terça-feira, 18 de setembro de 2007

Cromos do Belenenses

.
Tulipa



O ingresso de Tulipa no Belenenses na época 1994/1995 está directamente relacionado com a transferência de Emerson de Belém para o Porto, cujos contornos do negócio são sobejamente conhecidos.

Este jogador campeão mundial de sub-20 em 1991, sentiu algumas dificuldades para se impor como titular da equipa Azul (6 jogos e 1 golo) acabando por ser cedido ao Salgueiros na reabertura do mercado.
Na segunda metade da época, já na equipa de Paranhos, demonstrou todo o seu potencial e realizou 21 jogos e marcou 6 golos.

Na temporada seguinte (1995/1996), o Belenenses tinha como treinador João Alves, que foi contratado para render José Romão pouco depois de Tulipa ter sido emprestado ao Salgueiros.
O Luvas Pretas, o primeiro manager do futebol português, operou uma gigantesca revolução no plantel do Belém.
Uma das suas apostas foi fazer regressar Tulipa e vinculá-lo em definitivo ao emblema da Cruz de Cristo.


O médio de características ofensivas agradeceu a confiança em si depositada e embalou para aquela que provavelmente terá sido a sua melhor época desportiva de sempre e também a sua última no Belenenses.
Fazendo uso da sua técnica, visão de jogo, mobilidade e facilidade de remate assumiu-se naturalmente como o coordenador do jogo ofensivo da equipa.
Alinhou em 27 jogos, marcou 5 golos, e foi chamado à Selecção Portuguesa onde cumpriu a sua primeira e única internacionalização enquanto jogador sénior.

Actualmente, Tulipa é o treinador da equipa do Estoril, depois de já ter orientado as equipas do Ribeirão e da Ovarense; foi na equipa vareira que iniciou há duas épocas a sua carreira de técnico de futebol.


Dados pessoais e histórico do jogador retirados de zerozero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário