terça-feira, 16 de outubro de 2007

Cromos do Belenenses

.
Basaúla



Texto gentilmente escrito por Alberto de Castro Abreu, editor do blogue Glórias do Passado.

Basaula Lemba, nasceu na cidade de Kinshasa, antigo Zaire, em 3/03/1965, e com apenas 21 anos de idade chegou à cidade de Guimarães, juntamente com os compatriotas N´Dinga e N´Kama, pela mão do controverso empresário Valter Ferreira, para representar o Vitoria SC na época de 1986/87.

Depois de 3 anos consecutivos em que foi emprestado pelos vimaranenses ao Elvas e depois ao Estrela da Amadora (2 épocas onde conquistou uma Taça de Portugal), fixou-se definitivamente em Guimarães, onde representou o Vitória durante quase 5 temporadas consecutivas. No Vitória Basaula foi em alguns anos titular, em outros um suplente bastante utilizado, ao estilo de arma secreta.

Caracterizava-se, essencialmente, pela sua velocidade e poder de explosão típico do jogador africano. Este jogador de baixa estatura, internacional pelo seu pais, era dotado de uma técnica individual de destaque a que recorria sistematicamente para ludibriar os adversários, todavia, pecava pela falta concentração táctica, característica também bem ao jeito do futebolista africano.

Em Novembro de 1994 deixou o Vitoria de Guimarães e rumou ao CF Belenenses, pela mão do treinador João Alves, o técnico que em Portugal terá mais apreciado as qualidades de "Basa", forma carinhosa como era tratado pelos colegas.

Depois de algum tempo de inactividade, alinhou ainda por equipas portuguesas FC Tirsense, Moreirense, Vasco da Gama de Sines e o União de Montemor, clube onde colocou termo a sua carreira de futebolista.


Dados pessoais e histórico do jogador retirados de zerozero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário