quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Quem não queria ver na direcção do Belenenses?

Com o título “Qual o pior?” foi lançado no dia 8 de Outubro e por um período de 8 dias, um inquérito neste blog em que se procurava identificar de um conjunto de 6 personalidades, qual a que menos se queria que estivesse presente na direcção do Belenenses. A pergunta foi feita na negativa e o conjunto de individualidades era algo fora de normal, pois misturava pessoas desconhecidas com outras perfeitamente identificadas com a organização do clube. Houve 99 respostas, sendo que 15% não conseguiu seleccionar ninguém.






A maior dificuldade estava, quanto a mim na escolha de apenas um nome, pelo que havia que pensar um pouco para seleccionar o que fosse mesmo o pior, ou o menos melhor, para ser mais simpático.

Antes de mais gostaria de dizer que não sou um especialista na análise de inquéritos e me parece perfeitamente complicado encontrar uma leitura imparcial.

De um ponto de vista objectivo, Cabral Ferreira perdeu este inquérito, com um total de 21%, sendo que o Luciano Rodrigues acabou quase empatado, averbando 20% das intenções. Mendes Palito surge a seguir com 17% e Sequeira Nunes consegue a melhor votação de entre as personalidades mais relevantes no panorama belenenses com apenas 13%. Das personalidades menos conhecidas, João Pela teve uns simpáticos 9% e a nossa amiga e companheira de blog, Speedy 4%.

De um ponto de vista mais subjectivo, arriscaria a seguinte leitura. Este inquérito teve duas fases distintas: uma primeira fase (3 a 4 dias) para análise de forças em confronto e uma 2ª para defesa de causas. Na 1ª fase Cabral Ferreira surgiu destacado em primeiro lugar, mas seguido muito de perto por Luciano Rodrigues, Mendes Palito e Sequeira Nunes, apesar do nº absoluto de votos ser então baixo. Numa 2ª fase, notou-se que os defensores de Cabral Ferreira aparentemente escolheram o Luciano Rodrigues (estava em 2º) para efectuar a defesa do seu homem forte, pois caso contrário estariam a dispersar os votos.

Individualmente:
- Cabral Ferreira ganhou e perdeu este inquérito. Perdeu porque objectivamente teve mais votos negativos que qualquer um dos restantes. Ganhou, porque sendo o alvo a abater e numa altura muitissimo má em que não conseguiu apresentar resultados desportivos nem financeiros animadores, só obteve 21% de votos contra;
- Luciano perdeu (desculpa lá) porque teve uma votação fraca, estando quase ao nível do Cabral Ferreira. Creio que foi penalizado pela aparente inexperiência, excessiva exposição nos últimos tempos (fruto também do blog que “dirige”) e por uma eventual concentração de votos “pro-Cabral”). No entanto, como é muito novo, ainda muito poderá acontecer. Será que já vai metendo medo a alguém?
- Mendes Palito ficou-se nas “meias tintas” porque não acabou por retirar dividendos dos ventos favoráveis. Ficou pior que o Sequeira Nunes e apesar de ganhar a CF, a diferença foi pouca face a aos últimos acontecimentos. Direi que ficou a meio da tabela, mas ainda não dá para ir à UEFA;
- Sequeira Nunes acabou por ser (para mim) o vencedor deste inquérito, pois objectivamente de todos os nomes mais conhecidos foi o que reuniu menos antipatias. Pode também ter beneficiado por uma concentração de votos no Luciano para se efectuar a defesa do CF;
- João Pela é um caso a considerar. A sua exposição tem sido pequena, o nome não é sonante, mas no entanto parece gozar de alguma credibilidade e simpatia. No entanto é ainda de outro campeonato e não se podem tirar grandes conclusões;
- A Speedy é a nossa colega de blog, simpática, enérgica e acima de tudo mulher. A sua votação revela uma enorme simpatia pela sua imagem, mas também poderá revelar alguma indiferença, face a alguns dos nomes envolvidos. Tanto ela como o João e o Luciano me parecem hoje de outro campeonato. Mando-lhe já aqui um beijinho e os meus parabéns.


Em relação aos factores para a escolha do presidente (o 2º inquérito a correr), individualmente ganhou “o projecto” com 34% dos votos, seguido da capacidade com 28%. No entanto se dividirmos as votações em termos de idéias e pessoas, os resultados são os seguintes:
- programa+projecto: 42%
- pessoa+capacidade+equipa: 48%

Ou seja, apesar de a votação do item equipa ser de apenas 11%, os factores inerentes são de 48%.

Uma boa direcção deverá apresentar um bom projecto (33%), ser encabeçado por uma pessoa muito capaz (28%), mas acima de tudo formar uma equipa sólida.




Concerteza que muitas outras leituras se podem tirar destes dados. Eu sinto-me à vontade pois não conheço pessoalmente qualquer dos interveniente nem nunca votei nalgum deles. Boa sorte a todos e Viva o Belenenses.

2 comentários: