sábado, 3 de março de 2007

Equívocos

.
Sábado, 3 de Março de 2007

Comunicado Oficial

Surgiram hoje notícias na comunicação social onde, mais uma vez, é dito que o candidato à presidência do Belenenses, José Duarte Ferreira, pretende extinguir as modalidades amadoras ou profissionais. Estas afirmações não correspondem à verdade, sendo que urge clarificá-las.

Na apresentação da sua candidatura à imprensa, José Duarte Ferreira referiu três pontos:

1. As modalidades profissionais – Basquetebol, Andebol e Futsal - têm de ser auto-sustentáveis. A posição da candidatura não é nem nunca foi acabar pura e simplesmente com qualquer uma das modalidades. Aliás, o objectivo é mantê-las mas, dada a frágil situação económico-financeira do Clube, irá depender dos patrocínios e apoios que forem angariados. Neste campo, e dado que a candidatura propõe uma direcção comercial e de marketing profissional, é possível afirmar que as três modalidades terão um apoio que nunca tiveram, ou seja, terão a possibilidade de gerarem receitas que permitam a sua continuidade no Clube. A candidatura promete canalizar todos os esforços para que os patrocínios sejam efectivamente angariados. E a equipa de José Duarte Ferreira acredita que é possível as modalidades serem auto-sustentáveis. Contudo, esta questão é ressalvada: as modalidades têm mesmo de ser auto-sustentáveis, para que a sua continuidade fique assegurada. E, nesse campo, terão todo o apoio necessário.

2. José Duarte Ferreira referiu também que não concorda com os moldes do actual campeonato nacional de Basquetebol (ou seja, um campeonato com nove equipas, que apura oito para o play-off e onde é necessário fazer quatro voltas). Referiu ainda que estes moldes tornam o Campeonato pouco competitivo. Porém, tal não significa, obviamente, que queira terminar com a modalidade.

3. Nunca, em momento algum, foi dito que pretendia terminar com as modalidades amadoras. Aliás, as modalidades amadoras são fundamentais em relação ao serviço que o Belenenses presta à comunidade. A história e a tradição do Belenenses fazem com que seja um Clube que sempre teve e sempre terá modalidades amadoras. Aliás, e sem detrimento para as existentes, a candidatura até afirmou a possibilidade de criar novas modalidades.

Tal como já foi divulgado no blog da candidatura, o programa de acção terá um regulamento para o funcionamento das modalidades. Esse regulamento está previsto nos estatutos do Clube (Capítulo 8º, Artigos 98º, 99º e 100º) mas, que a candidatura tenha conhecimento, nunca existiu antes. Este é o sinal do empenho da equipa de José Duarte Ferreira na continuação de todas as modalidades, sem excepção. É nesse sentido que o trabalho será desenvolvido.

Assim, a candidatura reitera mais uma vez a sua posição: as modalidades profissionais devem ser auto-sustentáveis (e terão todo o apoio para que o sejam) e as modalidades amadoras irão continuar.

Aproveitamos a oportunidade para referir que não podemos deixar de manifestar a nossa estranheza por o actual Presidente do Belenenses, Armando Cabral Ferreira, referir que é prematuro falar do futuro das modalidades. O Presidente encontra-se em funções há dois anos; logo, deve ser profundo conhecedor da realidade do clube. Consideramos que, ao afirmar que é prematuro falar sobre estas questões, está a tentar mais uma vez adiá-las. E já está a adiar decisões há dois anos. É preciso agir a curto prazo, para que o futuro do Belenenses não seja hipotecado.

Como é óbvio, a candidatura de José Duarte Ferreira não pretende desestabilizar nenhum sector do Belenenses (até porque, acima de tudo, está o amor pelo Clube). Mas não se podem deixar de discutir as questões importantes para o futuro do Belenenses.

Consideramos ser importante para os associados do Belenenses saberem quais as ideias de cada candidato, para que possam votar em consciência e na posse de todos os elementos. Da nossa parte, sempre nos disponibilizámos para debater todas as questões (o que, aliás, temos vindo a fazer através do nosso blog). Esperamos que os outros candidatos também o façam.
A Comissão Executiva


Escrito por Belém com Futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário