domingo, 11 de março de 2007

Palavra de Honra

*

O Belenenses efectuou um excelente jogo no passádo Sábado, demonstrando a tudo e a todos que o seu verdadeiro lugar é na 1ª Liga. De facto o único interesse do jogo foi saber por quantos é que iamos ganhar. O Nacional parecia cansado e sem criatividade, enquanto a nossa equipa apresentava uma desenvoltura muito agradável e dominava a seu bel prazer. Toda a equipa trabalha de manga arregaçada, não se furtando nunca ao esforço. Garcés foi uma bela aquisição, muito elástico, tecnicista e trabalhador e é exactamente o jogador que nos faltava. Ruben Amorim cresce a olhos vistos e Dady é enorme em campo, sendo actualmente titular indiscutível da nossa equipa. É impressionante a força que tem, conseguindo aguentar frequentemente a pressão de 3 adversários, para saír com a bola jogável. Sandro Gaúcho está novamente a ganhar rotina e com isso a equipa ganha bastante.



Decorria a 2ª parte, o jogo estava controlado, o resultado não apresentava dúvida e...palavra de honra...que me pareceu que a claque começou a apregoar "o bacalhau está bom". Achei estranho, mas o cântigo manteve-se e não me contive e perguntei ao Miguel se não achava estranho aquilo. Disse-me que estavam a dizer "Vamos ao Jamor". Achei graça e voltei a escutar com atenção. Não tinha dúvidas, estavam mesmo a dizer que "o Bacalhau Está Bom". Pensei que seria algum grito de guerra novo e imaginei o Zé Pedro a pensar naquela palavras se se sentiria motivado. O Xandala também me disse que o cântigo se referia ao Jamor, mas como sou muito teimoso e o ouvido não me ajudava, continuei a achar que não podia ser.

Muitas conotações se poderiam atribuir àquela palavra, tais como "aperto de mão", "prova de qualidade", etc. Aos apertos de mão poderiamos associar à campanha eleitoral que se inicia, enquanto a prova de qualidade poderiamos relacionar com a confirmação da real valia dos nossos rapazes. Prefiro entrar pela 2ª hipótese.



A equipa é de facto boa, muito para isso tem contribuído todo staff técnico, que tem sabido tirar o devido rendimento dos jgadores e melhorado as suas qualidades. Só assim se percebe a diferença de classificação em relação ao ano passado. Temos equipa e temos que acreditar nela. É preciso que a claque incentive os restantes sócios ao acompanhamento dos cântigos, porque me parece que somos todos muito tímidos e até parece que temos um pouco vergonha de gritar o que de facto nos vai na alma: "Belém, Belém, Belém". Viva o Belenenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário