domingo, 3 de dezembro de 2006

A democracia


*



Cabral Ferreira intitula-se democrático e explora essa particularidade sempre que pode, invocando-a, como se repetir muitas vezes se transforme em verdade.

Recordando os meus tempos de escola, a democracia podia ser directa (pura) ou representativa, normalmente a mais usual.

Em democracia cada membro tem direito a um voto, enquanto nas empresas os votos são representados pelo valor investido por cada membro e não pressupõe a transposição de conceitos.

Em democracia um grupo de membros apresenta as suas propostas e ao ser eleito, são-lhe conferidos poderes sobre os restantes para executar a sua proposta.

Quando os eleitos não cumprem o mandato é-lhes retirado o poder.

Salazar foi eleito democraticamente e foi cumprindo sucessivamente os seus mandatos, nas eleições existia um homem um voto, condicionou o sistema e afastou os adversários. Era eleito ele e a lista dele, depois reparti-a o poder. Estava agarrado ao poder, mas não assumia.

Cabral Ferreira foi eleito por um sistema não democrático, não cumpre o mandato (programa para o qual foi mandatado), foi e é acusado de afastar adversários e recusa devolver a voz aos membros. Foi eleito em lista colectiva e não reparte o poder. Está agarrado ao poder e não assume.

Salazar era Belenenses Cabral Ferreira também diz que é, um não gostava de prestar contas mas tinha resultados positivos o outro também não gosta de prestar contas, mas tem resultados negativos.

Qual deles se aproxima mais da democracia?

Sem comentários:

Enviar um comentário