sábado, 28 de junho de 2008

Contra-ataque vermelho mortífero

Disputou-se hoje o 2º jogo da final de Futsal Futsagres. Infelizmente fomos copiosamente batidos por 6-0, num jogo onde a equipa entrou adormecida e assim se manteve durante largos períodos. Não gosto mas parece-me que se manteve a estratégia de Alípio Matos de fazer descansar os principais jogadores para estarem mais disponíveis na finalíssima. Não sei se a estratégia terá sido a melhor, na medida e que o Benfica alcançou rapidamente uma vantagem confortável e assim também aproveitou para fazer descansar algumas pedras.

Segue-se a crónica possível.
Os primeiros a chegar foram a polícia. Consegui contar 9 carrinhas com pólícia de choque, mais uma carrinha grande normal e 3 carros ligeiros. À entrada do pavilhão existia uma poderosa demonstração de força policial, capaz de intimidar qualquer um.


Em seguida chegaram os jogadores que começaram a efectuar os seus exercícios e em seguida a claque do Belenenses, que ocupou um dos topos.



Equipa inicial do Belenenses: Marcão, Caio Japa, Marcelinho, Jardel e Diego.
O jogo iniciou-se por volta das 15:07, sendo que a claque do Belenenses começou em grande vantagem, com gritos de "Força Belém Allez". A nossa equipa também começou muito bem, com 2 remates perigosos nos primeiros 30 segundos. Só aos 2'30'' surge o primeiro remate do Benfica.
Aos 4' notavam-se receios de parte a parte, havendo um jogo defensivo das duas equipas, mas com um Benfica mais pressionante.
Aos 5' há uma jogada perigosíssima do Benfica, com muita atrapalhação na nossa área e Marcão a defender por instinto.
Aos 5:40 há um remate acrobático de César Paulo com a bola a passar por cima da trave. Era o aviso.
Nesta altura são feitas as primeiras substituições no Belenenses: entram Pedro Cary e Max e saem Diego e Jardel. Imediatamente a seguir o Benfica marca o 1-0 por Ricardinho, após uma boa sequência de trocas de bola.
O Belenenses estava nesta altura a falhar alguns passes em zonas perigosas e as substituições vieram acentuar um periodo de desestabilização na equipa.


Aos 7'20'' Max desperdiça oportunidade fulgurante frente ao guarda-redes e 10'' depois Marcão (que remata muito bem) atira para defesa de Bebé. No contra-ataque seguinte o Benfica falha uma boa oportunidade por pouco.
Aos 9'00'' Vinicius está em campo e... o Benfica pouco depois faz o 2-0 por César Paulo. É então pedido o primeiro desconto de tempo. Estranhamente o Benfica marca após as substituições no Belenenses.



O Benfica joga melhor, troca bem a bola e o Belenenses tarda em acertar com as marcações na defesa e tem dificuldades em fugir delas no ataque. O Belenenses aos 10'00'' jogava (timidamente) com guarda-redes avançado e a equipa ia fazendo remates de longe inconsequentes.

Aos 11'00'' Max remata muito bem para defesa apertada de Bebé. Aos 12'00'' Drula está em campo e 1 minuto depois...o Benfica faz o 3-0, já não sei por quem, mas de cabeça na melhor jogada do desafio.
Aos 13'00'' regressa Caio Japa à equipa, sendo que...a equipa não sofre mais golos até ao intervalo. Saliento ainda as constantes picardias de jogadores do Benfica com Jardel, acabando com 2 cartões amarelos aos 14' (um para cada lado).
Aos 15'00'' já só se ouve a claque do Benfica. Aos 16'00'' há uma boa troca de bola no ataque do Belenenses.
No intervalo temos um resultado de 3-0, com alguma justiça, dado que o Benfica apresenta uma defesa segura, troca bem a bola, contra um Belenenses a descansar e sem reacção. Ou há falta de atitude ou então existe uma estratégia propositada para fazer descansar a equipa.





A 2ª parte começou então.

Ao 1'15'' o Benfica jogava com 6, Miguel leva amarelo e o Belenenses marca livre.

Aos 1'40'' Diego Sol (o melhor do Belenenses, jntamente com Max) tem uma perdida incrível frente ao guarda-redes.

O jogo mantém-se repartido até aos 5' altura em que Diego novamente, completa um remate perigoso à baliza de Bebé. Poucos segundo depois tem novo remate perigoso. Adivinhava-se a qualquer momento o golo de Diego Sol.

Aos 10'00'' assistíamos ao melhor momento das duas claques. Enquanto 2000 benfiquistas cantavam "Nós só queremos Benfica campeão", 250 Belenenses respondiam no mesmo tom com "Belém Belém Belém". Era um espectáculo dentro do espectáculo. Não havia cantigos ofensivos nem gestos obscenos entre as claques. Alguns dos cantigos eram razoavelmente melodiosos. Aos 10'30'' Marcão avança um pouco mais (a repetir amanhã) do que o habitual e então faz um estrondoso remate que leva a bola a embater na barra e a cruzar toda a frente da baliza. Marcão sabe rematar e só tem que aproveitar mais vezes essa capacidade, senão os adversários não o tentam marcar nas alturas em que jogamos com guarda-redes avançados e não conseguimos desequilibrar.

Após este remate Marcão, aos 11'00'', é substituído por...Diego Sol que aparece a guarda-redes avançado, numa perspectiva de aproveitar o seu bom remate de longe, só que Diego não deve ter experiência dessa posição, pois quase em seguida a bola passou-lhe ligieramente por cima, sem que levantasse sequer os braços para a defender. Era o 4-0 e Marcão voltou novamente à baliza. Alípio receou certamente uma chuva de golos encarnados.

Aos 11'20'' Cary falhou por pouco o golo e aos 11'55'' Japa falhou a melhor oportunidade do Belenenses. No contra-ataque subsequente o Benfica fez o 5-0. Alípio deve ter dado o jogo por perdido. Drula e Maté estão em campo e a jogar bem.

Aos 16'00 confirmou-se que a "vaca leiteira" se vestiu de vermelho, pois Max falhou novamente de forma escandalosa frente a Bebé.

Paulinho está em campo e aos 18'00'' e tem uma boa combinação com Maté, obrigando o Benfica, sempre muito faltoso e pressionante a chegar à 5ª falta.

Aos 18'40'' o Benfica volta a facturar, novamente de...contra-ataque.

Ora se não tinhamos faltas como é possóvel não arriscarmos mais para travar os contra-ataques benfiquistas. Só na 2ª parte levámos 3 golos dessa forma.

O jogo terminou tortuosamente para os adeptos azuis, no meio de cântigos "à dúzia é mais barato".

Esperemos que este jogo tenha servido para tirar conclusões para o próximo. É preciso acertar as marcações e manter a concentração.

Sem comentários:

Enviar um comentário