
Executaram o homem e alguns colaboradores, será que o mundo vai ser mais feliz pelo facto?
Somente uma opinião em blog
«Panis et Circencis» era a forma de César calar o descontentamento dos romanos.
Seguindo a receita, amanhã há circo para os Belenenses, mas cuidado que o circo é só para os mais pequenos que sejam sócios, se têm filho ou neto que não seja sócio, é melhor nem pensar nisso.
Ave César!
Sinto o cheiro a vitória, Oxalá não me engane, o meu cheiro dos Orixás raramente me engana, estou longe e estou perto, não mexo com a desgraça, com o mau olhado, com nada, espero, deixo a turbe avançar ao terreiro, no horizonte vejo relampagos azuis por cima do Colombo, vejo a noite apesar de ainda ser dia, vejo festa pequenina e sonho que essa festa seja azul.
O que adivinho, mistura-se com o sonho, a visão e o querer, não sei dintinguir onde começa o futuro e acaba o desejo, mas sinto e vejo a vitória!
Estável em 1º lugar ao 14º jogo está a nossa equipa de Andebol, que mantém o 1º lugar isolado (em 13 equipas) com 37 pontos. No entanto o Benfica que segue em 2º lugar a 2 pontos de distância, mas tem menos um jogo. Esta semana perdemos com o Águas Santas fora por 24-20 e vencemos o Ginásio Clube do Sul por 30-20 no Restelo.
A manter após duas semanas consecutivas de subida, está a equipa de Futebol , que está em 9º lugar (em 16 equipas), com 20 pontos em 13 jornadas e continua a 17 do lider (Porto), mas tem menos um jogo. Esta semana teve uma vitória brilhante sobre o Maritimo, em vésperas de uma jornada tripla muito complicada (Sporting em casa e Benfica duas vezes);
A manter está a equipa Basket que continua num sofrível 7º lugar (em 9 equipas) com apenas 4 vitórias em 12 jogos. Nos últimos 2 jogos tevem uma vitória por 86-82 sobre o Barreirense e uma derrota forasteira ante o líder, Ovarense, por 89-79.
Em relação às restantes modalidades tivemos uma vitória no rugby (Cascais 11 Belenenses-25) e derrotas no volei feminino (Povoa-3 Belenenses-2) e polo aquático (Bel-10, CDUP-13). Curiosamente não há qualquer classificação actualizada do rugby e polo na internet. Em relação ao volei descemos abruptamente para o 4º lugar e estamos a 3 pontos do Braga, que é 1º.
O Troféu Cruz de Cristo 2006, atribuido pelo Blog Futuro Belenenses à personalidade azul que mais se destacou no ano, é atribuido a:
Oposição à Direcção
Cabral Ferreira tem-se desfeito em amabilidades para os nadadores, tentando criar as condições mínimas que como seria de esperar considera sempre óptimas.
Já lhe foi reconhecido o esforço e espera-se que seja para continuar, mas com verdade e controlo sério.
Ontem mesmo, reabriu a piscina olímpica, ainda sem as «cordas» delimitadoras das faixas e como estava previsto com a temperatura abaixo do praticável. Abaixo é favor, ao primeiro mergulho a saída da água foi imediata... era o 3º herói a experimentar.
Hoje, já uns cinco experimentavam umas braçadas, com uma temperatura 4º abaixo dos mínimos e a temperatura do ar pouco convidativa.
Antes no caminho, uma passagem por uma loja de desporto, onde fui encontrar duas ex-nadadoras do complexo. Nadam agora por outras paragens, bem as tentei dissuadir e trazê-las de novo, sentindo-me um cigano a vender contrafacção numa feira, tal o volume de queixas formuladas. Lá prometeram aparecer mais para o verão e se as coisas melhorarem, talvez para a próxima época voltem.
As grandes queixas das senhoras, para além da temperatura e qualidade da água, prende-se com os balneários e por essa razão quando cheguei ao Restelo fui verificar no caso dos homens quais os duches operacionais e eis o resultado:
Balneários de boxes individuais
A - 14 boxes - duches operacionais 0
Balneários colectivos
B - 9 duches - 5 operacionais
C - 9 duches - 4 operacionais
Os duches A e B são de temporizador e com benevolência consideram-se operacionais os que dispõem de água fria e a quente temporizada a 20 segundos, se bem que considerámos até os de 8 segundos como bons, regeitando apenas os que não ultrapassam os 2 segundos.
Damos como inoperacionais os que não temporizam a água quente, os que faltam os manípulos de água quente ou fria.
Duches prévios mistos 2 - operacionais 1 (tipo desenrasca com jeito e manípulo na mão)
Sanitários a funcionar, ai, ai, fluxómetros de urinóis, nem um operacional.
O rebuçado é que não tem faltado o papel das mãos nos lavatórios.
Portanto sr. Presidente, espreite lá isto e a propósito da sua missiva que dá título ao artigo, é nos duches que se toma banho, na piscina nada-se ou treina-se.
Bom Natal.
Xandala
As estatísticas são um assunto interessante e nas vésperas de um clássico ainda se tornam mais aliciantes.
O Belenenses esta época está a fazer uma carreira mediana, sendo que o plantel apresentado tem uma característica interessante: sempre que na equipa titular se juntam Costinha e Zé Pedro, a equipa não perde. Quando um deles não está presente, a derrota foi sempre uma certeza.
Assim, podemos estabelecer a seguinte comparação com a média da equipa.
Média da equipa em 13 jogos (20 pontos, 15 golos marcados e 10 sofridos).
...Pontos por jogo: 1.5
...Golos marcados por jogo: 1.2
...Golos sofridos por jogo: 0.8
Média da dupla maravilha nos 8 jogos em que entraram (20 pontos, 14 golos marcados e 3 sofridos):
...Pontos por jogo: 2.5;
...Golos marcados por jogo: 1.8
...Golos sofridos por jogo: 0.4
Chega-se assim à impressionante conclusão que basta um deles faltar para que a equipa perca. Ora isso aconteceu nos jogos com o Boavista e Nacional, em que Zé Pedro esteve castigado e nos jogos com a União de Leiria, Estrela da Amadora e Porto, em que o Costinha esteve lesionado.
Estes 2 jogadores são pois o centro da espinha dorsal do Belenenses, em que a sua influência é determinante na organização da equipa. Com algum deles de fora, perdemos sempre e com os 2 juntos pontuamos sempre e praticamente não sofremos golos.
Quando se destaca o Zé Pedro na equipa não podemos deixar de falar no Costinha, pelo que a tarefa de Marco Aurélio não vai ser fácil para recuperar o lugar na baliza. O jogo com o Benfica vai ser determinante para se tirarem conclusões.
No entanto o melhor jogador de todos na equipa não é nenhum destes dois, mas sim, pasme-se: Dady. Dady é o jogador que consegue uma melhor média a nível pessoal, de entre todos os que entraram a titulares na equipa. Nos 7 jogos em que foi titular, ganhámos 5, empatámos 1 e apenas perdemos 1.
Médias de Dady:
...Pontos por jogo: 2.3
...Golos marcados por jogo: 1.6
...Golos sofridos por jogo: 0.4
Dady quando é titular garante-nos não só muitos pontos, como dá garantias de uma boa defesa, provavelmente por segurar bem os defesas lá à frente!!!
Um destaque final para Fernando, que fez apenas 4 jogos a titular, mas nunca perdeu qualquer deles.
A lista dos jogadores mais influentes no Beleneneses, contabilizando os pontos que a equipa alcançou quando eles foram titulares, fica assim ordenada:
1. Dady: 2.3 pontos/ jogo
2. Costinha e Fernando: 2.0 pontos/ jogo
4. Rolando: 1.9 pontos/ jogo
5. Zé Pedro e Candido Costa: 1.8 pontos/ jogo
7. Ruben Amorim e Nivaldo: 1.7 pontos/ jogo
Este sábado dava-nos o pasquim a notícia que o Beira-mar iria ter uma AG para discutir o clube. Grande Beira-mar, apesar de os sócios votantes apontados serem em maior número que os nossos e nas AGs não estarem mais que 50. Viva a democracia!
Já o pasquim 10 que tem vindo a piorar a qualidade de número para número, trás uma sondagem encomendada à Aximagem, raio de nome, parece pessoal do haxe a ter visões, que nos dá a saber que perguntou a 550 pessoas, das quais 293 mulheres, com telefone fixo, eleitores e espalhados como o costume, se a liga devia parar no natal quase um mês?
Milagre, a maioria acha que sim, são todos dos 3 clubes e com um pouco de jeito nem sabem se uma bola para além das que vendem nas padarias, são quadradas.
Admitem eles que a sondagem on-line da Liga em que 70% contrariam aquela sondagem.
Cá para mim é o lobby dos pastéis que quer bola no natal, não bolas de natal, não as bolas que os tipos trazem, futebol mesmo...
Está na hora da reforma.
Da ideia inicial de diagnosticar e procurar um rumo para os Belenenses, não há muito mais a fazer.
A vontade era honesta e o contributo de pouco ou nada valeu.
Paralelamente e com relutância às novelas, demos uma mão no caso «Mateus» e em outros assuntos que interessam a todos os Belenenses, fez-se o que se pôde.
A publicação média superior a dois artigos/dia ultrapassa a nossa disponibilidade e por outro lado, não tem a audiência mínima esperada.
Quer isto dizer que o tema proposto pelo blog não tem interesse generalizado para a maioria dos sócios e adeptos.
O palco da discussão vai transitar para as candidaturas e não fará sentido a intromissão sem um alinhamento que naturalmente não temos.
Não é o fim do blog para já, mas é o fim da «categoria» diária que mantínhamos.
Ano Novo, vida nova e seguiremos para o esporádico, o caminho dos reformados.
Aos muitos leitores que nos visitaram, o nosso obrigado e aos amigos que se fizeram, vemo-nos pelo Restelo.
A todos os editores que por aqui passaram, um agradecimento especial e em particular ao Pedro Martins.
Saudações Azuis
Noutros tempos seria pouco realista pensar que um acidente como o ocorrido com a cobertura das piscinas, fosse resolvido em tão pouco espaço de tempo.
A capacidade de resposta e a eficácia são estranhas a uma direcção resistente à mudança, felizmente as coisas mudam e o que deveria ser normal é tido como extraordinário.
Apesar de se poder considerar normal, uma semana está acima do que se possa exigir, revela um grande esforço e empenhamento pessoal do presidente.
Amanhã abre a piscina olímpica e espera-se que estejam em condições, mas não como o comunicado de 12 do corrente que diz, «... para que possa novamente ser utilizada com a qualidade habitual e desejada, por todos os frequentadores do nosso Complexo de Piscinas.». porque a qualidade habitual deixa muito a desejar, com esporádicos lapsos de tempo.
Aguardemos e desde já agradecemos o esforço desenvolvido.
Atrasados, lá vamos nós ao lampionário, não me estou a ver a tratar o presidente deles como eles o tratam, mas pronto ficamos por presidente por uma questão de respeito.
Mas aproveito para mandar um recado para o nosso Presidente, nem pense em alternar no lampionário, bem vistas as coisas, até é anti-estatutário utilizar equipamento diferente de camisola azul e calção branco, salvo se fôr imposto o alternativo, não somos alternadeiros baratos.
O que eu gozei com o fardamento do porto, tipo galp, saíu-me na rifa no marítimo...
Haja decoro porque o alternativo deve ser neutro, um dia destes falamos.
Nota para lampiões: Sei que os pontos no lampionário são pesados, contenham-se que levo grua.
Nota para os Belenenses: Quantos pés tem o Zé Pedro? Quantos zés pedros têm os lampiões? Entenderam?
Nota para JJ: Abre a pestana, confiamos em ti.
Nota para os jogadores: Se querem ter BOAS FESTAS e os sócios a encher o Restelo, eis o momento de dizer presente!
Nota para as claques: E que tal gritar bem alto os cânticos do Belem? Que tal criar cânticos especiais para jogadores? De tantos cânticos de Belem não há nenhum para dedicar ao Zé Pedro?
Já pedi a minha prenda de natal ao presidente, quero recebê-la na quinta-feira!
Quero ainda outra prenda que lhe disse, mas que não é para aqui badalar, é surpresa.
Se eu tiver as minhas prendinhas vou ter um Natal Azul e Feliz.
E se mas der pode deixar que eu encarrego-me de as dividir com esses milhões de azuis beléns por este Portugal e por esse mundo fora.
Presidente, veja se anotou tudo direitinho!
Mas o que é isto? Golear na Madeira? Mas que Belenenses é este, que quando se diz que luta pela Europa, perde e quando se diz que vamos sofrer muitas derrotas e sofrer muito, desata a ganhar? Ainda por cima num dia em que a equipa de Basquetebol também ganhou por 86-82 ao Barreirense (Cameron Echols-30 pontos!!!).
Então a malta leva uma semana a mentalizar-se para o sofrimento e leva uma prenda destas? Os Deuses devem estar loucos, ou então a equipa finalmente conseguiu adquirir os automatismos e entrosamento adequados. O contra-ataque parece também que finalmente passou a funcionar, com Silas muito mais perigoso nas situações de 1-1 na grande-área.
O Belenenses destacou-se em termos organizacionais, na defesa, na utilização de poucos passes na construção das jogadas e no perigo iminente que causava sempre que se aproximava da balisa.
Silas aos 9 minutos, José Pedro aos 45, Eliseu aos 58 e José Pedro novamente de penalty aos 64' fizeram os golos pelos laranjas (côr com que jogámos hoje) e Lipatin reduziu aos 68'.
Em destaque estiveram Costinha, com intervenções importantes e Eliseu com influência directa em 2 golos.
Parabéns a toda a equipa, extensíveis aos rapazes do Basket. O Belenenses hoje foi GIGANTE!!!
O complexo das piscinas de origem tinha previsto um restaurante ou bar com esplanada, uma vista magnífica sobre o tejo, na cobertura do edifício de entrada.
Com o tempo e a dança das capelinhas, o espaço panorâmico foi ocupado pelos serviços de contabilidade e a esplanada desprezada a favor dos pombos. Dá Deus nozes a quem não tem dentes.
O tal espaço nobre de lazer, ocupado com os ditos serviços serve apenas de restaurante a pombos vadios, fraco investimento.
Do muito errado que isto seria, esquecem os zelosos empregados que é proíbido alimentar pombos vadios em Lisboa, tal como na maioria das urbes, sendo uma contra-ordenação às posturas municipais.
Como agravante isto passa-se junto a piscinas, mais, que estas no verão ficam a descoberto e manter pombos perto de piscinas é um atentado à saúde dos utentes.
Recordo o artigo de pesquisa do Pedro Martins «É importante salientar ao leitor a importância de manter a higiene adequada de suas piscinas em relação a diversas doenças que podem acometer humanos e animais. As doenças podem ser consideradas zoonoses (acometem animais e são transmissíveis ao homem - e vice-versa) e antropozoonoses (acometem o humano e são transmissíveis aos animais).
Uma recomendação é não permitir o acesso de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (principalmente roedores) às piscinas. Mesmo que estes sejam pertencentes à família - no caso dos animais domésticos - pois, sendo irracionais, eles não tem comportamento higiénico adequado.(…)
Micoses (doenças transmitidas por fungos): Candidíase (Candida albicans), que causa dermatites (problemas de pele) e vaginites (mulher), assim como a Malassesia pachidermatis e Malassesia restricta. Estes fungos são resistentes à ação do cloro. A criptococose (causada pelo fungo Criptococcus) é outro fungo, encontrado nas fezes de pombos, de onde podem contaminar o homem, dando horigem a infecção pulmonar e meningite.»
Não admira pois a contaminação da água e os problemas que infelizmente atingem os nadadores em determinadas ocasiões.
Junto às notícias dos banhos caninos nas piscinas em que nada foi feito, vem mais esta vergonha.
Será que ninguem pensa naquela casa?
A DESCER: Basket desceu para o 7º lugar (em 9 equipas) com 9 pontos em 10 jogos e mantem-se a 15 do lider (a Ovarense, que tem menos um jogo). Cameron Echols voltou a destacar-se no último jogo, sendo considerado um dos jogadores da jornada pela Liga de Basket.
A DESCER pela 2ª semana consecutiva (3 derrotas seguidas) está o Futsal que já caiu para o 8º lugar (em 14 equipas) com 13 pontos em 10 jogos (a manter a distância de 14 do lider, Sporting, que tem menos um jogo), após a derrota por 2-3 com o Olivais no Restelo. Espera-se agora que comece a inverter essa tendência;
COMPLEXO DE PISCINAS
Informação aos Sócios e Utilizadores
10-12-2006 18:30
Como é do conhecimento geral, o temporal que se abateu sobre a região de Lisboa na noite de Quinta para Sexta-feira, destruiu a cobertura da Piscina Olímpica, deixando-a inoperacional por algum tempo.
Devido a esse problema, toda a actividade do nosso Complexo de Piscinas, irá nos próximos dias, ser concentrada na Piscina Média, pelo que, antecipadamente pedimos desculpa pelos naturais inconvenientes que esta situação poderá trazer a alguns utilizadores.
Somos a adiantar que, ainda em relação ao rompimento da cobertura da Piscina Olímpica, logo na Sexta-feira, após ter acontecido essa situação, foram deslocados para a Piscina todo o pessoal afecto às nossas Instalações, de forma a minorar os prejuízos. A sua disponibilidade e motivação evitaram que os estragos fossem maiores.
Ainda na Sexta-feira deslocaram-se ao Restelo, técnicos da empresa Pistelli, fornecedora da cobertura da Piscina Média, que avaliando os danos ocorridos, consideraram os mesmos como recuperáveis a curto prazo, sobretudo, devido à intervenção imediata do nosso pessoal, que impediu a continuação dos estragos na cobertura.
Assim, a Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses» informa que, na próxima Segunda-feira, iniciar-se-ão as reparações da cobertura, de forma que o tempo de fecho seja o menor possível.
Caso não haja contratempos, de que daremos informação atempada, prevê-se que no próximo fim-de-semana todo o Complexo de Piscinas do Restelo já esteja a funcionar na normalidade, nomeadamente com a cobertura da Piscina Olímpica reparada e operacional.
Em relação às nossas Equipas de Competição, que ainda este fim-de-semana estão a brilhar e a honrar o nome do nosso Clube nos Campeonatos Nacionais Absolutos, disputados em Felgueiras, somos a informar que o Clube de Natação da Amadora e o Sport Lisboa e Benfica, já disponibilizaram, gratuitamente, as suas instalações para os nossos atletas poderem treinar, minorando dessa forma, eventuais percalços na sua preparação.
Lisboa, 10 de Dezembro de 2006
A Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses»
Nota do Blog: Isto sim é trabalho Sr Presidente Cabral Ferreira, os nadadores agradecem.
- O Restelo às moscas. Em noite de vitória, revela-se mais uma vez um dos grandes falhanços eleitorais de Cabral Ferreira, que afinal apenas não conseguiu fazer melhor que muitos outros antes dele. Não há maneira de encher este estádio! É preciso agitar a consciência dos adeptos e despertar o amor azul que ainda por aí há. É um problema de mística e de imagem, para além do fenómeno televisão e das horas dos jogos. O jogo foi espectacular e o Belenenses jogou muito bem e teve uma vitória inteiramente merecida. Para a imagem ser perfeita só faltou de facto a moldura.
- A figura de quem se fala (Veiga), uma das figuras que mais têm contestado a actuação do actual presidente é presença regular nos jogos do Belenenses. As vitórias do clube interessam a todas as partes e apesar da contrariedade com a cobertura da piscina, ontém foi dia para enterrar os machados de guerra.
- A despedida. Quando se ganha é difícil sair do Estádio. Quando se fica em casa, acaba o jogo, vê-se as entrevistas e a seguir vem a publicidade. No Estádio, continua-se a discutir o jogo, bebe-se mais uns "refrescos", cumprimentam-se uns adeptos e alguns jogadores que estão nas bancadas e pode-se aplaudir uma vez mais os jogadores à saída do Estádio. Olhar para trás é sempre uma tentação à saída. Até à próxima vitória.
Na sequência do Jantar do Ferro de Engomar II, resolvemos fazer um teste de popularidade entre algumas figuras do clube, com o intuito de analisar o interesse dos visitantes deste blog em que algum viesse a formar lista.
Dado que algumas das figuras não ficaram incluídas neste painel, como por exemplo Barros Rodrigues, Cabral Ferreira ou Gouveia da Veiga, as conclusões apenas podem ser parciais.
A grande conclusão é que nenhum destes candidatos deve formar lista (32%). Em termos de popularidade destacaram-se João Pela (21%), João Barbosa (10%) e Mendes Palitos (10%), sendo que tanto o 1º como o terceiro já revelaram não estar disponíveis (ou não ter condições) para encabeçar qualquer lista. Resta pois saber quem irão apoiar.
Resultado final: Belenenses-2, Olivais-3.
Basket