domingo, 28 de janeiro de 2007

Bom Jogo Treino

*




Sábado 27/11/2007: com tanta conversa à volta do reforço do ataque, voltaram a aparecer os problemas na defesa na derrota caseira com o Benfica (1-2). De facto com Sandro Gaúcho e Ruben Amorim de fora do 11, dificilmente se poderiam esperar facilidades na defesa.

Voltaram a verificar-se problemas muito graves na defesa, os quais carecem de revisão séria por parte dos dirigentes e dos próprios jogadores. Voltou o problema da falta de voz de comando na defesa (1º golo), que anteriormente já tinha acontecido, bem como a escolha incorrecta dos jogadores que devem fazer as marcações mais importantes nos lances de bola parada (2º golo).

Eu sou daqueles que acredito que quando se ganha a um estarola, corre-se o risco de se entrar numa série negativa de várias derrotas sucessivas, sendo o contrário verdade (quando se perde, retoma-se a normalidade a seguir). Daí que espero que todos tirem os devidos ensinamentos deste jogo, de forma a que as falhas ocorridas não se voltem a repetir. Esse foi o motivo da escolha do título deste pequeno artigo.

Neste jogo os do Belenenses voltaram a vestir a pele dos cordeirinhos, sendo que os benfiquistas foram umas autênticas raposas no aproveitar das falhas. Rui Costa voltou a ser um senhor, e a protecção que o árbitro lhe deu foi do mais ridículo que vi nos últimos tempos: o número de faltas assinaladas foi bem elucidativo da protecção generalizada à equipa do Benfica.

Jorge Jesus também não esteve bem ao intervalo, com a tremenda injustiça de substituir Roma. Alías Roma fez a sua melhor exibição da época e era justo que continuasse em campo. Garcés revelou quanto a mim um enorme potencial, mas não deveria ter entrado daquela forma, a menos que a idéia fosse a de ganhar ritmo para futuros jogos.

Amaral esteve fora de série: joga e faz jogar e demonstrou que é o dono inequívoco do lado direito da defesa. Esteve bem acima da generalidade dos colegas.

Toda a equipa esteve a um nível bem razoável, com excepção de Zé Pedro, Rolando, Costinha e Eliseu que estiveram um pouco desconcentrados e Pinheiro com falta de ritmo.

Eliseu tem que ser chamado à atenção pela falta feia que fez e pela qual merecia ser expulso. O mínimo que deveria sofrer era uma multa por parte do clube. Também tenho dificuldade em perceber como é que não alinhou de início.

Para terminar, a sensação final é a de que assisti a um circo de 2ª categoria, para a qual contribuiram:
- os bobos de serviço(Costinha e Rolando) (atenção que acho que são jogadores muito bons, só que a imagem que me deixaram ontém foi pecisamente essa);
- os palhaços de serviço (toda a equipa do Benfica a simular lesões, sem qualquer castigo do árbitro);
- palhaçadas várias: uns jogadores a dar seguimento aos lances (Alvim e Garcés) e o resto da equipa a assobiar para o lado e a não acompanhar;
- outras cenas menos próprias nas bancadas;
- o artista principal Rui Costa(devidamente protegido pelo árbitro);
- Banda Filarmónica dos Carvalhos (que não despertou grande interesse nas bancadas).

Enfim, espero melhor sorte para a próxima. Agora que os jogos no Restelo para a Liga vão começar a escassear (em Fevereiro só ha um e em Março também) a imagem que fica, de facto não é a melhor, mas estou certo que rapidamente será esquecida. Se me perguntassem se preferia ser cordeiro ou raposo, de certo
que escolheria a 2ª opção.

Sem comentários:

Enviar um comentário