quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Programa Eleitoral

Dez Eixos prioritários para um Belenenses sustentadamente Melhor e Maior!

I – Retenção, Recuperação e Angariação de Sócios

Uma das principais fontes de receitas, indicador da dimensão do clube em termos negociais com parceiros e ponto de partida para maiores assistências aos jogos, a massa associativa filiada no Belenenses (depois da indispensável correcção de ficheiros no mandato que agora termina) será um dos eixos prioritários e estratégicos de intervenção, com especial incidência nos seguintes vectores:

Redefinição e simplificação das formas de adesão e respectiva cobrança de quotas e serviços; criação de novas vantagens/serviços (internas e externas) para os sócios; lançamento de mecanismos de incentivo financeiro para a participação dos sócios na angariação e recuperação de outros associados.

Materialização e reforço da campanha “Descubra Os Belenenses” especialmente orientada à captação de novos associados e à evolução para a “quota azul” e da própria “quota azul” enquanto produto; lançamento de uma campanha destinada à recuperação de ex-sócios e regularização histórica da antiguidade de filiação de muitos dos actuais associados.

Apresentação a curto prazo de propostas fundamentadas com condições de excepção para casos concretos (ex-sócios, novos sócios, famílias, empresas, pagamentos antecipados, benefícios por fidelidade e assiduidade) que passará necessariamente por discussão e aprovação por parte dos sócios em Assembleia Geral para o efeito.

II – Um Belenenses Formador e mais Competitivo

Criação e implementação de um modelo transversal e multidisciplinar de prática e formação desportiva, dentro de um correcto desenvolvimento físico e psicológico, que inclua um programa de enquadramento e apoio especial para jovens atletas cujas caracteristicas físicas naturais e aptidões técnicas façam prever uma carreira desportiva de alta competição.

Criação de «pólos de treino e prática desportiva», para todas as modalidades, em complemento às actuais actividades no Complexo Desportivo do Belenenses, através de protocolos. Com isto, aumentarão os espaços disponiveis para treino (a curto prazo) e alargar-se-á a influência do Belenenses noutras zonas. Aproximando os «polos de treino e prática desportiva» com marca “Belenenses” das residências ou escolas aumentará a adesão nas idades de aprendizagem básica, ou prática por lazer, permitindo a identificação antecipada de atletas com potencial.

Lançamento das bases para um futuro centro de estágio, onde o futebol e as modalidades de alta competição possam usufruir das melhores condições para um trabalho diário mais intenso e orientado ao alto rendimento e à formação de atletas com objectivos de alta competição.

III – Uma Equipa de Futebol Profissional sempre na Europa

Reforço da estabilidade interna alcançada, com uma liderança forte no Clube e na SAD que continue a garantir a rigorosa gestão do plantel e o seu fortalecimento progressivo para uma presença constante nas competições europeias, permitindo alicerçar o prestígio e notoriedade nacional e recuperar o internacional alcançado no passado.

IV – Fortalecer, Promover e Rentabilizar a “Marca Belenenses”

Promover a marca “Belenenses” tornando-a ainda mais respeitada, associada à excelência e ao prestígio, mais atractiva e mais desejada. Captar a participação activa do mercado empresarial em projectos focalizados, ganhadores e rentáveis, associados a um fortalecimento e credibilidade da marca “Belenenses”. Desenvolver acções concretas de rentabilização comercial e social compatíveis com a expressão efectiva da marca na população portuguesa e no contexto histórico de Portugal e do desporto português.

Estabelecer protocolos de parceria comercial e desportiva com alguns dos principais clubes europeus e nos PALOP, numa perspectiva de partilha de experiência, conhecimento e logística, de intercâmbio desportivo, de expansão da marca “Belenenses” a nível internacional e das marcas “associadas” estrangeiras em Portugal e nas comunidades de língua portuguesa.


V – Desenvolver a Gestão e Modernizar o Belenenses

Implementar um modelo de gestão por objectivos, com processos modernizados e apoiados em tecnologias adequadas, que permita rentabilizar as actividades do clube, optimizar recursos humanos e materiais, reduzir custos e controlar diariamente o desempenho dos diversos departamentos.

Implementar uma política objectiva de prémios e incentivos com métricas de taxas de sucesso em todos os sectores e actividades do clube. Premiar a qualidade e profissionalizar, numa lógica empresarial, as áreas chave de competência e responsabilidade onde, e só onde, seja fundamental e rentável.

Alterar o modelo de contacto e atendimento, através de uma plataforma única para os múltiplos canais possíveis, de acordo com uma política mais vocacionada para a qualidade do serviço e para eficácia. Esta linha orientadora proporcionará inevitavelmente a melhoria da satisfação dos sócios, adeptos e público em geral, bem como uma maior rentabilidade financeira para o clube.

VI – Plano Económico Estruturante e reforço de Tesouraria

Implementação de um plano económico/financeiro estruturante que terá por principais prioridades: o cumprimento das obrigações com o Estado; o máximo rigor no atempado pagamento de salários; a optimização dos custos de estrutura e funcionamento; o controlo orçamental de custos, receitas e movimentos de tesouraria com envolvimento e responsabilização directa dos departamentos; a aposta racional na capacidade de investimento, privilegiando o princípio do retorno em rentabilidade dos serviços, na redução de custos e no aumento de receitas, ponderando as vertentes económica-financeira e desportiva; a manutenção do controlo sobre o passivo exigível e a sua progressiva redução.

Aposta na diversificação das fontes de receita e fortalecimento das actuais, através da criação de novos mecanismos de rentabilização do principal património permanente do clube (instalações e massa associativa), quer por meios próprios, quer através de terceiros, quer ainda através da criação de sociedades comerciais com participações de capital externo onde serão sempre asseguradas a soberania e a identidade do Belenenses.

Aumento a curto/médio prazo dos fundos de tesouraria ou maneio, através de renegociações dos prazos de pagamento; de uma maior agressividade negocial em relação aos fornecedores, tendo por argumento o volume de negócios que lhes é proporcionado directa e indirectamente; de um suplementar e intenso esforço de venda de serviços a credores como forma de regularização; de uma maior eficácia, celeridade e antecipação nas cobranças aos sócios, clientes e outros devedores através de incentivos de variada ordem.

Aumento a médio/longo prazo dos fundos de tesouraria ou maneio, através da renegociação dos prazos de pagamento e condições financeiras de passivo exigível de uma forma consolidada, através dos meios e instrumentos de financiamento existentes e comuns no mercado empresarial de capitais.


VII - Condições e Responsabilidades para o socesso das Modalidades

Apoiar e enquadrar cada modalidade em projectos ambiciosos, ganhadores e sustentáveis que, com o seu sucesso desportivo e social, contribuam para a promoção, engrandecimento e prestígio do Belenenses, da sua massa associativa e dos parceiros comerciais envolvidos.

Definir um quadro responsabilizante para cada modalidade (ou grupo de modalidades) enquanto “unidades de negócio”, em vectores como a gestão administrativa, comercial, financeira e desportiva, dentro de um conjunto de regras de interesse comum e estratégia global do Belenenses.

Implementação de sistema de incentivos, numa lógica de gestão por objectivos enquadráveis e compatíveis com a estratégia de crescimento e projecção do Belenenses, nomeadamente: número de praticantes, número de praticantes da formação, títulos e internacionalizações obtidos, acções promocionais desenvolvidas, notoriedade e visibilidade da modalidade, captação de novos sócios e índice de assistências.

O sucesso de um projecto económico e desportivo, em qualquer modalidade, passa também por uma boa gestão da capacidade de influência e contributo activo nos centros de decisão. Queremos representantes nos principais centros de decisão nacionais, em todas as modalidades, mas com especial destaque no futebol e nas ligas profissionais, numa lógica de participação séria, ponderada e construtiva, mas defendendo intransigentemente as nossas cores, as nossas opções e os nossos interesses. O Belenenses precisa de representantes do Belenenses para representar o Belenenses e não por simples ostentação.

VIII – Revitalizar, Modernizar e Rentabilizar as Instalações

O nosso complexo desportivo é, sem qualquer margem para dúvidas, um dos melhores em Portugal.
O nosso complexo desportivo é dos principais ex-libris do clube e deve ser motivo de orgulho de todos os belenenses, não existindo razões para o contrário!

Todavia, é fundamental rentabilizar ao máximo todos os espaços, aliando três grandes vertentes: o engrandecimento do clube, o fomento do desporto e a geração de receitas.

É necessário efectuar um plano de ordenamento e maximização das áreas disponíveis, melhorando as existentes no plano desportivo e complementando com outras que permitam actividades motivadoras de maiores fluxos de pessoas ao longo dos dias, com impacto no valor comercial dos espaços, com crescentes índices de presença e permanência de sócios, atletas e acompanhantes no Complexo.

Para isso, queremos melhorar desde já as condições de conforto para todos os que frequentam ou possam vir a frequentar o complexo, fazendo-o de forma progressiva e em função das capacidades reais de investimento.

Revela-se como prioritário um conjunto de acções concretas a executar desde já:

Remodelação e substituição da rede de distribuição em todo o complexo, permitindo a melhoria da iluminação nas zonas públicas (acessos, escadas, parques de estacionamento e outras similares), o reforço da iluminação nos Campos n.º 2, 3, 4 e Pavilhão Acácio Rosa, uma vez que está já concluída a reformulação do fornecimento energético global do complexo (parte eléctrica), medida que tem demonstrado uma significativa redução de custos.

Reformulação ou melhoramento dos acessos, das zonas sanitárias e das zonas de arrecadação de todo o complexo. Reformulação ou melhoramento das bancadas, das cabines e das zonas de suplentes dos Campos n.º 2, 3 e Pavilhão Acácio Rosa.

Reforço da manutenção e melhoramentos no Complexo Olimpico de Piscinas em paralelo com a realização de um profundo estudo de viabilidade técnica e económica do Complexo Olímpico de Piscinas, incluíndo o capítulo energético da actual alimentação a gás, um dos principais custos de funcionamento.

Com este conjunto de medidas, aliadas a um sector comercial focalizado, será possível atrair ainda complementarmente para o Complexo Desportivo do Belenenses um maior número de eventos de grande dimensão que incremente as receitas sem prejuízo da actividade desportiva.

IX – Concretizar o projecto imobiliário

Pese o enorme empenhamento, as inúmeras diligências, negociações e variadas propostas e contra-propostas já apresentadas pelos actuais Órgãos Sociais, o projecto imobiliário de “Os Belenenses” não tem evoluído. Ora por questões de pormenor, ora por dificuldades de agenda política, ora por obstáculos motivados por interesses específicos mas legítimos. Mas legítimos são também, e muito, os mais elementares direitos de uma Instituição de Utilidade Pública como o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Queremos avançar com o nosso projecto imobiliário. Não queremos dádivas mas apenas rentabilizar aquilo que é nosso, sendo lesados cada dia que passa! E muitos dias, semanas e meses já passaram!

Vamos, de uma forma séria mas firme, inteligente mas pragmática continuar a pugnar pela rápida resolução do impasse criado em relação a este assunto que tem feito tardar e perigar outros projectos estruturantes e fundamentais para o futuro do clube.

Vamos, junto das autoridades competentes, desenvolver todos os esforços para resolver de uma vez por todas os obstáculos que nos têm sido levantados. Se for necessário reformular, vamos reformular, se for necessário alterar, vamos alterar, se for necessário renegociar, vamos renegociar!

Mas queremos fazê-lo rapidamente! Não nos pouparemos a esforços para o conseguir!
O projecto imobiliário do Belenenses tem de ser uma realidade sem mais entropias e promessas vãs!

Tem que ser uma realidade concretizada no mais curto espaço de tempo possível!

Portugal e Lisboa devem isso a todos os Belenenses!!!

X – Revisão dos Estatutos

Nomeação imediata da comissão de trabalho para a revisão geral dos estatutos do Belenenses, afirmado esta lista e desde já a vontade de apresentar à apreciação dos associados propostas concretas e objectivas sobre a flexibilização do sistema de quotização e classes de filiação, revisão e uniformização do sistema de representatividade em todo o tipo de votação no Clube, duração dos mandatos e modelo de governação.

A comissão nomeada assumirá o compromisso de apresentar à massa associativa um projecto de estatutos, alinhados com o contexto social e económico actual, para apreciação, debate e recolha de contributos no último trimestre de 2007, com aprovação no primeiro semestre de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário