sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Hora dos Estatutos

.
Artigo de opinião

Os Estatutos de uma organização são a sua lei específica onde se espelham os principios básicos que a norteiam, direitos,deveres e obrigações de forma particular em relação à lei geral.

É um facto assumido que os Estatutos do Belenenses estão ultrapassados, carecem de revisão profunda e não providenciam a necessária regulação no quotidiano e muito menos nas excepções que cada vez são mais frequentes.

A própria gestão actual é provisória ao arrepio do bom senso e contra a lei geral, uma vez que a aceitação tácita nada tem a ver com aspectos legais e uma vez que não foi aprovada regularmente. Como agravante de uma usurpação consentida os ditos membros abusam de forma farta do conceito de gestão corrente a coberto de um Conselho Fiscal e Disciplinar insano.

Seria de saudar a intenção de rever os Estatutos de forma séria, em sede da resolução dos problemas prementes de organização, cientes dos aspectos negativos que têm assolado o clube no último ano que obrigaram a medidas de excepção extraordinárias que não encontram eco nos mesmos Estatutos, melhor dizendo as suas soluções.

Pois, fraca consolação é a proposta que nos é apresentada e poucas são as virtudes que apresenta.

Se o atropêlo estatutário era e é uma constante e muitas vezes de forma inconsequente era violada a lei geral, esta proposta de Estatutos em nada melhora a anterior.

A modernidade e o rejuvesnecimento da gestão, atentos aos novos preceitos e às exigências actuais ou de um futuro próximo, é afastada e em seu lugar vemo-nos solicitados a debater o retrógrado.

A fuga do controlo de quotas dos associados com isenções (???) e descontos pelo meio, à Assembleia geral, desresponsabilização generalizada da direcção que vê os poderes aumentados sem justificação, passando pela possibilidade de contratar gestores para cumprirem com as suas obrigações são aspectos canhestros que nunca viram afloramentos em qualquer AG ou tese de bom senso.

Os sócios que debatem e propõem em AG conceitos de modernidade, com excepção da Comissão de Revisão dos Estatutos, não vêem qualquer das suas pretenções plasmadas no documento e foram pura e simplesmente esquecidos.

Porém vemos poderes nunca vistos a caminhar para o Conselho Geral ou para um dos seus sectores, aquele que piores resultados obteve e nunca chegou a completar o mandato pela má gestão efectiva, a saber com a inclusão de "todos os que foram membros", ao contrário da menção aos que concluiram o mandato.

Perdemos a própria identidade nos equipamentos ( a definição conhecida ), não procuramos actualizar e dignificar as instalações nem procuramos crescer. Deixamos de previlegiar o futebol, a prática desportiva em função de qualquer modalidade.

Acabamos com o Provedor dos Sócios em vez de reforçar os seus poderes.

A revisão proposta pode servir muitos interesses, decerto não serve os Belenenses, mas cabe-lhe a si decidir.

Consulte o documento que está disponível no site oficial e partilhe com outros consócios.

A responsabilidade é sua, é minha, é nossa!

Associe-se a um modelo, defenda-se uma idéia ou procure-se uma convergência se queremos ter um clube ou preferimos que o CG apague a luz!

Vivam os Belenenses

Sem comentários:

Enviar um comentário