sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Temos Presidente



O rosto revela apreensão: "A situação é extremamente difícil" deverá estar a pensar. É importante que um presidente dê importância à questão financeira. Fernando Sequeira está ainda na disposição de pedir uma auditoria às contas, certamente na disposição de evitar mais surpresas nos próximos tempos.

É certo que não queremos que o clube chegue à situação do Boavista, mas é preciso assegurar que a equipa de futebol não disperse e para o ano fiquemos de calças nas mãos. É importante valorizar os activos e salvaguardar futuras perdas, pelo que urge acertar agulhas com a SAD e começar desde já a definir o plantel da próxima época. Weldon, por exemplo é para manter e mais vale acelerar o negócio antes que se valorize ainda mais e se queira ir embora. É preciso dar condições aos jovens para evoluir e ganharem mais rodagem. É preciso manter o Jorge Jesus.

Boa sorte presidente.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Faleceu o presidente


Faleceu
Armando José Cabral Ferreira
3/9/50 – 26/2/08
Neste momento de dor apresentamos as condolências à família.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Há que meditar


O Belenenses perdeu hoje pela 2ª vez com o Maritimo nesta época e por 2 golos de diferença (1-3). Este resultado é ainda extremamente anormal para a nossa equipa, enquanto orientada por Jorge Jesus. No entanto há um pormenor que penso que deveria ter sido acautelado mais cedo. Costinha já tinha levado um cartão vermelho esta época e costuma arriscar demais nas saídas aos pés os adversários (louve-se a bravura). No entanto a finta do avançado do Marítimo é espectacular e aproveita-se da ingenuidade do Costinha (atenção). Não me parece haver dúvidas da penalidade, sendo deveria haver 2 tipos de reflexão nesta matéria:

- Os avançados aprenderem a fazer a finta, para quando estiverem numa situação idêntica;

- Os guarda-redes acautelarem-se um pouco (talvez estudarem melhor os avançados adversários). O preparador dos guarda-redes poderá ter que fazer algum trabalho de casa.
Relativamente à lista dos mais eficazes publicada ontém, temos que Candido Costa por nao ter participado nesta derrota sobe um lugar.
Nos últimos lugares estão Marco Ferreira e Júlio César com uma média de 0 (zero) pontos por jogo.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Os Mais Eficazes

*


Nem sempre a nossa consciência acerta quando tentamos determinar qual o melhor jogador do plantel. Um possível critério é o seguinte: é o jogador que faz com que a equipa consiga o maior número de pontos semre que joga mais do que 30 minutos. Os resultados são os seguintes: Evandro Paulista é o mais eficaz com uma média de 2,33 pontos por jogo, em 2º lugar surge Amaral e Mano com uma média de 2 pontos por jogo.
Se considerarmos apenas os jogadores com mais do que 10 jogos na Lga, então surge Gomez (ou Gavillan) destacado, com uma média de 1,86 pontos/ jogo, logo seguido do goleador Weldon com 1,7. Candido Costa está logo a seguir com 1.65 e Rodrigo alvim com 1.65.



A conclusão pode ser: com Gomez e Weldon dificilmente não ganhamos. É estranho? São os números que o dizem.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Líder no final


Última jornada do Campeonato Nacional, realizado no dia 17 de Fevereiro, no Pavilhão Municipal da Póvoa do Varzim, às 16 horas.

Vitória pela diferença máxima para acabar a 1ª fase do Campeonato em 1º lugar.

C. D. Póvoa / C. F. “Os Belenenses” 0/3 (10/25; 17/25; 19/25)

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Rita Fernandes, Solange Rodrigues (cap.), Sandrine Sobrinho, Andreia Martins, Sofia Nascimento e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Mariana Águas, Marta Godinho, Ana Fernandes, Elisabete Lourenço e Ana Carvalho.

No 1º set, justificámos o porquê do Belenenses, estar em 1º lugar da 1ª fase do campeonato. As nossas jogadoras entraram para ganhar depressa o set e o jogo, por esse motivo fizeram do serviço uma boa maneira de ganhar avanço as povences, e conseguimos quatro pontos de avanço aos 11/7, momento em que ganhámos o serviço e a nossa jogadora Solange Rodrigues, que neste jogo capitaneou a nossa equipa, (por motivo da nossa capitã Lara Fernandes se encontrar doente e não nos poder acompanhar), foi servir e conseguiu colocar o resultado em 21/7, fazendo nove pontos, o que deixou as nossas adversárias sem reacção e por esse motivo a nossa vitória no set por 25/10 em 16 minutos.

Um 2º set em que entramos a perder por 5/1, com as nossas adversárias a tentarem demonstrar que queriam lutar por um resultado a seu favor. Nessa altura o serviço é ganho pelas nossas atletas, e foi servir a Andreia Martins que resolveu demonstrar que servir também sabe e fê-lo por 10 vezes colocando o resultado em 12/5. A partir desse momento foi só gerir o resultado até à vitória por 25/17 em 21 minutos.

No 3º set as nossas adversárias ainda tentaram modificar o sentido do jogo, estando à frente do resultado até aos 13/9, mas nesse momento a nossa capitã, voltou a servir bem e a empatar o jogo aos 13 pontos. Nessa altura a pouca resistência das adversárias acabou, e a nossa vitória no set por 25/19 em 21 minutos, e no jogo.

Terminar esta fase em 1º lugar era um dos nossos objectivos, mas sabíamos que tinhamos que contar com os nossos adversários directos. Beneficiámos com alguns dos resultados entre eles, mas não nos tira o mérito de termos sido a equipa mais regular nesta 1ª fase do campeonato. Sabemos que vamos ter uma 2ª fase do campeonato nacional, muito competitiva, e sem direito a erros, pois os nossos três adversários (Arcozelo, Guimarães e Boavista), são equipas que como a nossa ambicionam, também estar presente no apuramento do campeão nacional, por esse motivo as nossas atletas tudo irão fazer para que o Belenenses possa estar presente no apuramento da Campeão Nacional.

O sorteio para a 2ª fase do Campeonato, realiza-se na sede da Federação Portuguesa de Voleibol, no dia 19 de Fevereiro às 19.00 horas, começando os jogos desta 2ª fase no dia 1 de Março.

Na próxima quarta-feira darei o resultado do sorteio.

Luís Bettencourt

domingo, 17 de fevereiro de 2008

C.D.Povoa 0 - Belenenses 3

.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Valerá a pena?

.

A história é simples, depois de almoçar no Vilas e de regresso ao trabalho, sou surpreendido no carro por um cavalheiro que se disse chamar José Nobrega, o qual para além de ameaças vagas, sem sentido e não justificadas, resolveu agredir-me com um soco nos óculos com tal violência que a armação partiu, bem como uma lente lascou.


O resultado é não poder trabalhar, no melhor das hipóteses até 6ªfeira à tarde, assim chegue a lente progressiva da Alemanha, fora os custos dos estragos que ascendem a perto de 870 euros.


Até lá resta-me as lentes de longe antigas, porque as de perto não dá.


Nem dá para tecer grandes ou pequenos comentários, apenas formular a decisão de não voltar a escrever no blog, pondo desta forma cobro a prejuízos pessoais e evitando chatices desnecessárias.


Aos que habitualmente frequentam o espaço, lamento e julguem por vós.


Aos amigos até sempre!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Cromos do Belenenses

.
João Belo

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Voleibol - Semana cheia com menos e mais

.

Taça de Portugal e do Campeonato Nacional

¼ final da Taça de Portugal realizado no dia 9 de Fevereiro no Pavilhão Acácio Rosa às 18 horas.

Derrota e eliminação da Taça contra o quarto classificado da divisão A1.

C. F. “Os Belenenses” / G. D. C. Gueifães 0/3 (11/25; 18/25; 20/25)

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Ana Fernandes, Solange Rodrigues, Sandrine Sobrinho, Andreia Martins, Lara Fernandes (cap.), e Marta Godinho (Libero). Jogaram também Rita Fernandes, Sofia Nascimento, Márcia Neves, Mariana Águas e Joana Guedes.

Um 1º set muito bem jogado com grande supremacia das nossas adversárias. As nossas atletas não conseguiram parar o bom serviço das adversárias e a rapidez das jogadas, pois as mesmas vêm de outro campeonato, e não deixaram as nossas jogadoras praticar o voleibol que sabem praticar. Por esse motivo o resultado do final do set de 25/11 favorável às nossas adversárias espelha bem o que se passou nesse set, que durou 22 minutos.

No 2º set, as atletas do Gueifães, entraram a jogar como tinham feito no set anterior, e conseguiram uma vantagem de seis pontos, mas uma boa reacção das nossas atletas, conseguiram um equilíbrio e por esse motivo o resultado final de 25/18, em 27 minutos.

No 3º set, as nossas jogadoras começaram a praticar o seu bom voleibol, demonstrando ao muito público presente, porque estão em 2º lugar do campeonato nacional na divisão abaixo das nossas adversárias. Ganharam pontos de vantagem, tendo o resultado chegado aos 16/10 e aos 18/13. A partir desse momento houve uma reacção das jogadoras adversárias e começaram a praticar todo o bom voleibol que realizaram no 1º set, e as nossas atletas não conseguiram ganhar o set que seria merecido pelo voleibol que praticámos, por esse motivo o resultado de 25/20 em 20 minutos e a derrota no jogo pela diferença máxima.

Este jogo, não era importante para os nossos objectivos, pois sabíamos que estávamos a defrontar a quarta classificada do campeonato nacional da divisão A1, onde jogam muitas jogadoras da selecção nacional. Por esse motivo, qualquer resultado que fizéssemos, tinha que ser para motivar a nossa equipa e que o mesmo não deixasse marcas para o nosso campeonato.

Esta semana foi complicada para a nossa equipa, pois efectuamos quatro jogos e o nosso objectivo continua a ser a subida de divisão.


Penúltima jogada do Campeonato Nacional, realizado no dia 10 de Fevereiro, no Pavilhão Municipal de Coimbra, às 17 horas.

Vitória pela diferença máxima com superioridade absoluta das nossas jogadoras.

A. A. Coimbra / C. F. “Os Belenenses” 0/3 (13/25; 23/25; 21/25)

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Ana Fernandes, Sandrine Sobrinho, Andreia Martins, Lara Fernandes (cap.), Ana Carvalho e Marta Godinho (Libero). Jogaram também Rita Fernandes, Sofia Nascimento, Solange Rodrigues, Rute Veiga e Joana Guedes.

No 1º set, as nossas jogadoras demonstraram que a derrota do dia anterior não tinha deixado marcas no grupo. Por esse motivo, entraram no set decididas a acabar o mesmo rápidamente e assim aconteceu. Um bom serviço e algumas jogadas com muita variação de jogo, não deixaram que as academistas conseguissem ter alguma reacção e por isso a vitória no set por 25/13 em 20 minutos, muito agradaram o muito público presente no pavilhão.

No 2º set, houve um abrandamento do jogo praticado pelas nossas jogadoras devido aos jogos realizados nesta semana e as nossas adversárias aproveitaram bem esse momento e equilibraram o jogo, mas as nossas atletas tiveram sempre o resultado controlado e por isso a vitória no set por 25/23 em 25 minutos, não merece contestação.

Um 3º set, igual aos dois anteriores, com as atletas azuis a entrarem para acabar rápidamente com o jogo, mas as adversárias tentaram contrariar essa tendência. No entanto a diferença entre as duas equipas é bastante grande, por alguma razão nós estamos em 2º lugar e as nossas adversárias em 8º lugar. Por esse motivo a vitória no set por 25/21 em 24 minutos e a respectiva vitória no jogo.

A uma jornada de terminar a 1ª fase do Campeonato, o Belenenses conseguiu com esta vitória, e beneficiando da derrota do Guimarães, passar para o 1º lugar da classificação.

O nosso próximo jogo para defender a liderança do campeonato é no domingo dia 17 de Fevereiro no Pavilhão Municipal da Póvoa do Varzim às 16 horas contra C. D. Póvoa.


Luís Bettencourt

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Voleibol - Belenenses é líder

.


Caminhando a passos largos para o final da primeira fase da I divisão, o Belenenses chegou à liderança da A2, pelo triunfo conseguido em Coimbra e pela derrota do Guimarães com o Arcozêlo.

Num campeonato muito competitivo, onde os jogos se sucedem frequentemente a um ritmo alucinante de dois ou três por semana, torna-se complicado manter um nível competitivo para amadoras séniores que vão desbravando novos desafios.

Depois de jogar no fim de semana passado contra o Stº Tirso (vitória por 3-0), na terça-feira ganhámos a Taça AVL, sábado perdemos nos quartos de final da Taça de Portugal, hoje ganhámos 3-0 à Académica, num percurso louco entre lesões e um desgaste sobre-humano que envolve viagens frequentes a norte porque é lá que se desenrola e discute muito do campeonato.

Como a sorte proteje os audazes, acabámos de ascender ao primeiro lugar da classificação por força da cedência do Guimarães face ao Arcozêlo.

O facto não trás só uma posição interessante para a 2ª fase, como permite uma maior tranquilidade nessa contenda onde vamos defrontar a nata do volei nacional e lutar pelo campeonato.

Como não foi possível deslocar-me a Coimbra, ficam alguns apontamentos de ontem para animar as nossas voleibolistas.

Mais uma vez parabéns pela vitória e pela liderança.









Voleibol - Académica 0 - Belenenses 3

.
Alguém tinha que "pagar as favas" da derrota de ontem, não teve sorte a Académica de Coimbra que perdeu hoje por 3-0 com o Belenenses em casa.

Com os parciais de 25-13, 25-23 e 25-21 o resultado traduz algum cansaço de dois dias em competição ao mais alto nível, para além da viagem e do normal esforço dedicado ao treino e ao trabalho de cada voleibolista amadora.

Seja como fôr, 3-0 fora é sempre um resultado incontestado.

Parabéns à equipa.
Última hora:
E para ajudar o Arcozêlo ganhou ao Guimarães e coloca-nos em primeiro lugar na classificação.

Travesti na zona errada

.

A conversa animada no Vilas metia polícias, tiro e travesti.

Diz quem sabe que numa noite da semana passada andaram três carros patrulha rua acima e rua abaixo por causa de um travesti que embirrou em ir trabalhar para a capela.

Além da concorrência desleal e das queixas de má vizinhança por parte das trabalhadoras locais, um cliente mais preconceituoso sentiu-se enganado e não encontrou melhor maneira de protestar contra o atentado aos seus princípios morais que não fosse disparar um tiro no rabo do travesti.

O cliente parece que desapareceu e nada mais se sabe dele, tal como o travesti e o seu buraco novo.

As trabalhadoras por lá continuam a trabalhar sem folgas, em tudo diferente de uns cavalheiros que pressupostamente deviam trabalhar mais acima e tudo fizeram para descartarem as taças em que estavam inscritos e agora gozam umas merecidas férias alargadas.

Coisas da capela do Restelo.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Piscina cheia e divulgação nula

.


Na piscina olímpica ocorreu um quadrangular com numeroso público, todavia a modalidade faz questão de não divulgar as actividades e não fornecer informação adequada, pior chegaram-me a ser pedido 2 euros por informação/programa que já estava esgotado e sem garantia de me fazerem chegar os resultados.

Assim devem arranjar muitos amigos.

Falhou o serviço

.

Quartos de final da Taça de Portugal, Belenenses despede-se sem argumentos.

Belenenses 0 - Gueifães 3

Professor o que é que escrevo hoje?

"Que falhou o serviço", diz meio resignado Afonso Seixas.

Não é exactamente a minha leitura e entendo que existiram outros factores envolvidos, desde lesões a demasiado respeito por uma equipa adversária que apesar de ter outro traquejo não merecia ter saído limpa desta contenda.

A equipa de arbitragem foi uma nódoa, por sinal a mesma que arbitrou a taça AVL também sujeita a crítica, hoje os erros foram tantos e para ambos os lados que é difícil fazer o balanço.

Os espectadores foram escassos rondando menos de uma centena e não demonstraram grande entusiasmo.

Presença extraordinária a do Prof Silveira e Carlos Carvalho do basquetebol azul.

Amanhã é outro dia e a equipa vai desforrar-se em Coimbra, frente à AAC e essas são contas de outro rosário.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O desamor dos CGs do Belenenses

.


A prova que o dito Conselho Geral do Belenenses não está nem quer estar atento à vida do Belenenses é o facto de não ter conhecimento que algum dos seus membros tenha posto os pés nem num jogo de voleibol ou nalguma modalidade amadora.

Dificilmente saberão que ocorrerá no Restelo um quadrangular, amanhã e nem digo onde, tal como se vai realizar um evento de polo aquático.

Os ditos não querem saber do clube do qual são sócios há mais de dez anos e se é desculpável no que se refere a modalidades profissionais, já não o é quanto a modalidades amadoras que devem ser acarinhadas pelo clube.

Não venham com o futebol, porque o clube infelizmente não tem e está entregue à SAD e a SAD não tem Conselho Geral.

Sejam sérios.

Quero ver quem aparece nas piscinas e no pavilhão amanhã para apoiar o quartos de final da Taça, porque Cabral Ferreira esteve na bancada quando foi necessário e o seu último acto desportivo foi para com as amadoras.

O mesmo repto vai para o CG dito Comissão de Gestão, a qual tem obrigações de representação, porque para penacho, falta exercer e não é nos jornais, mas sim no terreno.

Aos mais altos titulares presente e que se disponibilizem o blog concede um minuto de entrevista.

Vamos levantar o Belenenses e deixem-se de tretas.

Viva o Belenenses.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Voleibol - Taça de Portugal-quartos de final

.
Depois da conquista da Taça AVL no sábado os quartos de final da Taça de Portugal são no pavilhão Acácioa Rosa, pelas 18h00.

Não falte que o apoio é preciso
.

Caso Meyong-Nelson Soares responde à liga na 2ª feira

.

"Entendo que o Belenenses tem razões suficientemente fortes para clarificar a situação. Se serão procedentes, só a Comissão Disciplinar poderá responder", afirma Nélson Soares ao record hoje.

O responsável do departamento jurídico do clube confirma que a defesa será apresentada no último dos 5 dias úteis concedidos.

Conselho Geral a inutilidade

.
Várias teses vão querendo suportar a mais valia e nobre função de conselheiro geral, qual instituição meritória a quem se deve a alma azul.

Necessariamente a minha posição não é essa e tal como muitos consócios sou favorável à sua extinção, chegando ao ponto de lhe atribuir o ónus do estado actual e do passado recente em co-responsabilidade partilhada pelo orgão em si e pelos seus membros.

As principais normas estatutárias são mais favoráveis a que um imbecil ou atrasado mental seja membro, que um sócio consciente com posição social e profissional revelante.

Basta considerar que qualquer imbecil que os progenitores tenham filiado até aos 8 anos, tem condições para ser membro designado, enquanto um gestor com 2, 3 ou meia dúzia de anos de sócio, mesmo até com uma dúzia e que tenha interrompido não tem condições para lá aceder.

Curioso é o facto de um candidato à presidencia a quem bastam actualmente ter 3 anos de associado para se candidatar, logo com o mandato de 13 meses a ser cumprido, entra automaticamente ou seja com 4 anos e uns meses, passa directamente a nato.

Caso se trate de um vice-presidente nessas condições, não tem hipóteses de ingressar no orgão, mas o imbecil com mais de 18 anos tem.

Claro que não se pretende classificar de imbecis todos os membros, apenas salientar os critérios de ingresso, porque um imbecil com menos de 10 anos de associado não pode.

Curiosa é também a designação “democrática” por escolha de 20 sócios, quando os produzidos pelas listas candidatas é de 5 sócios.

Sobre os regulamentos não me vou pronunciar uma vez que são desconhecidos e só o faria se os conhecesse.

Quanto às práticas é bem elucidativo o comunicado de ontem, versus o conceito de orgão consultivo, se tivermos em conta que o mesmo não refere que o consultante não apareceu.

Diz o senso comum que se falta o consultante ou o consultado, não há consulta mas pelos vistos, naquela coisa há.

Então rezam assim os estatutos no que se refere a tão odioso orgão:

SECÇÃO QUINTA - CONSELHO GERAL

Artigo 92º
1 - O Conselho Geral é um Órgão de carácter consultivo, permanentemente em funções e cuja duração é por tempo indeterminado.
2 - O Conselho Geral é o garante da identidade do Clube e rege-se pelos presentes Estatutos e pelos seus próprios regulamentos.
3 - O Conselho Geral reúne quando convocado pelo seu Presidente ou a pedido dos Presidentes da Assembleia Geral, da Direcção ou do Conselho Fiscal e Disciplinar.
4 - A actividade deste Órgão orienta-se fundamentalmente para a análise de questões entendidas como de relevância na vida do C.F.B. e para a intervenção em problemas que, na sua opinião, exijam decisões da mais ampla responsabilidade.

Artigo 93º
1 - O Conselho Geral é constituído por Membros Natos e Membros Designados.
2 - São Membros Natos os Sócios que tenham desempenhado as funções de Presidente e Vice-Presidente da Assembleia Geral, de Presidente da Direcção e de Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar ou equivalente a estes cargos, desde que tenham terminado os respectivos mandatos a que se propuseram.
3 - Os Membros Natos designarão, para um período de dois anos, coincidente com o mandato da Direcção, vinte Sócios para fazerem parte do Conselho Geral.
4 - Serão designados para o Conselho Geral mais cinco membros, por proposta de listas concorrentes às eleições conforme o número dois do artigo sexagésimo quarto, de acordo com a percentagem de votos válidos obtida por cada uma das mesmas listas, com aplicação do método de Hondt.
5 - Os membros designados para o Conselho Geral, de acordo com os números três e quatro deste artigo, deverão ter, pelo menos, dez anos ininterruptos de filiação no C.F.B.

Artigo 94º
Para orientar e coordenar os seus trabalhos, os Membros do Conselho Geral escolherão entre si um Presidente, um Vice-Presidente e dois Secretários, para mandato coincidente com o da Direcção.

Artigo 95º
Quando o Conselho Geral entender necessário ou útil, o Presidente e o Vice-Presidente da Assembleia Geral, o Presidente e os Vice-Presidentes da Direcção e o Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar em exercício devem participar, sem direito de voto, nas suas reuniões.

Artigo 96º
Compete aos Membros Natos do Conselho Geral a designação do Provedor dos Sócios, cujo mandato coincidirá com o da Direcção e deverá ter, pelo menos, dez anos ininterruptos de filiação no C.F.B.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

COMUNICADO DO CONSELHO GERAL

.
Reuniu-se o Conselho Geral do Clube de Futebol «Os Belenenses» para analisar e avaliar a actual situação do Clube, perante as notícias que têm vindo a público e criado uma imagem de certa instabilidade.

Ora, de acordo com a manifestação de vontade expressa e incontroversa do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Sr. Prof. Dr. José Manuel Anes, a este Conselho Geral, não se justificam tais notícias, mantendo-se o mesmo no exercício de suas funções de Presidente da Comissão de Gestão, nos termos do artº 76º - 3 dos Estatutos do Clube de Futebol «Os Belenenses», com a determinação de gerir o mesmo até às próximas eleições, que se realizarão no dia 29 de Março próximo.

Transitória e exporadicamente poderá o senhor Presidente da Comissão de Gestão resguardar-se de certa actividade por razões de saúde.

Tal não envolverá, porém, qualquer alteração da normal gestão, em termos estatutários, normalidade de gestão que ora se verifica, com todos os elementos no exercício das suas funções.

O acto eleitoral do dia 29 de Março terá unicamente em vista a eleição do Presidente e dos Vice-Presidentes da Direcção para o exercício do mandato até Abril de 2009, mantendo-se até tal termo, no desempenho dos seus cargos, os actuais Presidente e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, tudo nos termos do artigo 64º dos Estatutos.

Incentivam-se todos os belenenses a manterem-se unos e coesos na persecução dos designios do Clube por forma a, honrando o passado, construírmos um «Belém» do século XXI, cada vez maior e mais dinâmico.

Lisboa, 6 de Fevereiro de 2008.

Nota do BFB: Pela minha parte dispenso os incentivos finais como recomendo que os conselheiros se limitem às suas funções e não lixem mais o clube.

Cinzas

.
Acabou o carnaval, com ele a desbunda e a palhaçada.

Hoje é Quarta Feira de cinzas, na igreja fazem a imposição das cinzas aos fiéis assinalando a entrada na quaresma, tempo de penitência e sacrifício até aos Ramos.

Depois da Santa Páscoa acabam as tréguas, temos uma semana útil para as batalhas eleitorais e logo no sábado seguinte teremos eleições.

Não vale a pena incomodarem-se com Juntas Militares, juntas da cabeça porque o tempo é de jejum.

E o Ramos de logo não conta para a Páscoa.

Solução de última hora

.

Está tudo errado.

A incompetência e a má fé andam de braço dado, tal e qual uma desgraça quando vem nunca vem só.

Anes

É o presidente da mesa da Assembleia Geral e a figura mal alta do clube.

1- Ignorou as suas obrigações e aceitou um cargo que não tinha condições de cumprir.
2- Enquanto sócio com especiais obrigações e por estar a denegrir o Belenenses, devia ser imediatamente alvo de procedimento disciplinar com vista à distituição e subsequente expulsão.
3- Devia ser interdito e suspenso de funções pelo Conselho Fiscal e de Disciplina eventualmente ouvido o conselho geral.

As razões são por deveras óbvias, não quer assumir o seu papel, explicou-o à C.S. claramente e preocupou-se mais com ela em proveito próprio que com o clube.

No processo eleitoral intercalar, fez tudo o que não devia fazer, a saber:

a) Devia ter acautelado com Cabral Ferreira o momento do pedido de demissão e eventualmente pedir-lhe a continuação transitória possível, nomeado dois ou três sócios da confiança de Cabral Ferreira para o assessorarem na transição.
b) Aos restantes membros da Direcção devia pedir que assegurassem funções até às eleições.
c) Mesmo que superintendesse o processo de forma próxima, nunca deveria abdicar do apoio e da sequência da gestão prevista.
d) A primeira acção de convergência, seria a substituição de Cabral Ferreira na SAD ou a sua transferência para funções de apoio, mantendo-o no clube dentro do possível.

Não contente com a feira de vaidades que pavoneou em multiplas entrevistas, resolveu o assunto de três penadas, despachando 2/3 da direcção, juntanto uns conselheiros que por acaso era o que nunca devia ter-lhe passado pela cabeça e em vez de ouvir os sócios em AGE, opta por querer sair pela varanda ou seja nem pela porta dos fundos.

No meio disto tudo, Jorge Coroado quer ver se não se lembram dele porque tem mais que fazer, no entanto não me parece homem para seguir as pisadas do mestre, apenas não chegou a sua hora e só se tiver que ser dará o passo em frente.


CG

O conselho geral é a maior pouca vergonha que o clube produziu que mentes do antigamente se lembraram de parir.

Enquanto orgão consultivo devia apenas servir para isso mesmo, como mandam os estatutos do clube, mas não se contenta com tanto e quer ser executivo à força, condicionante e parte interveniente.

Pois para executivo não serve e como força de bloqueio terá utilidade, quer dizer uma aberração que apenas as mentes tortuosas poderão de classificar como útil e altruísta em prol do clube.

Esperar que algo de positivo saia do CG é o mesmo que aguardar uma pérola à saída de uma cloaca do Tejo.


Que esperar e o que fazer?

Que o mínimo dos mínimos que o bom senso de Anes o faça recordar os valores que apregoa e apenas esteja quieto, muito quieto como está metade da direcção, imóvel, parado, calado e sem nada dizer que será melhor que pode fazer a favor do Belenenses.

Será um bom serviço, porque se tem vice que se balda das funções 9/10 do mandato e anda para aí a piar nas Ruas e outro que vinha de Londres ao Restelo duas vezes no mandato e não foi por isso que o Belenenses parou, não será por ele fazer de conta que está de férias, doente ou foi à casa de banho que o pessoal se vai chatear durante mês e meio, sim porque já passaram duas semanas e o homem entretanto apenas deu entrevistas.

Se Cabral Ferreira não se demite da SAD, óptimo está bem entregue e bem faz ele, porque para a manifesta competência e capacidade de Anes, vale mais assim e não fique aborrecido que o CF até é nato do CG, logo sai à casa e é menos um assunto para lhe dar cabo do coração. (porque é que havia de se demitir ou já não se lembram do outro que ficou lá uns bons meses numa de aqui não saio e daqui ninguém me tira)

Zé Pedro, marca para aí uns golitos para os sócios também ficarem quietos.

Tuck, tu sabes como é, enrrola e finta por aí os jornaleiros que sabes bem como se faz.

Senhores candidatos, despachem-se lá com a pré-campanha para o presidente da mesa se calar e suspender a informação como é norma, para serem só os cavalheiros a dizer coisas.

(foto por deferência do CAS)

Voleibol - Vitória e conquista de Troféu

.

Pavilhão EDP, no Estádio da Luz no dia 5 de Fevereiro às 17.00 horas.

C. F. “Os Belenenses” / C. V: Oeiras 3/1 (20/25; 25/18; 25/13; 25/18)

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Rita Fernandes, Sandrine Sobrinho, Márcia Neves, Lara Fernandes (cap.), Sofia Nascimento e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Ana Fernandes, Andreia Martins, Solange Rodrigues, Ana Carvalho e Mariana Águas.

No 1º set as atletas do belenenses não entraram bem no jogo, pois as nossas adversárias, não o permitiram. Alguma falta de concentração e de combinações de jogo pelas nossas atletas, juntando alguns erros de arbitragem, permitiram que as atletas do Oeiras conseguissem uma vantagem de seis pontos. Nem as substituições feitas pelo nosso treinador surtiram algum resultado, por isso a derrota no set por 25/20 em 22 minutos.

Um 2º set, muito diferente do anterior. As nossas jogadoras entraram para mostrar ao muito público presente (muitos sócios azuis), a razão porque estamos em 2º lugar no nosso campeonato. Aos seis pontos estávamos empatados, mas a partir desse momento, passámos para a frente do marcador e até ao final do set não demos mais nenhuma hipótese de reacção às nossas adversárias e assim o resultado de 25/18 em 23 minutos, foi justo.

3º set, foi o mais bem jogado pelas nossas atletas, com jogadas que muito agradaram ao público presente. Não deixaram que as nossas adversárias conseguissem contrariar o nosso jogo e por isso o resultado final de 25/13 em 20 minutos.

No 4º set, o belenenses entrou no jogo para fechar rapidamente o mesmo, e com um parcial de 7/0, devido ao bom serviço da nossa distribuidora Rita Fernandes, ainda mais deixou sem reacção as jogadoras do Oeiras. Daí resultou que facilmente o marcador chegasse aos 16/9.

A partir desse momento com as nossas atletas a querem acabar rapidamente o set não deixamos que as adversárias tivessem uma reacção para ganharem uns pontos e assim atenuar o resultado final em 25/18 em 26 minutos.

Com esta vitória, inscrevemos pela segunda vez o nome do nosso clube nesta competição, como vencedores.

O nosso próximo jogo é no sábado dia 9 de Fevereiro no Pavilhão Acácio Rosa, às 18.00 horas para os ¼ final da Taça de Portugal contra o G. D. C. Gueifães.

Mais uma vez pedimos o apoio dos sócios e agradecemos a presença neste último jogo.


Luís Bettencourt

Cromos do Belenenses

.
Calila



Calila foi um avançado irrequieto e rapidíssimo que representou o Belenenses durante duas épocas.
Na sua primeira temporada no Belém (1995/1996) saltou muitas vezes do banco de suplentes para marcar golos decisivos que lhe valeram o reconhecimento como “jogador-talismã” de João Alves (o treinador de então) ou como “arma-secreta” do Belenenses.

Lá diz a sabedoria popular que “filho de peixe sabe nadar”; e o filho de Calila, também conhecido como Calila, joga actualmente como avançado nas escolinhas do Belenenses, onde a miudagem, entre brincadeiras, vai adquirindo hábitos competitivos e essencialmente vai aprendendo as virtudes de ser Belenenses.
A este respeito, recomendo vivamente uma visita ao Blogue Os Pastéis, que desde já aproveito para parabenizar pelo excelente trabalho desenvolvido em prol dos futuros craques do Belenenses... o futuro passa por eles!



Dados pessoais e histórico do jogador retirados de ForaDeJogo.net

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

História resumida de um caneco em imagens

.













Voleibol - Ganhámos a 1ª Taça da época

.

O Belenenses venceu esta tarde a Taça AVL, num jogo contra o CV Oeiras, realizado no pav. EDP do estádio da luz.

Belenenses 3 - CV Oeiras 1 (20-25,25-18, 25-13 e 25-18).

Um jogo onde as nossas voleibolistas entraram muito mal, nunca estando em vantagem no 1º set e onde a equipa de arbitragem afinou o diapasão, portando-se muito mal no 1º e 2º set.

1º set com 5 interrupções que não sortiram efeito na nossa equipa e terminou com 20-25.

Afonso Seixas não perdeu a calma e exigiu tudo à equipa e esta passou a praticar um voleibol em crescendo.

No 4º e último set a terrível Rita Fernandes, foi ao serviço e só de lá saíu com o resultado em 7-0.

Sofia Nascimento estava inconformada, Marcia Neves fantástica, Joana Guedes irrequieta, Susana Marques fula com as adversárias e a Lara Fernandes equilibrava o conjunto.

Sandrine Sobrinho, Solange Rodrigues, Mariana Águas, Ana Fernandes e as outras cumpriram a contento a missão.

A melhor em campo, Rita Fernandes (2), grande leitura de jogo e no serviço ou a distribuir estava em todas.

Parabéns à equipa!

Não entendi porque é que Luís Bettencourt e o massagista não teveram direito ao pendrico, pode ser que ele nos explique um dia destes.

Taça AVL é nossa!

.

CG toma de assalto o clube

O Conselho Geral do Belenenses reúne-se quarta-feira a pedido do presidente Anes em funções interinamente e após Cabral Ferreira ter apresentado oficialmente a demissão de presidente da Direcção por motivos de doença.

Os 30 membros deste órgão consultivo, deverão ser ouvidos sobre o cenário da demissão ou abandono do presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Manuel Anes, que agora assume o cargo de presidente interino.

Várias pressões pretentem prolongar o caos e empurrar as eleições para Maio, depois de já se encontrarem marcadas para 29 de Março.

A intenção é permitir que a nova Direcção cumpra um mandato de três anos e evitar a realização de nova assembleia eleitoral em 2009, como mandam os estatutos do clube.

Uma das interpretações dos estatutos aponta para o facto de o mandato ser sempre intercalar, mesmo que as eleições ocorram em Maio, dado que o que conta é a interrupção e essa ocorreu antes de concluído o 1º ano de mandato.

A comissão de gestão até ao acto eleitoral, da qual fazem parte alguns "vices" da direcção demissionária e membros do CG, recorde-se que se trata de um orgão consultivo encontra-se dividida e sem reconhecimento.

Segundo circula no Restelo, um número elevado de conselheiros nem terá as quotas em dia e em bom rigor nem se podem pronunciar por esse facto.

Entre as curiosidades, chega-se ao ponto de ter dos conselheiros gerais em funções de acompanhamento e conselho junto da própria comissão, qual task force de um orgão meramente consultivo.

Aliás, notícias recentes apontavam como possível candidato Luís Santos, o presidente da Federação Portuguesa de Andebol, tendo um grupo de sócios pago inclusivamente as quotas que Luís Santos teria em atraso.

A ilegalidade vai imperando pelo Restelo e não se vê luz ao fundo do túnel.

Interessantes será saber de Cabral Ferreira estará presente na reunião de amanhã e se dirá de sua justiça, enquanto membro nato.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Meyong regressa aos treinos

.
Meyong volta a treinar...


créditos: Jornal Record

... só falta mesmo ser autorizado a jogar.

Belenenses 1 - Record 0

.








De vez em quando

.
De tempos a tempos JJ resolve dar uma mãozinha e põe os rapazes a justificar o ordenado.

Os jornaleiros que fazem tudo para nos ignorar, de vez em quando lembram-se de nós alternadamente.

Agora foi a vez da bola nos fazer o GRANDE favor de nos conceder uma capa à altura do clube para premiar a nossa vitória.

Claro que o record ainda não percebeu com quem jogaram os lagartos.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Leãozinho...

.

O JJ por crer ou sem crer, mas com intenção aliviou-me o sofrimento concedendo uma vitória sofrida.

Seria preciso tanto?

Será que o homem começa a perceber que os pontos contam?

Enfim, seja pelo que fôr, mas hoje durmo descansado.

Amanhã vou-me lembrar do fuzué do clube e isso é daqui a 10 minutos... Ai a vida....

Voleibol - Taça AVL - CFB-CVO

.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Amanhã Belenenses contra o coiso

.

Amanhã o Belenenses joga contra o coiso.

Aqueles tipos que ganham um balúrdio e são pagos por todos nós não encontraram meio de divulgar em igualdade de circunstâncias as duas equipas.

Não me lembro o nome que se dá a quem nos retira o dinheiro da nossa conta bancária por um serviço que não presta.

Como o nosso campeonato não conta, amanhã jogamos com o coiso e nós os patrões pagantes ficamos sem ter uma reportagem do adversário ao nosso nível.

Empregados de cacaracá!

Voleibol - Vitória fácil

.

Vitória fácil, pela diferença máxima, contra um adversário sem soluções para a nossa equipa.

Jogo realizado no Pavilhão Acácio Rosa no dia 2 de Fevereiro às 15.00 horas.

C. F. “Os Belenenses” - Ginásio Clube Stº. Tirso 3-0 (25/15; 25/18; 26/24)

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Rita Fernandes, Solange Rodrigues , Sandrine Sobrinho, Andreia Martins, Lara Fernandes (cap.) e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Ana Fernandes, Márcia Neves, Ana Carvalho Sofia Nascimento e Mariana Águas.

Um 1º set jogado até aos seis pontos muito devagar por ambas as equipas, com a igualdade sempre presente. Nessa altura as nossas atletas resolveram começar a jogar com um pouco de mais velocidade e logo o resultado começou a aumentar para a vantagem de nove pontos para os 20/11. Nessa altura houve uma reacção das adversárias conseguindo ganhar três pontos, mas não o suficiente para uma recuperação. As nossas atletas gerindo bem e aproveitando os erros das adversárias terminaram o set por 25/15, em 18 minutos.

No 2º set, as atletas de azul, continuaram a jogar como acabaram o set anterior, sem muita vivacidade e com uma velocidade reduzida, o que foi aproveitado pelas jogadoras tirsenses, que estiveram à frente do resultado até aos 9 pontos. Nessa altura, as jogadoras do belenenses resolveram colocar um pouco de velocidade no jogo, empatando o jogo aos 11 pontos. A partir dessa altura as nossas adversárias não reagiram e por isso ganhamos uma vantagem de cinco pontos. A partir desse momento foi só gerir o resultado, pois o nosso adversário não deu mostras de querer contrariar a nossa vitória e assim foi com naturalidade que fechamos o set por 25/18 em 23 minutos.

3º set, igual aos anteriores, jogado muito devagar, com o nosso treinador Afonso Seixas a rodar toda a equipa. Foi jogado ponto a ponto até aos 6 pontos, ganhando o belenenses uma vantagem de 4 pontos, mas uma ténue reacção das nossas adversárias e as três substituições feitas de uma vez pelo nosso técnico, juntando uma desconcentração e alguns erros na recepção, deram uma vantagem de três pontos ao Stº. Tirso, que manteve até aos 24/21, não conseguindo fechar o set , pois deram hipótese de ir para o serviço a nossa jogadora Susana Cardoso, que com a sua experiência, não deu hipótese das nossas adversárias reagirem , fazendo quatro pontos seguidos, que nos deram a vitória no set por 26/24 em 25 minutos e a consequente vitória por 3/0 no jogo.


Esta vitória, depois de uma derrota na jornada anterior, deu para ver que as nossas atletas não ficaram afectadas. Este jogo foi o ideal para a recuperação moral das nossas jogadoras, pois foi jogado contra uma equipa que se deslocou ao nosso pavilhão ciente que o valor da nossa equipa era superior, por esse motivo nunca tentou contrariar o nosso jogo.

Este jogo foi bastante descansado para a semana que as nossas atletas vão ter e que vai começar na próxima terça-feira dia 5, no pavilhão EDP, no Estádio da Luz, contra C. V. Oeiras, para a Taça AVL, e no sábado dia 9, no Pavilhão Acácio Rosa, ¼ final da Taça de Portugal, contra o Gueifães e no domingo dia 10 em Coimbra contra a A. A. Coimbra para o Campeonato Nacional.

Mais uma vez contamos com todo o apoio dos nossos sócios.

Luís Bettencourt

Voleibol - CFB 3 - GCS 0 - Videos

.
















Stº Tirso foi pêra doce

.

Belenenses 3 – GC Stº Tirso 0 (25-15, 25-18 e 26-24)

O Belenenses venceu o GC Stº Tirso no pavilhão Acácio Rosa, em jogo a contar para a 16ª jornada campeonato nacional de voleibol feminino A2.

O Belenenses que é 2º classificado e já se encontra apurado para a 2ª fase, apenas interessava uma vitória onde eventualmente não perdesse qualquer set e tal veio a acontecer, se bem que as Santo Tirsenses não quisessem conceder facilidades, como se verificou no início do 2º set e durante o 3º.

No 3º set a vantagem foi frequente da equipa nortenha, chegando à diferença de 18-23 levando a pensar que se teria de efectuar mais um ou dois sets.

A concentração e o apoio da meia centena de espectadores, fez valer a diferença técnica e a experiência das nossas voleibolistas, conseguindo a vitória por 26-24, numa reviravolta emotiva antes da buzina final.

Um bom jogo perante uma fraca assistência.

Apoio que se espera na final da Taça AVL no estádio da luz, esta 3ª feira de carnaval pelas 17h00 onde discutiremos o troféu com CV Oeiras.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Duas vezes por ano...

.

Não me apetece escrever sobre este ou aquele aspecto das notícias más que chegam em catadupa.

O silêncio também diz muita coisa.

A irresponsabilidade e os interesses pessoais não se devem sobrepôr a compromissos e paixões.

A revolta e as náuseas que sinto perante atitudes pouco dignas de pessoas que deviam honrar o meu Belenenses, reclamam o meu silêncio neste momento.

Sem mais comentários.

Troquem dragão por lagarto sff

.

Seja por meio golo ou por quarto de frango, resolvam lá isso para tirarmos este aspecto doentio que anda estampado no rosto dos Belenenses.

E 2ª feira que apareça uma notícia parecida nos pasquins.