quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Estatutos perdidos

*
No meio de ditaturas de coronés, majores e altos condecorados, de vez enquanto alguém se lembra de dizer que os Estatutos não o permitem.
Serve a verborreia para defender as teses mais absurdas e interesses mais obscuros de personagens que se dizem Belenenses, mas que em boa verdade, querem lá saber do belenenses, interessa a medalha, o título e as mordomias, como se o Belenenses fosse o santinho que compraram e guardam em casa religiosamente, dizendo e mostrando aos amigos "olha está aqui, é meu!".
Inventaram o Conselho Geral (CG) que apenas serve de força de bloqueio, manda bocas de terceira categoria e intromete-se na vida do clube nos momentos mais inoportunos.
Que dizer, desconhece o CG que não devia ser uma força de bloqueio, muito menos um molho de velhos amigos e inimigos, mais inimigos que amigos que se entretem a escolher próximos candidatos e a condicionar Direcções. Não conhece e está-se nas tintas para os Estatutos.
Outro orgão que por sinal é o mais alto do clube, a mesa e a presidência da Assembleia Geral, nem quer saber dos Estatutos, ao ponto de aprovar contas chumbadas pela Assembleia ao arrepio das regras e a dar como aprovados Orçamentos rectificativos OR e a dar de seguida, após encerrados os trabalhos, como chumbados. Mas tão só porque ainda há sócios que os conhecem e respeitam.
Não respeita os Estatutos o Conselho Fiscal e de Disciplina, quando mente nos pareceres, não actua disciplinarmente em casos como o do Vice-presidente Ruas ou as infracções da Direcção nos mais diversos pontos, ignorando os Estatutos e tornando-se co-responsável.
A Direcção faz dos Estatutos letra morta, não cumpre o programa a que se propôs, infringe em quase toda a linha as suas obrigações, impede os sócios de exercer o seu direito de avaliar o seu trabalho. Não responde a reclamações e não cumpre com as obrigações estatutárias.
Afinal para que servem os Estatutos?
Bom tirando para serem vendidos a 7,5 euros aos sócios em dia de AG (a maior vergonha) nem ao menos são em papel solúvel para poderem desenrascar em situações apertadas.
Como tive oportunidade de dizer em sede de AG, com esta política o Belenenses acaba em 10 anos. Cabral Ferreira, continua que estás a conseguir e a tua obra talvez acabe antes do prazo.
Xandala

4 comentários:

  1. Telmo,

    Já sei, ficas bem disposto, mas são os meus olhos.

    ResponderEliminar
  2. Xandala,

    Desculpa lá se te disser que não entendi muito bem o porquê deste post me ser dedicado, mas enfim...
    Queres dizer com isso que me estou a borrifar nos estatutos? ou queres isso sim, dizer que temos de os alterar urgentemente?

    Sabes bem qual é a minha opinião que só por sinal é muito próxima da tua e de mais uns milhares de sócios.

    ResponderEliminar
  3. A dedicatória refere-se ao facto de gostares e ficares bem disposto com a abordagem dos temas.

    ResponderEliminar
  4. Também não precisas de te borrifar nos os estatutos, os orgãos sociais representam-nos muito bem nesse capítulo.

    No outro dia, li por aí que certo blogista ou frequentador não conhecia os estatutos. Creio que não vem grande mal ao mundo, agora os orgãos não os conhecerem á dose.

    ResponderEliminar