quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Justiça??? !!!

.


Tenho as mais sérias dúvidas sobre a Justiça neste país. Que o seu poder emane do Povo, que o faça em nome do Povo, são chavões de retórica para "inglês ver" e acredita nisso quem quer.

A maior parte dos cidadãos afasta-se para não pagar os custos, optando pelo prejuízo, abicando de demandas porque não existe Justiça.

Pessoalmente, entrei em tribunal duas vezes, uma como réu e outra como autor e em nenhuma delas fui "justiçado", se bem que enquanto réu se referia a uma multa de trânsito, em que o polícia mentiu com todos os dentes e próteses que tinha na boca, para mim sobrando a multa e as custas e mais uma advogada obrigatória desconhecida que disse "peço justiça" e para isto dispendi, 20 contos. A acção de autor, foi tida contra o estado e logo, dispensados de "taxas" ou como lhe chamam... e com isso a inversão do ónus da prova em determinadas questões que reputo de tendenciosas, mas enfim, chegou para já.

Relatada a minha experiência directa, vem o caso do apito dourado, apreciado pela justiça dourada.

Neste país, a justiça vale o que vale, não digo que os juízes são maus, mas a lei é mal conseguida, desleixada e ao sabor de legisladores mente captos, que não regulam a tempo e horas e prevêem garantias que não são mais que fugas à justiça, com o beneplácito dos juízes.

Os tribunais de juri, são uma excepção, enquanto deviam ser a regra para o sistema, etc, etc.

Aqui entra o apito dourado. Porque raio não se cria um tribunal de juri para tantas questiúnculas? Porque razão, são eliminadas provas de escutas e outras documentais, mais que evidentes por razões que nada têm a ver com a verdade, mas por regras processuais da treta. A verdade é a verdade, se fulano disse "x" para promover "y", verificado o "y" e o "x", porque razão se dá como nulo a prova de "x" porque não entrou a tempo, etc, etc... o que interessa é se foi verdade, ou até para cometer crimes "temos" que meter requerimento?

Transposto para a "justiça" da Liga, vemos o desmando total, apreciações que não fossem feitas por juízes, diria o terem sido por malfeitores, mais usando meticulosamente os seus tempos e prazos, vemos o que foi feito por um juíz presidente que se demitiu para conseguir uma janela a contento.

Tudo tem limites, juíz não deve ser períto em determinadas questões, aí vejo o caso Zé Pedro, versus Nuno Gomes, versus Quaresma, versus Garçês e fico estupefacto.

Quem analisa os relatórios e o contraditório, quem escolhe os "observadores" e por aí fora, tem muitas culpas no cartório.

Que se aceite o contraditório e se puna os observadores que "não sabem observar", mas limpe-se de uma vez o futebol português, já que a justiça anda lenta neste país.

Sem comentários:

Enviar um comentário