terça-feira, 24 de outubro de 2006

A defesa

*
Para quem não sabe, esta coisa dos blog acarreta trabalho significativo, exige uma organização mais ou menos decente, confiança e disponibilidade.

Um blog com mais de 20 artigos ou posts por mês pode-se considerar diário e é uma máquina infernal, manter e fazer evoluir tecnicamente o layout, atender as queixas, responder a comentários, produzir informação e controlar a imagem é obra.

Lançamos 60 a 70 artigos por mês, este mês vamos nos 54, pouco importa mais um ou menos um, a página inicial não tem tempo de envelhecer, mas valerá o esforço?

Independentemente da análise que vamos fazendo, guardamos um balanço para as 10 000 páginas, nessa altura retirar-se-ão conclusões e corrigiremos alguns desvios.

Vem isto a propósito de conflitos e desentendimentos na engrenagem de suporte do blog, errar é humano e quando se quer fazer bem, por vezes as coisas correm mal, só acontece a quem faz.

Aqui aplica-se a célebre lei de Murphy, “se algo pode correr mal, sairá mal.” E não estamos a falar de Cabral Ferreira, mas aqui do blog.

Criámos um sistema interno de comunicação com vídeo-conferência, baseado no MSN, o qual está associado a um e-mail, por aqui passam os textos para os designers que publicam com a minha chancela. Acontece com muitos dos meus e com novos membros que não têm um perfil, quando o têm a imagem é-lhes remetida, isto porque os nossos artigos usam normalmente a foto ou a imagem. Um luxo a que nos podemos dar.

O tal e-mail de serviço a que apenas alguns membros têm acesso, tem também o nosso concorrente e Webmaster do Blog do Belenenses, Luciano Rodrigues, porquê? Porque fizeram parte dos colaboradores no nosso código e ficou como um contacto previlegiado.

Ora o nosso amigo Luciano entendeu por motivos que não vou adiantar, enviar um e-mail para todos os Webmasters dos blogs do belenenses diários, também e porque o assunto lhe dizia respeito, ao Telmo Carvalho, usando no nosso caso o canal previlegiado, mas deixando visível a todos, o que não tem mal nenhum o relacionamento entre Webmasters.

Neste contexto, também porque o Telmo Carvalho tinha recebido um convite para colaborador e consta do dashboard, aconteceu que se enganou e remeteu o artigo “De cara levantada” para publicação para os nossos designs pelo tal e-mail, porém dirigido a Luciano a que o designer não ligou, já tinha visto o nome dias antes e o que lhe chega nunca lhe é dirigido. Resultado, telefonou-me disse-me que tinha recebido um artigo do Telmo sobre o jogo e perguntou se era para pôr a imagem, Acedi e autorizei implicitamente a publicação.

Como o Telmo anda às tricas com o Blue, passou-me na altura pela cabeça que seria uma resposta.

Resultado, um artigo publicado num blog ao qual não era destinado, o autor fulo pelo abuso, provavelmente o amigo Luciano também, por cá tudo chateado.

Para além da ínfima probabilidade de poder acontecer, por todos os filtros colocados e contactos tidos, apenas uma explicação da nossa parte, Murphy!

Quem mandou usar o e-mail de serviço interno? Telmo tem 3 e-mails de contacto, (da empresa, do blog e o pessoal, pois havia de acertar no 4º que ninguém lhe deu, terá sido para testar o sistema? Pois bem falhou, mas não volta a falhar, prefiro que os textos passem a ser publicados sem imagem e notícias atrasadas que a ter situações destas.

Pelas culpas imputadas, as minhas desculpas.

Xandala

Sem comentários:

Enviar um comentário