quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Gente honesta e competente de certeza

*
Recordando o jornal do Belenenses de Maio de 2005, parte de um artigo desperta a atenção, uma tomada de posse...
"Realizou-se no passado dia 5 de Maio a cerimónia de tomada de posse dos novos Corpos Sociais do Clube de Futebol “Os Belenenses”, cuja composição foi determinada pelos resultados das eleições realizadas a 9 de Abril, em que a Lista B saiu vencedora com uma clara maioria de 67,4% dos votos válidos expressos.

A cerimónia teve lugar, ao final da tarde, no topo norte do Estádio do Restelo, aprazível local do nosso Complexo Desportivo, com o relvado principal, a parte monumental de Belém e o rio Tejo como pano de fundo.

A tomada de posse daqueles que terão nas suas mãos a gestão dos destinos do Clube até 30 de Abril de 2007 foi um evento pleno de significado e de fervor clubista, reforçado pela presença de muitos e ilustres sócios do Belenenses, atletas, funcionários, simpatizantes, amigos e ainda um número significativo de órgãos de Comunicação Social, para além de convidados, entre os quais um representante do F. C. do Porto e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Santa Maria de Belém, Ajuda e S. Francisco Xavier.

A sessão foi presidida por Baptista da Silva, como Presidente da Assembleia Geral ainda em exercício, que, após a execução do Hino do Belenenses, dirigiu as primeiras palavras à audiência. No discurso ponderado mas fervoroso que lhe é característico, agradeceu o trabalho de todos quantos no passado deram o seu contributo ao Clube e desejou felicidades àqueles que se aprestavam a tomar posse.

Teve ainda uma palavra de gratidão para com a Comunicação Social que, nas suas palavras “nos momentos difíceis soube sempre, desinteressadamente, estar ao lado do Clube”.

A primeira tomada de posse foi a do novo Provedor dos Sócios, António Salema Garção, cargo para que foi designado pelo Conselho Geral por unanimidade e aclamação, sucedendo a Augusto do Vale. Salema Garção veio de novo a tomar posse, como membro do Conselho Geral.

O Presidente da Assembleia Geral deu em seguida posse aos vinte membros não natos do Conselho Geral e aos cinco membros para este órgão designados pelas duas listas concorrentes às eleições, em consequência do resultado das mesmas por aplicação do método de Hondt.
O momento alto da noite foi a tomada de posse da nova Direcção. O Presidente, Armando Cabral Ferreira, foi o primeiro membro deste órgão a ser empossado, tendo sido demoradamente aplaudido pela assistência.
Já nessa qualidade, deu ele próprio posse aos dez Vice Presidentes que consigo irão constituir equipa: Álvaro Ruas, Carlos Gonçalves, Fernando Barata Marques, Miguel Barreiros, João Cunha Neves, João Barbosa, João Gonçalves, Maria Ester Monteiro, Ricardo Schedel e Vítor Ferreira.

Num estilo calmo e sereno, com uma voz toldada pela emoção, em que era notório o conflito entre a alegria que sentia por assumir a presidência do seu Clube, por vontade dos associados, e a tristeza que lhe invadia a alma na sequência do falecimento de seu pai, ocorrido apenas dois dias antes, Cabral Ferreira proferiu as suas primeiras palavras como presidente do Belenenses.
Começou por saudar todos os presentes e agradeceu ao seu antecessor todo o trabalho que este fez nos mandatos anteriores e que deixava ao Clube como legado que agora ia herdar.
Abraçou Sequeira Nunes e este ouviu a primeira das duas estrondosas ovações que lhe foram dirigidas nessa noite. A principal novidade do discurso do novel presidente foi o anúncio de que não assumirá a presidência da SAD, embora pretenda estar presente em todos os seus actos, concentrando as suas atenções no projecto imobiliário e no desenvolvimento das ideias que tem para o clube.
Cabral Ferreira sublinhou ainda que que as promessas eleitorais que convenceram a esmagadora maioria dos associados, serão o seu guião em termos de actuação e que quer finalizar o seu mandato alcançando todas as metas que se propôs atingir.
Alguns aspectos abordados foram a construção um clube maior e melhor, uma aposta forte na juventude, a concretização de uma rigorosa política financeira, a vontade de ver o Estádio do Restelo cheio e o grande objectivo de construir uma equipa com capacidade para discutir a presença nas competições europeias já na próxima época. Finalmente, congratulou-se com a solução encontrada para o projecto imobiliário. (...)"
Xandala

1 comentário: