quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Bancadas Vazias- Parte I

Junto alguns comentários sobre o que se vai dizendo na imprensa, nomeadamente esta semana, relativamente ao assunto do inquérito em curso no nosso blog. Espero que estes comentários ajudem a dar alguma luz aos visitantes mais indecisos.

Segundo José Couceiro, um dos maiores problemas das bancadas vazias dos estádios está nos dias escolhidos para os jogos: “Eu não deixo as minhas filhas irem ao futebol a uma segunda-feira às 20:30, pois elas no dia a seguir têm de levantar-se às 7 da manhã para irem à escola”. Continua afirmando que “se a oferta de jogos for excessiva, as pessoas não vão aos estádios e os jogos tornam-se menos interessantes. Como é possível ter uma equipa profissional a jogar para 500 espectadores? Imagine-se um concerto do U2 com 50 pessoas. O Bono ia-se embora e não cantava...”, justifica. Acrescenta ainda que “é preciso haver dias para o futebol, de modo a fidelizar o público, até para que este organize a sua vida familiar.”

Segundo Cabral Ferreira: “O que acontece sobretudo no Inverno, é que as condições dos estádios não são muito motivadoras e o facto dos jogos serem transmitidos pela televisão e a horas pouco convidativas, afasta as pessoas”. Continua, dizendo que “as receitas de TV são relevantes nos orçamentos. É impossível abdicar delas”. CF vai mais longe, dizendo que quer os jogos aos fim-de-semana. Ilustra o caso de um jogo do Belenenses em Braga, a uma 2ª feira às 21:30, obviamente não pôde ter quase nenhum dos nossos adeptos. Isto serve também para justificar que na última 6ª feira à noite apenas estiveram 30 a 40 adeptos do Leiria.

Segundo Nuno Perestrelo, há dias a mais com futebol. Indica que “esta época, e contando com jogos de selecções houve já séries de 11 dias seguidos com jogos”

Diz Ribeiro Cristóvão que “Hoje nem são os clubes que marcam os jogos. São as televisões. São elas que pagam e mandam. A overdose é desmoralizadora para as pessoas.”

Neste conjunto de entrevistas, temos pois os seguintes motivos para os estádios estarem vazios:
- dias dos jogos mal escolhidos;
- falta de conforto do estádio (sobretudo no Inverno), quando comparado com o sofá;
- preferência por ver os jogos na TV;
- excesso de futebol na televisão (a hipótese mais próxima no inquérito é não gostar de futebol);
- fora da rotina da vida familiar.

Durante esta semana juntaremos a opinião de mais personalidades e inclusivamente de adeptos do Belenenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário