terça-feira, 3 de abril de 2007

Cromos do Belenenses

.

Nito



Nome: Nito
Data de Nascimento: 05-07-1967
Nacionalidade: Portuguesa
Posição: Defesa
Épocas do Belenenses: 5 épocas e meia

Adelino Rocha Vieira (Nito), cumpriu todo o seu percurso de formação na Associação Desportiva de Ponte da Barca, o clube da sua terra natal, onde se estreou como sénior decorria a temporada 1986/1987.

Na temporada 1987/1988 foi contratado para jogar no Sporting de Espinho por indicação de Quinito, passando directamente da III para a I Divisão.

Nos Tigres da Costa Verde cumpriu 3 temporadas em bom nível, apesar de na última dessas temporadas o Espinho ter baixado à II Divisão, factor que precipitou a sua saída do clube.

Nito chegou ao Belenenses na época 1990/1991 com o objectivo de competir pela lateral-esquerda com Zé Mário, um dos melhores defesas-esquerdos que passou pelo Belenenses e pelo futebol português.
Neste seu primeiro ano no Restelo, logo se afirmou como opção credível e foi quase sempre aposta dos três treinadores que orientaram um Belenenses a viver um período de grande instabilidade directivo-financeira, que se traduziu numa das piores épocas desportivas de sempre da sua história.

Moisés de Andrade, Henri Depireux, e António Lopes não foram capazes de salvar o Belenenses da descida de Divisão, mesmo contando com jogadores de inegável categoria como Mihaylov, Zé António, Baidek, Zé Mário, Juanico, Chalana, entre outros.

Na temporada seguinte (1991/1992), com o Belenenses a disputar a II Divisão de Honra, e já sem Zé Mário no plantel, Nito franziu o sobreolho e resolveu ir à luta.
Abel Braga concedeu-lhe a oportunidade, impôs-se como o lateral-esquerdo titular, e foi um jogador nuclear na concretização da subida de Divisão, efectuando uma época de grande nível.

De regresso à I Divisão, foi novamente um dos jogadores em destaque num Belenenses que chegou a revelar-se fantástico, mas que terminou num 7º lugar que acabou por ser frustrante, Nito foi totalista nesta época de 1992/1993.



Em 1993/1994, voltou a demonstrar ser um jogador regular e que raramente padecia de lesões, pois efectuou 33 jogos de rendimento superior.

Na época 1994/1995 a sua sorte começou a mudar, já que não foi tão utilizado como nas épocas anteriores, acabando por dividir a titularidade com Álvaro Gregório.

No Verão que antecedeu a temporada 1995/1996 o Belenenses reforçou-se muito e bem.
João Alves operou uma autêntica revolução no plantel, escolheu Fernando Mendes para desempenhar as funções de lateral-esquerdo, relegando assim Nito para segunda opção.
Nito nunca gostou de ser suplente e acabou por ser cedido ao Tirsense no Mercado de Inverno, não mais voltando a envergar ao peito a Cruz de Cristo.

Nito ainda jogou 6 épocas no Rio Ave, e 2 épocas no Atlético de Valdevez, onde iniciou a carreira de treinador.
Actualmente é o treinador da equipa da sua terra, o Associação Desportiva de Ponte da Barca.

De Nito certamente que os adeptos do Belenenses guardam boas recordações, quem o viu jogar não esquece o seu característico esgar facial, a sua cabeleira loira, nem tão pouco a garra que apresentava a defender, ou a determinação com que investia pelo flanco esquerdo no sentido de cruzar de forma perigosa para a área adversária.
Nito saiu do Belenenses com 29 anos de idade, após 5 épocas e meia a vestir de Azul, para o seu lugar foi contratado Caetano ao Boavista com 30, e Fernando Mendes já se sabia que ia para o Porto.

Nito não mereceria um pouco mais?

Sem comentários:

Enviar um comentário