domingo, 8 de abril de 2007

Mantém-se o Empate Técnico

*




Depois de na semana passada se ter verificado um empate técnico entre Gouveia da Veiga e Cabral Ferreira nas nossas sondagens, temos que a mesma situação se voltou a repetir. Gouveia da Veiga venceu, mas por apenas um voto, o que é irrelevante. A situação oposta tinha-se verificado a semana passada, em que Cabral Ferreira também tinha vencido por um voto.




As diferenças verificaram-se agora a nível do total de votantes, onde se registou um acréscimo de 50% de votos e ainda na votação de Duarte Ferreira que duplicou as intenções da semana passada. Assim, esta semana Gouveia da Veiga foi 1º com 44%, Cabral Ferreira 2º com 43% e Duarte Ferreira 3º com 8%.

Se as decisões estão empatadas para a direcção, o mesmo não se passa para a mesa da Assembleia Geral, em que a lista de José Anes/Jorge Coroado goza de razoável avanço sobre as restantes. Estes recolheram 52% das intenções, contra 33% de Carlos Martins/João Almeida e 6% de Mendes Palitos/António Santos.




Resolvemos esta semana averiguar da popularidade daqueles que considerámos os vice-presidentes mais importantes de cada uma das listas (perdoem-nos se nos enganámos). Para isso utilizámos os 2 primeiros de cada uma das listas utilizando as ordenações iniciais de cada um dos sites das candidaturas, à excepção da de Cabral Ferreira que teve o cuidado de os ordenar por ordem alfabética, por forma a evitar este tipo de discussões. Nessa lista escolhemos os 2 vice-presidentes que se mantêm do mandato em curso.

As principais observações são as seguintes:
- A soma da popularidade dos vice-presidentes de Gouveia da Veiga é de 50%, contra 30% de Cabral Ferreira e 6% de Duarte Ferreira;
- Pedro Patrão é o candidato a vice-presidente mais votado, com 30%, seguido de Vitor Ferreira com 25% e Nuno Almeida Costa com 20%, destacando-se dos demais candidatos;

- Na lista de Cabral Ferreira há um diferencial enorme na popularidade dos dois candidatos escolhidos, o mesmo não se passando nas restantes listas. Assim Pedro Patrão tem 50% mais que Nuno Costa, João Louro tem mais 100% que Ricardo Ferreira e Vitor Ferreira tem mais 400% que Barata Marques.

- João Louro tem uma popularidade semelhante à de Barata Marques, em níveis considerados baixos.

Ficam duas questões provocatórias no ar: será que na candidatura de Gouveia da Veiga o candidato a presidente é o mais indicado? Porque será que Barata Marques, na lista de Cabral Ferreira tem tão pouca popularidade?

Sem comentários:

Enviar um comentário