quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Paintball é azul?

Muito estranho ou no mínimo estranho esta notícia do site oficial que anuncia a nova secção de PAINTBALL.

Num clube de futebol carece de sentido e justificação a criação de secções díspares da sua essência.

O conteúdo da notícia ´preocupante:

“Chegaram a bom porto as conversações de um grupo de praticantes de paintball, adeptos do clube, que apresentaram à Direcção um projecto para que passem a defender o nome do Clube de Futebol «Os Belenenses» nas competições nacionais.


A partir de agora, «Os Belenenses» passam a estar representados numa modalidade em fase expansão, integrada na categoria dos chamados desportos radicais, como se pode comprovar já pela adesão de novos associados azuis mesmo antes de ser público este passo.

Com o emblema da Cruz de Cristo presente a partir de agora no Paintball, em que todas as despesas serão suportadas pelos próprios atletas, o Clube de Futebol «Os Belenenses» junta-se assim a Benfica, Sporting e Beira-Mar nas competições internas.”

E questiono-me sobre a legitimidade de qualquer direção constituir novas seções sem autorização da Assembleia Geral e do respectivo orçamento.

O bom nome do Belenenses tem uma marca e legitimidade suficiente para dispensar a sua guarda a uma seção de bolinhas de tinta de brincadeira, como dispensa as patacoadas de outros clubes onde o destempero é dominante.

A marca Belenenses tem um valor que não pode ser cedido para brincadeiras ou jogos infantis elevadas a seção.

Daria para perguntar se a Fúria Azul irá às provas com colete à prova de bala e capacete com viseira a gritar “Belem” atrás da equipa pelas florestas artificiais (???).

Como poderiamos questionar um ilimitado universo de pontos que reduzem este divertimento de “falsos tropas” a uma brincadeira de crianças com regras duvidosas numa pressuposta estratégia ridícula.

Desportos radicais poderiam fazer sentido se falarmos em práticas do tipo escalada ou “rapel” nas falésias do Restelo. Iria mais longe se associasse o paraquedismo e isso fosse móbil de espectáculo nos eventos de futebol, mas no paintball????

Não ter custos é para rir ou chorar e dará para perguntar quais as mais valias?

Quantos sócios se obtem com isso?

Quanto é pago com a marca Belenenses cedida ou isso não vale um cêntimo?

Porque é que a criação se seções não é levada à AG numa altura em que é imperativo a sua redução?

Será que estava nalguma das entrelinhas do programa eleitoral?

Mas afinal o que é que o paintball tem a ver com o futebol?

1 comentário:

  1. Sheriff. Já tive cuidado com a língua a responder a outro senhor. Mas acabou-se-me a paciência. Do que eu ouvi, o clube não tem qualqueer despesa com a equipa de paintball. As mais valias serão certamente a oportunidade de alcançarem outros patrocínios com o nome do Belém. Agora quanto ao que o Sr. sabe de paintball (0): Os jogos não são disputados em florestas artificiais (?), a menos que considere obstáculos insufláveis algum tipo de arbusto falso; As tácticas não são ridículas (só as dos Lobos) e, agora que existe uma Federação, o desporto crescerá muito rapidamente e a visibilidade crescerá também. Acrescento que a marca Belenenses não foi comprada com certeza, pelo contrario, devia ser um orgulho para qualquer sócio ter esta equipa nas suas modalidades, uma vez que é uma equipa bastante competitiva, a jogar na primeira divisão e com os olhos no título.

    ResponderEliminar