quarta-feira, 4 de março de 2009

Hora de despertar


No último ano o desnorte apoderou-se do Belenenses, o clube ficou orfão de Cabral Ferreira e nunca mais se encontrou pela incapacidade nata da cultura vigente.

Mantêem-se conceitos despropositados em nome do Clube quando esses conceitos apenas o atrofiam. Entre eles a obrigatoriedade do amadorismo nos orgãos sociais de uma associação que movimenta directa ou indirectamente 18 milhões de euros/ano, promiscuídade entre orgãos com especial enfoque nos executivos, enfim uma panóplia de factores obstructivos a uma gestão moderna e consciente.

Um clube de futebol tem no seu objecto principal a gestão de paixões e estas marcam o sucesso ou insucesso de uma direcção conforme os resultados desportivos. Não entender isto é a falência do modelo seja ele qual fôr.

A gestão financeira e a gestão desportiva do futebol são as duas pedras basilares que interagem nos resultados finais. Os maus resultados desportivos reduzem as receitas e com um déficit destas menos resultados desportivos se obterão entrando numa espiral suícida.

Os adeptos não afluiem para ver derrotas, os sócios abandonam e a capacidade de regeneração diminui. Não é solução enveredar por uma política de porta aberta porque a medida desamparada de resultados desportivos é mais destrutiva que benéfica.

A cegueira desta CG não a leva a perceber que a piscina olímpica deve ser colocada em funcionamento rapidamente sob pena de se perder uma fonte de receita, aumento de custos com a modalidade natação e afastamento de sócios praticantes. Elementos na CG afirmam categoriamente que as piscinas estão em funcionamento o que se não for puro desconhecimento com surdez, significava mau gosto e incompetência total.

A actual situação do clube é complicada fruto de uma Comissão de Gestão extra-estatutária que agravou de sobremaneira os problemas provocados por uma direcção incapaz. Direcção essa que em outras circunstâncias nunca vingaria pelos célebres conceitos de "paraquedismo" que os estatutos defendem a todo o custo. Haverá responsáveis mas não importa agora chamá-los a terreiro.

O que urge é disciplinar e motivar o balneário, exigindo a devida contrapartida de tudo o que é pago ou se fica a dever, obrigando ao respeito pelo clube e honrar a entidade que paga. Não é não produzindo provocando graves prejuízos que se pode reclamar sem mais. Cabe a esta CG tomar todas as medidas tendentes a terminar com a apatia e falta de produção nítida de treinadores e jogadores. São profissionais têem que cumprir para que se possa cumprir com eles e isto que fique bem claro.

A questão das modalidades terá que ser revista imediatamente, inibindo qualquer compromisso para além desta época, remetendo à próxima direcção o direito de continuar ou não com as que entender. É um grave abuso estar a contractualizar por dois anos neste momento quando isso nem é feito no futebol.

Sobre os estatutos que estão em cima da mesa, ainda será cedo para se concluír pela mais valia da sua alteração, sendo certo que na AG em particular dos membros que se têm empenhado na revisão, tudo têem feito para produzir o documento possível depois de tanta falácia proposta pela Comissão de Revisão que em vez de plasmar o sentimento geral, rendeu-se a influências e pressões ilegítimas que em nada servem o Belenenses. Apesar da sua dedicação e empenho o resultado do trabalho produzido e apresentado é insuficiente, tal como a sua intransigência em pouco abona na lisura de procedimentos.


Jorge Coroado faz o que sabe e o que pode entre a confusão. Aqui publicamente quero expressar o meu apreço a alguém que esperava ter um mandato de dois anos sossegado e quase despercebido e infelizmente teve de assumir o controlo do clube por duas vezes por fuga de outros, com a agravante de se ver envolvido numa complicada revisão estatutária, onde até os vogais chegaram a deixá-lo sózinho. Pelo facto de se ter mantido firme e cumprido mais que o seu dever merece a minha chapelada. (Jorge, não tens trazido as tuas amigas de cachecol lagarto desde os 0-5 e devias trazê-las para compensar a distracção).

Como em breve começará a pré-campanha e a voz deve ser dada aos candidatos, importa alertar em tempo para o mau caminho que o Belenenses está percorrer e que pode comprometer o clube a breve trecho. Esperemos que a CG cumpra com a sua função o que não tem acontecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário