sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Salésias e o Pepe

*

Dos muitos artigos que vi não me chegou informação histórica justificativa e neste capítulo muito ficou por dizer.
Durante muitos anos vi homenagens ao Pepe que nunca entendi e cheguei a discutir com amigos por causa das homenagens do F.C. do Porto e eternas lembranças de quem nada mais tem para recordar.
Afinal quem foi o Pepe?
Pepe era o pseudónimo de José Manuel Soares que jogou entre 1926 até à sua morte em 1931.
Consta que era um jogador de mão cheia (pé neste caso) que jogou pela selecção e foi aos jogos olímpicos.
A morte levou cedo demais.
As Salésias foram entraram ao serviço em 29 de Janeiro de 1928, foram o 1º relvado em Portugal em 25 de Abril de 1937 e substituiram o Campo do Pau de Fio na Rua Vieira Portuense.
Vem isto a propósito para exprimir um rasgo sério de revolta.
Que se honre a história e as nossas figuras compreende-se, que se exagere já não.
Em 75 anos não teve o Belenenses outros jogadores de evidência?
Festejar 87 anos de clube, 50 anos de Estádio, 60 anos do último campeonato na 1ª liga é pouco muito pouco para a dimensão do nosso clube.
Lamentavelmente, oculta-se até em excesso altas figuras do estado, de entre outros, o Almirante Américo Thomaz, que até emprestou o nome ao nosso Estádio durante muitos anos e mais foi presidente do Belenenses.
É história meus caros, não há que ter vergonha e a história não se apaga.
Decerto não é com heróis com 75 anos (de falecido) que motivamos míudos, que vendemos camisolas e enchemos os estádios.
Só reconciliando com a história e elevando o orgulho dos belenenses poderemos erguer a cabeça e olhar em frente, sem temor.
Blue

9 comentários:

  1. Lamento que esteja anónimo e não assine, todavia, parece-me séria a sua opinião pelo que lhe respondo.

    O meu lamento reporta-se à falta de figuras e divulgação de muitas outras.

    No fundo à omissão de meio século de história que devia ser melhor divulgada.

    Dos 20 anos de sócio, foi preciso hibernar e entrar nos blogs para conhecer determinados pormenores e nunca deixei de ser belenenses, porque é coisa que é crónica e o ser sócio ou não, nada nos pode retirar do coração.

    Quando aceitei o convite para participar no blog, avisei que estava fortemente chateado com a direcção e a anterior e recebi uma das maiores lições do belenenses; ser livre e ser belenenses, pediram-me para não ofender pessoas e nada mais. Ora, não me parece que tenha ofendido, reconheço que o editor, pontualmente já me notou determinadas questões e pontos de vista, mas nunca censurando, apenas que podia ferir sensibilidades. Gosto deste blog e sinto-me bem.

    O principal motivo do artigo, não tem a ver só com a história mostrada e a omissa, mas também com o destaque a dar às figuras de relevo onde nos revemos e os míudos aprendem a optar.

    Não sendo um Eça ou um Ortigão, lamento senão me exprimi perfeitamente.

    Quanto aos disparates, indique-os se faz favor e sem ironia.

    António T.

    ResponderEliminar
  2. Caro Blue,

    O Pepe é um mito no Belenenses.
    O Pepe está para o Belenenses assim como Ayrton Senna está para os brasileiros.

    Existem muitas personalidades que talvez merecessem maior consideração por parte do Belenenses, no entanto, o Pepe e o Matateu são duas das que mais dizem aos belenenses.
    Estes dois jogadores são um exemplo de dedicação e amor ao Clube.

    Eu arrisco dizer que o Pepe e o Matateu, além de terem sido dois jogadores fenomenais, simbolizam a alma entretanto perdida do Belenenses.
    Não sei se conhece ou não a história do Pepe, mas se não conhecer recomendo-lhe vivamente que a leia e...disfrute.
    Eu próprio já dei o nome "Pepe" a um animal de estimação por ter ficado sensibilizado pela sua vida fulgurante e morte precoce.

    ResponderEliminar
  3. Caro Blue. Concordo plenamente consigo e acho o artigo pleno de oportunidade.

    Para se atrair a criançada precisamos de novos heróis e não dos velhotes de sempre.

    Então e do Meyong ninguém se lembra? É preciso irmos buscar sempre o Matateu?

    Um grande abraço e continua sempre.

    ResponderEliminar
  4. Viva então Cabral Ferreira.

    A propósito, Pepe era o quê? nada mais que um ANÓNIMO segundo o seu conceito.

    Blue e está assinado neste caso é António T. (de Tavares se quiser).
    Tem e-mail ao dispor, agora não parece que pertença ao meu círculo de amigos, portanto não o posso convidar para tomar café, nem para os meus anos.

    Depois tem que me contar quantas camisolas dos nossos craques se vendem, com o respecyivo nome (do craque).

    Pode ser um nº aproximado.

    ResponderEliminar
  5. Comentários apagados??? Começam bem, os senhores, sem dúvida.

    Deviam era ter retirado o postal. Ainda por cima retiram os dois comentários sendo que um era o primeiro do postal. O que torna ridícula a leitura do que escreveram a seguir. Enfim, cada qual com os seus chinelos na piscina, não é. Salve-se a Anais que, a ben dizer ainda não li. Espero que esta vergonha de direcção inverta o rumo e impeça a sua saída. Era uma perda perfeitamente idiota, uma brutalidade (mais uma) que se fazia a uma miúda/mulher que é Belenenses por dentro e por fora. Deve ser isso que os incomoda tanto, já que o não são eles (refiro-me à direcção)

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo,

    Apaguei os comentários, apesar de entender que é abominavel.

    É a 2ª vez que tenho que o fazer em 4 meses, porque algumas pessoas não sabem estar em liberdade.

    Manifestar opinião contra, num debate sadio de ideias ou usar uma linguagem mais agressiva para reforçar uma teoria, não tem problema. Agora ofender ou atacar pessoas em concreto a coberto do anonimato, não posso permitir.

    Como queremos ter as portas abertas ao diálogo e não colocar nenhum tipo de moderação, corremos riscos, depois arriscamo-nos a atitudes como a sua.

    Podiamos até bloquear o ip ou tomar outras posições, mas não vale a pela.

    Porventura, se ler bem o artigo, poderá não ser uma obra prima, mas defende a natural criação de figuras "ídolos" para "vender" aos míudos e graúdos, é o que eu leio e na prática, era o que se fazia nos seus e meus tempos de míudos com os bonecos da bola.

    Pois a responsabilidade da moderação, foi minha.

    Não precisa de me ameaçar de morte, porque teria de ir para a bicha, 5 vezes em quatro meses, já chega.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  7. Ameaçar de morte??? Desculpe mas você deve estar perturbado. Não há um palavrão, não há ataque pessoal e certamente não é pior que as parvoíces que disse sobre O Pepe. O pior é que você parece ser jovem (apesar de demonstrar tiques do tempo da outra senhora) e não estar minimamente interessado em perceber o disparate que disse e cultivar-se ao ponto de não o repetir.

    Já que está tão incomodado com o anonimato deixo-lhe o meu nome que, como lhe referi num dos comentários apagados, não lhe diz nada.

    Rui Fernando Maia

    ResponderEliminar
  8. Acho bem que dê a cara (algo identificavel), mas tal não o iliba de seguir os princípios elementares das regras socialmente aceites.

    Se quer saber, dos e-mails, presumo que os apaguei e as chamadas não posso provar, salvo se o apito dourado me incluiu nessas escutas.

    Mas pode sempre procurar junto das piscinas onde à cerca de 4 meses me ofereceram 2 tiros e ameaçaram de morte ao vivo e a cores.

    De qualquer modo, nada tenho a ver com o artigo, independentemente de ter a minha opinião pessoal. Está assinado por um editor e isso chega-me.

    O que não posso permitir (o editor não tem acesso a moderação, apenas edita) é a provocação gratuita e a ofensa.

    Decerto, não gostava que entrassem em sua casa e o ofendessem com o último post que introduziu.

    Recorda-se não?

    Não vou continuar este tipo de comunicação, pelo que aguardo, da parte dos restantes editores uma opinião sobre a interactividade desejada para o blog.

    Se a opinião maioritária for a exclusão total, aceitarei na hora e procederei em conformidade.

    Por muito que me custe e porque sou adepto da comunicação e liberdade, não exitarei a ter um blog monolítico e de sentido único, porque um ou alguns não sabem estar.

    Mas como sou adepto da democracia grega, entendo que a maioria vence.

    Lamento é que isso fará abortar, por razões técnicas o passatempo em curso, aliás, foi por esse facto que não suspensi toda e qualquer participação, incluindo o chat.

    Acabar com o blog não conseguirá, mas fechar a interactividade, não depende de si, depende da equipa e de mim, mas nisso já conseguiu um debate indesejado.

    Parabens.

    ResponderEliminar