segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Voleibol - Lição de humildade

.

14ª e 15ª jornada do Campeonato Nacional da Divisão A2

Jornada dupla uma vitória, uma derrota e o apuramento para a 2ª fase do Campeonato Nacional, série dos primeiros.


Jogo entre o C. F. "Os Belenenses" e o Boavista F. C., realizado no Pavilhão Acácio Rosa às 15 horas do dia 26 de Janeiro.

Vitória por 3-1, e o apuramento garantido para a 2ª fase do campeonato nacional.

C. F. "Os Belenenses" - Boavista F. C. 3/1 (22/25; 25/16; 25/21; 25/22)

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Rita Fernandes, Solange Rodrigues , Sandrine Sobrinho, Andreia Martins, Sofia Nascimento e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Ana Fernandes, Márcia Neves, Ana Carvalho, Lara Fernandes (cap.) e Mariana Águas.


No 1º set as jogadoras azuis sabiam que era importante entrar bem no jogo, e assim aconteceu.

Com um jogo bem variado, foi com facilidade que conseguimos uma vantagem de cinco pontos até aos 11/6, a obrigar o técnico axadrezado a pedir os seus dois tempos muito cedo.

No entanto, uma boa reacção da equipa adversária, depois de terem corrigido a sua recepção e uma boa diversificação do seu jogo, surpreendeu as nossas jogadoras, que tentavam reagir ao bom voleibol que o Boavista praticava, e deste modo os levou a igualar o marcador aos 21 pontos, e passar para a frente do mesmo terminando o set com uma vitória com o resultado de 25/22 em 24 minutos.

No 2º set, as atletas de azul, sabiam que tinham que fazer algo para ganhar o set e não deixar que o Boavista continuasse a jogar como tinha acabado o set como se verificou.

Com um voleibol rápido e muita concentração na recepção, mesmo com as nossas adversárias a jogar bem, conseguimos uma vantagem de quatro pontos que mantivemos e até aumentamos até ao final do set com uma vitória para as nossas cores pelo resultado de 25/16, sem margem de dúvidas em 19 minutos.


O 3º set, foi um dos sets mais bem jogado por qualquer das equipas, que esta época já se defrontaram duas vezes, uma para o campeonato outra para a taça de portugal. As duas equipas entraram para ganhar o set, as do belenenses a darem continuidade ao bom jogo do set anterior, as boavisteiras a emendarem os erros do set anterior.

Por isso proporcionaram um set bastante emotivo, com o resultado sempre empatado, com vantagem de um ponto quer para as nossas cores como para as adversárias, até aos 18/21 para as boasvisteiras, altura em que as mesmas perdem o serviço e a nossa jogadora Rita Fernandes garante seis bons serviços pera além de se aproveitar alguns erros das adversárias, assim terminaram o set com o resultado de 25/21, em 26 minutos.

No 4º set as nossas jogadoras entraram para ganhar o set rapidamente, mas as boavisteiras também não queriam perder e tudo fizeram para levar o jogo para o 5º set, mas as mesmas foram traídas pelo esforço dos sets anteriores e pela forma de jogar da nossa equipa, que controlou bem o jogo nunca deixando as nossas adversárias passar para a frente do marcador, assim o nosso triunfo no set por 25/22 em 27 minutos e a vitória no jogo.

As duas equipa proporcionaram um bom espectáculo de voleibol ao público presente, com a nossa vitória a ser dificultada ao máximo pelo bom jogo que as atletas do Boavista fizeram.

Com esta vitória o nosso apuramento para a fase final, a série dos primeiros ficou garantido.




Jogo entre o Vitória S. C. e o C. F. "Os Belenenses", realizado no Pavilhão Municipal de Guimarães às 15.00 horas do dia 27 de Janeiro.

No ataque ao 1º lugar da classificação derrota por 3/1, contra o 1º classificado.

Guimarães S. C. - C. F. "Os Belenenses" 3/1 (25/20; 24/26; 25/13; 25/21)

A nossa equipa apresentou o seguinte seis inicial: Susana Cardoso, Rita Fernandes, Solange Rodrigues , Sandrine Sobrinho, Andreia Martins, Sofia Nascimento e Joana Guedes (Libero). Jogaram também Ana Fernandes, Márcia Neves, Ana Carvalho, Lara Fernandes (cap.) e Mariana Águas.


No 1º set ambas as equipas sabiam que era preciso entrar bem no jogo e assim aconteceu, por isso o equilíbrio foi constante, com as jogadoras do Guimarães a conseguirem dois pontos de vantagem a controlarem bem o set muito apoiadas pelo muito público presente, não se deixando surpreender pela boa réplica das nossas jogadoras e foi com essa vantagem que o set terminou, vitória das adversárias por 25/20 em 25 minutos.


O 2º set começou com as nossas adversárias a darem continuidade ao bom jogo do set anterior, enquanto as nossas atletas a tentavam rectificar o resultado conseguindo equilibra-lo, com o set a ser disputado ponto a ponto até aos 20 pontos.

Uma boa reacção das jogadoras do belenenses com uma vantagem de 3 pontos, fazia crer que tinhamos o set ganho, mas novamente o bom jogo adversário a vir ao de cima e o empate aos 24 pontos.

Nesse momento dois erros da equipa adversária fizeram que a vitória fosse azul por 26/24 em 28 minutos.


No 3º set quando se esperava que novamente o jogo fosse equilibrado, as nossas jogadoras não estiveram no terreno de jogo.

Foi um acumulado de erros sucessivos desde o primeiro ponto adversário até ao terminar do set e por isso a consequente derrota no mesmo por números pouco habituais para as nossas cores por 25/13 em 20 minutos.


No 4º set as nossas jogadoras tudo fizeram para contrariar o jogo das nossas adversárias e ganhar o set, tentando levar o jogo para o 5º set, mas as atletas do Guimarães não se deixaram surpreender e o cansaço das nossas atletas veio também ao de cima, pois o jogo do dia anterior e a nossa viagem até Guimarães deixou alguma fadiga, por isso foi com naturalidae que as nossas adversárias ganharam o set por 25/21 e o respectivo jogo.


Este resultado serve de alerta para as nossas jogadoras, pois defrontámos uma equipa que tal como a nossa, tem grandes probabilidades de disputar o título nacional.

Assim as nossa jogadoras, devem tirar uma ilação deste resultado e do jogo que efectuaram para que quando voltarem a defrontar as nossas adversárias o resultado possa ser outro.

Mesmo perdendo este jogo contínuamos em 2º lugar da classificação a três jornadas do final do campeonato e com o apuramento garantido para a 2ª fase.



Luís Bettencourt

Sem comentários:

Enviar um comentário