terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

O Trilho Certo

.
Recentemente surgiu na Internet uma notícia, quanto a mim, a todos os títulos excepcional. Uma rádio pública decidiu dar cobertura a todos os jogos da equipa de futebol profissional dos Belenenses: a Rádio Sesimbra. Simultaneamente resolveu a questão da regionalidade, transmitindo as respectivas emissões na Internet, pelo que a imagem e a vida do clube, no seu aspecto mais importante (os jogos de futebol) passou a estar presente não só na margem sul do Tejo, como também além fronteiras através da Internet.




A notícia de boa, apenas passou a espectacular dado tal facto ter sido noticiado no site oficial do clube, anunciando uma "parceria" com essa rádio. Independentemente dos contornos desta parceria, que mais não devem ser do que o pagamento das despesas de transporte e bilhetes, está o reconhecimento da necessidade de divulgar e promover a imagem do clube, o que poderá trazer retornos financeiros significativos e aliviar um pouquinho a situação actual de "SOS".

Suportando-me num dos diversos inquéritos levados a cabo neste blog, a imagem do clube era o factor que mais deveria ser promovido de forma a trazer pessoas ao estádio e, por inerência receitas ao clube. Estas receitas adviriam não só dos bilhetes, mas também das múltiplas formas de cativação de sócios possíveis e melhoria da perspectiva de receitas de marketing. É necessário fazer renascer a alma belenenses e relembrar às pessoas o amor ao clube, recuperando assim um pouco da nossa mística de forma a que todos passemos a contribuir um pouco mais.

Este acordo é quanto a mim uma lufada de ar fresco e deveria ser devidamente aproveitado e estendido a outras entidades. Se bem me lembro, o jornal Destak já em tempos colaborou com o clube na distribuição de convites e promoção dos jogos e o responsável pela publicidade era inclusivamente adepto do Belenenses. Penso que deveriam ser alcançados acordos com outros orgão de comunicação social, facultando-lhes acesso em primeira mão a informações da vida do clube, entrevistas com atletas, convites, fotografias, etc em troca de espaço publicitário numa das múltiplas formas possíveis: quer com o simples anúncio dos jogos, quer com passatempos, etc.

Penso que o caminho é por aí: aproveitar a comunicação social para promover a imagem do clube, numa simbiose perfeita em que todos ganhassem.

Sem comentários:

Enviar um comentário