreira, Gouveia da Veiga e Duarte Ferreira, se já existiu outra eleição/mandato e mesmo essa já terminou.

À pergunta se os males do Belenenses são por causa do CG, terei que responder afirmativamente, uma vez que são condicionantes da vida do clube, atentam contra os estatutos permanentemente e desrespeitam a Assembleia Geral que é o mesmo que dizer todos os Belenenses.

Claro que o CFD e seus presidentes também são responsáveis porque lhe cumpre fazer cumprir os estatutos e quando não o fazem sujeitam-se às penas a aplicar aos infractores. Não podem alegar que não sabiam porque está na imprensa e nos estatutos.
O que havia a salvar do CG, pela surdez da CRE conduziu ao extremar de posições que agora reduz qualquer espaço de manobra. Para além da extinção a responsabilização dos prevaricadores impõe-se.


Atentemos à imprensa de Sexta-feira, 18 de Maio de 2007


Sequeira Nunes lidera Conselho Geral

Artigos publicados em O Jogo

" O antigo presidente do Belenenses, Sequeira Nunes, foi eleito para ser o líder do Conselho Geral do clube, um órgão de carácter consultivo que tem como missão emitir pareceres quando a Direcção assim o pedir. O elenco ontem escolhido conta ainda com José Gomes Pedro, Francisco Martins e Homero Serpa. Humberto de Azevedo, o mais antigo sócio da equipa do Restelo, vai ser o provedor dos associados.
Os elementos agora eleitos irão estar em funções até ao fim do mandato da Direcção de Cabral Ferreira. E, segundo Sequeira Nunes assegurou a O JOGO, as funções previstas pelos estatutos serão "cumpridas intransigentemente" pelos escolhidos. "Vamos ser um órgão independente e que dará a sua opinião quando esta for pedida", acrescentou. Refira-se que o antecessor de Sequeira Nunes foi Batista da Silva, que passou ontem o testemunho ao seu sucessor, numa reunião onde também se decidiu que o ex-candidato à presidência dos azuis Duarte Ferreira e antigos dirigentes como Barros Rodrigues, João Gonçalves e João Barbosa passam a constar deste conselho.


CONSELHO GERAL
Novos membros tomam posse

Os 20 membros não natos admitidos para o Conselho Geral do Belenenses tomam hoje posse, pelas 19h00, no Estádio do Restelo. A reunião do órgão terá ainda como objectivo a eleição do novo presidente, bem como a da restante equipa que ajudará o responsável pelo mesmo na sua actuação. Recorde-se que foram escolhidos para o Conselho Geral, entre outros, um dos candidatos derrotados à presidência do clube, Duarte Ferreira, os antigos vice-presidentes João Gonçalves, João Barbosa e Jaime Monteiro, e o antigo administrador da SAD Barros Rodrigues.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Comunicação Social baldou-se

.
Mais uma vez a 3ª sessão AG não teve a divulgação correcta por parte da dita comunicação social, salvo honrosa frequência a tempo parcial alargado de "o jogo" e se alguém mais por lá passou não o mostrou, pessoalmente acedi a comentar na ML o ocorrido deixando para hoje um relato de opinião mais pormenorizado. Ao meu lado na AG um sócio jornalista e amigo seguiu o preceito e a ausência de bloguistas de referência na sala "roubou o barato do cábula à CS", limitando-a a palpites à laia de antevisão do que se passou naquela sala.

O ponto alto e fulcral para quem quer perceber o Belenenses esteve centrado na extinção do Conselho Geral (CG) e da parte da CS ninguém se apercebeu porque não estava lá e se lhe chegou não deu qualquer relevo. Melhor será seguir por esta perspectiva porque se entrarmos pela omissão deliberada coloca-os abaixo da linha de dignidade que se espera de um jornalista, mesmo desportivo.

Nos últimos 10 anos devo ter adquirido 20 a bola, 250 o jogo e 1500 record de acordo com a extrapolação dos meus hábitos de leitura e ciclos semanais, pontos de interesse/conflito, entrevista de referência, temas obrigatórios e acção eleitoral ou mediática.

A comparação via internet não se pode estabelecer, mas o paralelismo num universo mais reduzido de 5 anos, dobrado creio que é aceitável para efeito de números redondos e fiabilidade, mesmo assim, opto pelo comparativo da média anual face aos meus hábitos por modos de acesso:

Anual

a bola - não superior a 50 (por excesso)
o jogo - não superior a 200 (próximo +/-)
o record - superior a 350 acessos

Vias

A bola é essencialmente lida por entrevista no papel para entrevistas de referência e em processos eleitorais comparativos. O site não concede facilidades a uma leitura da vida dos clubes e quando o faz é com uma imprecisão odiosa. Vale o rigor jornalístico aplicado a uma
entrevista de autor pontual em contexto e previamente conhecida a nível de divulgação bloguista. Em termos gerais é inqualificável o título. O rigor é catastrófico, como exemplo coloca a última sessão da AG anunciada há uma semana do Pav. Acácio Rosa ou seja nem está atenta, não vai lá e divulga peo que imagina.

O jogo é indiscutivelmente o melhor título e a minha classificação nada tem a ver com regionalismos norte/sul, alguma relação de consideração para com jornalistas ou preferência de qualquer tipo, mas tão só com uma apreciação sobre o melhor desempenho de cobertura de todos os envolvidos num espectáculo e no rigor da informação. O site segue um misabilismo que não se coaduna com uma busca dos assuntos e para quem não tem tempo é dramático. A leitura segue os títulos pelos feeds recolhidos do tema Belenenses porque o site é uma nulidade. Se as capas são uma nulidade, os temas e equilíbrio suportam a aquisição. O acompanhamento físico que muitas vezes peca por insuficiente é bom quando é feito.

O record é o segundo menos mau, recorre à imagem com mais frequência e está em cima do acontecimento. O espaço é pouco e à falta de melhor (aqui vai um recado que muitas vezes falta ou não está presente o jogo como opção de aquisição) tem sem reservas o melhor site que proporciona a alternativa ao menu tendencioso o click no logo (só para conhecedores) que dão as últimas notícias do clube em causa, motivo pelo qual serve de referência. Depois a actualização a todo o tempo, 24/24 dá outra leitura em tempos de carência de informação. Pelo facto e com a melhor cobertura explicativa vai merecendo a minha eleição quantitativa.

Claro que o "Mais futebol", a RR e a TSF competem a nível "on line" e se superiorizam pontualmente com especial destaque do primeiro, maior fiabilidade o segundo e oportunidade o terceiro que a nível informativo está ao nível do record.

Os blogs de clube com os seus altos e baixos, atingem níveis de referência e opinião que os jornalistas bem conhecem, tais como a sua fiabilidade e muitas vezes são uma base de trabalho, malgrado os objectivos manipuladores de alguns (!!!). Certo ou errado os jornais competem com estes nas primazias das atenções "on line",

É duvidoso que as minhas reflexões cheguem à mesa dos chefes de redação e muito menos que sejam tidas em conta, mas aqui ficam as minhas notas e considerações de um simples comprador compulsivo de jornais desportivos e leitor de online.

Para o caso de não me ligarem nenhuma, não tem problema porque não será por isso que direi mais mal deles, duvido até que seja possível conceder essa benesse dentro dos padrões de urbanidade a que me remeto.

CG assassina AG

.
O filme era mau, uma qualquer reprise decalcada de um mau argumento baseado num exercício de força ditatorial algures na decadência.

Os espectadores foram ao engano, uns crendo na bondade dos objectivos outros na busca da modernidade ou do conservadorismo consoante a sua linha de pensamento e ainda outros na defesa do indefensável agravando ainda mais o que já de si é mau.

Assim foi a última sessão da Assembleia Geral do Clube de Futebol os Belenenses que terminou ontem, à sombra de uma demissão anunciada e não desmentida que o Vice-Presidente da mesa Jorge Coroado tinha a demissão feita, ainda confirmada pelo facto de remeter a retomada dos trabalhos para uma eventual convocação do presidente do Conselho Geral e Disciplinar (CFD).

Actores principais responsáveis, Jorge Coroado e a Comissão de Revisão dos Estatutos (CRE) que actuaram de forma inaudita precipitando o Belenenses para um buraco sem retorno. Os cavalheiros apoiados por outros ex-governantes, antes querem ver o Belenenses morto a abdicar dos seus penachos e interesses.

A falta de democracia e honorabilidade leva a que uma proposta da CRE não possa ser alterada por maioria simples numa alegada intocabilidade superior aos estatutos que pretende alterar. A intransigência da CRE na reformulação conduziu indubitavelmente a um beco sem saída.

O carácter dos cavalheiros pode ser sintetizado num simples episódio; à proposta inicial apresentada pela CRE e tomada como documento base, uma alteração por parte de um membro da AG, teria que passar por uma votação para admissão à discussão que teve várias fasquias, 67% e firmou-se nos 50% e depois para ser incorporada na proposta da CRE tinha que ter 75% ora com 75% teria que entrar obrigatoriamente nos estatutos, mas não era verdade porque se o texto da CRE fosse chumbado tudo o seria. No mínimo surreal e pouco honesto dado que a CRE não cedia sequer a ajustes de acordo com o aprovado por 75%. A culminar o cenário a CRE entendeu introduzir na 4ª sessão alterações ao texto em discussão num aspecto limitativo à condição dos associados efectivos, retirando o termo “efectivo” sem que tenha passado por qualquer crivo.

A admissibilidade de duas propostas com o objectivo de extinguir o Conselho Geral viram o seu intento aprovado por unanimidade, leu bem, unanimidade de 100% porque para Coroado noutras alturas existem unanimidades com uma ou duas abstenções, mesmo que alertado para o facto de não ser unânime. Sem inscrições para debater em lugar de se proceder à votação que obviamente tudo indicava ser resolvido a maioria senão a quase totalidade das divergências em relação aos estatutos, tomou a mesa e a CRE a iniciativa de falar à toa e fomentar a discórdia na AG até que aparecessem miraculosamente uma dúzia de elementos retardatários ou convocados para o efeito que inviabilizaram as propostas.

O resultado da prepotência quiçá alguma estupidez, depois de múltiplas propostas de alteração ao articulado sem que a CRE cedesse na intransigência, era inevitável que visse o capítulo reprovado.

A defesa dos mais altos interesses levaram a uma tentativa, condenada à partida, de discutir artigo a artigo o que na linguagem comum é pior a emenda que o soneto, resultando no chumbo do artigo que define os orgãos:

Artigo 46º - Órgãos Sociais
Os Órgãos Sociais do C.F.B. são os seguintes:
- Assembleia Geral;
- Direcção;
- Conselho Fiscal e Disciplinar;
- Conselho Geral.

Como está bom de ver a AG recusava a figura do Conselho Geral liminarmente o que seria a prova final que algo tinha que mudar, mas a arrogância e intectualidade da CRE não quis aceitar e insistiu. O resultado prático deste chumbo seria que este artigo mantinha a redação anterior ou seja nada mudava, argumento de quem não os tem.

Claro que o artigo seguinte que reporta a mandatos e de quem é elegível que a CRE quer obrigar a que quem tem entre 3 e 10 anos de sócio efectivo deixe de poder ser candidato, entre outras enormidades viu o chumbo da AG. Clara culpa da inflexibilidade da CRE numa postura de quero posso e mando. Mau serviço para o Belenenses.

Para culminar e mostrar como está mal articulado e organizado o documento e que os sócios não estão ali para vectar ou aprovar a seu belprazer, mas de forma consciente, a CRE viu um excelente atestado se incompetência ao ser aprovado o artº 48 que reporta à data das Eleições na configuração que tinha sido reprovada.

Face à casmurrice da CRE e da falta de bom senso da mesa estamos com uma manta de retalhos que nada abona os seus membros.

Se ouvissem os sócios e tivessem em consideração as sugestões e opiniões que durante anos são apresentadas nas Ags o resultado seria diferente.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SIMPÓSIO DO BELENENSES

.
Um debate de ideias para falar do Belenenses e sentir o Belenenses, com a participação de associados. Um dia de reflexão, com cinco grandes temas em análise e outros tantos oradores (intervenção de 15 minutos) e moderadores (1h 15m de discussão).

Data: 7 de Fevereiro
Local: Centro Cultural Casapiano (Rua dos Jerónimos, n.º 7 – A)

Programa

9/9.15 - Início dos trabalhos, com abertura a cargo da Comissão de Gestão
9.30 – 1º tema: Projecto de Organização Desportiva – prof. Fonseca e Costa
9.45 – Debate (moderado por Diogo Bonifácio)
11.00 – Intervalo para café
11.30 – 2.º tema: Património – Paulo Trindade
11.45 – Debate (moderado por José Caiado)
13.00 – Almoço

14.30 – 3.º tema: Futebol (que modelo de gestão) – prof. Jorge Castelo
14.45 – Debate (moderado por Hélio Nascimento)
16.00 – 4.º tema: Modalidades – Frederico Almeida
16.15 – Debate (moderado por Vítor Enes)
17.30 – Intervalo para café
18.00 – 5.º tema: Sócios e adeptos (ser belenense) – Luís Silva
18.15 – Debate (moderado por Pedro Sousa)
19.30 – Conclusões e Encerramento a cargo de Pedro Sousa

As inscrições, abertas a todos os sócios, podem ser feitas através do Departamento de Relações Públicas:
- Email: comunicacaoimagem@hotmail.com

- Telefax: 213 017 882
- Pessoalmente, no citado departamento (Edifício do Complexo das Piscinas do Belenenses)

Divulgação de informação institucional por solicitação do site oficial.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A Liga que prepare a nota

A caminho do tribunal

COMISSÃO DE GESTÃO REUNIU-SE NO RESTELO E ALEGA DANOS PATRIMONIAIS

A Comissão de Gestão de Belenenses reuniu-se ao fim da tarde de ontem para analisar a decisão do CJ e agir em conformidade. Os azuis estão a ponderar a possibilidade de pedirem uma indemnização (em termos desportivos já não há recurso), isto é, de serem ressarcidos por danos patrimoniais – não participarem nas meias-finais da Taça da Liga, impede-os de arrecadar cerca de 105 mil euros, podendo esta verba duplicar caso o Belenenses chegasse à final e vencesse o troféu. Falta saber, em caso da Comissão de Gestão decidir avançar com o pedido de indemnização, em que tribunal o fará. E contra quem.

O ambiente na manhã de ontem no Restelo era de expectativa relativamente à decisão do CJ. O plantel terminou o treino por volta as 11 horas, mas, ao contrário do habitual, os jogadores permaneceram, em pequenos grupos, no parque de estacionamento da SAD até as 12.20, altura em que foi conhecida a decisão. Os atletas voltaram a entrar na SAD, para aí juntamente com Jaime Pacheco analisarem a situação.

Quando a decisão foi conhecida, o líder da Comissão de Gestão, João Barbosa, deslocou-se à sala de imprensa para comentar a situação. “Registo o facto de um órgão ter atendido à forma e não à letra do regulamento. Foi feita jurisprudência, estaremos atentos a decisões futuras. A partir de agora o Belenenses SAD vai seguir com atenção as decisões deste CJ até final do mandato. Esperemos que aja em conformidade.”

E, depois de criticar o facto de vários agentes desportivos se terem preocupado principalmente com a defesa dos patrocinadores da prova, prosseguiu: “Certamente que os senhores juízes, na sua verticalidade, vão agir sempre assim. Atenderão sempre à forma como são colocados os recursos e não à letra dos regulamentos. Registamos esse facto.”

A terminar, revelou outros pormenores paralelos a este processo, até agora desconhecidos : “ O facto de termos apresentado recurso mexeu com muita gente. Houve pressões durante as últimas semanas para que o Belenenses defendesse a indústria futebol.”


Autor: CARLA PEREIRA e MIGUEL AMARO
Data: Quarta-Feria, 4 Fevereiro de 2009 - 1:27
(in record online)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Liga com pouca vergonha e a "justiça" é cega e analfabeta


O espanto é pouco e a perplexidade ainda maior perante o caos do futebol e da "justiça" portuguesa da qual é a melhor caricatura a desportiva.

Não sou actor dessa farsa que é a "justiça", portanto, sigo os princípios do bom pai de família, do bom senso e da lógica que regula as relações sociais.

Se em Portugal se legisla por interesses, regula por mordomia e a justiça fecha os olhos ou olha para o lado e assobia, sugeita-se ao vexame dos julgamentos serem feitos na praça pública dando razão aos meus princípios anarquistas juvenis já esquecidos.

Deixando de lado os casos "Casa Pia", "apito dourado" e "freeport" para só citar algumas das pérolas do quadro legislativo, processual e de justiça de conveniência da tão apregoada "justiça", estamos perante o ridículo de uma norma desportiva que é armadilhada com o senso comum de meia dúzia de ignorantes da matéria, cujo resultado e está bom de ver, pretende a todo o tempo subverter as regras do jogo.

Argumentos utilizados, precisamente o senso comum que altera o significado à letra expressa, coisa que tem origem alentejana nos modos de expressar com significado diverso e colocar anexins (alcunhas) às pessoas. Será errado pensar que os alentejanos não descodifiquem o que ouvem e dizem, mesmo que sejam analfabetos, devendo-se o facto a uma prática enraizada de ocultar determinados discursos em tempos de ausência da liberdade de pensamento e expressão.

Pegando no senso comum, será estranho que um juíz se declare incompetente numa acção, uma vez que incompetente significa inapto e de acordo com o senso comum não serve para o tipo de serviço, logo, um juíz que assuma a sua incompetência não devia voltar a julgar. Ninguem vai a um advogado que uma vez se disse incompetente, como não vai a um engenheiro, a um médico e por aí em diante. Isto é o senso comum e não será por aqui que o estado da justiça está onde está.

Mas a "justiça" desportiva até usa uma bitola diversa em contraponto com a sua própria apreciação geral, cujas bases assentam na mínima expressão na lei e desvalorizando o desconhecimento para efeitos da aplicação da própria lei. O CJ da FPF desconhece ou esqueceu esses princípios ancestrais que nos regulam.

E aí está!

Depois de actos pouco dignos no "caso Mateus", leituras de conveniência no "caso Meyong", distracções de esclarecimento e apreciação do "caso Vinicius" e "Porto-Setúbal" vem agora uma "decisão" sui geniris que não aceita o processo por "erro na direcção" mas diz que se decidisse (ou seja antes de decidir já decidiu) faria cometeria o mesmo erro de apreciação.

Se as regras não são para cumprir e quando lá estão têm a leitura contrária para quê regulamentos?

Só me apetece dizer de forma irónica "uma salva de palmas para o Pinto da Costa".

Crédito da imagem Azulão

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Belenenses 1 - Porto 3 - Sabor amargo doce


No final desta tarde o Belenenses proporcionou um excelente espectáculo perante o Porto, mau grado o resultado nos ter sido desfavorável (1-3).

Depois do temporal da noite anterior em que as instalações das nossas piscinas sofreram graves prejuízos e o estádio ficou impraticável, foi possível reunir as condições mínimas para efectuar o jogo. O tempo até ajudou mas as condições do relvado foram medíocres prejudicando o desnrolar do encontro.

O Belenenses mostrou-se mais maduro, com volume de jogo para enfrentar qualquer adversário, pecando por alguma ineficácia no remate e na falta de centrais à altura.


Silas esteve em bom plano, Zé Pedro aquem do que nos habituou, Júlio César não teve grandes erros, apesar dos 3 golos sofridos e já aprendeu a socar a bola para o lado e para cima, coisa que o rapaz desconhecia e nos fez perder pelo menos 3 jogos no início do campeonato.

Ávalos entrou em força e agradou, mais agradou Saulo que na estreia facturou e logo amarelou como Diakite também viu a cartolina, perdoa-se o amarelo a Saulo pelo prazer do golo.

5 estrelas esteve Mano nunca virando a cara à luta e varrendo o terreno todo.

Wender e Roncatto agradaram, mais o primeiro que o 2º mas são fósforos que não suportam o jogo todo, como não suportou Marcelo que esteve um pouco apagado.

Tininho, Cândido e Carciano cumpriram serviço mínimo e foi curto. De Arroz não falo.

Equipa de arbitragem de Duarte Gomes deu sinal que subserviência que corrigiu e não se fez rogada nos cartões. De 1 a 5 dou 3 e não leva o 4 porque descontou uns amarelos aos tripeiros e só faltou o Fucile fugir com a bola para o balneário para o mandar tomar banho, tal foi a cena a pedido com a qual temporizou. Muito mal esteve quando no 1º cartão o deixou virar as costas e ir discutir com o fiscal de linha (bandeirinha) e continuou quando se deslocou ao banco do Porto para mandar sentar a malta toda e 5 recusaram-se a sentar. Ser o árbitro a desistir em vez de os mandar para a bancada é demais. No mais não esteve mal.

Resultados do Duatlo Jovem do Jamor













Duzentos e oitenta jovens participaram na prova pontuável para o Circuito Regional do Centro, dedicada aos atletas de idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos. A terceira edição do Duatlo do Jamor em Festa Sportlife arrancou sábado à tarde com a prova dos mais pequenos. Conheça os principais resultados da primeira prova da temporada. Daniela Sampaio (Alhandra Sporting Clube) e Guilherme Braz (Clube Futebol "Os Belenenses") foram os vencedores no escalão de benjamins.
No pódio feminino, estiveram ainda Lúcia Cruz (Clube Triatlo de Almada) e Ana Cláudia Ferreira (Águias de Alpiarça), enquanto em masculinos Henrique Paquete foi segundo classificado e Gonçalo Paquete terceiro. No escalão de infantis, Vera Vilaça (C.F. "Os Belenenses") ganhou no Jamor, levando a melhor sobre Helena Tomé (Alhandra Sporting Clube) e Alexandra Santos (Águias de Alpiarça).
No sector masculino, o primeiro lugar do pódio pertenceu a Vasco Vilaça (CF "Os Belenenses").
Seguiram-se Duarte Brás, também da equipa do Restelo, e Tiago Fonseca (Clube de Triatlo de Almada). Luísa Condeço (Águias de Alpiarça) foi a mais rápida no escalão de iniciados. Daniela Alves (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras) e Ana Lopes (Ginásio Clube de Sines) completaram o pódio. Sávio Silva (Clube Triatlo de Almada) triunfou na prova masculina, impondo-se a João Vidais (Clube de Natação do Cartaxo) e Gonçalo Carmo (C.F. "Os Belenenses"). Em juvenis, no sector feminino, Andreia Lopes (C.F. "Os Belenenses") fez a festa e viu a colega de equipa Sara Tenrinho ficar na segunda posição. Beatriz Botas (Alhandra Sporting Clube) fechou o pódio.
Em masculinos, triunfo de Pedro Afonso Gaspar com o tempo de 24m40s. Seguiram-se Luís Pedro Ferreira (Alhandra Sporting Clube) e Ricardo Jorge (Águias de Alpiarça). Os resultados completos do III Duatlo Jovem do Jamor estão disponíveis no sítio da Federação de Triatlo de Portugal. Também já podem ser consultadas algumas imagens da prova, captadas por Fernando Lobato.
O III Duatlo BTT do Jamor realiza-se domingo, às 11h00, com a etapa inaugural da Taça de Portugal.