terça-feira, 2 de outubro de 2007

Cromos do Belenenses

.
Abílio



Quando Abílio se juntou ao plantel do Belenenses na época 1994/1995 por empréstimo do Porto, era já um jogador reconhecido no Campeonato Português em consequência das 3 épocas consecutivas em que actuou a bom nível no Salgueiros.

Apesar de Abílio ter feito carreira como centro-campista, curiosamente no Belenenses actuou quase sempre como lateral-direito, a primeira posição que conheceu quando se iniciou como profissional de futebol.
Na única época em que representou o Belém demonstrou ser um jogador empreendedor pelo seu corredor ao longo dos 21 jogos (1 golo) em que actuou, no entanto, talvez por não ter jogado onde fazia de facto a diferença, não atingiu as performances com que posteriormente brindou os adeptos do futebol refinado e inteligente.

Depois de abandonar o Belenenses retornou ao Salgueiros onde realizou uma sucessão de épocas espectaculares, brilhando sempre intensamente, revelando-se a verdadeira “alma” do conjunto salgueirista.
Foi no Clube de Paranhos que se assumiu definitivamente como médio versátil, como jogador de excelente técnica e de uma extraordinária visão de jogo, um autêntico geómetra que com os seus passes colocou sempre de forma cerebral todo o colectivo encarnado em movimento, isto porque a sua percepção dimensional dentro do rectângulo de jogo aliada à sua capacidade individual conferia-lhe a sabedoria de entender o que poucos jogadores conseguem: conhecer a quarta dimensão do jogo.

Mais tarde, ainda passou pelo Campomaiorense, pelo Desportivo das Aves e pelo Leixões, clubes onde demonstrou que a sua experiência deu mais classe ao seu futebol, e onde, tal como no Salgueiros, todos os seus treinadores o encarregaram de executar os lances ofensivos de bola parada, tarefa em que sempre foi especialista.

Como pontos altos da carreira de Abílio destacam-se as épocas em que conduziu em campo o Salgueiros à UEFA, o Leixões (na altura na II Divisão B) à final da Taça de Portugal e à participação na UEFA.
Abílio encerrou a sua carreira de futebolista profissional já na veterania dos seus 37 anos de idade ao serviço do Leixões, emblema onde se havia estreado como jogador sénior e onde iniciou a sua carreira como treinador de futebol.


Dados pessoais e histórico do jogador retirados de zerozero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário