segunda-feira, 14 de julho de 2008

Quem manda no Belenenses?

.

Nestas coisas do futebol o nosso burgo dá cartas na europa e quiçá no mundo no que se refere à informação. "Sui geniris" reduziram o desporto português a três orgãos diários nacionais ao que se junta uma míriade de jornais e boletins de menor periocidade, mais jornais online, os sites oficiais, site não oficiais e blogues dedicados a clubes, modalidades, claques ou aspectos parciais retirados do "molho".

Se algum traço existe em comum é a falta de isenção e a tendência para este ou aquele clube, modalidade ou interesse. Teoricamente não vem mal ao mundo essa falta de neutralidade quando é assumida pela defesa de um clube ou interesse manifesto e o orgão não é dado como imprensa, logo sujeita a regras de conduta equitativas.

Ora, como a isenção não é apanágio de nenhum dos três jornais nacionais que por via dos interesses inerentes à venda de papel colorido, são um hino aos que eles chamam 3 grandes, estamos falados em lições de moral e informação.

Por cá fazemos questão de respeitar os adversários, salvo os super-protegidos que não precisam, não só pela propaganda grátis que os pasquins lhe tributam, como pela defesa de interesses que os orgãos por eles eleitos fazem nos diversos locais de dirigismo desportivo, inclusivé os orgãos de pressuposta justiça que são a nossa vergonha nacional, tal como não aceitamos a lei do murro e do berro que tenta virar os resultados conseguidos contra arbitragens e factores exógenos ao fenómeno desportivo.



E no meio disto tudo, vale como polo de informação oficial (em princípio fidedigno), superior aos pasquins e aos generalistas o SITE OFICIAL do Clube.

No caso do Belenenses constactamos que ele está num limbo nebuloso pela força estatutária de que o orgão de informação (jornal) depende de nomeação do Presidente da AG, a figura mais alta do clube, podendo ser interpretado à falta de melhor conceito e pela prática de outros clubes que o Site oficial é uma extensão do jornal e mantém o seu caracter.

Pois, os estatutos mais uma vez estão desadequados e nada dizem ou esclarecem, pior nem existe jornal do clube neste momento. Nem vou abordar a questão que que foi colocada sobre os assinantes que não receberam o jornal e nem foram ressarcidos pelo resto das assinaturas ou o facto de o jornal constar no site até determinada data como nova série.

O que é certo é que o Site Oficial está mais tempo "em baixo" alegadamente por motivos de "server" e agora aparece com a página principal em branco, mas permitindo umas pérolas, desde a associação para novos sócios (de forma pouco amigável e contra os estatutos), apresenta mesmo a dita loja azul que está em saldos mas fechada com uma nova dinâmica e o Jorge Jesus em 1º plano, o que é no mínimo interessante para os que procuram adquirir uns artigos de verão.



E pronto, ficamos a saber que quem manda na figura mais alta do clube, nos outros orgãos e na SAD, é o presidente da direcção, mas quem manda nele é esta carinha laroca que não sei o nome porque não me a apresentaram. Ela manda em tudo da SAD ao Clube, inclusivé na imagem e informação, será por isso que não fomos contemplados com o célebre "diário do estágio"?

Sem comentários:

Enviar um comentário