terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Cromos do Belenenses

.
Chipenda



O ingresso de Chipenda no Belenenses na época 1995/1996 consumou-se por indicação do treinador João Alves que pretendia construir uma equipa mesclada de jogadores com experiência de I Divisão com jogadores perfeitamente desconhecidos oriundos dos campeonatos nacionais inferiores.
É neste âmbito que Chipenda, aos 26 anos de idade, salta do Atlético da Malveira da III Divisão para os palcos da principal Liga portuguesa para representar o Clube de Matateu.

Chipenda actuava recuado sobre o meio-campo central e as suas características físicas proporcionavam à equipa fulgor na recuperação de bolas e voluntarismo na hora de suster as investidas do adversário.
Não era um jogador vistoso, mas o trabalho que desenvolvia em prol da equipa tornavam-no num elemento de grande utilidade e importante nos equilíbrios dentro de campo.

Durante a pré-época alinhou em bastantes partidas com desempenhos consistentes que evidenciaram as suas reais capacidades, tendo sido desde logo apontado como candidato a jogador-revelação do campeonato que estava prestes a iniciar-se.
No entanto, quando a Liga arrancou, João Alves concedeu a titularidade a Taira, relegando Chipenda para opção de recurso.
Taira nunca vacilou e arrancou para uma grande temporada, acabando Chipenda por jogar muito pouco com a Cruz de Cristo ao peito (ver quadro).

Face à sua escassa utilização no conjunto Azul, na temporada seguinte (1996/1997) rumou até Setúbal para representar o Vitória local, equipa onde permaneceu durante 7 épocas consecutivas até dar por encerrada a sua carreira de futebolista.
Se os adeptos do Belenenses não guardam grandes recordações de Chipenda, já os adeptos do Vitória de Setúbal nunca esconderam a estima e consideração que nutriam pelo atleta.


Dados pessoais do jogador retirados de zerozero.pt e histórico do jogador retirado de ForaDeJogo.net

Sem comentários:

Enviar um comentário