sexta-feira, 25 de maio de 2007

Marinho Tonelada

.
Marinho Peres Ulidarri

Abriu os olhos para o mundo em Sorocaba a 19 de março de 1947, este capitão da Selecção Brasileira no mundial de 1974.

Começou sua carreira profissional no São Bento e chegou a jogar na Portuguesa, mas destacou-se no Santos, onde ganhou muitos títulos, jogando ao lado de Pelé, e no Palmeiras, onde foi vice-campeão brasileiro.

Em 1968, chegou à selecção brasileira pela primeira vez e no Mundial da Açemanha de 1974, terminou com o quarto lugar, fazendo dupla de “zaga” com Luís Pereira.

Jogando pelo Internacional, Marinho Peres foi oito vezes campeão gaúcho e conquistou o bicampeonato brasileiro. Teve de se naturalizar espanhol para poder astuar pelo Barcelona, onde chegou ao vice-campeonato espanhol, em 1975.

Entre 1982 e 1985, Marinho Peres foi auxiliar do técnico Telê Santana, no Al Ahli, da Arábia Saudita (actualmente sob o comando do nosso ex-treinador Manuel José).

Depois em Portugal, treinou o Vitória de Guimarães em 1986, ficou com o terceiro lugar no Campeonato e teve um resultado surpreendente na Uefa, onde foi eliminado nos quartos-de-final.

Em 87, Marinho veio para o Belenenses e novamente conseguiu o terceiro lugar no Campeonato. No ano seguinte, Marinho conquistou a Taça de Portugal.

Marinho Peres voltou para o Brasil, onde comandou o Santos, no Campeonato Brasileiro de 88, e o Guarani, no primeiro semestre do ano seguinte.

De volta à Portugal, ainda em 89, Marinho foi treinar o Sporting e, novamente, foi o terceiro classificado no Campeonato. Na Uefa, o Sporting chegou às semi-finais. Nesse mesmo ano conquistou a Taça Cidade de Lisboa.

Em 91, Marinho Peres brilhou enquanto treinador, ao revelar Luís Figo das camadas inferiores do SCP.

Em 98, Marinho Peres comandava a selecção de El Salvador.

Principais equipas em que jogou: São Bento, Portuguesa, Santos, Palmeiras, Barcelona (Espanha) e Internacional-RS

Principais equipas que treinou: Botafogo, Santos, Guarani e em Portugal, Vitória de Guimarães, Sporting e Belenenses.

Marinho Peres no Santos, jogou junto com Pelé e no Nou Camp ao lado de Johan Cruyff.

Amanhã enfrenta os lagartos séniores comandados pelo Scolari.

Que pena tenho de não o conhecer pessoalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário