quarta-feira, 2 de maio de 2007

Cromos do Belenenses

.

Taira



Nome: Taira
Data de Nascimento: 16-11-1968
Nacionalidade: Portuguesa
Posição: Médio
Épocas no Belenenses: 6

José Américo Taira, é um produto das escolas do Belenenses, que antes de fazer parte do plantel sénior do Clube esteve emprestado por 1 temporada ao Oeiras (1986/1987) e por 2 épocas ao Montijo (1987/1988 e 1988/1989), de forma a poder ganhar experiência competitiva.

Este médio-centro permaneceu durante 5 épocas consecutivas no Belenenses (1989/1990 a 1993/1994), período no qual em que alternou entre a condição de titular e suplente.
Durante estas 5 temporadas, acompanhou o Belenenses à II Divisão de Honra e ajudou o Belenenses a retornar à Divisão maior do futebol português.

Na temporada 1994/1995, foi novamente emprestado, desta vez ao primodivisionário Estrela da Amadora.
Logo se impôs como jogador titular na equipa da Reboleira, e foi um dos jogadores em maior destaque no plantel amadorense.

Na época seguinte, em 1995/1996, João Alves, o treinador do Belenenses de então, ciente das qualidades de Taira, fez regressar o jogador do empréstimo.
O “Luvas Pretas” concedeu a Taira a condição de titular absoluto, nesse ano o jogador funcionou como o pêndulo da equipa, e realizou uma época verdadeiramente espectacular, factor que lhe valeu a chamada à Selecção Nacional AA.



Após um interregno de alguns anos, o Belenenses voltava a ter como internacional AA, um jogador proveniente da sua cantera.
Situação esta que mais tarde se voltou a repetir com Neca, e que certamente se voltará a repetir (se houver justiça) num futuro próximo com Rúben Amorim.

Na época seguinte, Taira assinou pelo Salamanca, mas não foi sozinho.
Devido à gestão danosa e imprudente realizada na era Matias, o Belenenses foi obrigado a libertar o grosso dos seus melhores jogadores.
Assim, seguiram também para Salamanca, o treinador João Alves, os jogadores Ivkovic, Giovanella, César Brito, Catanha, e Pauleta que assinou pelo Belenenses e não chegou sequer a equipar de Azul.

Taira jogou no Salamanca durante 4 épocas, transferindo-se posteriormente para o Sevilha, clube que representou por época e meia, seguiram-se passagens pelo Farense durante meia-época, e Oriental por 2 temporadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário