terça-feira, 20 de março de 2007

Cromos do Belenenses

.

Menad



Nome: Menad
Data de Nascimento: 22-07-1960
Nacionalidade: Argelina
Posição: Avançado
Épocas no Belenenses: 1


Djamel Menad foi um jogador que fez a maior parte da sua carreira em França, de onde veio para Portugal para jogar no Famalicão.

Durante muitos anos foi considerado como um dos melhores arietes do futebol argelino e um fixo da Selecção, tendo participado inclusive no Mundial de 1986 no México.

As duas temporadas de pleno rendimento no Famalicão serviram-lhe de trampolim para se consolidar no futebol português.

Assim, na época 1992/1993 assinou pelo Belenenses, já no alto da experiência dos seus 32 anos de idade.

No Belenenses apenas permaneceu durante essa época, alternando entre titularidade e suplente utilizado, revelando-se deste modo como unidade fundamental no colectivo orientado por Abel Braga.

Se no Famalicão habituou os adeptos aos seus golos, no Belenenses destacou-se mais pelas assistências que fazia, já que na equipa famalicense jogava numa posição mais adiantada do terreno, enquanto que na equipa de Belém jogava mais recuado, visto a frente de ataque estar entregue (e bem) aos cuidados de Mauro Airez, Luiz Gustavo e Gonçalves.





Como jogador caracterizava-se pela sua baixa estatura, o seu reduzido centro de gravidade permitia-lhe a execução de fintas estonteantes sobre os adversários, endiabrado, usava e abusava, sempre de forma consequente do seu terrível drible curto.
Apesar de ser um jogador de passada curta, era um jogador algo veloz e dotado de um notável poder de arranque.

Menad foi um jogador elegante, de classe, de técnica apurada, com o seu pé esquerdo evoluído era capaz de fazer maravilhas, tanto a assistir os colegas com excelência como a finalizar de forma sublime.

No Belenenses exibiu-se sempre de forma superior porque não sabia jogar mal.
Através da sua irreverência e imprevisibilidade, ainda proporcionou aos adeptos momentos de bom futebol, com pormenores bem espectaculares só ao alcance dos verdadeiros artistas.

Fazer comparações entre jogadores é sempre ingrato, mas talvez não seja ousado poder afirmar-se que Menad foi um pequeno Mladenov.

Sem comentários:

Enviar um comentário