sábado, 26 de abril de 2008

Vencidos pela Bolas Paradas

*
O Belenenses perdeu hoje no Estádio da Luz por 2-0, contra o Benfica. A nossa equipa começou por alinhar com uma equipa mais defensiva que o habitual, fazendo entrar Gómez para o lugar de Roncatto.

A nossa equipa inicial foi a seguinte: Júlio César; Amaral, Hugo Alcantara, Rolando e Alvim; Rúben Amorim, Zé Pedro, Gómez, Silas e Rafael Bastos; Weldon.

O Benfica começou mais pressionante e o Belenenses com dificuldade em sair com a bola jogável. Rui Costa destacava-se e apenas aos 14' tivemos a 1ª jogada de ataque do Belenenses, com Silas a rematar de fora, ligeiramente acima do travessão.

Na jogada seguinte, Rafael Bastos em jogada individual, como quase sempre, deixou sair a bola pela linha final. Rafael Bastos conseguiu ser simultaneamente o mais individualista, mas também o mais irreverente. Precisa de mais treino conjunto com a equipa e de mais amadurecimento.

A partir desta altura o Belenenses começa finalmente a trocar a bola e o jogo passa a ser taco a taco. Aos 21' o som que se ouve no Estádio da Luz é Belém, Belém, Belém. São apresentados diversos planos da claque azul na TVI. Demos 20' de avanço ao Benfica.

Aos 22' Rúben Amorim (o melhor do Belenenses) consegue o cruzamento dentro da grande área, com Luisão a safar para canto. Na sequência deste canto são feitos 2 remates à baliza benfiquista. Assistimos ao melhor momento do Belenenses.

Aos 24' novo cruzamento de Amorim, com Weldon a falhar na cara de Quim, com remate ao lado. Weldon revelou-se extremamente desinspirado durante todo o jogo. Ainda no mesmo minuto, Amorim (mais uma vez) remata de fora da área ao lado.

Aos 26', Gómez faz falta sobre Rui Costa e Cardozo remata perigoso ao lado (bateu na barreira). Na sequência do canto, Cardozo remata à baliza com defesa difícil de Júlio César.

Até aos 32' há ataque continuado do Benfica e a bola teima em não sair da área azul.

Aos 32' remate de fora da área de Zé Pedro muito por cima do travessão.

A partir deste momento e até aos 46' há um desnorte da nossa equipa e sucedem-se vários lances perigosos para a nossa baliza, com Júlio César em grande destaque. O Belenenses continua a falhar passes em zonas críticas, o Benfica exerce uma pressão alta e não deixa jogar.

Aos 40' o Benfica marca mesmo, na sequência de um canto que é deficientemente aliviado por Rolando. Luisão está sózinho na grande área, o que poderá ser reflexo da marcação à zona efectada pela nossa defesa (um pormenor a rever?).





Aos 42' há um livre directo a nosso favor, junto à linha de canto e Zé Pedro passa a Rúben Amorim que remata muito por cima. Esta época Ruben Amorim esteve claramente mal no capítulo do remate.

O Benfica acaba a primeira parte a pressionar mais e o Belenenses com muita dificuldade em atacar. Há 64% de posse de bola para o Benfica.

A terminar a 1ª parte Rafael Bastos tem mais uma jogada individual (mais uma!!! Será que ele sabe que há uma equipa para jogar com ele) e falha na cara de Quim que defende- Como é possível falhar?

A 2ª parte começa a partida, que é repartida entre as duas equipas.

Aos 46' há um excelenete remate de Ruben Amorim, que saiu a jogar e Gómez concluiu de fora da área e por cima do travessão. Houve indicações claras para os remates de fora da área. Apenas fiquei com a noção de que não havia rematadores à altura.

Aos 48' há uma boa jogada de Silas e Zé Pedro frente a Quim, deixa que Nelson se antecipe.

Aos 51' há uma boa jogada do ataque azul com Zé Pedro a cruzar a Katsouranis a aliviar para canto. Na sequência do canto Rafael Bastos remata para fora.

Finalmente aos 54' a grande oportunidade para o Belenenses com 2 remates sucessivos de Rafael Bastos ao poste.




Aos 56' há uma boa jogada de Silas com Rafael Bastos a cruzar bem e Weldon a rematar novamente ao lado. O Benfica passa a jogar em contra-ataque e Amaral tem uma boa recuperação face a Rodriguez.

A partir daqui vai-se decidir o jogo a partir do banco. Aos 59' Jorge Jesus retira força ao meio-campo, fazendo sair Gomez para a entrada de João Paulo e Chalana aos 62' reforça precisamente a mesma zona com a entrada de um fabuloso Di Maria para o lugar de um Nuno Gomes apagado. Com esta decisão acaba por ganhar o jogo, já que o mesmo Di Maria um minuto depois consegue um livre perigoso em zona frontal à baliza, por livre de Ruben Amorim (curioso- Ruben esteve nos melhores e nos piores momentos). Cardozo efectua um remate indefensável, fazendo o 2-0.


Aos 71' João Paulo em boa posição atira à figura de Quim, sem dúvida um dos melhores em campo. Na sequência do canto Weldon remata para nova defesa de Quim.

Aos 73' entram Roncatto e Candido Costa para os lugares de Rafael Bastos e Silas. No Benfica entra Luis Filipe para o lugar de Nuno Assis. Rúben Amorim talvez por falta de apoio no maio campo faz falta sobre Di Maria (novamente Di Maria) levando cartão amarelo, o que impede a sua presença no próximo jogo. Hugo Alcantara, sempre impetuoso (mais uma vez), dá uma chapadinha num jogador do benfica, sendo que leva o vermelho directo. Na mesma jogada o Belenenses perde 2 jogadores para o confronto com o Guimarães.

O Belenenses mostra muitas dificuldades para evoluir no terreno de jogo e aos 83' surgem 2 avançados benfiquistas frente a Júlio César, que consegue cobrir bem a baliza e originar um remate ao lado.

Aos 87' sai Rodriguez e entra...Sepsi. O Belenenses quase já não joga e o Benfica controla bem. Weldon leva cartão amarelo por mão na bola.

Aos 88' surge Roncatto que remata de longe e fraco.

Aos 90' nova boa defesa de Júlio César, desta vez a remate de Di Maria.

Aos 92' há uma jogada perigosa do Benfica na nossa área. Nelson e Joao Paulo cabeceiam um no outro e são assistidos durante algum tempo.

Aos 94' Weldon remate ao lado.

Nelson leva cartão amarelo e o árbitro termina o jogo sem deixar marcar um canto para o Belenenses.

Vitória justa de um Benfica que entrou melhor em campo, fez um golo e soube controlar bem o jogo.

O Belenenses mostrou atrevimento e personalidade, mas faltou-lhe essencialmente energia na procura de bola e falta de concentração no passe. Rafael Bastos precisa ainda de muito trabalho, sendo que Roncatto joga mais para a equipa e nota-se a sua falta na organização de jogo. Weldon e Alvim estiveram desinspirados e Rúben Amorim e Júlio César estiveram acima da média.

Amanhã esperemos que as meninas do Volei nos dêem uma alegria e tragam o primeiro título colectivo da época para o Belenenses. Amanhã por esta hora poderemos ser campeões de Volei Feminino (A2).

Sem comentários:

Enviar um comentário