quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Voleibol-Regras da competição

.


O voleibol tem regras próprias, pelo que pedimos a Luís Bettencourt que nos esclarecesse sobre o método de classificação e especificidades das provas oficiais onde participamos.

Amavelmente, respondeu-nos e aqui damos conta da sua explicação:

Luís Bettencourt-Em resposta ao seu mail, vou tentar explicar o modo de funcionamento do nosso campeonato nacional da divisão A2.

O nosso campeonato nacional é composto por dez equipas,que se defrontam a 2 voltas.

Os quatro primeiros classificados, vão disputar uma fase final, jogando novamente a 2 voltas.

Nesta fase contam metade dos pontos trazidos da primeira fase.

Depois, são apurados os dois primeiros classificados, que irão participar numa final concentrada a quatro equipas com as representantes da Madeira e dos Açores. O vencedor dessa fase final, será o Campeão Nacional e sobe de divisão.

As últimas seis equipas da 1ª fase, também com metade dos pontos, defrontam-se entre si também a duas voltas, para uma classificação final do 5º ao 10º lugar, descendo depois a última classificada, à II Divisão.

Nesta fase, é importante por exemplo para o nosso clube, tentarmos manter a nossa classificação como está, e tentar não perder mais nenhum jogo, para não deixar que o Vitória de Guimarães, 1º classificado neste momento, se distancie do Belenenses.

Ainda temos que jogar com todas as equipas na 2ª volta, onde recebemos três das candidatas aos quatro primeiros lugares, (C. V. Oeiras, Arcozelo, Boavista) jogando fora em Guimarães.

O nosso primeiro objectivo nesta fase é ficar nos quatro primeiros lugares, se possível no 1º lugar, e ter o menor número de derrotas possível.

Depois vamos começar a pensar na segunda fase para conseguirmos ficar nos dois primeiros lugares.

O ano passado por uma derrota na 1ª fase no C. D. Póvoa (adversário nosso do próximo fim-de-semana) não fomos à fase final disputar o título de Campeão Nacional.

Neste momento, temos um pantel mais equilibrado que o da época anterior, o que nós dá esperanças de poder alcançar a fase final, e na mesma lutar pelo título de Campeão Nacional.

O nosso campeonato é muito competitivo. Por exemplo, a equipa da A. A. Académica, a quem nós ganhamos por 3/0 no domingo, tinha perdido com o primeiro classificado por 3/2. O nosso próximo adversário ganhou ao S. C. Arcozelo por 3/2 em casa do mesmo, onde nós perdemos 3/1.

A secção de voleibol tem consciência que com este tipo de disputa do campeonato nacional, é muito dífícil lutar pelo título e respectiva subida de divisão, mas juntamente com os técnicos e jogadoras, estamos empenhados para que isso aconteça, pois o C. F. "Os Belenenses" só pode estar nas divisões principais do nosso desporto.

Espero ter dado uma ideia de como se disputa o nosso campeonato nacional. Em caso de ter alguma dúvida estou ao dispôr.

Mais uma vez agradeço tudo o que tem feito pelo voleibol feminino no blog.

Obrigado ao Luís Bettencourt e esperamos ter dado uma ajuda.

Entretanto, como temos vindo a divulgar, Belenenses-C.D. da Póvoa é domingo, dia 9 de Dezembro pelas 15h00 no Pavilhão Acácio Rosa.

Não percam.

Sem comentários:

Enviar um comentário