sábado, 4 de novembro de 2006

Sem Voz de Comando


O Belenenses mostrou ontem não ter barbatanas suficientes para chegar à vitória (Belenenses-1, U. Leiria-0), num jogo que deveria ter sido interrompido ao intervalo, pois o tempo não oferecia condições adequadas para a prática do futebol.

A equipa alternou na primeira parte entre 4*1*3*2 e o 4*3*3, com a particularidade de nunca haver ninguém no lado direito do ataque do Belenenses, parecendo que a equipa estava coxa. O Jorge Jesus deveria ter algum problema na garganta, pois não se percebe como é que não dava indicações para rectificar o problema. A equipa até dominava, mas a bola nunca saia do lado esquerdo. Tanto o Belenenses como o Leiria concentravam-se no mesmo lado do campo, mas como o Belenenses quase sempre era mais esclarecido, creio que a culpa era inteiramente nossa. De tal forma, era o problema que quando a bola foi passada ao Ivanildo no lance do golo, o Sousa estava junto aos defesas centrais.

Parece-me que nesse lance, mais do que um problema de posicionamento houve um problema de comando da própria defesa. Um problema dentro do campo (talvez do Marco Gonçalves, que não controlava a defesa) e outro fora (o treinador). De facto, JJ esteve sempre demasiado calado e pouco interventivo, sabendo-se da extrema dificuldade de preparação deste jogo: o guarda-redes aparece sem rotina de jogo, faltava um extremo direito e foram usados 2 médios defensivos pouco rotinados.

A 2ª parte foi completamente atípica, pois era impossível fazer circular a bola pelo chão, à semelhança do célebre jogo Porto-Penãrol. Voltou a faltar voz de comando, pois os jogadores do meio-campo pareciam não perceber isso e insistiam em não alterar a forma de jogo. Apenas Rodrigo Alvim adequou devidamente a sua forma de jogar e passou a lançar a bola para a frente sempre ao segundo toque. Era impossível pedir mais à equipa naquele campo. Nem os jogadores nem o árbitro estavam em condições mínimas de efectuar o seu trabalho, pelo que o jogo deveria ter sido interrompido.

Gostaria de salientar 2 pormenores positivos:
- Roma ao ser substituido saiu debaixo de muitos aplausos, revelando que tem ainda muito crédito juntos dos adeptos;
- Toda a equipa foi muito ovacionado no final do jogo, apesar de ter perdido em cada. Os adeptos estão com a equipa e toleram uma pequena desilusão, desde que a equipa revele garra, determinação e acima de tudo respeito pelo emblema.

Gostaria também de salientar aquilo que me parece um ponto muito negativo na forma de jogar da nossa equipa: quando é marcado um canto ou um livre contra nós, não fica absolutamente ninguém à frente, de modo a se dar início a um contra ataque rápido ou simplesmente prender mais um ou 2 defesas adversários longe da nossa balisa.

A finalizar um outro ponto muito negativo: Romeu, de muletas a recuperar de uma lesão, à saída das bancadas, zangou-se com uns miudos parvos que o insultavam e saiu a chorar. Penso que não há necessidade disto. O Romeu tem o melhor curriculum dos actuais jogadores do Belenenses, tal como foi recentemente publicado neste blog. Quem o insulta e o apupa, seguramente demonstra uma tremenda ignorância e completa falta de educação. Se um jogador respeita o clube, os adeptos têm que minimamente os respeitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário