sábado, 22 de março de 2008

Confusões à Belenenses

.

Fernando Sequeira é candidato único a presidente do C. F. Os Belenenses, mas apresenta um discurso de presidente da SAD, quando aborda as contratações de jogadores. Não sei se sou eu que não estou a perceber ou se é a comuncação social que lança a confusão.

De facto deve ser obrigação da SAD defender a valorização dos seus activos, protegendo simultaneamente os interesses dos accionistas, bem como da equipa de futebol.

Quando é referido que há jogadores que recebem muito, parece-me que se pode estar a cometer um erro de palmatória. O cálculo do ordenado de um jogador deve ter em conta o seu valor como activo (potencial, idade, capacidade, visibilidade) e simultaneamente como elemento de equipa (eficácia e utilização nos jogos) e ainda com a situação de mercado a nível internacional. Não me parece que seja desajustado que alguns elementos possam receber um pouco mais, no intuito de valorizar a SAD e de proteger os interesses da equipa. Certamente a situação não pode ser generalizada, mas isso é outro assunto. O que é de facto importante é a classificação de cada jogador nessas duas vertentes: importância para a SAD e importância para o clube. Se for importante nessas duas vertentes, porque não pagar um pouco mais. Também é possivel um aumento de capital para reforço do plantel, porque não? Parece-me que seria fácil de justificar a aquisição do Weldon.

Outro aspecto que parece levantar alguma confusão é o facto de surgirem jornais que anunciam o termo dos contratos dos jogadores, sem qualquer informação adicional, como o seja de existirem cláusulas de opção ou direito a despesas de formação. Desta forma, surgem os seguintes jogadores em fim de contrato: Marco Gonçalves, Amaral, Areias, Rodrigo Alvim, Rubem Amorim, Rolando, Hugo Alcântara, Cândido Costa, Gonçalo Brandão, Fernando, Jankauskas e Hugo Leal. Jogadores emprestados: Rafael Bastos, Gomez, Weldon, Devic, Meyong, Marco Ferreira e Edson. Jogadores com contrato: Costinha (+1 ano), Júlio César (+3), João Paulo (+2), Silas (+2), José Pedro (+2), Mano (+2), Roncatto (+1) e Evandro (+2) (informação publicada no Record). Faltam aqui os jogadores que temos a rodar noutros clubes, como o Mendonça, Sandro Moreira, Marco Pinto, Carlos Alves, etc (aqui estou a tentar lembrar-me de cabeça, pelo que pode haver alguma imprecisão).

Meu Deus: alguém já reparou que ficamos sem defesas para o ano?

Os melhores em fim de contrato para mim são os titulares da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário