terça-feira, 9 de outubro de 2007

Cromos do Belenenses

.
César Brito



César Brito ingressou no Belenenses na temporada 1995/1996 proveniente do Benfica.
Quando assinou pelo Belém com 31 anos de idade, depois de ter sido dispensado pelo clube da Luz, muito se especulava se ainda estariam intactas as capacidades que levaram o jogador a permanecer durante 8 épocas no Benfica e que o levaram a ser habitualmente chamado aos trabalhos da Selecção Nacional AA onde cumpriu 14 internacionalizações e marcou 2 golos.

Como jogador caracterizava-se por ser um atacante hábil, rápido e dotado de alguma técnica, com espaço tornava-se verdadeiramente perigoso para as balizas contrárias já que se movimentava e posicionava com inteligência no interior da grande-área.
Apesar de nunca ter sido um verdadeiro ponta-de-lança matador, sempre marcava os seus golos.

Estaria então César Brito acabado para o futebol?
A resposta inequívoca é não!
Bem pelo contrário!
E César Brito provou-o em campo!

Tirando duas lesões que o afastaram do onze durante alguns jogos, César Brito assumiu-se como titular de uma equipa, com um forte pendor ofensivo, idealizada por João Alves.
A experiência acumulada ao longo da sua carreira aliada às suas capacidades inatas tinham refinado o seu futebol, tornando-o num jogador mais maduro e confiante.
Revelou-se de grande utilidade para o conjunto Azul durante uma época bem conseguida, em que realizou boas exibições e marcou golos importantes.
Com 9 remates certeiros sagrou-se o melhor marcador do Belenenses versão 1995/1996.


Dos nove importantes golos que marcou, há a destacar um pela sua espectacularidade.
Contra o União de Leiria, em jogo disputado no Restelo, marcou um golo soberbo através da execução magistral de um pontapé-de-bicicleta a culminar uma brilhante jogada de entendimento colectivo, levando ao rubro os adeptos que festejaram efusivos (ver vídeo).



Na sua única temporada no Belenenses realizou 9 jogos completos, 16 jogos incompletos, marcou 9 golos, foi por 6 vezes admoestado com a cartolina amarela e uma vez com a cartolina vermelha, tudo num total de 1565 minutos de tempo de utilização no Campeonato.
No final da época transferiu-se para o Salamanca com o treinador João Alves e com tantos outros jogadores do Belenenses.


Dados pessoais e histórico do jogador retirados de zerozero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário