domingo, 22 de outubro de 2006

Rascunho de projecto


Os Belenenses que chegaram até nós estão gastos, velhos, antiquados e estão em falência técnica.

Não há dinheiro para nada, mas quando houve derreteu-se, existem vícios, “quintinhas”, interesses instalados e uma resistência à mudança que é sufocante. Continuamos com meia dúzia de velhos no meio do pântano levantando cada um, uma dúzia de votos, e que não conseguem ver que o seu belenenses já não existe, apenas as cinzas, vão e vão afundando-se e quando já não se vê a cabeça, ainda se vê a mão que segura a dúzia de votos.

E a direcção não ganha dinheiro, gritam uns; Eu sou o 598 grita outro, como se existisse um belenensómetro que medisse o ser Belenenses, o ser mais Belenenses.

Será isto ser Belenenses? Um amor filial que é capaz de abafar o seu próprio filho por tanto gostar dele? Antes morto que nas mãos de uns “gajos” que se vêm para aqui encher, será isto? Ouve-se e ouve-se mais, como se o Belenenses fosse um valor incalculável que o é, mas de que serve um diamante no fundo do mar ou uma obra prima a degradar-se num armazém carunchoso.

Que não se dão contributos, em boa verdade não se deviam dar, porque essas coisas também se compram, é um chavão para quem tem um deserto de ideias e apenas vê o resultado do último jogo.

Vou propor apenas um projecto, não vou falar em concreto, nem em centro de estágios, imobiliário aqui nunca me ouviriam, nem outras questões que devem suportar uma campanha, porque não se trata disso, também por esse facto não vou abordar números, nem futebol, nem modalidades e vou ignorar os estatutos que toda a gente já ignora.
Com a transferência do futebol para a SAD, o que resta? Pagar à Sad para fazer uma gestão amadora? Neste capítulo, vou omitir a SAD até porque entendo que o futebol devia voltar ao seio do clube.


Projecto de conversão dos Belenenses – Proposta aos Belenenses


Dos orgãos

- Reformulação dos órgãos sociais do clube.
- Estrutura dirigente profissionalizada nos sectores cruciais.
- Reorganização de base dos diversos departamentos
- Reformulação do conceito de sócio

Da política

- Racionalizar a despesa e escaloná-la ao longo do período a que se reporta o orçamento, garantindo:
- - Dotar as instalações de condições mínimas, a curto prazo e a médio, criando novos edifícios de acordo com as necessidades da actividade do clube.
- - Utilizar conceitos transversais na racionalização dos meios humanos, técnicos e equipamentos.

- Utilizar critérios minimalistas na apreciação da receita e procurar melhorar por todos os meios a obtenção de novas fontes, recorrendo a:
- - Modernização das concessões e aumento do parque.
- - Campanha de novos sócios e fidelização dos existentes.
- - Criação e Incremento da marca Belenenses e exploração de direitos.
- - Divulgar e utilizar todos os meios as actividades do clube, com enfoque na Internet.
- - Reformulação nos critérios de relacionamento com os sócios, quer nos serviços prestados, quer no de cobranças, bem como um serviço de resposta imediata das reclamações e sugestões (nunca superior a 72h).
- - Implementação da certificação de Qualidade nos serviços.
- - Revisão dos conceitos da política de sócios em especial os praticantes e os atletas, bem como da reformulação dos vários conceitos de sócio, suas obrigações, direitos e deveres.


Da acção

- Criar um organigrama hierarquizado em modelo empresarial
- Efectuar o planeamento sectorial das actividades, subordinado a orçamento rígido onde a despesa tem que estar coberta pelas receitas, como condição indispensável ao funcionamento.
- Proceder ao acompanhamento sistemático das actividades desportivas do clube por parte dos dirigentes, com relatórios diários, semanais ou mensais conforme se justifique e manter um controlo efectivo dos praticantes e o acompanhamento do seu grau de satisfação.
- Controlar e manter em fluxo constante a informação do clube e fazê-la chegar aos destinatários em tempo real.
- Planear as épocas com a antecedência justificada, de modo a que antes que termine uma dada época a seguinte esteja pronta a avançar.


Está na mesa, para ser discutido, aperfeiçoado e se quiserem esclarecimentos, peçam-nos.

Xandala

Sem comentários:

Enviar um comentário