quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Semana da lama

Rio Ave 0 Belenenses 0
Esta madrugada vi o jogo de Vila do Conde que tinha em atraso. O hábito que se instalou de iniciar o jogo a defender o resultado não permitiu que se fosse muito mais longe. A vantagem do Belenenses seria o travamento da bola no terreno, uma vez que os nossos jogadores gostam de esperar para ver onde ela vai parar antes de se deslocarem, assim nessa toada estática desequilibraria as modernas ações do jogo dinâmico. Muito pouco jogo, água com fartura e muita lama tudo expremido não dá nada.

Interrogo-me frequentemente sobre as doutrinas que os treinadores e comentadores vertem para a denominada tática. Quer-me parecer que habitualmente defendemos num 6-4-0, atacamos em 6-2-2 e contra-atacamos em 4-6-0. Raramente está alguem lá à frente para um contra-ataque e quando para lá se desloca a bola erra sempre.

Pode parecer vontade de dizer mal, mas não, apenas a constatação ditada pelos resultados, pelo mau espectáculo e falta de garra em jogo. Não considero os jogadores maus na generalidade, apenas mal incentivados e dirigidos.

Sindicato
Evangelista o tal sr que é advogado, empresário de jogadores e até presidente do sindicato, continua a ter como principal patrão incumpridor o Belenenses, à laia de ”inimigo número um” neste campeonato de “faz de conta” onde a maioria não paga a tempo e horas.

Alguma razão terá porque os compromissos são para cumprir, mas o rigor que utiliza para com o Belenenses em confronto com os restantes, começa a enojar. Se começasse por explicar aos jogadores que se dizem profissionais do espectáculo que tal como no teatro, quando os actores são maus ou representam mal o público não vai lá e não recebem, talvez ajudasse. Profissional a receber, abaixo de amador a trabalhar e a manter a ferramenta de trabalho é coisa que não entra na cabeça dos mal amados pagantes de ordenados.

Greve
Apesar de mal se ter notado que os jogadores bem industriados pelo Evangelista, ameaçaram fazer greve e não se treinaram por razões de AG, seria da mais elementar justiça questioná-los sobre a justificação da falta de trabalho e empenho. Até os mercenários cumprem com o que lhes é pedido por conta da remuneração, porque razão no Belenenses tem que ser diferente? Será que sepois de receberem vão produzir bons espectáculos e marcar os golos que omitiram?

Viana
Já li que os salários são pagos hoje, fica a faltar a troca de treinador e os resultados. Faltam mais coisas mas fica para depois.

Taça de Portugal
Pode vir o Azeméis, mas se quiser vir o Porto podemos fazer os dois jogos seguidinhos, taça e campeonato, que sempre se aproveitam os espectadores que não abundam.

Sem comentários:

Enviar um comentário