quarta-feira, 14 de março de 2007

Cromos do Belenenses

.

Guto



Nome: Guto
Data de Nascimento: 14-05-1964
Nacionalidade: Brasileira
Posição: Defesa
Épocas no Belenenses: 3

José Augusto Bagatini, mais conhecido por Guto, chegou ao Belenenses proveniente de “O Elvas”.

Para os mais novos (como eu), ou para os mais distraídos, pode parecer estranho que um jogador com a qualidade de Guto tenha vindo d'”O Elvas”, uma equipa que hoje tenta sobreviver na III Divisão portuguesa.

No final da década de 80, concretamente na época 1987/1988, “O Elvas” competiu pela última vez na I Divisão Nacional, Guto foi um dos titularíssimos na equipa elvense, fazendo assim a sua estreia no Campeonato e em Portugal.

Apesar de a equipa de Elvas ter descido à II Divisão, Guto manteve-se fiel ao emblema que representava por mais 3 épocas.

Na temporada 1991/1992 chega ao Belenenses para jogar na II Divisão de Honra, onde Guto já competia há 3 épocas, sendo portanto um jogador “rodado” para atacar a subida de escalão.
Nessa mesma época revelou-se um jogador firme na retaguarda do Belenenses, tendo uma importância decisiva na concretização da subida.




Na temporada seguinte (1992/1993), com o Belenenses já na I Divisão e a fazer um arranque de época espectacular (lembram-se?), revelou-se um jogador com muito aprumo, actuando sempre em bom nível.

Em 1993/1994, fez a sua última época no Belenenses, mas mais uma vez demonstrou toda a sua categoria, já que tanto podia jogar como central ou como líbero, era tão seguro na marcação como a organizar o jogo desde a zona defensiva.

Guto deixou o Belenenses com 30 anos de idade, não me recordo se por opção própria ou por opção técnica, recordo-me sim, que o Belenenses ficou mais pobre na sua defesa.

Desde então perdi-lhe o rasto, e até hoje nada mais soube de si.

Durante as 3 épocas em que representou o Belenenses com muito profissionalismo e dedicação, Guto foi um jogador de Clube, foi o central “duro”, foi o líbero versátil, foi essencialmente o último baluarte da equipa Azul.

1 comentário:

  1. Boa noite amigo ,aqui é um flamenguista fanático, sou de Tebas MG, Distrito de Leopoldina mg, infelizmente, o ex zagueiro Guto,faleceu por causa do alcoolismo, tinha parado de beber,tinha 3 anos antes da sua morte,só não sei direito o ano,mas acho que é o ano de 1.999ou ano 2.000

    ResponderEliminar