quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

As personagens que se perfilem



Cumpre aqui estabelecer um retrato das principais figuras do Belenenses, potenciais candidatos a encabeçar listas para os orgãos sociais.

Por razão nenhuma em especial, escolhemos Fernando Gouveia da Veiga, apenas porque as sondagens o dão como o mais indicado.

Corremos o risco de que não seja candidato, mas o tempo histórico em que nos situamos, a distância das eleições programadas e as vozes que se levantam, trarão este como outros a estas páginas, para que se conheça um pouco do perfil, o percurso e as ideias.

A falta de foto por culpa do blog, obriga ao símbolo do Belenenses a ilustrar.


Fernando Gouveia da Veiga, vem de uma família azul, advogado, neto de presidente e faz-se acompanhar de Elísio Gouveia, seu tio.

Sócio atento participa em estruturas extra-clube do futebol e é um orador habitual nas AGs, onde pontifica entre meia dúzia de consócios que lutam pela evolução do clube, pelo fim do imobilismo e da continuidade.

Pela convergência de discursos da chamada oposição, não lhe será difícil estabelecer apoios para uma candidatura sólida, sendo o grau de dificuldade aferido pelas presenças ou adesões dessa oposição a outras candidaturas hipotéticas.

De Elísio Gouveia surgem reservas do ponto de vista técnico, é acusado de estar fora de tempo, ultrapassado e mais um chorrilho de afirmações desprovidas de fundamento. Interessado e com um discurso essencialmente técnico, vai tentando marcar posição e tenta fazer valer os seus conhecimentos desportivos e académicos.

Sabemos que qualquer nome que surge no Belenenses e não seja conhecido pela mole das más línguas, tem logo à partida o cognome de paraquedista e oportunista, como conhecemos a tendência de colocar defeitos a pessoas de quem só viram a cara ou conhecem o nome. No caso em apreço respondem pela segunda com alguma à vontade.

Voltando a Gouveia da Veiga, apesar da idade, consegue a proeza de ter o consenso ou pelo menos a maioria do universo azul, numa primeira análise suportada por conversas de café, pelos comentários de blog e pelas sondagens que valem o valor que se atribui.

As ideias são públicas, a sua exposição em AGs e fóruns estão na vanguarda, a primeira linha dos que querem modernizar o Belenenses.

Defende a modernização, uma estrutura empresarial para o futuro, um olhar para a formação e uma revisão estatutária moderna.

Pessoalmente não posso confirmar, mesmo que soubesse sob sigilo nada diria, não é o caso, mas faltam informações sobre a solidez da candidatura.

Prematura a divulgação e apresentação? Reserva de desgaste? Consolidação da estrutura concorrente?

São questões atendíveis.

Resta-nos então o programa, a estratégia e a equipa.

Para já resta-nos uma figura de consenso, conotada com o passado sem a ele ter pertencido, uma personagem a incentivar, assim esteja disponível e queira reunir em torno de um projecto e uma equipa adequada.

Aguardemos pelo momento oportuno.

Sem comentários:

Enviar um comentário