terça-feira, 13 de novembro de 2007

Cromos do Belenenses

.
Embé


Nome: Embé

Data de Nascimento: 13/11/1973

Nacionalidade: Camaronesa

Posição: Avançado

Épocas no Belenenses: ½ época o início do ano de 1994 o avançado camaronês David Embé de 20 anos de idade chegou ao Restelo na companhia do seu compatriota Honi Serge para representar o Belenenses.

Quando Embé assinou pelo Belém, apesar de desconhecido em Portugal, era apontado como uma das maiores promessas do futebol africano.

Oriundo do clube dos Camarões, Racing Bafo, onde em 3 épocas como sénior havia apontado 38 golos, o jogador registava ainda presenças no Mundial Sub-20 anos de 1993 na Austrália, onde marcou um golo; no Campeonato Africano das Nações (CAN) Sub-20 anos de 1993, onde se sagrou o melhor marcador da competição com 7 golos; e algumas internacionalizações pela selecção principal do seu país.

Na sua fugaz passagem pelo Belenenses, as suas exibições demonstraram que se tratava essencialmente de um avançado móvel, de técnica apurada e com apetência pelo golo, contudo, a sua inexperiência e irreverência aconselhavam um trabalho aprimorado em tempo consistente de forma a lapidar todo o seu potencial.

O seu estatuto de jovem-prodígio valeu-lhe a presença entre os convocados da selecção dos Camarões para a fase final do Campeonato do Mundo dos Estados Unidos em 1994, certame onde marcou um golo à Suécia em jogo a contar para a fase de grupos.

Talvez deslumbrado por mundos e fundos capazes de iludir um jovem em início de carreira, forçou a sua saída do Belenenses, qual leão indomável, e rumou ao Larissa da Grécia onde em 2 épocas marcou 25 golos.

Toda a sua carreira de futebolista foi construída numa base nómada, através de passagens por diversos campeonatos como o francês ao serviço do Rennes, o mexicano ao serviço do UAG Tecos, o chinês ao serviço do Shanghai Shenhua, o peruano ao serviço do Deportivo Municipal, o russo ao serviço do Chernomorets Novorossiysk e o norte-americano ao serviço do New England Revolution.

Nota: À falta de uma imagem representativa da passagem de Embé pelo Belenenses, fica o cromo ilustrativo da sua presença no Mundial 1994 enquanto era jogador do Belenenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário