terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Dupla Maravilha

*





As estatísticas são um assunto interessante e nas vésperas de um clássico ainda se tornam mais aliciantes.

O Belenenses esta época está a fazer uma carreira mediana, sendo que o plantel apresentado tem uma característica interessante: sempre que na equipa titular se juntam Costinha e Zé Pedro, a equipa não perde. Quando um deles não está presente, a derrota foi sempre uma certeza.

Assim, podemos estabelecer a seguinte comparação com a média da equipa.

Média da equipa em 13 jogos (20 pontos, 15 golos marcados e 10 sofridos).
...Pontos por jogo: 1.5
...Golos marcados por jogo: 1.2
...Golos sofridos por jogo: 0.8

Média da dupla maravilha nos 8 jogos em que entraram (20 pontos, 14 golos marcados e 3 sofridos):
...Pontos por jogo: 2.5;
...Golos marcados por jogo: 1.8
...Golos sofridos por jogo: 0.4

Chega-se assim à impressionante conclusão que basta um deles faltar para que a equipa perca. Ora isso aconteceu nos jogos com o Boavista e Nacional, em que Zé Pedro esteve castigado e nos jogos com a União de Leiria, Estrela da Amadora e Porto, em que o Costinha esteve lesionado.

Estes 2 jogadores são pois o centro da espinha dorsal do Belenenses, em que a sua influência é determinante na organização da equipa. Com algum deles de fora, perdemos sempre e com os 2 juntos pontuamos sempre e praticamente não sofremos golos.

Quando se destaca o Zé Pedro na equipa não podemos deixar de falar no Costinha, pelo que a tarefa de Marco Aurélio não vai ser fácil para recuperar o lugar na baliza. O jogo com o Benfica vai ser determinante para se tirarem conclusões.

No entanto o melhor jogador de todos na equipa não é nenhum destes dois, mas sim, pasme-se: Dady. Dady é o jogador que consegue uma melhor média a nível pessoal, de entre todos os que entraram a titulares na equipa. Nos 7 jogos em que foi titular, ganhámos 5, empatámos 1 e apenas perdemos 1.
Médias de Dady:
...Pontos por jogo: 2.3
...Golos marcados por jogo: 1.6
...Golos sofridos por jogo: 0.4

Dady quando é titular garante-nos não só muitos pontos, como dá garantias de uma boa defesa, provavelmente por segurar bem os defesas lá à frente!!!

Um destaque final para Fernando, que fez apenas 4 jogos a titular, mas nunca perdeu qualquer deles.

A lista dos jogadores mais influentes no Beleneneses, contabilizando os pontos que a equipa alcançou quando eles foram titulares, fica assim ordenada:
1. Dady: 2.3 pontos/ jogo
2. Costinha e Fernando: 2.0 pontos/ jogo
4. Rolando: 1.9 pontos/ jogo
5. Zé Pedro e Candido Costa: 1.8 pontos/ jogo
7. Ruben Amorim e Nivaldo: 1.7 pontos/ jogo



Sem comentários:

Enviar um comentário