quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Uma Dupla para o Futuro

.


A poucos dias de encerrar o mercado de transferências, tem sido amplamente noticiada a vontade do técnico-principal do Belenenses, Jorge Jesus, em dotar o plantel às suas ordens com mais um defesa-central que combine categoria com experiência para que possa integrar de imediato o onze titular.
Após a saída de Nivaldo para a equipa francesa do Saint-Etienne, o comum sócio ou adepto do Belenenses constata que o sector recuado do Belém carece de um jogador com estas características para ladear Rolando.
Ao longo do defeso, os atletas Vasco Fernandes, Durval, Preto, João Paulo e Edson já foram apontados pela comunicação social como estando referenciados pelo emblema Azul.

Actualmente, o plantel do Belenenses apresenta na sua constituição quatro defesas-centrais: Rolando, Devic, Gonçalo Brandão e Weverson.
A média de idades deste conjunto de jogadores é ligeiramente inferior a 21 anos e apenas Rolando possui experiência competitiva regular no principal escalão do futebol português.
Consultando o sítio na Internet da LPFP, aparentemente, Weverson ainda nem terá sido inscrito, informação que a confirmar-se indicia que o jovem brasileiro poderá ser emprestado a outro clube caso o plantel do Belenenses receba o tão desejado defesa-central.
Já Devic encontra-se emprestado pela Inverfutebol, pelo que o seu futuro no Clube para além da presente época será sempre uma incógnita.

Por outro lado, Jorge Jesus já afirmou publicamente que em virtude do esquema táctico por si idealizado para a equipa, seria importante que um dos defesas-centrais fosse canhoto como o era Nivaldo.
É sabido que Rolando é um jogador destro e é já senhor de uma posição no centro da defesa, pelo que se torna importante encontrar-lhe o parceiro ideal.

É precisamente aqui que reside toda a motivação deste texto.
Ao invés de se pensar que o plantel se encontra enfraquecido pela ausência do tal central experiente, torna-se de sobremaneira agradável pensar-se que neste momento existem dois jogadores no grupo de trabalho que dão garantias de poderem vir a tornar-se, caso assim seja possível, na dupla de centrais do Belenenses, digamos, para os próximos 10 anos: Rolando e Gonçalo Brandão.

Rolando, aos 21 anos de idade, caminha já para a sua quarta época consecutiva a jogar com uma regularidade assinalável na Primeira Liga e no Belenenses.
Desde 2004/2005, já ladeou defesas-centrais que foram nas últimas épocas a voz de comando da defesa Azul: Wilson, Pelé e Nivaldo.
Rolando, internacional sub-21 português, é indiscutivelmente o central escolhido por Jorge Jesus para ocupar o lado direito do centro da defesa e tem todo o potencial para se assumir definitivamente como o Patrão da defesa do Belém nos próximos anos (e podem ser bastantes).

Gonçalo Brandão, aos 20 anos de idade, caminha também para a sua quarta época na Primeira Liga ao serviço do Belenenses, embora sem jogar com a regularidade de Rolando, é certo.
Estreou-se em 2003/2004 aos 16 anos de idade pela mão de Manuel José, em 2005/2006 foi emprestado ao Charlton de Inglaterra, onde acumulou experiência e ritmo competitivo consideráveis no campeonato de reservas daquele país.
Gonçalo Brandão, internacional português em quase todos os escalões (ontem subiu mais um degrau tornando-se internacional sub-21), tem todo o potencial, para a curto-prazo, vir a ocupar o lado esquerdo do centro da defesa do Belenenses e tornar-se assim no parceiro ideal para Rolando.
Precisa é de jogar para assim acumular ritmo e experiência competitiva de alto nível e assimilar processos e rotinas de jogo com o seu colega da defensiva e com os restantes elementos da equipa.

Rolando e Gonçalo Brandão são dois jovens jogadores de nacionalidade portuguesa, provenientes da formação do Belenenses e internacionais carregados de potencial.
Caso a conjugação de circunstâncias ao longo do tempo o permita, estes dois jogadores podem tornar-se efectivamente na dupla de centrais do Belenenses num futuro próximo e longínquo.

Quantos clubes podem actualmente orgulhar-se e gabar-se do mesmo?

Sem comentários:

Enviar um comentário