sexta-feira, 11 de abril de 2008

Voleibol - O jogo que decide...

.
Veio a notícia que a equipa de Voleibol do Belenenses tinha sido "atacada" no pavilhão de Guimarães, sendo hostilizada por diversos meios, após a sua vitória naquelas paragens.

Das voleibolistas constou alguma surpresa expressa pela situação pouco comum de actos pouco amistáveis para a modalidade e seus adeptos cordiais que até dispensam POLICIA.

A urbanidade desta modalidade tem os seus picos e não só pela denominação amadora, mas também pelo seu carisma e qualidade da formação "superior" dos seus adeptos e espectadores merece um respeito e uma correcção que evite perturbações que justifiquem gratificados de polícias ou seguranças por via de desmandos de adeptos mais exacerbados.

A modalidade não comporta tal e será suícida para a própria manter as portas abertas a adeptos de ambas as formações em contenda, se fôr consentido faltas de respeito para com adversários, quer seja verbalmente ou fisicamente.

O esforço com o qual colaborámos para que o Voleibol não fosse uma modalidade vazia e a sua superação fosse uma realidade, dá-nos o direito moral de exigir respeito.

Dificilmente alguma equipa não passou já por este blog, naturalmente tendencioso e em torno de um clube, mas com resultados fidedignos e sem espesinhar os adversários, antes pelo contrário, exaltando as suas virtudes e mais valias, sem que tenha voltado e disso temos consciência.

Aqui divulgámos em tempo oportuno e por questões internas a cobertura de jogos, a título experimental, que por razões estranhas à modalidade não tiveram infelizmente continuidade.

Um dos pontos altos, terá sido um jogo no Restelo contra o Arcozêlo, onde pela primeira vez foram feitas as "flash interview" aos treinadores, após o jogo e divulgados.

O jogo na "casa do Arcozêlo" será decerto um desfilar de valor das nossas voleibolistas, aqui nunca disse que o Arzozêlo é uma equipa menor, antes pelo contrário e que o diga o treinador Nené que tive o prazer de entrevistar e que aqui confidenciou o esforço titânico necessário à colocação de uma equipa jovem na ribalta, o que de facto tem conseguido.

Tal como nunca menosprezei o Guimarães que tem uma estrutura e apoio financeiro fenomenal, fruto de uma secção que funciona a nível dez vezes acima do Belenenses e das restantes equipas.

Admitir à fase final Guimarães ou Arcozêlo será uma decisão muito difícil, quer pela organização, quer pela juventude e espectáculo.

Infelizmente, isso estará nas mãos (tudo indica) do Belenenses, torcendo uns que ganhe e outros que perca.


Ao Belenenses, resta de uma forma simples, ganhar ou perder, talvez não seja assim e a sua descontracção pode afectar e muito terceiros.

Custa-me que factores exteriores possam influenciar a equipa, do tipo (levei com uma garrafa na cabeça, quero que se lixe A) ou ( a fulana de B chamou-me p... vou borrifar-me para ela).

Do que me chega, o próximo jogo é para ganhar e mostrar os pergaminhos, acho bem e o espírito será o mais elevado, mas não quero crer que a dedicação ou eventual retracção, mesmo reserva de jogadoras por parte do treinador, seja interpretado como favor destinado a alguma adversária.

O Belenenses está em jogo, fá-lo-á em condições leais, reservando as estratégias e armas para a próxima fase, o que será legítimo, mas não pensem que Seixas fará favores porque não é homem de perder nem a feijões.

Por mim, devoto indefectível será sempre uma perda secundária (desculpem) mas habituei-me a relatar tanto o Arcozêlo como o Guimarães e nutro especial simpatia por ambos sem que o lado afectivo se decida por um de vós.

Em bom rigor, gostaria de ver os dois na A1 e voltar a escrever sobre jogos de voleibol entre a minha equipa de coração e as vossas, não só por começar a saber os nomes das voleibolistas, mas também pela postura em campo, uma forma diferente de estar ( vou dar de barato aqueles distúrbios ), bem, vamos para o mundo de forma leal.

Saudações desportivas,

Xandala

Sem comentários:

Enviar um comentário