quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

A Abertura

*



O Belenenses corre sérios riscos de se tornar ingovernável.

Neste momento, os sócios estão tri-partidos em aproximadamente 3 facções com 33% de partidários cada:
- há os que apoiam a direcção;
- há os que se opõem à direcção;
- há os moderados, que toleram a direcção à falta de melhor.


Para controlar adequadamente o Belenenses é necessário neste momento 50% + 1 dos sócios e o resto é conversa, de forma a dar uma base suficiente para a defesa de posições numa AG e a aceitação dos orçamentos.

No entanto a base de apoio aquando de uma eleição pode ser de apenas 25%, desde que concentre sócios com mais anos de associativismo.

Esta situação é exactamente a contrária à se passa para a eleição do governo da républica, onde uma minoria de 44% pode servir para dar uma base de apoio superior a 50% na assembleia, fazendo passar os orçamentos de estado.

Assim, a solução "macro" parece-me ser só uma: adequar os votos para a eleição de uma direcção com os necessários para a aprovação de um orçamento em AG.

Ponto 1: Excluir em qualquer dos casos a abstenção, pois a incapacidade de decisão não deve prejudicar ou favorecer qualquer dos lados. Imaginem que na AG a votação do orçamento tinha sido feita através de uma pergunta na negativa: "discorda do orçamento?" A moção era rejeitada e o orçamento passava, o que mostra o ridículo da situação.

Ponto 2: Se um sócio não pode estar na AG não deverá também votar ou então se um sócio pode votar, obrigatoriamente tem que estar numa AG que é obviamente o mais acertado. Só assim se pode alinhar a AG com a eleição da direcção. A admissão dos sócios na AG deve ser semelhante à aceitação do voto nas eleições.

Ponto 3: o número de votos que um sócio tem direito numa AG deve ser igual ao que obtem para eleição da direcção.

Daqui decorrem 2 caminhos possíveis:
- na AG cada sócio passa a ter direito ao mesmo número de votos que na eleição da direcção, previligiando os mais idosos em detrimento dos mais novos;
- na eleição da direcção cada sócio passa a ter direito a um só voto.

As duas situações são possíveis, parecendo-me mais simpática a 2ª por me favorecer pessoalmente.

Para terminar resta-me explicar o porquê o título deste post? A justificação fica neste extracto da comunicação da direcção que está no site oficial do clube: " Como é sabido, o sistema eleitoral de «Os Belenenses» prevê, de acordo com os seus Estatutos, a atribuíção de um número de votos por associado correspondentes a cada 5 anos filiação, facto e proporcionalidade que não se verifica nas restantes Assembleias Gerais, pelo que é até nosso entendimento que fará, porventura, sentido que tal situação seja objecto de análise aprofundada e revisão estatutária, independentemente do método que for seguido."

Sem comentários:

Enviar um comentário