quarta-feira, 29 de novembro de 2006

A Vaga Hipótese

*


Esta semana decorreu o inquérito mais difícil de todos, dado que os visitantes foram chamados a pronunciar-se sobre um documento a que talvez nem todos tenham tido acesso. Desta forma, acredito que parte dos votantes apenas pôde indicar a sua predisposição natural, o que poderá servir como indicador de comportamento.

Retirando as pessoas que não vão comparecer na dita votação, refez-se os cálculos das percentagens e chegou-se aos seguintes números:
SIM: 32 %
NÃO: 47%
Abstenção: 0%
Indecisos: 21 %

Sabendo que o orçamento só passa se os votantes que apoiam forem superiores aos que rejeitam somados da abstenção, temos que existe uma ténue probabilidade de ser aceite (53%).

Desta forma, a conclusão que tiro é a de que à partida está chumbado, sendo que caso a argumentação seja de forma a convencer a quase totalidade dos indecisos, então tem uma pequena probabilidade de passar.

Se fôr bem defendido a votação máxima que terá é de 53%.

Se não passar da normalidade, a votação que terá não deve chegar aos 40%.

Se fôr mal defendido, deverá andar próximo dos 32%.

Sabendo que há condições para ser aprovado, nada melhor que estar muito atento amanhã e ouvir a argumentação. Ah- e não se esqueçam de actualizar as quotas.

Que mais me irá acontecer?

*

Admito que ando um pouco saturado com estas andanças dos blogues, os problemas do "diz que disse, mas não disse…" os comentários ofensivos de gente sem formação cívica que usa a Net como máscara para atacar quem faz algo, não concedem tréguas sob pena de denegrirem a nossa imagem e conspurcarem os valores que nos são caros.

Nem sempre a robustez física e mental permite a capacidade de deixar para lá e simplesmente usar as perrogativas de censura que dispomos, levando a dar "troco" a figuras sinistras sem significado. Tem pessoas que debaixo no capote de outros mais velhos, nunca conheceram o peso da censura e da falta de informação, da qual se desconfiava até de um simples obituário.

Como se dizia, liberdade não é libertinagem ou melhor, a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro.

Vem isto a propósito do encerramento do blog "Canto azul ao Sul" de Luís Oliveira e um grupo de figuras conhecedoras do Belenenses, regulares e irregulares a quem tiro o meu chapéu e aqui presto o tributo.

Quando o bloguista Telmo Carvalho me informou do encerramento, começo por não acreditar e quero ver com os próprios olhos, abro a página, rodo e lá estava a infame notícia.

Em cima de todas as mossas que tenho sofrido com a incompetência da direcção, desde as físicas às psicológicas e intelectuais vem mais esta, estapafúrdia, "no sense", de ruptura anómala e que se junta a resultados desportivos, PAIs, orçamento, guerrilha de listas, etc.

O Luís Oliveira não o conheço pessoalmente, nem é uma pessoa que me obrigue a fazer 100 metros para o conhecer, tricas e bocas levadas a peito, mas entendo-o e porque o elo comum é o Belenenses, é credor do meu respeito e distinção pelo trabalho desenvolvido e não é coisa pouca, muito superior a Nunes e Cabrais, na minha modesta opinião.

Nesse sentido, peço licença para o uso do cabeçalho e trechos para ilustrar esta peça, pois neste caso trata-se de provas do crime, como tal sem necessidade de consentimento prévio.

Dentro dos blogues diários, onde ainda somos "ranhosos" ( diz-se nos míudos que usam a lorca pendurada no nariz, por falta de polimento ), o Blog Canto Azul ao Sul era considerado o mais erudito, com mais massa cinzenta e figuras que esplanavam as suas posições, críticas e fundamentadas por quem sabe o que diz e traduzia uma mais valia extraordinária à blogosfera Azul.

Com efeito, preferia não ter recebido a notícia hoje, desejava que ela nem ocorresse e se fosse inevitável que fosse na sequência de uma candidatura e por motivos de salvaguarda, mas com continuidade pelos restantes membros.

Não tenho mais palavras, porque me custa e perfiro deixar falar os próprios, com sua licença:

De Miguel Amaral

Nota Final:

Como já devem ter reparado, este blogue chegou ao fim da linha, pelo menos para mim, após a desistência/suspensão (que respeito) de colaboração dos meus colegas mais chegados (Luís Oliveira, Pedro Guedes, Henrique Amaral, Jorge Braz), não me deixando outra alternativa que não seja seguir o mesmo caminho.

Em todos eles fiz um amigo especial e que espero conservar para sempre!
A todos os outros meus amigos, que foram muitos, e que fizeram o favor de ler, ver e comentar as minhas crónicas e alguns vídeos, desejo muita saúde e sucesso nas suas vidas.

Certamente iremos continuar a falar e a debater o clube, nos diversos espaços azuis (cada vez são menos!) e na ML. E com toda a certeza iremo-nos vendo igualmente, no lugar onde gostamos de ver o Belenenses a jogar, no Restelo, ou em alternativa por esses campos, onde esse azul lindo à Belenenses joga!

Muito obrigado a todos!
Viva o Clube de Futebol "Os Belenenses".

De Luís Oliveira

Há muitas coisas que estão a suceder que ultrapassam a minha compreensão.
Coisas importantes que não são debatidas ou, se debatidas, têm inconvenientes de não serem aceites, geram mal-estar, criam divisões por efeitos de visões difrentes de ser e estar no Belenenses e coisas de lana caprina mas que assumem para certas mentes brilhantes um grande sinal de protagonismo ou sede de guardar segredos que o não são.

No Belenenses, apenas o futebol e o andebol me levam a perder algum tempo em frente ao televisor e já com algum custo em relação ao futebol, porque são 2 horas de um péssimo filme.

Ver aquelas últimas equipas de futebol, ano após ano a serem delapidadas de razoáveis executantes, com treinadores que tentam espremer um limão que já não pode ser mais espremido é complicado.

Não me revejo neste Belenenses e só vejo uma saída pessoal, a qual, aliás, agradará a muito boa gente que me critica por não ir ao estádio, situação esta, deixem-me esclarecer, por uma e última vez, que apenas se deveu ao nascimento, amor e acompanhamento que decidi ter em relação à minha neta. Ou seja, entre a alegria que ela me dá e a tristeza que os resultados e a gestão do Clube me dão, a opção é clara e não deve suscitar dúvidas a ninguém. (…)

…quando é certo que a acção imediata do PAI consistiu no facto da minha filha ter recebido na semana passada uma carta de parabéns do presidente do Belenenses por ocasisão do seu aniversário, ocorrido este mês.

Estamos, pois, já numa fase acelerada do processo eleitoral com uma clara tendência para perpetuar este poder da treta no Clube.

E, por fim, este espaço deixou de ser desde há algum tempo a esta parte, por decisão minha, se bem reparam no cabeçalho o blogue do Luís Oliveira. Talvez até deixe de fazer sentido ser um Canto Azul...ao Sul.

…Não vale a pena estar aqui a debitar idéias quando é certo que este clube está reduzido a uma camada muito fina de sócios, muitos deles a quererem saber mais que os outros do que se passa em relação a cada caso concrecto da Vida do Clube. E estou cansado de verificar que ao invés de se mudar de rumo, aproveitando-se, talvez, uma AG como a do dia 30 para começar a mexer o caldeirão e refazer o Clube, acaba por acontecer o mais do mesmo. Aparentes pontos de divergência de grupos de associados sem estratégia definida do que se pretende para o Clube.(...)

Trabalho este inglório, infelizmente.

Até qualquer dia.

O PAI já veio...

*
Ora aí está o PAI que "mão amiga", designada "orfão" nos trouxe via caixa dos comentários, tipo garganta funda que dá a dica.
Interessante, já conhecia as orientações, mas o texto não e nesse ponto de vista confere.
Que dizer de uma direcção que qual Dama impoluta, deixa cair o lenço, para o cavalheiro apanhar, na altura certa e no momento mais inadequado para alguns...
O Rei perguntava à Rainha; - Que trazeis no regaço? e a Rainha respondia: -São rosas, Senhor... são rosas!
No Belenenses pergunta-se "Que trazes no bolso?" e os tipos dizem "É o PAI, senhor."
Bom piquem na imagem que o PAI cresce.




Pares Nunes

*


É o fim do Pares Nunes, com algum desconforto temos que suspendê-lo por indisponibilidade dos editores.

Inicialmente lançado quando pairava a dúvida sobre a manutenção do Belenenses na 1ª liga, constituiu um acto de fé e talvez o desejo de ter um passatempo diferente.

Com a saída do Blue, houve que dar continuidade para conclusão da série, procurando não defraudar as expectativas, todavia não existe disponibilidade de tempo da minha parte ou dos outros editores.

Admitida a hipótese de transitar para o Pedro Martins, concluiu-se impraticável porque ele tem participado, por um lado e por outro, a questão de tempo e do número de participantes.

Como consolação, o Pedro vai trabalhar noutro passatempo menos exigente, de modo a dar andamento a uns ingressos para os nossos leitores.

Para já aqui ficam todos o medalhados.

Até sempre!

Xandala

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Notas Soltas

*


A Taça de Portugal- Como ela é bela. Vamos tentar ganhá-la? Não esquecer também que a Taça da Liga já vem a caminho, o que pode ser bom para as contas do orçamento de 2007.

No dia 7 de janeiro a equipa sénior de futebol de 11 Belenenses desloca-se ao campo do Paredes para a Taça de Portugal. Por seu lado, os rapazes do Futsal deslocam-se ao campo dos Sassoeiros já a 30 de Dezembro, também para a Taça de Portugal.

Tive o prazer de verificar hoje que o jornal O Jogo noticiou a vitória do Polo Aquático do Belenenses por 6-2.

Gostaria de realçar que para o jornal o Record não houve qualquer dúvida no golo do Quaresma, que foi mal anulado, portanto um mau julgamento do arbitro e não pôs minimanente em causa o facto do Bruno Alves e do Helder Postiga poderem estar fora de jogo, no momento do golo do Porto (na altura do 1º passe). Verifiquei cuidadosamente as imagens da televisão e nenhuma é esclarecedora nesse aspecto (ver www.futebol.sapo.pt).

Em relação às modalidades, temos:
A SUBIR: Polo aquático 6º lugar (em 10) com 9 pontos (a 7 do lider, Amadora)

Estável: Andebol no 1º lugar (em 13) com 30 pontos;
Estável: Futsal no 6º lugar (em 14) com 13 pontos (a 8 do lider, Sporting);

A DESCER: Futebol no 12º lugar (em 16) com 11 pontos e já a 17 do lider (Porto);
A DESCER: Basket no 5º lugar (em 9) com 6 pontos e já a 12 do lider (a Ovarense).

Ferro de Engomar II

*


A fazer fé nos que querem saber a localização exacta, vai estar cheio...

Para não ter que fazer o boneco, aqui está a foto de satélite e bem vindo seja quem for pelo Belem e é às 20h00m.

Claro que o Sr Areias pode notar, mil anos que eu viva, não me mete noutra.

N.B. Para quem quiser passar só para ouvir, depois das 20h45m.

Xandala

Homenagem a Matateu

*




O meu amigo Mário Cardoso, poeta popular nos tempos áureos, trás uma pérola sobre Matateu de memória e para os vindouros concede-nos o poema em exclusivo.



Há oito dias se tanto,
foi o Sporting quem ganhou.
A taça que era um encanto,
prémio do torneio que findou.

Por 4-3 ele ganhou,
a um Benfica sem fundo,
depois que o jogo acabou,
se viu que injusto é o mundo.

Passados dias porém,
a vitória se esqueceu
pois para o lado de Belém,
surgiu lá o Matateu.

Em conclusão meu amigo,
os 4-3 foi teatro,
pois fizeram como digo,
quatro a três e três a quatro.


Mário Cardoso

Pares Nunes-11ªjornada-resultados

*

Com o Luís Lacerda no ouro da jornada concluímos a II série do passatempo.Um dia destes o Luís Lacerda terá que nos contar como conseguiu o ouro, ainda por cima a jogar com 10 contra o Porto.


No próximo jogo é o Miguel a ir à bola, porque foi o vencedor da série, como já conhece os procedimentos para levantar o bilhete, nem é preciso dizer mais.


A III série deverá arrancar com outro bloguista, uma vez que assumi provisoriamente este compromisso contra a disponibilidade pessoal.


Xandala

Festival de Natal da Natação

Olá a todos,

Após longa ausencia devo confessar que fiquei contente pelo Xandala ter referido aqui a minha primeira prova de 50m bruços enquanto atleta azul.

É a segunda prova desportiva em que participo na minha vida.
A primeira foi a corrida das Salésias.
Participei enquanto fotógrafa e ganhei uma medalha.

Desta vez ganhei um diploma de "valor e espirito desportivo".
Devo agradecer ao Belenenses e aos seus excelentes professores de natação, a oportunidade de aprender a nadar, o prazer e bem estar que este desporto me proporciona.

No festival de Natal da Natação do Belenenses só faltaram dois atletas:

O Xandala porque está gravemente lesionado devido a uma entrada muito dura de uma bactéria num braço;

e o XXX que já está qualificado para os jogos olimpicos da terceira idade em todas as provas de Crawl mas prefere manter o anonimato.

Que este festival de Natal da Natação se repita por muitos e muitos anos. E vá formando mais atletas azuis para os jogos olimpicos da terceira idade que um dia vamos realizar.

Nunca é demais lembrar as bactérias que não devem ter este tipo de entradas sobre os atletas. Sob pena de ficarem elas próprias impedidas de entrar na piscina durante todo o período de lesão do atleta.

Última Hora- Orçamento 2007



Hoje não me apetece falar de futebol. De basket também não. Rugby? Perdemos mas ninguém sabe, pois é modalidade esquecida nos jornais. Volei feminino? Parece que ganhámos à Juventude Pacense, mas não há nenhum jornal que fale disso. Polo aquático? O mesmo.

O que é que nos resta? O orçamento de 2007. Todos o conhecem, mas ninguém o vê. É assim como o vento.

Falará de redução de despesas? Será que inclui novas receitas? Aqui está a grande surpresa. Mercê de uma idéia original de um funcionário do Belenenses, eis que se descobriu num novo filão no Restelo: "Banhos caninos na piscina". De máquina em punho, o nosso agente secreto captou algumas imagens surpreendentes de uma actividade que em breve salvará o Belenenses da falência. Apreciem bem. Como nota final, decobri algumas contra-indicações, mas coisa sem importância.












De acordo com http://www.animalworld.com.br/caes/ver.php?id=165: É importante salientar ao leitor a importância de manter a higiene adequada de suas piscinas em relação a diversas doenças que podem acometer humanos e animais. As doenças podem ser consideradas zoonoses (acometem animais e são transmissíveis ao homem - e vice-versa) e antropozoonoses (acometem o humano e são transmissíveis aos animais).

Uma recomendação é não permitir o acesso de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (principalmente roedores) às piscinas. Mesmo que estes sejam pertencentes à família - no caso dos animais domésticos - pois, sendo irracionais, eles não tem comportamento higiênico adequado.

Uma das principais doenças veiculadas pela água é a leptospirose, transmitidos pela urina de ratos e roedores silvestres contaminados pela Leptospira. Cães que estejam contaminados pela leptospirose podem transmitir essa doença para os humanos por meio da urina. As águas de chuva podem carregar a Leptospira para a água da piscina, contaminando-a. Existem também outras vias de infecção desta doença tais como: contato da pele ou membrana mucosa com a urina contaminada e, em menor probabilidade, pelo alimento. Portanto, deve-se condicionar os cães a eliminarem seus dejetos em lugares distantes das piscinas, onde as águas pluviais não os conduza para o tanque de natação.

Existem outras patologias que também podem ser transmitidas ao homem e aos animais tais como:

micoses (doenças transmitidas por fungos): Candidíase (Candida albicans), que causa dermatites (problemas de pele) e vaginites (mulher), assim como a Malassesia pachidermatis e Malassesia restricta. Estes fungos são resistentes à ação do cloro. A criptococose (causada pelo fungo Criptococcus) é outro fungo, encontrado nas fezes de pombos, de onde podem contaminar o homem, dando horigem a infecção pulmonar e meningite.

Infecções bacterianas principalmente por Staphilococcus aureus (bactéria presente em microbiota da pele), que é um dos principais indicadores de poluição de piscinas (muito freqüente em piscinas públicas) e também pelos chamados Coliformes fecais.
infecções transmitidas por protozoários, como Criptosporidiose e a Giardíase, que podem ser transmitidas por meio de fezes contaminadas de cães e gatos. Essas doenças normalmente são mais encontradas em humanos e contaminam os prórpios humanos, sendo muito freqüentes em piscinas públicas onde as crianças defecam na água. Um dos sinais clínicos mais comuns são febre e diarréia, infecções parasitárias, "verminoses" (por Toxocara e Ancylostoma), essas são as mais freqüentes encontradas em dejetos de cães em solos arenosos pois, em contato com o cloro da água da piscina, são facilmente inativadas.

Nota: este artigo é apresentado em tom de brincadeira e surge a propósito das queixas de que há cães a banharem-se nas nossas picinas à noite. Obviamente nenhuma destas imagens foi captada nas nossas piscinas.

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Só duques e ...

+




As notícias já aí estão, mas hoje apetece dizer mais...

Duques

No Andebol um "empate" conveniente não fosse a dupla de arbitragem mandar parar o jogo e validar um golo ao benfica com o jogo parado, haja paciência, assim não!

Lu o eterno cromo resolveu estorvar, não só pentear e desconcentrar os atletas nas pausas com penteados da bandeira, como prejudicar a vista aos pagantes. Como seria de esperar mostrando as suas nalgas, coisa que após ser chamado à atenção várias vezes, insistiu e foi admoestado com pompa e circunstância pela autoridade em cena.
Estranho porque o maior desacato nem era esse facto, mas o não deixar ver e varrer várias dezenas de metros quadrados de área da assistência, colocando em risco os limítrofes da clareira, enfim, conversa de nalgas.

Nos bastidores, deu à costa o célebre Chouriço, cromo (termo que atribuímos a figuras ímpares)de outras andanças e da blogosfera, tirando o facto de não conhecer a Anaiz, é boa pessoa e não é tão agressivo como tentam dizer.

Dª Ana no seu cantinho dos troféus viu-se aflita para limpar a água que inundou o recinto, resignada confidenciou, "As caleiras não entupiam quando o sr eng Cabral Ferreira estava nas instalações", fica registado.

Sobre o jogo com o Porto, lamento o incumprimento do Roma, felicito o Zé Pedro e claro cumprimento a arbitragem por ter sabido ser geitosa a favor do patrão.


Ases

Loja Azul abriu, valha-nos isso, em transição muito há a fazer, mas podiam colocar em saldos o material antigo... a loja faz falta, mas mais do mesmo...

Valha-nos os recados e vemos retirar a moto-maca e carro-maca, libertando a visão de jogo, agora só falta mandar sentar os rapazes a 5 metros da linha (não precisamos de barreira), aqui deixamos os parabéns pela iniciativa.

domingo, 26 de novembro de 2006

Fim de Semana Cinzento

*



Fim de semana cinzento é a melhor forma que se pode adjectivar todas as prestações das equipas do Belenenses em competição, à excepção do POLO AQUÁTICO (ganhou fora por 6-2).

No Sábado as meninas do volei foram eliminadas da Taça pelo Guifães, enquanto no Futsal eramos derrotados em casa pelo Freixieiro (0-3).

No Domingo, perdemos pontos no andebol face ao Benfica no Restelo (empate a 27 golos), fomos eliminados da Taça no Rugby (derrota em casa perante o Técnico por 2 pontos), perdemos também em casa no basket (78-96 face ao Queluz) e acabámos o dia a marcar passo perante o Porto no futebol (derrota 0-1).

É preciso respirar fundo, dormirmos à noite e sermos solidários uns com os outros, porque há muita competição pela frente. É preciso não esquecer que no andebol continuamos na frente, apesar deste percalço.

Domingo azul

*


Semana revoltosa, hábitos alterados por motivos de saúde, tempo inconstante e incómodo e no Restelo os caprichos do inconformismo estalam.

Matateu o grande desportista que não vi jogar pelo Belenenses, foi homenageado pelos “Lóbis” e da alegria do primeiro momento, por ver a figura ímpar no seu justo lugar, veio o abatimento por o ver relegado para um quarto lugar ao molho, por uma meia dúzia de jornalistas tendenciosos e carentes de vender papel. Vergonha!

De caminho e porque foi a semana de Matateu, o lançamento do livro, “Matateu, oitava maravilha” de Fernando Correia na sala VIP, foi um ponto alto, espero que de relançamento da nova dinâmica agressiva de imagem do Belenenses.

Nesse evento, receio ter lido algum desânimo no rosto de alguns jogadores e treinador, quiçá frete, espero estar enganado, mas um particularmente raiou e desconcertou, Roma, o pequeno Roma que boa pré-época fez (desde que chegou) e entretanto apagou-se. Apesar de atrasado vinha cheio de confiança; - Como é Roma? Esses golos? E a resposta veio célere “Este domingo vou marcar!” O brilho nos olhos e uma convicção forte, fez-me acreditar, Assim seja!

Sandra Almeida, nadadora e co-bloguista, realizou a sua primeira prova de 50 metros livres, não foi a última e levou diploma, para quem não faz competição, bem bom! Parabéns!

As movimentações em torno de correntes, tendo em vista as listas concorrentes às próximas eleições devem continuar até à próxima 5ª feira. Saberemos então com segurança a quantas se reduzirão, depois vem todo um trabalho de estratégia, programas e listas, a pré-campanha deverá arrancar com visibilidade em meados de Janeiro, até lá a guerra das listas e programas marcará a agenda.

Para o jogo da noite Jesus convocou:

Guarda-Redes: Marco Gonçalves e Marco Pinto.
Defesas: Sousa, Gaspar, Rolando, Nivaldo, Vasco Faísca e Rodrigo Alvim.
Médios: Sandro Gaúcho, Rúben Amorim, Mancuso, José Pedro, Cândido Costa, Silas e Fábio Januário.
Avançados: Dady, Manoel, Roma e Eliseu.

Espero ver as bancadas cheias e um bom jogo.

Por mim quero a vitória e vou tê-la.

O orçamento dos outros

*


Depois do orçamento de 2006, pouco cuidado e suícida, um orçamento rectificativo chumbado, foi finalmente distríbuído o orçamento de 2007.

Globalmente a área financeira esmerou-se e lança um documento bastante animador, porém, a experiência de um passado recente, coloca todas as reservas na sua aplicação e na veracidade.

A debandada de sócios que ainda não se encontra contida e decerto muito abaixo dos 8000 sócios contribuintes de 2005, conduz a todas as reservas no que se refere a quotizações, onde 1 400 000 eur parecem excessivos, considerando já que o valor é incrementado com a receita das quotas suplementares. Poderia tal valor representar um aumento significativo das quotas, uma campanha de angariação agressiva e a revisão das reduções ou isenções, a ver vamos.

De resto o orçamento é o “orçamento dos outros” e bem terão de explicar o porquê dos proveitos repentinos de 620 000 eur nas instalações, tal como o “outro” zero dos custos do futebol, porque é aqui que se inverte o orçamento em relação aos recentes.

Registam-se alguns indicadores de contenção da despesa, tal como um optimismo exagerado na receita.

Bom trabalho de engenharia financeira, para o qual todas as questões delicadas terão como resposta, “são opções de gestão”.

No fim trata-se apenas de um orçamento, na próxima 5ª feira, véspera de fim de semana prolongado, lá estaremos.

Nenê do Santa Cruz a Caminho?


Existem indicações da possibilidade de Nenê, avançado do Santa Cruz, actualmente em crise de golos e descontente com os adeptos, poder rumar ao Restelo.

Seleccionámos 2 resumos de jogos do Santa Cruz, com golos do Nenê. No 2º link apresenta-se um golo verdadeiramente espectacular deste jogador.



Santa Cruz-3, Flamengo-0




Cruzeiro-3, Santa Cruz-3



Segundo noticiado hoje no Brasil, "O atacante Nenê não deve fazer parte do elenco do Santa Cruz em 2007. O jogador afirmou estar insatisfeito com a postura da torcida, que vem o criticando constantemente. Além disso, o avante afirma que existem propostas mais interessantes de outros clubes: Acho praticamente impossível eu permanecer em 2007, já que a torcida vem sendo muito arrogante comigo. O jogador não sabe dizer, no entanto, qual será o seu destino quando encerrar o seu contrato, no final deste ano: recebi algumas propostas, mas, independente disso, ficarei até o fim do meu compromisso. Daí para frente vai depender do que a gente conversar.

Nenê chegou ao clube em Maio, do Confiança-SE, sem criar muitas expectativas. Logo em sua estréia, no entanto, o jogador marcou seu primeiro gol com a camisa do Santa Cruz. A partir daí, o atacante ainda marcou outras sete vezes, tornando-se o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro."

sábado, 25 de novembro de 2006

Luta na Lama no Restelo



Em fim de semana de tempestade, a jornada desportiva que se realiza corre sérios riscos de se transformar numa série de lutas na lama de Norte a Sul do país.

Domingo, no Restelo, vamos tem um dia em grande:
- no basket recebemos o Queluz às 14:30 (nota: derrota 78-96);
- às 15:00 é a primeira luta na lama: a equipa de rugby recebe o Técnico para as meias finas da Taça de Portugal (nota: fomos eliminados por 2 pontos);
- às 17:30 jogo grande no topo da classificação de andebol: recepção ao Benfica (nota: empate a 27 golos);
- às 19:15 no relvado principal e para a Bwin Liga, a recepção ao Porto- actual lider (transmitido na TVI) (nota: derrota 0-1).

Faço votos para que apliquem os ensinamentos recolhidos na partida com a União de Leiria, para o caso de aparecer chuva.

Com a novidade dos sócios entrarem gratuitamente e poderem ocupar a bancada central nascente, espera-se uma afluência superior e que as imagens televisivas proporcionadas sejam bem mais agradáveis do que o normal.

Fora de portas, as meninas do Volei vão defrontar a Juventude Pacense às 17:00 (Campeonato Nacional A2) (nota: vitória por 3-2).

Já hoje (Sábado) no Restelo, temos:
- no volei feminino, a recepção ao Gueifães para a Taça de Portugal, às 16:00 (nota: resultado foi 0-3)
;
- para o futsal, temos a recepção ao Freixieiro às 18:00, onde podemos dar um salto na classificação em caso de vitória. (nota: resultado foi 0-3)

Fora de portas hoje, temos a equipa de polo aquático a deslocar-se ao Fluvial Portuense às 18:00. (nota: resultado foi 6-2 a nosso favor)

Temos pois partidas para todos os gostos, incluindo um derby no andebol e a recepção ao lider da Liga Bwin no futebol.

Qual será a modalidade em destaque este fim-de-semana?

Gostaria de realçar um pedido de apoio feito neste blog por um atleta da equipa de andebol, para que amanhã não nos esqueçamos de apoiar a equipa no Pavilhão Acácio Rosa, no importante jogo com o Benfica, que está em 3º lugar. Eles bem merecem.

Matateu oitava maravilha

*
Fernando Correia lançou ontem na sala VIP do Restelo o seu livro Matateu oitava maravilha, uma homenagem de um sócio recente com o coração dividido entre dois clubes olissiponenses

Sala cheia com metade da direcção e Cabral Ferreira no papel de anfitrião a filha de Matateu, Argentyna a marcar presença. Antigos jogadores e actuais, desde Figueiredo a Roma, passando por Marco Aurélio, Silas, Amaral e muitos outros.

Jorge Jesus disse presente tal como um mar de belenenses, havendo até pessoal a trabalhar como foi o caso do jornalista Luís Silva do Ó.

Num dia de temporal, um fim de tarde inesquecível, agora venha o Porto que se faz tarde.

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Análise do Inquérito



El-rei D. Sebastião é uma opção muito válida nos resultados do nosso inquérito ("Qual a melhor corrente para uma nova direcção do Belenenses?"), revelando a oportunidade para o aparecimento de uma figura nova na cena política do nosso clube. 32% dos nossos visitantes optaram por escolher esta figura histórica, quando confrontados com as correntes dominantes.


Relativamente às personalidades reais, os dados foram muito interessantes e revelaram uma tendência francamente favorável ao apoio de Gouveia da Veiga, com 33%.

Em 2º lugar surge o actual presidente Cabral Ferreira, que num periodo muito complicado do clube consegue ainda 14% de apoios.

Nas posições seguintes quedam-se Nunes, com uns interessantes 11%, Mendes Palitos com 6% e finalmente o "Núcleo dos coronéis" com apenas 5%.

Curiosamente não tinha sido identificada nenhuma corrente apoiante de Mendes Palitos, mas este inquérito procurou avaliar também a possibilidade de recandidatura do mesmo, dado já ter provado não ter medo de dar a cara e poder eventualmente captar alguns eleitores arrependidos da lista adversária.

Outras leituras se poderão fazer e muito gostava de saber a vossa opinião relativamente a este inquérito, para o que deverão usar a caixa de comentários.

Resultados

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Não se Dão "Abébias"




O Belenenses assumiu hoje a liderança da Liga portuguesa de andebol, ao vencer no Funchal o Madeira SAD por 27-24.

A equipa madeirense ao intervalo vencia por três golos (12-9) mas na etapa complementar, a nossa formação surgiu completamente diferente e deu a volta ao marcador, apanhando assim o ABC Braga no topo da classificação.

Destacou-se Bruno Moreira (com 22 anos, está há 11 no Restelo) com 10 golos.

Esperemos que esta equipa sirva de exemplo às restantes modalidades no clube.

O Sobe e Desce das Modalidades


Andebol (10ª jornada) ...a subir
- 1º lugar em igualdade pontual com o ABC;

Basket (6ª jornada)
- 4º lugar, com mais 3 derrotas que 1º classificado, o Ovarense;

Futsal (7ª jornada)
- 6º lugar, a 8 pontos do 1º classificado, o Sporting;

Futebol (10ª jornada) ...a descer
- 11º lugar, a 14 pontos do 1º classificado, o Porto, mas com menos 1 jogo;

Rugby
- encontra-se a disputar a Taça de Portugal. Vai jogar as meias-finais com o Técnico no Restelo (relvado nº 2), domingo às 15:00.

Confidencial

*




Caro Miguel,

Barbosas, pinóquios, gajos da relva, Luíses Silvas, parasitas, oportunistas e outros aflitos:

Aqui é uma porta errada, puro engano se provocadores de meia tijelas querem inflamar e incomodar pessoas de bem, pagantes mensais ao Belenenses e que por ano ascendem muito acima de 300 euros.

É pura ficção tentar lançar atoardas e insinuações mesquinhas que os mais incautos ou ingénuos aceitam como desafio e se sentem mal, porque imaginarem algo sujo do que querem fazer, inibe-os pela transparência e honestidade que colocam nos actos, tal é aproveitado e insinuado por "filhos da puta" quesilentos.

São da pior espécie os oportunistas e os de má fé que tentam lançar labéus para que outros não cumpram a sua função e obrigação, para se aproveitarem debaixo de um discurso demagogo.

Ave rara e anti-paraquedista, será porventura o pinóquio, esse que se tente aguentar no poleiro, percebe-se, não lhe ponham areia na vaselina e ele não se segura, se lha puserem esfola-se.

Para as mentes mais sujas, eu explico; obrigações, direitos e deveres, são a razão de se fazer parte e de se aderir, é um direito procurar o bem comum.

É legítimo fazer política e política não é mais que o exercício do poder ou nele intervir e nem me preocupo mais em defender tese sobre este conceito.

Decerto Luís Silva não é sócio ou não é Belenenses, direi talvez um mente-capto, porventura uma pessoa de interesses no clube, só falta saber se lícitos, porque transparentes não são, já que enquanto sócio não encontro qualquer transparência nas contas e do que ouço… tinha bicha para o pelourinho e pernoita no limoeiro.

Quanto a “cobarde” é ou foi o paizinho, irmão!

Sabemos que os dinheiros do Belenenses são mal gastos, não atingem os fins a que se destinam. Existem muitas capelinhas e oportunistas com grandes negócios, uma máfia organizada que não quer a transparência a todo o custo e quando pressentem que alguém está a mexer no sentido de devolver a honra ao clube que é devida, sentem-se acossados.

Que pena, miséria que a direcção e o conselho fiscal e de disciplina não actue, conseguiram proteger a capelinha com efeites jurídicos, barricaram-se lá dentro e agora tem que ser uma força tipo GOE para os demover.

Mandam umas larachas e umas bocas foleiras do Século XIX cá para fora pensando que intimidam quem?

Pois fiquem sabendo, quero uma direcção profissional, quero contas limpas, quero a casa limpa e a brilhar, quero transparência, quero gestão com resultados nas diversas áreas, sobretudo no futebol, quero instalações condignas e uma estrutura digna , quero profissionais à altura e amadores empenhados, quero um Belenenses grande e por isso vou lutar.

Se querem saber mais têm que ir ao jantar.

Esclarecido Miguel?

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Daqui a pouco, sou eu...

*



Daqui a pouco tenho que ir à bruxa!!!

A existência de correntes e preparação de listas é clara e notória, não se fala de outra coisa no Restelo e fora dele, o pontapé na bola ficou de lado, porque tristezas não pagam dívidas.

Na secretaria perguntar pelo orçamento para a AG é como se fosse extra-terrestre a falar numa língua alienígena e a melhor resposta é "aqui é a secretaria, não sabemos nada disso!"

A "geral" pergunta com frequência se o jantar se confirma, já lá iremos...

Cabral Ferreira almoça com João Belo, homem do sistema que lhe rói a corda todos os dias e alinha com outras correntes... assuntos de serviço!

Nelson Soares chega mais tarde, almoça sozinho na ausência dos coronéis, mais à queima roupa, nem sabe que é candidato!!!

Aliás, Cabral Ferreira, também não, apesar de fazer sábado 8 dias, ter respondido ao Nunes que também lá ia e eram dois... (os outros não contam...)

Gouveia da Veiga, também não sabe de nada, tal como Areias e Pedro Patrão, quais meninos de coro que vêm da prática atordoados de tanto louvou.

Rui Almeida, sempre se confirma... lá estarei!

Mendes Palitos diz que passou o tempo dele e já não está para isso.

El-rei D.Sebastião, vai pensar.

O único que vomita bujardas é o gajo da relva, que sempre vai dizendo que compra o clube se for preciso, por 3 milhões de euros... (terá que esperar mais um pouco).

Ora sabemos que se Cabral Ferreira avançar, os coronéis do CG e o seu afilhado Nelson Soares, vão lá, como sabemos que o Nunes anda danadinho para voltar ao poder, bem estamos num impasse da treta, do mais do mesmo.

Vai daí, chamando os ditos pelos nomes, chega, todos à PEDRA e é marcado um jantar no Ferro de Engomar II, dia 28 às 19h30, sala reservada exclusivamente para Belenenses.

Cada um paga o seu, preço de ementa turística, praticado no estabelecimento (11 eur), ou ao molho que dará sensivelmente o mesmo com digestivos à parte ( por via das dúvidas, pagam à entrada e só falam os convidados para o efeito, tarefa controlada e a cargo do sr João Areias.

Na mesa principal, lugar de honra não estará ninguém, poderá eventualmente servir de palanque ou o que for decidido. Todos são iguais consócios e como é público no jantar os sócios podem estar presentes nessa qualidade, previamente estão convidados a intervir TODOS os habituais intervenientes nas AGs presentes.

Por uma questão de lotação da sala, será preferível reservar lugar para o sr João Areias, 936 436 857, uma vez que aparecer sem reserva poderá levar a que se jante fora da sala (tem mais do triplo dos lugares) e ter que ouvir o debate em pé.

Do jantar entre consócios poderá surgir o que os os convivas quiserem e fôr aceite.

E mais não digo.

Onde anda a nossa estrela?

*
A contas com um problema de saúde, não deu para fazer companhia ao Telmo na sua deslocação à Reboleira.
Um pressentimento negativo opunha-se a uma ânsia e crença na vitória.
Resolvi nem ver pela televisão, limitando-me a saber o resultado já pela noite dentro.
Veio-me à memória um "galináceo" que andava por aí nos blogues azuis a chatear com recados "joguem à bola...", bolas, como o compreendo...
Como não vi, fica o comentário do amigo Telmo Carvalho ao artigo abaixo, com sua licença:
" Começo por dizer que este ano não vou mais a qualquer jogo fora do restelo.
Por força das circunstâncias terei de continuar a deslocarme ao restelo, pelo menos até final da época, porque depois, bem, depois dependerá de quem vier a seguir.
Ontem, depois de beber uma imperial com o amigo Xandala, pus-me a milhas para a reboleira para ver o meu clube jogar futebol.
Ao chegar, deparei com a politica que chamo de estádio ás moscas pois, os adeptos do estrela eram uns 500 não mais, e outros tantos do belenenses e o preço excessivo dos ingressos 15€ e 20€ para um jogo que dá na TV, é para rir mas como lá estava lá paguei, maldita a hora...
Acrescento ainda que se nos queixamos do nosso estádio, valha-nos deus, aquele estádio é de brandar aos ceus.Depois, ao contrário do que esperava ver, um Belenenses com personalidade vi, exactamente o contrário um Estrela a jogar futebol e nós a correr atrás deles.
Não compreendo o que passou pela cabeça de JJ, ora se até estavamos a jogar menos mal, com os titulares do costume, porque foi ele alterar a equipa???? o homem teve uma paragem cerebral só pode!!!
Não jogamos nada e quando sofremos o golo porque não alterou logo os jogadores???? porque deixou passar 20 minutos para mexer na equipa???
Francamente não se percebe. Quando parece que estamos a encarrilhar logo alguém faz o favor de estragar tudo, ou um jogador com uma "fifia" ou um árbito manhoso ou, por fim, um treinador que se dá a experiencias estéreis com resultados nefastos para a equipa."
Xandala

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

O Natal já Chegou

Pelas mão do J. Jesus, o Natal já chegou. Primeiro foram as prendas para o Leiria e agora para o Amadora. A equipa parece que está em estágio para o jogo com o Porto e a fazer jogos treino. Como se já não bastassem as ausências forçadas de Costinha e Nivaldo, JJ decidiu "premiar" as boas exibições de Sandro Gaúcho, Dady e Eliseu nos últimos jogos, colocando-os no banco.

Parecia nitidamente que estava a rodar jogadores, com uma equipa muito pouco esclarecida e sem conseguir controlar o jogo.

Manoel e Fábio Januário acusaram uma nítida falta de ritmo e Ruben pareceu ter passado ao lado do jogo. Eliseu, pelo contrário, quando surgiu em campo, alterou por completo a dinâmica de jogo da equipa. Silas e José Pedro estiveram regulares e Alvim esteve sempre muito activo.

Parabéns à equipa do Estrela, que sem realizar um jogo deslubrante, foi mais esclarecida nos momentos chave e acabou por ter a estrelinha sorte.

domingo, 19 de novembro de 2006

O Lugar ao Andebol


O andebol é a modalidade em destaque na corrente semana. Entre todas as modalidades "importantes" é a única onde estamos em condições de ganhar o campeonato.

Para quem tem dificuldades em encontrar as classificações, aqui fica um resumo:

Andebol (10ª jornada)
- 3º lugar, com menos um jogo, a 3 pontos do 1º classificado (ABC);

Basket (6ª jornada)
- 4º lugar, com mais 3 derrotas que 1º classificado, o Ovarense;

Futsal (7ª jornada)
- 6º lugar, a 8 pontos do 1º classificado, o Sporting;

Futebol (10ª jornada)
- 10º lugar, a 14 pontos do 1º classificado, o Porto, mas com menos 2 jogos;

Com Pinta de Campeões



O título refere-se ao jogo de andebol que decorreu esta tarde entre o Belenenses e o ABC de Braga, equipa campeã e lider invicta do campeonato.
Ao intervalo o Belenenses vencia no Restelo o ABC, por 16-12, numa altura em que Humberto Gomes, guarda-redes azul era um dos jogadores em destaque. João Pinto destacou-se na marcação de golos, num jogo em que a eficácia de toda a equipa foi enorme.

Durante a 2ª parte a diferença mo marcador foi-se acentuando até 22-14, altura que o guarda-redes do ABC esteve grande destaque, evitando uma autêntica hecatombe para a sua equipa, efectuando inúmeras defesas.

Até final do jogo, o Pavilhão Acácio Rosa manteve-se ao rubro e com uma lotação de fazer inveja ao Estádio do Restelo.

O resultado final de 29-23 (6 golos de vantagem) é inteiramente merecido para uma equipa que começa já a mostrar pinta de campeã.

sábado, 18 de novembro de 2006

Que jornalistas?

*
Apesar de conhecer as práticas tendenciosas dos jornalistas desportivos, ditadas por uma clubite e pela subserviência a meia dúzia de arguídos em processos judiciais, tipo "apito dourado", nunca me passou pela cabeça que a desonestidade fosse ao ponto de falsear resultados e patentear essa vergonha.
O quadro acima é o resumo final do inquérito que o jornal Record se propôs para eleger os melhores desportistas portugueses de sempre. Pediu aos leitores a participação nesta iniciativa, até 17 de Novembro, escolhendo 10 nomes dos 90 apresentados.
Terminada a votação, eis que permite o falseamento dos resultados, publicitando-os, que mais dizer de um jornal que não respeita os seus leitores.
Trata-se de uma burla sem precedentes por profissionais que se querem isentos.
À consideração dos compradores do citado jornal.
Xandala

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Quantos são?

*

E as contas, essas contas que contam…?

Vasculhava nos meus papéis e procurava números, números que não tenho, mas números que dessem suporte a várias questões que me assolam e dou com as contas de 2005, aquelas que foram reprovadas, mas que foram dadas como aprovadas, porque ninguém se lembrou dos estatutos.

Queria eu saber quantos somos e quem somos, coisa simples e tão complicada.

Vim a descobrir que chamam flutuantes aos sócios que frequentam as piscinas, curioso, por este andar os das bancadas, são bancantes e os que vão às duas são bancantes flutuantes, fiquemo-nos pelos sócios.

Então dizia-se assim de 2005:

Contribuintes / Homens 6 043
Contribuintes / Senhoras 1 936
Menores 3 590
Reformados 446
Correspondentes 766
Estudantes 1 258
Atletas 4 071
Empresas 39
Total 18 149


Não esclarece a Direcção se à data do registo todos tinham ou quais não tinham as quotas em dia e qual o escalonamento dos atrasos.

Sabemos também que nas eleições de Abril constavam 7934 sócios com poderes de voto, dos quais 1718 dignaram-se comparecer, certo é que daqueles nem todos teriam as quotas em dia.

Para quando a renumeração e o nosso site oficial produzir uma listagem mensal da situação?
Xandala

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Pedro Martins e o Pinóquio


*


1- Um membro da distinta direcção é conhecido por Pinóquio, sabe quem?

Para inspiração, deixo a história do dito http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/histor37_2.html .


2- Matateu continua a dar cartas e já falta pouco.


3- Pedro Martins era figura pública, hoje no restelo, os habituais fregueses andavam com impressões do seu inquérito/sondagem e era discutida com fervor, até se viam fotocópias de fotocópias. Tinha pessoal que sem saber o que é um blog, levava a coisa à séria, como se fosse oficial...

E assim se vai pelo Belem.

Xandala


quarta-feira, 15 de novembro de 2006

ALELUIA - AG ordinária convocada

*
Aleluia!!!

Vozes ao alto, vozes ao alto, unidas como os dedos da mão...

Dedico este artigo ao sr. Pedro Patrão que me acordou de madrugada e teve a gentileza de perguntar, estavas a dormir?

Tem pessoas que convem saber em que parte do mundo vivem ou que meredianos respeitam, coisas que não vêm ao tema, mas são mais sérias que o próprio tema.
.
Vem isto a propósito de outro artigo já publicado e que se refere à AG Ordinária concerteza que terá lugar, salvo se os convocadores não fizerem chegar em tempo legal os documentos aos participantes e que se refere ao tão esperado Orçamento de 2007.
.
Reza assim a dita convocatória:
.
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
.
CONVOCATÓRIA
.
Nos termos conjugados dos Artigos 70º, 71º alínea c) e 76, nº1, alínea a) dos Estatutos do Clube, convoco a Assembleia Geral Ordinária a reunir no dia 30 de Novembro de 2006 (quinta-feira), pelas 20.30 horas, no Pavilhão Acácio Rosa, com a seguinte
ORDEM DE TRABALHOS
.
1 - Apresentação, discussão e votação de proposta da Direcção para efeitos do disposto no Artigo 101º, nº 1 a 3 dos Estatutos.
.
2 - Apresentação, discussão e votação do Orçamento das Receitas e Despesas para o exercício do ano de 2007, nos termos conjugados dos Artigos 25º, nº1 e 83º alínea r) dos Estatutos.
.
De acordo com o estipulado no Artigo 73º dos Estatutos, se a Assembleia Geral não puder iniciar-se à hora marcada, por falta de número legal de Sócios, realizar-se-á meia hora depois com qualquer número de Sócios.
.
Lisboa, 13 de Novembro de 2006
.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
.
António Machado Rodrigues

Pares Nunes-10ª jornada

*
Voltou o campeonato e com ele o passatempo, que fique bem claro que não estamos a chamar o Nunes, o dito que fique sossegado, mas também pode participar, claro, (vida mia se ainda tenho que dar a medalha de ouro ao Nunes e logo eu que fiz discurso contra a medalha em AG).
Comentários à parte, venham os palpites e dentro das NORMAS, isto é recado para quem não conhece as regras...
Vamos a eles que até os comemos...


Nota: O jogo realiza-se dia 20 2ª feira.


Xandala

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Vem ao Restelo- Resultados




Durante sensívelmente 15 dias esteve publicado um inquérito em que se questionava os visitantes deste blog sobre quais as razões que levavam os adeptos a não assistir ao vivo e em directo aos jogos da equipa de futebol.

"Vem daí ver o Belenenses", parece dizer o gorila.

Este inquérito era tão mais interessante na medida em que o actual presidente do Belenenses, no início do seu mandato elegeu como uma das prioridade a assistência no Restelo. Para tal pode-se consultar: http://dn.sapo.pt/2005/04/09/desporto/crescimento_e_inovacao_clube_para_ve.html e reparar por exemplo na seguinte frase:"tentar fidelizar os sócios, quer através de campanhas que facilitem a vinda ao estádio quer em termos financeiros."

Cabral Ferreira bateu no ponto chave, tal como a maioria dos nossos visitantes. O grande problema do Belenenses é de imagem. O clube deveria saber passar uma mensagem de amor clubístico que catequisasse os adeptos e lhes conquistasse o coração. É preciso que o presidente saiba comunicar, ou se rodeia das pessoas certas para o fazer e tenha a coragem necessária de fazer os investimentos requeridos à promoção da imagem do clube. É preciso investir em imagem de uma forma continuada para se conseguir angariar sócios, mas também avaliar o impacto em paralelo para se fazerem as devidas adaptações para que a mensagem se mantenha actual e publicitada nos locais certos.

Outros factores importantes para que o público ande arredio, são por ordem decrescente;
- equipa fraca e com falta de nomes sonantes;
- horários e dias dos jogos mal escolhidos;
- forma de jogar pouco apelativa;
- forma de mostrar desacordo com a direcção.

Olhando para os 2 factores mais importantes, uma ilacção pode-se facilmente tirar: qualquer contratação ou renovação deve ser amplamente publicitada, de forma a disfarçar as lacunas da equipa.

As outras questões já foram amplamente abordadas na crónicas relacionadas com este tema.


Resultado

Vai em frente Matateu

*

Baixo relevo de Matateu, roubado algures...



E os verdadeiros adeptos das diversas modalidades desportivas não têm escondido as suas preferências ao jornal desportivo Record, apenas falta saber se o povo é soberano ou se uma meia dúzia de jornalistas tendenciosos vão modificar o sentido de voto de dezenas de milhar de adeptos e leitores pagantes do citado jornal.

Xandala


O Zé as pilas e a AG

*
O Zé é irmão, gosta de ginástica, mas está gordo que nem um texugo, as piscinas têm que ter pé, porque senão, são como as uvas, estão verdes... vai daí foi ao Restelo ver as piscinas, fotografou e enviou por e-mail, a piscina grande é só para pessoal de pila azul... Seja, está demonstrado!
.
A ave rara, também conhecida por barbosa o anti-paraquedista, estava hoje no Vilas com apoiantes, lindo de ver, chegou o Rui Almeida, o homem a quem o patrão do outro convidou para alinhar e sentou-se na mesa ao lado, bonito não tivesse a mesa já cheia. Afilhados do Nunes ou protegidos.
.
A AG continua por convocar, se bem que voz amiga de outro Patrão e este com propriedade, fez chegar até nós. Sabemos então que está marcada para Quinta-Feira 30 de Novembro e que antecede um feriado.
.
É óptimo, bem escolhido, excelente defesa, vamos ver bem quem está no belem.
.
Reflectia eu a caminho do Restelo nas palavras do verdadeiro Patrão, sobre quantos menos souberem da AG melhor, tal como o meu conceitos e pensamentos atríbuidos aos ditos orgãos; Que chatice, lá temos que ir perder uma noite e ouvir os dislates do Rui Almeida, do Elísio Gouveia, do Gouveia da Veiga, do Pedro Patrão, do João Pela, do Mendes Palitos e mais dois ou três, para quê? Nós é que fomos eleitos democraticamente e somos os donos da coisa, porque é que temos que ouvir estes bacanos que não têm que fazer? Contas? Isso é connosco não temos de dar contas a ninguém... Orçamentos? É pá põe aí que vamos gastar umas coroas, não sabemos bem quanto... é o que for preciso para que tudo nos corra bem.
.
Pois é chatice, sabemos que estão-se nas tintas para os estatutos e regulamentos, mas os "gajos" que lhe deram legitimidade a prazo, têm toda a legítimidade para os por na rua e na hora... (mais hora ou menos hora).
.
Já se falou na possibilidade da apesentação de um orçamento alternativo, tal como se falou em impugnação, como em outras teses mirambolantes.
.
Até já escrevi sobre as hipóteses e estratégias para esta AG que mantenho, que fazer?
.
Não depende de um ou dois sócios, depende dos que lá estiverem e só desses, resumindo, os que lá estiverem têm o poder na mão e já demonstrámos do que somos capazes.
.
Que estejam unidos, conscientes da sua força e queiram um projecto forte para o Belenenses é isso que espero e nesta AG, mais que nunca, o poder não cairá na rua e espero bem que reponha o Belenenses no seu devido lugar.
.
Para esta geração é o agora ou nunca e digo-o com convicção, porque em breve não terão a mesma vitalidade nem o espírito de coesão em torno de um ideal.
.
Preparem-se para ir dali para as Docas, 24 de Julho, para a night ou para a cama, porque depois é feriado, mas vamos dar a conveniente lição ao sistema.
.
À partida o orçamento está chumbado, perfilem-se soluções, estabeleçam-se acordos, formulem-se intenções porque no dia 1 é dia da Restauração.
.
Recordo o hino da restauração:
.
"Celebremos portugueses o hino da redenção, em que valentes guerreiros nos deram livre nação, a fé dos campos de Ourique, coragem deu e valor, aos famosos de quarenta que lutaram com ardor..."
.
Que seja a RESTAURAÇÃO do Belenenses.
.
Belém, mais além.

Xandala

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Matateu e o Top

* Travassos e Matateu na Selecção Nacional

O futebolista Matateu, glória máxima do Belenenses, é o actual líder da eleição que o Record Internet está a efectuar no sentido de encontrar os 10 melhores desportistas portugueses de todos os tempos.
Depois de Eusébio e Figo terem dominado os primeiros dias da votação - iniciativa integrada nas comemorações do 57º aniversário do nosso jornal -, o moçambicano que marcou 217 golos durante os 291 jogos que realizou no Campeonato Nacional "saltou" para a liderança.
Natural de Maputo, onde nasceu a 26 de Julho de 1927, Matateu praticou futebol até aos 50(!) anos de idade, terminando a carreira no Canadá, país onde faleceu a 27 de Janeiro de 2000.
Ao serviço da Selecção Nacional, o irmão do também conhecido Vicente Lucas actuou 27 vezes, tendo apontado 13 golos.
Até ao momento já mais de 17 mil leitores responderam afirmativamente ao nosso apelo no sentido de contribuirem para esta histórica eleição.
Os lugares de honra pertencem, por agora, aos seguintes atletas: Matateu, Joaquim Agostinho, Eusébio, Carlos Lopes, Luís Figo, Rosa Mota, Livramento, Paulo Futre, Fernanda Ribeiro e Coluna.
In Record on line de 13/11/2006

Nadica de nada

*
Até dá dó, quase tudo parado no Restelo.
A célebre AG ordinária que deveria ser marcada até sexta-feira, o mais tardar na segunda, nada, o Vilas fechado e no Restelo nem vivalma.
Novidades, o balão da piscina média finalmente montado, um cheiro a impermeável sobrepõem-se ao cloro e o barulho da barba do presidente Cabral Ferreira, denota que vai tornar-se mais respeitável e integrar o grupo dos barbudos.
Reina a paz podre no Restelo, como que anunciando um esgrimar a breve trecho.
Ao fundo no meio do silêncio o cacilheiro desliza no Tejo, como que a dizer, não o tempo não parou.
Os sites e blogues disfarçam mal a interrupção do campeonato e distraiem-se com os votos no Matateu, para melhor desportista do século, que já momentaneamente ultrapassou Eusébio. Do que esta gente é capaz...
Tudo quieto ou nem tanto?

domingo, 12 de novembro de 2006

O nosso caminho

*
Antes de mais um agradecimento aos que se juntaram na comemoração das 10 000 visitas, obrigado pelo incentivo e pela vossa presença.
Aproveito este espaço de agradecimento para tecer algumas considerações sobre uma questão pertinente do consócio Dinis e que se refere ao escasso número de comentários no blog.
Parcialmente, Pedro Martins já terá dado uma resposta, se bem que a meu ver incompleta.
Penso com alguma segurança que a falta de visitantes e ausência de comentários de deve antes do mais a uma bitola fidedigna, creio que a comparação é feita com referência ao CAS e ao CF belenenses, porventura ao Blog do Belenenses, se bem que este também não tenha tantos comentários assim.
Separando duas questões, as visitas dos comentários, direi que quanto às visitas, elas devem-se ao público alvo, mais futeboleiro (sem conotações) e popular que estão associadas a uma antiguidade de vários núcleos de belenenses que se conheçem há muito.
Já no que se refere a comentários, a minha discordância é total, aqui a única bitola aceitável seria o Blog do Belenenses e este se comparar-mos o rácio visitas/comentários, facilmente concluiriamos que estamos à frente. O Blog do Belenenses têm uma popularidade muito superior e o nível de visitas decerto será pelo menos 10 vezes superior ao nosso, logo, seria preciso ter 10 vezes mais comentários que nós e não as têm.
Aqui justifica-se a comparação, porque no caso do CAS e do CF Belenenses não pode ser feita essa comparação porque os comentários deles refletem também a função "chat" e não são simples comentários aos artigos, o que não se verifica com este blog e o do Belenenses que o temos separado.
Independentemente deste critério e baseado no citado rácio, andamos equiparados com os restantes da blogosfera azul e na linha de cima, apesar de a maioria e salvo os citados, não terem uma publicação regular diária.
A análise até poderia ser feita comparativamente com outros clubes, mas seria injusto porque a nossa blogosfera é a melhor.
Enfim, faz-se o que se pode, mas não creio que sejam poucos face ao número de visitas e em boa verdade nem os incentivo, para evitar aborrecimentos como os que já aconteceram. Na verdade já tiveram para ser encerrados em definitivo.
Mais uma vez obrigado a todos.

Xandala

Crónica de um Estádio Abandonado- Parte III



Dando sequência às crónicas iniciadas relativamente à busca dos motivos que estão por detrás da não ida dos adeptos ao Restelo, aproveito para trazer mais algumas idéias que consegui encontrar, não só na net como em emails recebidos.

Começo com um extracto de um email do Xandala, que não concordou muito com as opções escolhidas para o inquérito em curso:
Imagina tu que eu deixei de frequentar jogos, tal como muitos sócios por outras razões, por ex. não conseguir ver metade do jogo na bancada dos sócios, apanhar chuva e vento, quando havia lugares vagos em número exagerado, chegar à conclusão que os melhores lugares na bancada dos sócios tinham borlistas e para finalizar, concluir que metade do estádio melhor sentado estava lá de borla.” Seguiu-se uma série de considerações face à política de convites (ou à inexistência dela). No fundo o que o meu amigo queria dizer é que os sócios normais têm muito más condições no estádio e que por isso e por uma má política de convites do clube, decidiram deixar de ir ao estádio.

Penso que estes dois aspectos estiveram incluídos no inquérito nas opções “O estadio é pouco confortável” e “É uma forma de mostrar o desacordo com a direcção. A primeira das opções aparece pouco votada e a segunda tem um número significativo de votos, o que quer dizer (por exemplo) que os sócios normais deveriam ser ouvidos relativamente à política de convites. Quanto a mim, acho que se devia rever a situação em que quando houver muitos lugares vazios na zona dos cativos, permitir a entrada de sócios normais para essas zonas ou então para a zona idêntica do outro lado do estádio.

Outro sócio (Pedro Patrão) com muita participação na última AG publicou no blog do cfBelenenses (e depois também no terceiroanel) algumas propostas relacionadas com associados, quotas, cativos e que em alguns pontos procurava formas de obter um melhor ocupação do Estádio do Restelo. Dizia ele que existem muitos sócios com lugares cativos e que não vão ao estádio. O seu objectivo, diz, seria o de ajudar o clube. Propõe algumas alterações a essa situação, tais como o lugar cativo passar a ser de época desportiva e não de ano civil, caminhando progressivamente para os bilhetes de época. Referiu ainda ajustes no custo dos lugares, resultando benefícios económicos para os sócios.

Para os sócios em geral fez as seguintes considerações, que considero bastante interessantes: “Actualmente por jogo pagam 12,5€ (n.d.r; inclui as quotas). Se quisessem pagariam 50€ por um bilhete de época, o que dá 3€ por bilhete por jogo. Neste caso, se comprassem o bilhete de época passariam a pagar 9,44€ por jogo. Sendo nitidamente os sócios de poder económico mais baixo, deverá ser-lhes dada também a oportunidade de comprar os bilhetes jogo a jogo, ou seja comprariam cada bilhete individualmente a 4€ cada. Caso os comprassem um a um, e os comprassem todos, passariam a pagar 10,5€.

Também seria interessante, por forma a cativar as famílias, oferecer um desconto «Pack Família» de 10% sobre o preço total, quando 2 ou mais familiares directos comprem os seus bilhetes de época.”.

Pedro Patrão considera que devia ser enviado um questionário a cada sócio do Belenenses, com um envelope RSF, por forma a saber porque é que cada um é sócio, se vai ao futebol, se sim, porquê, se vão a todos, ou se há algum dia que por qualquer motivo não vão, se não, porquê, e quais os factores mais impeditivos, etc. No fundo, traçar melhor o perfil do sócio do Belenenses, do sócio do futebol, para assim melhor adequar a oferta de produtos e serviços a esse perfil.

Outro sócio muito conhecido, Dinis, comentou recentemente neste blog este assunto e indicou que “quando o Belenenses tinha equipas mais competitivas e os jogos se realizavam às 15 horas de Domingo, o Restelo tinha média de assistências na ordem das 10 mil pessoas. Os Belenenses de Lisboa marcavam presença e havia sempre em todos os jogos Belenenses vindos dos nucleos pelo menos aqueles de mais perto”. Segundo ele a promoção do próprio clube na sociedade tem que passar por uma equipa competitiva e ganhadora. ”.

Ainda por aqui, um sócio não identificado, referiu que é necessário uma política adequada de imagem e comunicação: “Promove-se, passando paixão pelo clube. Agora será que os dirigentes dos últimos anos, na sua maioria, gostam mesmo assim muito do clube? Eu acho que é poucochinho, morno-frio. E por isso o seu discurso não chama ninguém, pelo contrário, só repele.”. É essencial que o Belenenses tenha bons comunicadores, pessoas sedutoras que se saibam apresentar na comunicação social e transmitir uma mensagem de paixão e amor clubístico e simultanemante cativar o próximo. A fidelização faz-se da paixão, por motivos subjectivos e um pouco ligados a aspectos religiosos. É por esse motivo que o estádio da Luz é também chamado a Catedral? Porque não promover o Estádio do Restelo como a nova catedral de Lisboa?

Recentemente no blog do CFBelenenses, na secção de comentários de um artigo relacionado com a saída do Braga de Carlos Carvalhal, este tema foi abordado. É verdade, o assunto não tinha nada a ver e nessa troca de opiniões intervieram curiosamente os editores de um outro blog: o Canto Azul ao Sul. Segue-se um resumo do que de melhor foi dito nesta matéria. Saliento a procura de soluções nesta espécie de “brainstorming” e não apenas das causas.

Jorge Oliveira começa com uma opinião muito curiosa: “deveria ser competência da liga definir as politicas para atrair os adeptos aos estádios, com respectivos divdendos para os clubes.”, indicando da parte deste entidade “não haver respeito pelas regras da concorrência”.
Reforça a idéia de que “Transmissões televisivas com bancadas vazias é deprimente, degradante para o próprio futebol”. Aqui, lembro-me mais uma vez da idéia de passar as câmaras de TV para o lado oposto do estádio. Faz também um apelo muito bonito para incentivar os adeptos a irem ao estádio:
“Porque futebol é no estádio,
A cor, a emoção, a alegria e a paixão é no estádio.”
Fala ainda no excesso de futebol na TV, situação já abordada em crónicas anteriores. Tenta uma abordagem às políticas de fidelização possíveis, mas acaba apenas por constatar que apenas os “3 grandes” conseguem fidelizar adeptos, não apresentando soluções para o problema. No fundo o tema em apreço era outro.

Jorge Braz começa por indicar que no “ano passado nós recebemos 1,6 milhoes de euros por 14 jogos em casa, concluindo que é à conta desse dinheiro que andámos a ter jogos às segunda e sextas-feiras”. Aproveitei aqui para fazer algumas contas . Se cada espectador pagasse 5€, seria necessário termos sempre 20.000 adeptos no estádio para chegarmos a esses valores.

Continua apresentando uma proposta concreta e muito interessante: negociávamos todo esse bolo para apenas os jogos com os 3 grandes, exigindo que não só esses como os restantes fossem sempre disputados ao fim-de-semana. Não sei se o Jorge Braz leu o contrato assinado entre a Olivedesportos e a Liga, para verificar se tal é possível, mas fica a proposta, fazendo-me um pouco lembrar as reivindicações do Vale e Azevedo nessa matéria.

Henrique Amaral foca a questão da escolha dos dias e das horas, concordando com a renegociação dos preços dos jogos com os “três” e toca na questão da política de convites que tem que ser alterada.

Miguel Amaral concorda também que os horários deviam ser outros: “ (sabado das 14 horas às 19horas)e domingo no mesmo horario.”
Tem uma opinião curiosa quanto à transmissão genérica de jogos na TV: “Devia haver sobreposição de transmissões e/ou terem inicio imediatamente a seguir uns aos outros.” Penso que se está a referir à SportTV1 e SportTV2, pois os outros canais nem sempre têm direito a transmitir o que quer que seja.

Remata indicando que o que está mal, no nosso clube é esta politica de não fidelização das pessoas, a falta de comodidade, a não existencia de bons espectaculos.”

Introduz a seguinte máxima: ”Um adepto de futebol que viva perto seu estádio, tem obrigação de ir ao estádio.”

Penso que com estes comentários, qual deles o mais interessante, estamos em cõndições de fechar o inquérito e passar à sua análise, o de deverá ocorrer dentre de um ou 2 dias.

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

10 000 Visitas - 21 000 páginas acedidas

*
Quando a 31 de Agosto de 2006 assinalámos 2 000 visitas ao fim de em 18 dias, este mundo bloguista parecia estranho, os tubarões engoliam a informação e falavam mais alto.

Nascemos a meio do caso “Mateus” e fomos “obrigados” a trabalhar bem cedo, subimos a uma plataforma que não é a nossa, que fazer?

Dá um certo gozo indesmentível quando a nossa notícia é dias vendida dias depois pela imprensa e a nossa análise ecoar pelo mundo fora, mas a que preço?

Rondar os 70 a 80 artigos por mês, foi obra que tenderá a cair, porque não temos leitores para tanto e a equipa reduziu, pena mas é a realidade.

Neste caso trata-se de bom senso, os eventuais artistas querem divulgar e atingir o maior número de leitores como contrapartida do seu trabalho gratuito, ora se não atingem limites mínimos, de nada serve, salvo para cói da imprensa oficial onde se abastece e tem pistas para os seus trabalhos. Fraca recompensa.

O blog tem por principal intuito discutir soluções para o futuro do belenenses, neste desígnio não encontrou um eco à altura, mas nos aspectos laterais da vida do belenenses tem sido bem sucedido, valha-nos isso.

Que fazer no futuro?

É prematuro definir metas e objectivos, a qualquer momento pode acontecer que valores maiores se levantem e a suspenção seja determinada, como pode o belenenses mudar de rumo e deixarmos de fazer sentido, qual homem da relva comprar o clube.

Pelo menos até Abril de 2007 deveremos andar por aqui, depois depende de tudo ou nada, veremos.
Um agradecimento especial ao Pedro Martins que tem manifestado uma dedicação inexcedível.
Uma nota particular ao Blue que nos acompanhou num período longo.
Uma referência especial às meninas que connosco colaboram, Filipa e Speedy, façam o favor de colaborar mais um bocadito.

Para já ficam os números:
Publicação do Blog 25/6/2006
Introdução de imagem 22/7/2006
Introdução do sitemeter 13/8/2006
Total de visitas (desde 13/8) 10 000
Total de Page views (desde13/8) 21 000
Mais uma vez obrigado,
Xandala